O crescimento de Afogados da Ingazeira nos últimos anos e a consolidação de seu potencial econômico regional – cujo exemplo mais notório é a reabertura da INVESA – tem apresentado inúmeros desafios à gestão municipal. A principal delas é a qualificação da mão de obra local, para que a população afogadense possa se beneficiar com a abertura dos novos postos de trabalho.
Nesse sentido, o Prefeito José Patriota e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eraldo Feijó, tem se movimentado bastante para ofertar cursos de qualificação e capacitação profissional. Após jantar com empresários locais, em reunião com o Secretário Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, o Prefeito José Patriota mostrou-se bastante animado.
O Secretário Antônio Carlos informou que a meta do Governo de Pernambuco é realizar, em 2013, qualificar mais de 60 mil pessoas. Patriota apresentou uma planilha com 21 modalidades de cursos para serem ofertados em Afogados, numa parceria entre Prefeitura e Estado. O Secretário mostrou-se bastante receptivo e elogiou a qualidade a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal. Ele mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de, até o ano que vem, Afogados da Ingazeira receber uma Agência do Trabalho. “Estamos trabalhando, junto com o município, para implantar aqui o programa ideia – Incentivo ao desenvolvimento do empreendedor individual e autônomo, com programas de microcrédito e capacitação em gestão de negócios,” declarou o Secretário.
O encontro aconteceu na Pousada de Brotas, e contou com empresários dos polos metal-mecânico, têxtil, moveleiro e do setor de serviços. Participaram os vereadores Luiz Bizorão, Augusto Martins, Reinaldo Lima e Raimundo Lima, e o Diretor do IFPE, Marco Maciel.
Nesta Quarta (13), Patriota e Eraldo Feijó acompanham o Secretário de Trabalho, Antônio Carlos, em visita a diversas empresas de Afogados da Ingazeira. O objetivo é identificar as potencialidades econômicas locais para que o plano de qualificação profissional esteja sintonizado com as necessidades do setor produtivo e da população. “Queremos que os postos de trabalho que forem gerados aqui sejam ocupados por Afogadenses. Que as pessoas tenham a oportunidade de trabalhar em Afogados, sem precisar migrar para as grandes capitais, ficando longe dos seus parentes, amigos, de sua terra natal, muitas vezes passando penúria, dificuldades e sofrendo com a violência dos grandes centros urbanos,” afirmou Patriota.
A proposta apresentada pela Prefeitura Municipal foi entregue ao Secretário Antônio Carlos Maranhão. Após análise dos técnicos do Governo do Estado, a proposta deverá ser apresentada à sociedade até o final do mês. Em sua visita a Afogados, o Secretário foi acompanhado pelo Gerente Geral de Empreendedorismo, Paulino Albuquerque; o Diretor de Operações da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – AGEFEPE, Alberto Galvão; e pelo Superintendente da AGEFEPE, Kléber Lira.(ASCOM)