Em um esforço conjunto, que envolveu o Secretário Municipal de Saúde, Gildázio Moura, demais gestores e profissionais da área – médicos, enfermeiros, agentes de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias – a Prefeitura de Afogados da Ingazeira concluiu e apresentou o novo mapeamento dos bairros urbanos e comunidades rurais de Afogados da Ingazeira.
O último levantamento havia sido feito em 2005 e já estava defasado, tendo em vista o crescimento territorial e populacional da cidade. Por conta disso, algumas áreas estavam sem a cobertura de saúde, problema que será sanado a partir do novo levantamento.
“Esse mapeamento vai permitir a cobertura de 100 % do nosso território e um maior equilíbrio nas áreas que serão atendidas pelos agentes comunitários de saúde,” destacou o Secretário Municipal de Saúde, Gildázio Moura. Além de mapear as áreas da cidade, os profissionais também vão poder atualizar as informações permanentemente, sobretudo no que diz respeito a incidência de doenças endêmicas (diabetes, hipertensão arterial, tuberculose, diabetes) nas diversas áreas da cidade, possibilitando um melhor planejamento nas ações de saúde.
O Prefeito José Patriota, que já foi Secretário de Saúde do município e entende do assunto, esteve na apresentação do novo mapa. Ele destacou a atenção e o cuidado que os profissionais de saúde devem ter no acolhimento e atendimento ao cidadão. “Essa é uma prerrogativa da qual não abro mão. Precisamos tratar bem quem paga nossos salários. O cidadão paga o seu imposto e tem o direito de receber um tratamento adequado. Esse é o nosso dever, como servidores públicos que somos e empregados do povo,” afirmou Patriota.