Home » Pernambuco » DEPOIMENTOS DE AUTORIDADES SOBRE MORTE DE FERNANDO LYRA

DEPOIMENTOS DE AUTORIDADES SOBRE MORTE DE FERNANDO LYRA

A presidenta Dilma Rousseff comentou o falecimento de Lyra em nota de pesar. “A democracia brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos defensores, Fernando Lyra. Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País. Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor”.

Senador Humberto Costa (Foto: Reprodução/TV Globo)Senador Humberto Costa

O senador Humberto Costa ressaltou a importância do político. “É uma grande perda para todos os brasileiros. Fernando Lyra foi um dos maiores nomes da política pernambucana. Por onde passou, deu contribuições importantes para o País. Ex-ministro da Justiça, deputado estadual e  federal, Lyra sempre foi um grande defensor da democracia. Atuou fortemente na luta pelo fim da Ditadura Militar e era um grande articulador político. Os seus belos discursos e o jeito habilidoso de resolver os problemas mais difíceis sempre foram sua marca. Lyra certamente fará muita falta a todos nós”.

Aécio Neves (Foto: Reprodução Globo News)Aécio Neves (Foto: Reprodução Globo News)

O senador Aécio Neves, por meio de nota, declarou seu pesar à família de Lyra. “O Brasil perde um de seus mais notáveis homens públicos. O ex-ministro Fernando Lyra marcou a vida pública brasileira pela firmeza ética e democrática de suas posições. Foi um companheiro leal de meu avô Tancredo Neves, sobretudo na luta pela redemocratização do país. Expresso meu profundo pesar à sua família e ao povo de Pernambuco, a que ele tanto honrou.”

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (Foto: Luna Markman/G1)Prefeito do Recife, Geraldo Julio (Foto: Luna Markman/G1)

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, informou que o município também decretou três dias de luto oficial. “Ele foi uma liderança que inspirou a todos da minha geração. Eu tive a chance de conhecê-lo e sou grato pela ajuda que recebi na única eleição que participei”, falou.
José Queiroz, prefeito de Caruaru, terra onde Fernando Lyra viveu durante a infância e adolescência, decretou o luto de três dias na cidade e falou sobre a morte do ex-ministro.

José Queiroz, prefeito de Caruaru (Foto: Reprodução / TV Globo)José Queiroz, prefeito de Caruaru
(Foto: Reprodução / TV Globo)

“Para nós é uma perda muito grande, para Caruaru. Ele fez parte da nossa vida política, começamos na política com ele. Tivemos grandes lições de Fernando e uma convivência desde a ditadura. Lembro de uma caminhada em que fomos perseguidos por cães e cavalos com a Polícia Militar atrás. Fernando marca duas épocas distintas na vida política daqui: a ditadura quando fazia parte como deputado, falando na Câmara ou fora dela pelos que não podiam falar, e depois na transição democrática como ministro de Tancredo Neves, que fatalmente não assumiu e quem assumiu foi José Sarney. Ele apresentou um projeto de transição democrática para o país como ministro. Caruaru está de luto. Com a morte, perde Caruaru, perde Pernambuco e perde o Brasil um notável político”, comentou Queiroz.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários