Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Marconi Santana consolida base em Parnamirim com adesões de peso

O cenário político no Sertão Central ganha novos contornos com a consolidação da base de Marconi Santana em Parnamirim. O pré-candidato cumpre agenda na região e oficializa a chegada de nomes expressivos para fortalecer seu projeto de abrangência estadual. Entre as novas adesões, destaca-se a ex-vereadora Rita de Cássia, figura com histórico de atuação no legislativo municipal. O contador e líder comunitário Denor também confirmou seu apoio, trazendo o respaldo de setores estratégicos da sociedade local para o grupo.

A caminhada em Parnamirim conta também com o suporte direto das lideranças Itamar e Zé de Joca, que possuem forte penetração nas bases populares e representam o anseio por renovação. Marconi Santana prioriza o diálogo em rodas de conversa para ouvir as demandas reais da população e construir uma alternativa sólida para Pernambuco. Essa estratégia de interiorização foca no fortalecimento de alianças com quem conhece profundamente o dia a dia das cidades sertanejas.

A união dessas forças políticas em torno da pré-candidatura demonstra o crescimento da musculatura de Marconi em diversas regiões do estado. O grupo político agora foca na ampliação desse arco de alianças e busca soluções que transformem a realidade pernambucana de forma prática e direta. O engajamento das lideranças de Parnamirim sinaliza um momento de amadurecimento e expansão do projeto liderado por Santana.

Os blogs e seus papéis no meio das informações são levadas a sério?

Por Pedro Araújo/PENotícias

Por muitas vezes ouvi do meu amigo jornalista e competente comunicador Nill Júnior, as vezes em tom de brincadeira, mas outras vezes falando com a franqueza que lhe é peculiar, de que Afogados da Ingazeira é hoje a terra pernambucana onde se tem mais blogs por metro quadrado. E temos que concordar, porque Nill Júnior por ser um dos pioneiros nesse ramo de imprensa na nossa região e porque não dizer, do nosso estado, e com ou sem brincadeira, ele sabe o que diz, e o porquê diz.

Muito embora que hoje em dia, para ser “jornalista” não seja mais necessário ser diplomado, não precisa de formatura, mas vejo que para ser um bom “jornalista”, como alguns desejam que assim o tratem, ou se apresentam com tal. A imprensa e seus formadores de opiniões devem ser tratados por aqueles que idealizam ter seu meio de comunicação, e levar como uma coisa além do sério, verdadeiro, sem paixão por qualquer lado, imparcial. A meu ver, o idealizador que quer ter um conceito (preparo), e por nossa região, existem aqueles que se sentem esnobando de alguns “colegas” e tentam levar a verdade nas suas linhas escritas, mas insistem em não checar a veracidade da notícia nas linhas transcritas de outros, temos que optar pela seriedade das informações.

Querer fundar um blog simplesmente por fundar, e se achar no meio da informação, da imprensa jornalística, de rádios etc., isso carece de um certo conhecimento para se aprofundar e informar aos leitores a verdade dos fatos. Por vezes o que vemos é o sensacionalismo progredir em certos meios de comunicação, o que deixa toda a imprensa triste e perplexa.

Sabemos, do lado financeiro, que todos esses meios de informações tem lá suas despesas, com hospedagens de blogs, pagamentos que aparecem de uma manutenção etc., e que, quem não quer tirar do próprio bolso, terá que procurar patrocinadores, que custeiem essas e outras despesas. Muitos desses “colegas” tem até certos êxitos, mas, a sorte pode não bater à porta de todos todo dia ou hora.

Não vamos ser hipócritas ao ponto de dizer que todos agradam, não. Como escutamos dos leitores, e muitos são direto ao falar a verdade, que blog A, ou blog B está em circulação só pelo lado financeiro (ganhar dinheiro). Pode até ser, mas tem que “ralar” e muito, pra se chegar ao ápice dos noticiários, e quem sabe, se apegar nos gostos dos leitores com as informações publicadas no seu dia a dia.

