Home » Sem categoria » Dialogando com Luciano Pacheco

Dialogando com Luciano Pacheco

IML: ALGO NECESSÁRIO PARA O POVO DO SERTÃO

A notícia de que Arcoverde irá sediar uma Unidade Regional da Polícia Científica, garante ao povo do sertão, entre outros, os serviços do IML – Instituto de Medicina Legal.

O IML é algo tão necessário que só sabe a importância quando uma família tem um ente querido vítima de homicídio ou acidente e precisa ser periciado para o cadáver ser liberado para família sepultar.

Atualmente dezenas de cidades do sertão do moxotó, do pajeu e até de cidades do agreste próximas a Arcoverde terão esses serviços para atender às necessidades.

Quem pensa que o IML é apenas para periciar cadáveres está enganado. Muitas vítimas de crimes decorrentes de violência, inclusive doméstica, precisam passar pelo IML e muitas vezes pessoas pobres precisam ir até Caruaru para fazer a perícia.

Outro problema ocorrente nos últimos meses é que pessoas que morrem em casa de morte natural e até mesmo quando chegam ao Hospital Regional de Arcoverde e outras unidades de saúde e o óbito acontece ao chegar na unidade, os médicos de plantão se negam a declarar o óbito e por isso muitas famílias se submetem ao desespero de veem seus familiares serem levados ao IML e aberto de cima até em baixo para ser declarada a causa morte. É um verdadeiro terror.

Com essa boa nova, com certeza famílias e vítimas sofrerão bem menos. Então é algo que ninguém quer precisar, mas em sendo necessário será menos sacrificante.

Além dos serviços do IML, a Unidade de Polícia Científica trará outros serviços, como agilidade nas investigações de crimes violentos. A nova Unidade Regional funcionará em regime de 24 horas e irá possibilitar perícias sexológica e traumatológica, importantes em ocorrências relacionadas à violência contra mulheres e crianças, com o intuito de agilizar o atendimento da audiência de custódia.

A notícia da nova unidade foi dada pela Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, que recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, 15 de janeiro, a gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, acompanhada do Coronel Álvaro Miranda, diretor do Instituto de Medicina Legal – IML da cidade de Petrolina. A previsão é para começar a operar em fevereiro deste ano.

De acordo com Sandra Santos, a Unidade ofertará exames e perícias que, hoje, somente estão disponíveis nas unidades já existentes. “Triplicaremos o número de unidades em todo o Estado. Com isso, poderemos realizar com mais agilidade as perícias em locais de crimes e as médico-legais, como a traumatológica e a sexológica. Assim, os inquéritos policiais terão provas materiais com mais rapidez. Além disso, todas as unidades contarão com equipes de remoção de cadáveres em casos de mortes violentas. Por fim, a emissão de carteira de identidade será mais rápida, pois as unidades contarão com serviço de identificação civil e criminal”, detalhou a gerente geral, que recentemente foi selecionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, para participar do programa de intercâmbio internacional: Women in Leadership: Removing Barriers and Bias (Mulheres em Liderança: Removendo Barreiras e Preconceitos).

Para quem não sabe a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos, apesar de ser natural de Petrolina, tem raízes arcoverdense, pois trabalhou em Arcoverde no presídio Advogado Brito Alves, na Fusan e ainda lecionou nas escolas estaduais Edson Régis, Presidente Médici e Supletivo, convivendo conosco por 32 anos. Além disso é a primogênita de minha grande amiga Lourdes Santos, enfermeira, ex-vereadora de Ibimirim. Sendo filha de Lourdes tem o dever de ser combatente, corajosa, batalhadora e competente.

Ressalto finalmente que durante 20 anos quando exerci os 05 (cinco) mandatos de Vereador em Arcoverde estive cobrando a vinda de um complexo policial, que incluía neste a Polícia Científica e em especial o IML. Essa conquista hoje também é efeito de muitos anos de luta nossa na Câmara de Vereadores através de muitos requerimentos e discursos.

Parabéns Prefeita Madalena Britto, Sandra Santos e Governador Paulo Câmara. Arcoverde, em especial, e as dezenas de cidades que irão ser atendidas por essa Unidade Regional agradecem.

Por: Luciano Pacheco


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments