A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, da qual faz parte o Deputado Gonzaga Patriota (foto), se reuniu na tarde desta terça feira com os líderes de todos os Partidos Políticos e, por unanimidade resolveu colocar em votação a PEC 37 que disciplinaria as ações dos Delegados de Polícia, na elaboração de Inquérito policial.
Entenderam os membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e os líderes partidários que, em razão das democráticas manifestações populares que vêm ocorrendo em todo país e, dentre as suas reivindicações, estava à rejeição da PEC 37, no momento, não bastava adiar a votação dessa Proposta de Emenda à Constituição e sim, rejeitá-la, deixando que Delegados de Polícia e o Ministério Público se entendam na elaboração de outra proposta.
“Todo o Brasil sabia da minha posição favorável a PEC 37, vez que ela disciplinaria a formação do Processo Penal, isto é: Delegado fazendo o inquérito, após investigações dele próprio; do Ministério Público ou de qualquer cidadão, em seguida, o Promotor ou Procurador, denunciando o acusado e, por fim, o Juiz julgando o processo”. “Mas, depois dessa reunião da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, da qual eu faço parte, com todos os líderes partidários e, aceito por unanimidade, a pautação da PEC 37, para sua rejeição, ninguém de bom senso poderia continuar defendendo a sua aprovação. Em razão disso, votei juntamente com os 430 deputados que foram favoráveis a sua derrota”. Disse Gonzaga Patriota.
Somente nove Deputados votaram favoráveis e dois se abstiveram de votar na famosa PEC 37, na Câmara dos Deputados.(ASCOM)