A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realiza, neste sábado, a partir das 15 horas, na Escola Monsenhor Antônio de Pádua Santos, o primeiro torneio de Xadrez organizado pelo município. Com o apoio das associações de xadrez e de diversos aficcionados do enxadrismo, o torneio promete ser um marco no fortalecimento da prática com importante ferramenta pedagógica em Afogados.
Afogados da Ingazeira já se configura, ao lado de Petrolina, como um dos mais importantes polos de xadrez do interior do Estado. Recentemente, os jovens Afogadenses Pedro Guilherme, de 14 anos, e Paloma Gomes, de 17 anos, venceram o campeonato estadual da modalidade, seletiva para o campeonato nacional. Com todo o apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, eles irão representar Pernambuco no campeonato brasileiro de xadrez, que será realizado nos meses de abril e maio. “O Xadrez é uma grande ferramenta pedagógica para o ensino de disciplinas como a matemática e para ajudar na concentração dos alunos. Além de estimular o raciocínio lógico e a inteligência. Já estamos investindo nessa modalidade e vamos investir ainda mais para que, muito em breve, possamos ver grande campeões e campeãs de xadrez nascidos em Afogados,” informou José Patriota.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do campeonato. O torneio é misto. Serão distribuídos troféus para os vencedores e os destaques nas categorias mirim, pedagógico, infantil e feminino.