Home » Sem categoria » Padre Airton Freire ministra palestra sobre as quatro Virtudes Cardeais em Caruaru

Padre Airton Freire ministra palestra sobre as quatro Virtudes Cardeais em Caruaru

As quatros Virtudes Cardeais — Fortaleza (ou força), Justiça (equilíbrio e busca do bem comum); Prudência (sabedoria e bom-senso); Temperança (autocontrole e moderação) — são o ponto central das palestras que Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, vem ministrando ao longo deste ano em diversas cidades brasileiras. No próximo dia 23 de novembro, é a vez de Caruaru receber o encontro. O tema faz parte do programa de formação cristã conduzido pelo religioso. As Virtudes Cardeais tratam da relação entre os homens, ponderando sobre o nosso modo de ser e de estar na Terra no trato uns com os outros.

Desde Platão, passando por Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, a humanidade sempre refletiu sobre a bondade, o que é, como podemos reconhecê-la, observá-la e praticá-la ao longo de nossa vida. A doutrina da Igreja Católica considera como “virtude” a tendência humana para fazer o bem, ordenando atos, paixões e condutas segundo a razão e a fé. Neste sentido, as virtudes são os bons hábitos, que se opõem aos maus costumes, também chamados de “vícios”.

A Fortaleza, ou Força, é a virtude dos profetas, dos mártires e dos pobres. É pela Fortaleza, dentro da fé, que se pode vencer a apatia e o imobilismo. Para os católicos, essa é a virtude que precisa ser exercida para vencer muitos dos problemas enfrentados na contemporaneidade, como a depressão e o estresse. Já a Prudência fala sobre a sabedoria para tomar as decisões certas e agir com retidão, mesmo quando as circunstâncias sejam aparentemente desfavoráveis. É por essa virtudes que podemos discernir entre o bem e o mal.

A constante busca do equilíbrio, desejando o que lhe é merecido e reconhecendo igualmente o que é devido aos outros, é a base da Virtude Cardeal da Justiça. Para diversos pensadores e teólogos, ela está no cerne do cristianismo, pois não existe amor ao próximo sem o sentimento de igualdade. Por fim, temos a virtude da Temperança, que aponta os caminhos para a arte de controlar impulsos e optar pela moderação, o comedimento e a sobriedade. É só pela Temperança que objetivos difíceis podem ser alcançados, pois sua prática ensina a abandonar maus hábitos e conseguir a força de vontade necessária para controlar as paixões e os desejos prejudiciais.

PALESTRA BENEFICENTE
Além de atrair pessoas interessadas no pensamento religioso, filosófico e humanístico do Padre Airton Freire, as palestras ministradas por ele têm, igualmente, forte apelo social. A renda arrecadada com a venda de ingressos é revertida para as obras sociais da Fundação Terra, com duas unidades, uma em Arcoverde (PE) outra em Maracanaú (CE).

Juntas, elas atendem cerca de mil crianças, diariamente, em escolas e creches que oferecem educação, alimentação, material escolar e fardamento, além de atividades extracurriculares. A instituição ainda mantém abrigos para idosos; casas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; cursos profissionalizantes; atendimento social, doação de casas e alimentos, entre muitas outras atividades.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments