Yane Marques começou o ano com tudo. Na primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, realizada neste último fim de semana, nos Estados Unidos, a pernambucana conquistou o terceiro lugar e garantiu a medalha de bronze na primeira competição internacional da modalidade em 2013.
Somando todas as cinco provas – esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida – Yane somou 5.368 pontos, 20 a menos que a chinesa Xiaonan Zhang (5.388), segunda colocada. O primeiro lugar geral ficou com a ucraniana Victoria Tereshuk (5.400). “Fui bem em todas as provas e estou feliz de começar o ano no pódio. Essa medalha me motiva para a próxima Copa do Mundo, que será no Rio, no próximo mês. Foi um bom dia com um fim agradável”, comemorou Yane.
Ao longo de toda a competição deste sábado, a primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno se manteve nas primeiras posições, chegando à última prova na segunda colocação. A outra pernambucana na competição, Priscila Oliveira, ficou em 28º lugar com 4.992 pontos.
Além de Yane e Priscila, mais dois pentatletas pernambucanos participaram da Copa do Mundo nos EUA. Brenna Lima e Felipe Nascimento não conseguiram passar pela eliminatória. Ao todo, a Copa do Mundo da modalidade terá três etapas – Rio de Janeiro (20 a 24 de março), China (17 a 21 de abril) e Budapeste, na Hungria (8 a 12 de maio) – até a grande final, que será realizada nos dias 31 de abril e 1º e 2 de maio, em Níjni Novgorod, na Rússia.