Convidado pelo Partido dos Trabalhadores para o evento deste sábado (9) em comemoração aos 33 anos de fundação da legenda – como presidente nacional de uma sigla aliada –, o governador Eduardo Campos (PSB) resolveu não prestigiar o encontro de petistas. Ele também não esteve no encontro nacional, em São Paulo, quando o ex-presidente Lula lançou a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição em 2014. Em seu lugar, representará os socialistas no evento do Recife o presidente estadual, Sileno Guedes.
Os petistas pernambucanos convidaram dirigentes partidários de todos os partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff. Além de Sileno, confirmaram presença o senador Armando Monteiro Neto, pelo PTB, e o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, pelo PSC, entre outros. Os petistas se reúnem às 18h no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
O encontro vai marcar ainda o “reencontro” entre os ex-prefeitos do Recife João Paulo e João da Costa, juntos no mesmo local pela primeira vez desde a derrota de Humberto Costa e do PT para Geraldo Julio (PSB) nas eleições municipais de 2012. O rompimento entre o padrinho político João Paulo e seu afiliado e sucessor João da Costa é considerado por muitos petistas como o principal fator que levou ao racha interno do partido e a consequente derrocada do PT na capital pernambucana.