Em um dia dedicado a cumprir uma agenda de incentivo ao uso da bicicleta e de valorização do Recife Antigo como espaço de entretenimento e lazer, o governador Eduardo Campos e a primeira-dama, Renata Campos, estiveram no Marco Zero da cidade ao lado do prefeito Geraldo Julio e de sua família. Depois de pedalarem pela manhã, eles voltaram ao bairro no final da tarde de ontem (24) para conferir de perto o projeto-piloto “Recife Antigo de Coração”, que encheu as ruas do centro histórico de famílias, jovens, idosos e praticantes de diversas modalidades de esportes.
Bastante assediado pela população que aproveitava a bela tarde no Marco Zero, Eduardo elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “Esse projeto é um trabalho de resgate do centro da cidade para uso do povo de Pernambuco e dos que visitam o Estado possam usufruir dessa parte tão bela da cidade. É também o resgate da força da nossa cultura ao colocar no palco jovens talentos”, elogiou Eduardo que ficou para prestigiar o encerramento da programação com a apresentação a Orquestra Meninos do Monte Bom Jesus, de Caruaru, no palco montado na Praça do Marco Zero.
O objetivo do projeto, elaborado pela Prefeitura do Recife, é fazer com que o Recife Antigo seja não apenas um ponto turístico da cidade, mas uma rota de lazer e entretenimento tanto para moradores como para turistas. O projeto, de caráter experimental, teve início às 8h deste domingo seguiu até às 18h.
No repertório, música clássica sob a batuta do maestro Bitonho, que fez um agradecimento público ao governador. “Essa é uma homenagem ao senhor que pacificou o Morro do Bom Jesus. Depois que o senhor colocou a mão lá, muitas vidas foram salvas”, disse o maestro, que emendou a homenagem entoando a música “Amigos para Sempre”.
Emocionado, Eduardo relembrou que a redução dos indicadores de violência no morro são fruto de um trabalho integrado. “A gente viu que a solução não era apenas colocar mais policiais no Bom Jesus. A solução era investir em mais educação, mais inclusão social, mais música, mais cultura, mais resgate da dependência”, afirmou o governador, ao lembrar que na última quinta-feira (21), durante a pré-estréia do espetáculo da Paixão de Cristo, foi abordado por uma moradora do Morro do Bom Jesus. Ela fez questão de dizer ao governador que seu filho foi resgatado das drogas pelo Programa Estadual Atitude, e hoje vive um novo momento, prestes a se casar.
Com as principais ruas do Marco Zero interditadas para trânsito de veículos, a população aproveitou para andar de bicicleta, patins e skate, enquanto passistas de frevo se apresentaram na rua Vigário Tenório. O projeto também contemplou os pequeninos, que desfrutaram de atividades de recreação, contação de estórias e teatro de mamulengos na Praça do Arsenal.
Satisfeito com o resultado do projeto, o prefeito Geraldo Julio fez um balanço da ação. “Foi um dia de muita alegria em que a gente pode curtir a cidade com a nossa família de uma forma diferente. A gente vai fazer com que isso aqui permaneça e que a população tem mais esse espaço de lazer em nossa cidade”, garantiu Geraldo.(Fotos: Raul Buarque/SEI)