Em reunião com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, a executiva estadual de Pernambuco decidiu, na tarde desta terça-feira (07), que o partido vai trabalhar para lançar candidato próprio ao governo do estado em 2014. O nome não foi escolhido oficialmente, mas, segundo o presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio, o mais cotado é o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (foto).
Indagado se Raupp tinha apresentado o nome do senador Jarbas Vasconcelos ou do deputado federal Raul Henry para a disputa estadual, Dorany disse que não. “O nome que pode ser cogitado é o de Júlio Lóssio, que foi prefeito duas vezes de Petrolina. Mas a gente não vai falar em nomes, porque, se a gente quer que um candidato perca, lance o nome dele um ano antes da eleição”, declarou o presidente estadual do PMDB.
Dorany Sampaio foi o porta-voz do encontro, realizado em Brasília. Ele negou que Raupp tivesse dado qualquer puxão de orelha no PMDB pernambucano ou pressionado a legenda a subir no palanque da presidente Dilma Rousseff, como se cogitou entre os socialistas e os próprios peemedebistas. “Se alguém disse que iria haver pressão, usou de malícia ou maldade. Ou, no mínimo, estava mal informado. Raupp é um gentleman”, declarou.
Segundo Dorany, a filiação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também não foi cogitada. Ele frisou, no entanto, que o partido está mesmo interessado em novos quadros, como os deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (sem partido) e Roberto Teixeira (PP).
Ainda de acordo com Dorany, Jarbas Vasconcelos não se recusou a ir para a reunião da executiva nacional. “Não teve isso. Ele não foi porque ele não faz parte da executiva estadual. Somos 12 e nove estavam aqui. Só não vieram três (Liberato Costa Júnior, Roberto Pandolfi e Jarbas Filho)”.
O presidente estadual do PMDB também negou que, no encontro, os integrantes da executiva tivessem defendido o nome do governador Eduardo Campos para a presidência, como alguns falaram publicamente ontem. “Eles podem até pensar isso, mas não externaram”, declarou.(Aline Moura – Diario de Pernambuco)