A educação como um elemento estratégico para desenvolvimento do País. Essa foi a tese defendida pelo governador Eduardo Campos, na manhã desta quinta-feira (04/04), ao inaugurar a nova estrutura da Escola Estadual Guedes Alcoforado, no Varadouro, em Olinda, após três anos de reconstrução. “O Brasil precisa melhorar a sua escola pública, pois não há outro caminho para reduzir as desigualdades sociais e econômicas”, disse Eduardo, detalhando o esforço do Governo para melhorar a educação. “Nós investimos cerca de R$ 3,7 milhões para garantir que a educação transforme a realidade dessa comunidade”, explicou Eduardo.
Com um discurso encorajador, o Eduardo pediu aos alunos da Escola Guedes Alcoforado que cuidassem do patrimônio e aproveitassem as oportunidades. “A educação é como futebol: não adianta preparar toda a jogada se você chuta para fora”, comparou Eduardo, enfatizando que para fazer a diferença é preciso muito esforço, principalmente da parte dos estudantes.
O secretário de Educação, Ricardo Dantas, adiantou que o prédio será climatizado e que o processo já está em licitação. “Hoje estamos realizando uma entrega simbólica, mas as melhorias nesta unidade vão continuar”, garantiu Dantas. Durante a solenidade, o governador agradeceu ao Exército por ter cedido o prédio que abrigou os alunos desta escola durante o período da construção do novo prédio.
Estrutura – Os 1.450 alunos da Guedes Alcoforado contam agora com um complexo composto por 18 salas, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório e quadra poliesportiva. O prédio atende as modalidades Fundamental, Médio, além dos programas Travessia e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mas a realidade da Guedes Alcoforado nem sempre foi essa. Foi o que disse o professor de história e ex-gestor da unidade, Flávio Dionísio. “Essa escola mudou da água para vinho. Agora nós temos uma das melhores estruturas da Região Metropolitana do Recife”, detalhou Dionísio, que na década de 1980 também foi aluno desta escola.
Inovação – A nova diretora Jô Pedrosa ressaltou o modelo inovador aplicado na educação de Pernambuco e agradeceu ao governador pelas mudanças feitas na escola. “Todos sabem a luta que foi da nossa gestão para que nós conseguíssemos e agora nós só temos a agradecer”, revelou a gestora, que na ocasião, entregou 162 tablets para os alunos do Ensino Médio.
Com 27 anos, Carla Maria voltou a estudar no projeto EJA, e aprovou o esforço do Governo para elevar o nível da educação. “Hoje estou envolvida em diversos projetos e a minha meta é ser advogada”, revelou. Por sua vez, David Sólon, que tem 11 anos, disse que o novo prédio é um estímulo para se manter estudando e atualizado. “Temos aqui uma escola completa”, declarou o estudante.(Fotos: Aluisio Moreira/SEI)