Home » Sem categoria » 13 anos do ASA DO FREVO e saudades dos seus foliões

13 anos do ASA DO FREVO e saudades dos seus foliões

A partir do ano de 2008, o sábado de Zé Pereira no carnaval de Afogados da Ingazeira-PE, tem início com o Bloco ASA NO FREVO.

O Asa no Frevo, foi fundado pelo integrantes do time de veteranos ASA (Associação de Senior’s Afogadense) fundado no dia 11 de Maio de 1998, para os peladeiros veteranos afogadenses, não pararem de bater sua peladinha.

Depois de 10 anos de fundado, os associados na época do ASA, tiveram a ideia de fundar o Bloco ASA no FREVO, que teve seu primeiro ano 2008, realizado com um participação bem restrita, mais com muita alegria, e se concentraram no Bar O PILÃO, do saudoso Fernando Jacó, ao lado do Banco do Brasil, tendo Jurandir Pires, dado uma grande colaboração, para se realizar o primeiro ASA NO FREVO, que teve a participação da Orquestra Jogando Brasa, com a maestria do músico Gilson Malaquias e seus pares. Ai me lembro bem, que subimos pela Avenida Rio Branco, e encerramos nosso desfile nos escombros do saudoso ACAI, já no início da noite.

Ai o ASA NO FREVO, tomou uma grande dimensão, sempre no sábado de Zé Pereira, não parou de fazer parte do Carnaval de Afogados da Ingazeira. Lembro que nós fizemos concentrações além do Restaurante O PILÃO, no Restaurante O VISUAL, no Bar de Ney Gomes, Magnata, Casa de Bobô, se esqueci algum, me desculpe. Hoje se apresenta na Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB, com a Orquestra Show de Frevo e a dupla Marcos e Pavão, onde presta uma homenagem mais do que justa, ao nosso folião autêntico, José Francisco Brandão Filho (Zé Brandão), que nos deixou no início deste ano.

Por me encontrar em Recife, não estarei presente neste sábado na AABB, quero parabenizar ao Evanildo Mariano (Nildo), um dos baluartes para este bloco se manter vivo, e todos associados, da Associação de Senior’s Afogadense (ASA), pela homenagem prestada ao amigo Zé Brandão.

Nesta madrugada, me expirei para escrever sobre alguns carnavalescos que participavam ativamente do ASA NO FREVO e não estão mais no nosso convívio.

Primeiro perdemos um dos fundador do ASA, João Batista Soares (NOSSO GUARDA BATISTA), com sua alegria contagiante, e que há alguns anos DEUS lhe chamou para brincar carnaval e tocar seu Treme Terra ao seu lado.

Vem Eduardo Veras, nosso estimado DARDO, mesmo residindo em Recife, nunca perdeu um só ASA NO FREVO, detestando o nosso tradicional mela-mela, que chamava a atenção, nunca deixou de participar. Hoje o mela-mela, está mais moderado, até porque a idade chegou. DARDO estará sempre presente no nosso carnaval.

Não poderia esquecer do nosso eterno Porta Bandeira, SEU PAULO, mais era chamado de TRICOLOR, por viver sempre com uma camisa do Santa Cruz, e que não perdia nosso ASA NO FREVO.

Outro eterno folião do ASA DO FREVO, o ilustríssimo e eterno diretor, vereador, Luiz Alves dos Santos, que sempre na companhia da sua Lucinda, estava presente, quando não levava sua comitiva de filhos e amigos. Seu Luiz faz muita falta com certeza.

Agora recentemente, o ASA NO FREVO, perdeu dois foliões ilustres, sem desmerecer os acima citados. Um por já ter sido nosso abre alas e o outro pela paixão da festa de momo, falo em Ramirinho e Floriano.

RAMIRINHO, com seu temperamento que chamava atenção, tomando sua cervejinha, mais com sua calma ímpar, sempre estava com sua eterna companheira e grande foliã, a ex-vereadora Antonieta Guimarães. Como DEUS não falha, lhe chamou no último dia do ano de 2019, deixando o bloco desfalcado.

Agora vou falar de um grande folião, acho que não perdeu estes 12 anos do ASA DO FREVO, foi chamado pelo Pai Celeste, no início deste mês de Fevereiro. Falo do folião autêntico nosso ‘FLORIANO’, do qual nos cumprimentávamos como DOÍDO, que todos os participantes tinha um apreço especial, pela sua versatilidade de brincar no bloco, das brincadeiras que a turma tirava com ele, e da cerveja, que ele adora tomar durante toda a tarde entrando para noite. Floriano (Doído) como eu chamava, vai fazer muita falta não só ao ASA NO FREVO, como também ao Carnaval de Afogados da Ingazeira.

Brinquem na paz e alegria, com moderação!

FELIZ CARNAVAL..


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments