Ser médico como?
Passamos a semana em contatos com amigos e colegas médicos que trabalham no interior, onde os médicos estrangeiros serão enviados para cuidar da população e fizemos as seguintes perguntas:
1. Existe alguma prefeitura do interior, que vc trabalha, que paga ao médico do PSF 10 mil reais ou mais, livre de impostos? Nenhum respondeu positivo dos 26.
2. Houve atraso no pagamento dos salários de dezembro/2012,janeiro e fevereiro de 2013? Segundo os médicos, 21 das 26 prefeituras atrasaram ou deixaram de pagar o médico nesse período de transição política.
3. Há disponibilização de Rx de tórax todos os dias? 18/26 dos médicos responderam que não dispunham de Rx todos os dias.
4. Há laboratório básico de bioquímica e hematologia todos os dias? 22/26 médicos afirmaram que não dispunham de laboratório todos os dias.
5. Há condição de atender uma emergência como uma crise de asma ou hipertensão arterial na Unidade de Saúde da Família? 26/26 médicos informaram que não havia condições de tratar um paciente com asma e nem uma hipertensão arterial.
6. Há na unidade de saúde da família otoscópio, negatoscópio, tensiômetro de coluna, termômetro, fita métrica e balança? Só um médico respondeu positivo (os aparelhos foram comprados pelo médico).
7. Vc é qualificado ou teve qualificação para atender em uma USF? Nenhum dos 26 médicos foi ou se sente qualificado.
8. Vc acredita no Programa de Saúde da Família? Só 9/26 acreditam no PSF.
Foram pesquisados 26 colegas de 26 cidades do Pajeú, Moxotó e Araripe de Pernambuco e Cariri da Paraíba .
O que falta é médico?
Por: Dr. João Veiga