Home » Sem categoria » A SECA TEM TAMBÉM O SEU LADO POSITIVO

A SECA TEM TAMBÉM O SEU LADO POSITIVO

A seca que aflige o sertão pernambucano tem também o seu lado positivo, por mais paradoxal que isso parecer. Ela é a maior dos últimos 50 anos e isso levou os governos Estadual e Federal à conclusão de que alguma coisa teria que ser feita para evitar sua repetição. Como bem lembrou recentemente o bispo diocesano de Afogados da Ingazeira, o italiano Egidio Bisol, quando ele chegou à região na década de 80 a população já sofria com a seca e 30 anos depois o quadro não se alterou.

Agora, felizmente, parece que o governo federal chegou à conclusão de que não dava mais para enfrentar esse problema com medidas paliativas como a contratação de carros pipa e a abertura de frentes de emergência. A solução definitiva para evitar o colapso d’água nas cidades é a construção de adutoras, aproveitando uma dádiva que a natureza nos deu que foi o rio São Francisco. Já se fez a do Oeste, no Araripe, e outras duas estão em andamento: a do Agreste e a do Sertão (Pajeú).

Quando essas obras forem concluídas, pelo menos água para o consumo humano e para matar a sede dos animais os municípios pernambucanos terão. E o Nordeste de um modo geral quando as obras da transposição do São Francisco forem encerradas. É quando o governo federal irá se dá conta de que fica muito mais barato enfrentar o problema de forma definitiva, com a construção de adutoras, do que atacá-lo de forma emergencial conforme se fez no Nordeste desde a seca de 1877.

Por: Inaldo Sampaio


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários