O governador Eduardo Campos (PSB) fará mudanças na sua equipe, às 9h desta sexta-feira (09), dando posse a dois secretários. Frederico Amâncio, que está interinamente na pasta de Desenvolvimento Econômico, assumirá a de Planejamento. Sua vaga será preenchida pelo atual presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD-Diper), Márcio Stefanni, na mesma solenidade, que acontecerá no salão de festas da sede provisória do Governo, no Centro de Convenções.
A alteração na equipe, segundo os bastidores palacianos, já faz parte dos acertos entre Eduardo e o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Com a nomeação de Amâncio, quem sai do primeiro escalão estadual é Alexandre Rebelo (foto), que tem o nome cotado para o secretariado recifense, a partir de 2013. Fred Amâncio, inclusive, vinha comandando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico desde que Geraldo desligou-se para disputar as eleições.
O acordo entre Eduardo e o futuro prefeito para a cessão de pessoas à gestão municipal vem sendo cogitada desde a vitória de Geraldo. A intenção é que alguns integrantes do núcleo duro do Governo reforcem o secretariado municipal para que a administração tenha uma cara parecida com a do Estado. Afinal, além de ter eleito seu candidato, no primeiro turno, o governador quer garantir a marca do PSB na Capital pernambucana.
A decisão de liberar Alexandre Rebelo já havia sido tomada com antecedência, mas alguns aliados admitiram que só souberam na noite desta quinta-feira. A intenção de segurar a informação chegou ao ponto de a agenda de Eduardo Campos só ser enviada à Imprensa no final da noite. Governistas procurados pela Folha de Pernambuco alegaram que o governador quis evitar mais especulações, além das que já existem.
Assim que empossar Frederico Amâncio e Marcio Stefanni, o governador seguirá para Salvador, onde participará da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, com outros gestores nordestinos e a presidente da República, Dilma Rousseff. Neste sábado, Eduardo Campos irar tirar uns dias de férias e viajará com a família para a Itália.