O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, esteve no último sábado (09/03), em Riacho das Almas, Agreste Central, para vistoriar três dessalinizadores que irão integrar os sistemas simplificados de abastecimento, permitindo o acesso e uso da água potável nas residências. Acompanharam o secretário, o prefeito Mário da Mota, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, e o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito.
De acordo com o morador da comunidade de Pau Ferro, Severino Lima, um dos dessalinizadores foi instalado na época do ex-governador Miguel Arraes, em 1988, sendo o primeiro do Estado. “Esse benefício irá acabar com as filas nos poços e com o sofrimento das famílias que têm que carregar água em latas até às suas casas”, afirmou.
O município será um dos primeiros a ser contemplado pelo “Água para Todos” em Pernambuco. A execução dos serviços será de responsabilidade da prefeitura municipal que receberá os recursos, por meio do Governo do Estado. Segundo Ranilson Ramos, a meta do governador Eduardo Campos é, até dezembro de 2014, levar água para as 85 mil famílias do meio rural pernambucano. O prefeito Mário da Mota destacou que a visita marca a história da água em Riacho das Almas.
O secretário executivo, Aldo Santos, ressaltou a importância da passagem pelo município. Ele afirmou que, ações como essa incentivam a permanência do homem no meio rural e, consequentemente, promovem o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.
Água para Todos – Na primeira etapa do programa, o Governo do Estado vai investir, juntamente, com o Ministério de Integração Nacional, cerca de R$ 66 milhões. Serão beneficiadas 69 mil famílias com a implantação de sistemas de abastecimento d’água e construção de barragens.