Outra questão, que não se pode misturar, é entre os blogs e os meios políticos, acho eu. Muitos órgãos governamentais, quer seja Prefeitura, câmaras de vereadores, dentre outros, dão seus patrocínios aos blogs que escolheram (muitos aliados politicamente), para divulgarem o “interessante” (pra eles), e esses meios de comunicações, tem por “obrigação” de publicar, estão sendo patrocinados para divulgar os que lhes pagam, muitas vezes valores irrisórios. Daí, certos “infanto-blogueiros” perde um profissionalismo que estão almejando para seus futuros. Esquecem de si (imprensa), e lembram unicamente do patrocínio (político), com raras exceções, pois temos blogs que conquistam as suas credibilidades pelos trabalhos que fazem e apresentam aos leitores.

João Campos reúne prefeitos e anuncia que vai pedir a Lula recursos para projetos de prevenção às chuvas em municípios afetados

 O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) articulou, neste sábado (2), uma videoconferência entre o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e sete prefeitos da Região Metropolitana e da Zona da Mata atingidos pelas chuvas. Na ocasião, o ex-prefeito do Recife se comprometeu a solicitar ao presidente Lula (PT) a liberação de recursos para obras de prevenção ao impacto das mudanças climáticas que dependem de investimentos do Novo PAC. A reunião foi conduzida a partir de Goiana, na Mata Norte, cidade que concentrou mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 48 horas.

“Ontem tive a oportunidade de falar com o presidente Lula, com o ministro Waldez Góes, e explicamos a situação que estava acontecendo aqui na Mata Norte e na Região Metropolitana. A gente vai consolidar tudo o que os municípios solicitaram e que tem cadastro já realizado no PAC para eu levar ao presidente Lula e pedir uma ação diante disso. Algumas coisas estão fora da alçada da Defesa Civil, mas, a partir do momento em que o registro e o cadastro são feitos, que há o decreto de emergência e um protocolo aberto, a gente sabe a sensibilidade do presidente Lula para poder autorizar essas intervenções junto ao PAC”, destacou.

João Campos defendeu essa articulação como fundamental para que, além do suporte de emergência, os municípios conquistem recursos federais para obras de caráter preventivo, que demandam projetos estruturantes e volumes maiores de investimentos. O pré-candidato a governador valorizou ainda a parceria com o presidente Lula em contraponto à falta de apoio na gestão federal anterior, como ele próprio vivenciou, na condição de prefeito do Recife, em 2022, em meio a chuvas históricas na capital.

“Nós não contamos com nenhum tipo de solidariedade institucional do Governo Federal, nenhuma governança montada naquele momento, nenhuma ajuda, nenhuma ligação de solidariedade. E eu queria dar o testemunho da diferença que é. O presidente Lula, com 30 segundos de ligação, ele atendeu. Com dois minutos, o ministro Waldez retornou, o secretário Wolnei ligou e hoje a gente está aqui fazendo reunião, à tarde já tem reunião, à noite já vamos ter os planos de trabalho. A gente tem que saber reconhecer quem faz o bom dever. Então, quero deixar o meu abraço aos prefeitos, me solidarizar a eles e agradecer a pronta disposição da Defesa Civil nacional”, declarou.

O prefeito de Goiana, Marcilio Régio, agradeceu a articulação de João Campos e relatou a situação crítica do município em decorrência do aumento do nível de rios como o Goiana, o Tracunhaém e o Tracunhaém-Mirim. “Tivemos mais de 220 milímetros de chuvas, tivemos alagamentos nos distritos e nas praias, o Rio Goiana subiu e afetou mais de 600 famílias. A situação de Goiana é muito difícil”, relatou.

Também participaram da videoconferência os prefeitos do Recife, Victor Marques, de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca, de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, de Ipojuca, Carlos Santana, de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, e de Timbaúba, Marinaldo Rosendo. Após a reunião, ao lado do prefeito Marcilio, João Campos percorreu localidades atingidas pela cheia dos rios da região e conversou com pessoas desabrigadas e profissionais que estão na linha de frente.

