Com pouco mais de 90% das obras concluídas, a Arena Pernambuco já se prepara para receber alguns eventos antes da Copa das Confederações de 2013, que começa no dia 15 de junho. Nesta quinta-feira (14), o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Pernambuco, Ricardo Leitão – que esteve ao lado do secretário de Esportes e da Copa do Mundo no Recife, George Braga, e do representante do Consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa – apresentou a lista de eventos-teste que a Arena receberá antes do principal evento preparatório para o Mundial de 2014.
A primeira vez que a Arena Pernambuco abrirá os portões será no dia 14 de abril, onde acontecerá a entrega do estádio ao governo de Pernambuco. Será apenas um evento festivo. “Queremos que a imprensa e o governador percorram lugares nunca antes frequentados na Arena, como os vestiários e os camarotes. É a impressão inicial do contato com a Arena. Não teremos nenhuma atividade no campo, apesar do gramado já estar colocado neste dia”, disse Leitão.
O primeiro jogo de futebol da Arena Pernambuco será um mês depois, em 14 de maio, às 15h, mas nenhuma equipe profissional estará presente. O embate festivo será entre os operários que trabalharam na construção do estádio. Apenas os familiares dos funcionários serão convidados para assistirem ao confronto. Ao todo, 15 mil pessoas devem ocupar as arquibancadas nessa tarde. “É uma homenagem a eles por todo o esforço em antecipar essa obra em oito meses. E um reconhecimento pelo trabalho árduo que eles tiveram. Vamos confraternizar com eles, que sempre disputaram peladas quando o campo ainda estava cheio de máquinas. Pode ser que um ex-jogador ainda reforce uma das equipes”, comentou o secretário.
A primeira disputa oficial, no entanto, está marcada para o dia 22 de maio, às 20h, uma partida entre o Náutico e uma equipe ainda indefinida. O jogo será válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Caso o Alvirrubro avance na competição e passe pelo CRAC-GO, receberá o vencedor do jogo entre Bangu-RJ e Betim-MG na Arena Pernambuco.
Segundo Ricardo Leitão, a expectativa é que 30 mil pessoas ocupem o estádio neste dia. “Poderá ser um jogo oficial pela Copa do Brasil, dependendo do desempenho do Náutico. Também pode ser um jogo amistoso com um adversário ainda indefinido. Tudo depende do desempenho da equipe na Copa do Brasil. Os valores dos ingressos ainda não estão definidos. Se for pela Copa do Brasil mesmo, será um peço. Caso não, será outro”.
A população poderá agendar visitas à Arena Pernambuco, através da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo. “Há uma demanda muito grande para isso e é altamente natural. É um estádio novo, construído com o padrão Fifa e um dos mais belos que foram construídos no Brasil”, comentou Leitão.
De 27 de maio a 7 de julho, a Arena Pernambuco será entregue à Fifa, que vai ser a responsável pelo estádio neste período, para finalizar os preparativos para a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho.