O cirurgião dentista e especialista em saúde coletiva, Ivan Chebli, esteve em Afogados da Ingazeira, para colaborar, voluntariamente, com estratégias para melhoria nos serviços municipais de saúde. Ivan Chebli é consultor do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, e possui especializações também nas áreas de gestão microrregional do serviço de saúde e gestão orçamentária e financeira do SUS – Sistema Único de Saúde.
Durante os últimos três dias, Ivan Chebli ajudou o Secretário Gildázio Moura a elaborar estratégias para o planejamento da gestão do SUS, elaboração do plano municipal de saúde (é quadrienal e deve ser renovado, impreterivelmente, este ano) e para a qualificação da participação popular e do controle social através do conselho municipal de saúde e dos conselhos gestores locais, cuja implantação é uma das metas do Prefeito José Patriota. “A participação da sociedade na gestão é uma das diretrizes do nosso governo. Por isso vamos buscar estratégias para ampliarmos os espaços da população visando à gestão compartilhada da saúde,” destacou Gildázio.
Um item identificado pelo consultor foi o aumento na quantidade de pacientes enviados por outros municípios para serem tratados em Afogados da Ingazeira. Esse índice é estipulado pela programação pactuada e integrada da assistência à saúde (PPI). “A PPI de Afogados está desatualizada, ainda é de 2005. A sua atualização vai permitir uma melhor prestação de serviço à população residente em Afogados nos atendimentos de média e alta complexidade,” informou o consultor Ivan Chebli.
As propostas apresentadas por Ivan permitiram a ampliação nos serviços prestados pela Casa de Saúde José Evóide de Moura aos pacientes do SUS, como consultas de audiometria e cirurgias oftalmológicas e vasculares, por exemplo. O consultor veio a Afogados a convite do Secretário Gildázio Moura, sem nenhum custo para o município. (ASCOM)