Cerca de 100 empresários da região e da capital, Recife, estiveram reunidos no evento de apresentação do projeto do Condomínio Industrial de Serra Talhada. A reunião aconteceu na noite da última sexta-feira (8), no Hotel São Cristovão. E serviu para esclarecer questões relacionadas a incentivos estaduais e municipais aos investidores interessados; bem como realizar a entrega de carta consulta para aquisição de lotes empresariais e cadastro junto à AD Diper (Agência de Desenvolvimento de Pernambuco).
O evento contou com as presenças do prefeito Luciano Duque (PT), do deputado estadual Augusto César (PTB), das gerentes do Sebrae Serra Talhada, Leila Monte, e do Banco do Nordeste, Cléa Aquino; do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Everaldo Lima, do Sindicato Patronal, Chico Mourato; e do gerente e palestrante do Prodepe (Programa de Desenvolvimento de Pernambuco), Bruno Lira.
Em seu discurso, o Duque convocou a bancada de deputados para se engajar na iniciativa. “Se não agirmos de forma imediata, poderemos perder investidores. Por isso, faço um apelo aqui ao nobre deputado Augusto César, junto com Sebastião Oliveira, Manoel Santos e Rodrigo Novaes – que também foi votado aqui, e o deputado Inocêncio Oliveira para que aloquem recursos no sentido de viabilizar o quanto antes a execução desse projeto”, convocou.
EMPRESÁRIOS DÃO RESPOSTA POSITIVA
O prefeito ressaltou ainda que o Condomínio Industrial é um empreendimento que deve revolucionar a região. “E que vai fazer os empresários ganharem muito dinheiro!”. Foi com essa intenção que os dirigentes da empresa Jeffil, com sede em Recife, e que atende em cidades do Norte e Nordeste, percorreram mais de 400 km para participar da apresentação. A Jeffil está há dois anos no mercado desenvolvendo engenharia de estruturas metálicas para construção civil.
“Queremos estender nossos serviços para o interior, pois perdemos muita mão de obra para Suape, e hoje sabemos que Serra Talhada possui mão de obra qualificada. Ficamos muito empolgados com a apresentação do projeto do Condomínio Industrial e com certeza vamos abraçar o desenvolvimento de Serra Talhada”, comentou o engenheiro civil, Filipe Rodrigues.
Como a Jeffil, Serra Talhada já está atraindo vários investidores. Recentemente, a empresa Ripom, do Grupo Triângulo Mineiro, instalou uma indústria de envasamento de óleo na cidade que deve gerar cerca de 600 empregos. O mesmo grupo já planeja ampliar os serviços com uma fábrica de papel higiênico.
GRUPO DE APOIO A INVESTIDORES DEVE SER CRIADO
Ao final da apresentação do Condomínio Industrial, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Tarciso Agostinho, disse que a prefeitura de Serra Talhada está à disposição para tirar dúvidas sobre o preenchimento da carta consulta. “Se for necessário, montaremos um grupo de apoio a empresários para viajarmos até a AD Diper para tirarmos mais dúvidas sobre o projeto”, avisou secretário.
A Prefeitura de Serra Talhada foi convidada pela AD Diper a participar da execução das obras do Condomínio Industrial no início do ano. A decisão foi acertada durante reunião entre o prefeito Luciano Duque e representantes da Agência, em Recife. Em junho de 2012, o governador Eduardo Campos (PSB) decretou de utilidade pública uma área com 231,39 hectares para a instalação do projeto, situado às margens da PE-390, próximo ao aeroporto da cidade.(Assessoria de Comunicação)