Espaço do Internauta

Por: Rinaldo Remígio

Caro Junior, você é lido por muita gente aqui em Petrolina. Vez por outra, alguns me perguntam como você, mesmo estando há tanto tempo distante de sua terra, ainda conhece tantas pessoas e escreve homenageando figuras tão diversas de Afogados da Ingazeira.

A resposta é simples: vivi em Afogados em um tempo singular, quando a cidade preservava uma convivência genuína, marcada pela proximidade humana, onde praticamente todos se conheciam pelo nome, pela história e pelos laços construídos no cotidiano.

Foi uma época em que relações eram mais sólidas, o convívio mais próximo e a memória coletiva mais viva. Talvez por isso, mesmo com o passar dos anos e a distância física, permaneçam intactas as lembranças, o carinho e o reconhecimento por tantos personagens que ajudaram a construir a história de nossa querida Afogados.

Já escrever sobre as pessoas de Petrolina é mais complexo. Vivemos em uma realidade urbana diferente, marcada por muros altos, cercas elétricas e uma rotina cada vez mais reservada. Em muitos casos, mal conhecemos os próprios vizinhos. A dinâmica da cidade grande, embora traga progresso e desenvolvimento, também impõe certo distanciamento humano.

Essa transformação social, infelizmente, reduz a convivência espontânea e enfraquece vínculos que outrora surgiam naturalmente nas calçadas, praças e encontros cotidianos.

Ainda assim, sigo valorizando histórias, trajetórias e personagens, porque preservar memórias continua sendo uma forma de fortalecer identidades e reconhecer aqueles que ajudam a construir o tecido social das cidades onde vivemos.

“Precisamos de uma solução definitiva para que no próximo inverno as famílias não fiquem nessa situação”, diz presidente da Amupe em meio a chuvas em Pernambuco

Por Rádio Jornal

As fortes chuvas que atingem Pernambuco têm mobilizado prefeituras e órgãos estaduais em uma força-tarefa para reduzir os impactos nas áreas de risco. Em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Pedro Freitas, detalhou as ações emergenciais adotadas pelos municípios diante do cenário de alerta.

Segundo o gestor, a prioridade neste momento é garantir a segurança da população, especialmente das famílias que vivem em áreas vulneráveis. “As prefeituras estão mobilizadas com ações iniciais, dando suporte às famílias, retirando quem está em área de risco e garantindo locais de acolhimento”, afirmou.

Na cidade de Aliança, na Mata Norte, uma das mais afetadas, o monitoramento foi intensificado principalmente nas regiões próximas ao Rio Sirigi, que já apresenta nível considerado de alto risco para transbordamento.

O prefeito destacou que, apesar do foco emergencial, já há preocupação com o período pós-chuvas. Entre as principais demandas estão a recuperação de estradas vicinais e soluções habitacionais para famílias que vivem em áreas sujeitas a alagamentos recorrentes. “A gente precisa normalizar a vida de quem mora nos distritos e garantir acesso, principalmente refazendo as estradas”, explicou.

Durante a entrevista, Pedro Freitas também ressaltou o impacto social da situação. Ele relatou cenas de famílias tentando proteger seus pertences diante da elevação da água. “É muito triste ver crianças ajudando a levantar móveis com medo da água subir”, disse.

De acordo com o gestor, o município já registra mais de 40 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, com expectativa de redução gradual a partir do dia seguinte. Enquanto isso, equipes permanecem em estado de alerta e prontidão para possíveis remoções.

A articulação com o Governo de Pernambuco também foi destacada. Segundo ele, há contato direto com órgãos como a Defesa Civil estadual e a Casa Civil, além do acompanhamento feito pela governadora Raquel Lyra na central da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Em Garanhuns, pré-candidato a deputado estadual Moacir Bezerra anuncia apoio a Gabriel Porto e João Campos

Pré-candidato a deputado federal, Gabriel Porto (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (01.05), durante encontro em Garanhuns, a declaração de apoio do empresário e pré-candidato a deputado estadual Moacir Bezerra Filho (MDB), que também anunciou adesão à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo do estado.

