As questões jurídicas que envolvem a campanha em Afogados da Ingazeira estão apenas no início. O Ministério Público ingressou com representação contra os candidatos da Frente Popular, José Patriota, Lúcia Moura e Augusto Martins, prefeito, vice e vereador eleitos no último pleito.
A investigação tem por base a apreensão de material de campanha e uma pasta em um carro de Janaína Sá, que apoiou o socialista, no dia da eleição. No carro, além de material de campanha, foi encontrada uma pasta com informações sobre eleitores que seriam beneficiados pela coordenação de campanha em troca dos votos.
O carro foi parado e além da promotora eleitoral Ana Clésia Nunes, a Juíza Maria da Conceição Godhoi Bertolini e policiais federais flagraram a presença do material. Policiais Federais se encarregaram dos desdobramentos da apuração e entregaram relatório ao MP que apresentou denúncia.
A promotora pede na representação cassação de registro de Patriota, Lúcia, Augusto Martins, mais o indiciamento de Janaína Sá e Luzinete Xavier. O processo já foi distribuído e os citados a partir da notificação tem até cinco dias para apresentar defesa. A palavra final será da Juíza Eleitoral, Conceição Bertholini. (Blog do Nill Júnior)