O projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras motivou o deputado Waldemar Borges a ir à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21.03), fazer um registro da importância da ação, que teve início efetivo hoje na praia de Boa Viagem, no Recife, depois de ter sido lançado pelo governador Eduardo Campos, no último domingo (17/03). “A ideia é aparentemente simples, mas tem um impacto positivo relevante na vida de muita gente”, disse.
O Praia Sem Barreiras é voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O projeto ganhou uma arena de acessibilidade, que fica localizada em frente ao Internacional Palace Hotel. O equipamento vai funcionar de quinta a domingo, das 8h às 12h. Os visitantes locais e turistas poderão desfrutar de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banho assistido.
O parlamentar também destacou o papel da jovem Mozana Cavalcanti, funcionária da Empetur, que se movimenta em cadeira de rodas, e que conseguiu mobilizar vários entes do Governo sobre a importância do projeto. “Uma das coisas que eu mais sentia falta era poder tomar um banho de mar”, relatou Mozana ao deputado.
Em parceria com a Prefeitura do Recife foi criada uma rota acessível para o acesso à arena de acessibilidade, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem. “O projeto dá toda a assistência necessária para a pessoa com deficiência, desde o momento que desce do ônibus até chegar à praia”, afirmou o líder do Governo.