Um tubarão foi capturado por um grupo de pescadores na noite de segunda-feira (12), na região da praia de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O pescador Adriano Soares, 40 anos, conta que foi surpreendido pelo animal em sua rede de pesca.
O animal mede cerca de 2,2 metros. O engenheiro de pesca e professor da UFRPE José Carlos Pacheco analisou fotos e afirmou que se trata de um exemplar da espécie cabeça-chata. No sábado (10), outro cabeça-chata, de 2,64 metros, foi capturado no Recife, próximo ao porto da capital pernambucana.
Segundo o pescador Adriano Soares, o tubarão foi encontrado por volta das 21h, quando ele e outros três homens estavam recolhendo as redes que colocam todos os dias. “Saímos sempre no fim da tarde e depois recolhemos a rede, à noite. Quando vimos, tinha um tubarão ‘agarrado’, se debatendo. Não paramos de puxar e colocamos para dentro do barco”, explica.
Trabalhando com pesca desde a infância, Adriano conta que esse não é o primeiro tubarão que pesca na região. “Em 2010, peguei um tubarão galha-preta, mas também já tinha capturado outros antes”, afirma. O pescador diz ainda já estar separado a carne do animal e as barbatanas para venda.