Natural da “Suiça pernambucana”, Moacir tem, entre suas metas de trabalho, qualificação profissional e interiorização do desenvolvimento, dentro de uma lógica de crescimento sustentável. “Moacir é uma liderança jovem que tem forte inserção junto à juventude, com diálogo e capacidade de mobilização. Receber apoio de alguém que tem conhecimento dos desafios e demandas do interior, só fortalece o nosso projeto, que também é pautado pela busca de soluções para o desenvolvimento do Agreste e de todas as regiões de Pernambuco”, disse Gabriel.

Para o pré-candidato a federal, cada vez mais forças políticas estão se juntando ao projeto liderado por João Campos, o que confirma o interesse dos pernambucanos pela mudança. “Por onde temos passado, acompanhamos o crescimento das adesões, o que significa que a renovação da esperança está engrandecendo e solidificando a pré-candidatura de João Campos a cada dia”, afirmou. O pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa, também participou da reunião.

Governadora Raquel Lyra comanda atuação integrada do Estado e vistoria áreas atingidas pelas chuvas

No final da tarde e início da noite desta sexta-feira (1⁰), a governadora Raquel Lyra comandou uma nova reunião com as secretarias e equipes do Governo do Estado que estão mobilizadas em atender a população afetada pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. A reunião ocorreu no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) após sobrevoo feito pela governadora em áreas afetadas e vistoria em ruas de Olinda atingidas pelas chuvas. No encontro, participaram Bombeiros, Defesa Civil, Assistência Social e integrantes das pastas transversais para traçar um panorama das próximas ações e atualizar os balanços sobre a população.

O Corpo de Bombeiros está atuando desde o início das chuvas, sempre de prontidão, para atender as necessidades. Até o momento, 340 vítimas foram resgatadas pela operativa, com a utilização de 26 embarcações aquáticas. Entre as ocorrências atendidas, vieram a óbito duas mulheres e duas crianças no Recife. A Defesa Civil de Pernambuco registrou um total de 422 pessoas desabrigadas e 1.068 pessoas desalojadas. O órgão também já entregou materiais de ajuda humanitária, como 150 colchões, 300 lençóis e 38 kits de limpeza, ao município de Goiana.

“Nosso time segue mobilizado, trabalhando sem parar para salvar vidas e prestar assistência à população. O Governo de Pernambuco atua de forma integrada, junto com as prefeituras, para enfrentar esse momento difícil. Recebo com profunda tristeza a confirmação de quatro mortes causadas pelas fortes chuvas na Região Metropolitana. Em Dois Unidos, no Recife, uma mulher e seu filho de 6 anos perderam a vida após soterramento. Em Passarinho, em Olinda, uma mãe e seu bebê também vieram a óbito em um deslizamento de barreira. Como mãe, mulher, cidadã e governadora, minha solidariedade às famílias”, registrou a governadora Raquel Lyra.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Eduardo Araripe, falou sobre as ações da operativa. “Durante o dia de hoje, o Corpo de Bombeiros, foi acionado para diversas ocorrências, tanto na Região Metropolitana, como na Zona da Mata. Tivemos o resgate de 342 pessoas, e seguimos com o nosso efetivo de prontidão, também com o emprego de botes de salvamento. Reforçamos a orientação para que a população atingida busque ajuda através do número 193. Estamos trabalhando para atender da melhor forma possível a nossa sociedade”, explicou.

Recife amplia número de abrigos, com 1,4 mil vagas, e reforça orientações para população procurar locais seguros

Mais de 3,5 mil servidores estão envolvidos diretamente em diversas frentes de trabalho buscando restabelecer urgentemente a normalidade na cidade. Em 24h, as chuvas atingiram um máximo de 171mm no pluviômetro de Nova Descoberta, quase 60% do total previsto para maio, que é de 294mm

Devido às fortes chuvas desta sexta (1º), a Prefeitura do Recife disponibilizou 12 abrigos em diversas regiões da cidade, que já receberam 449 pessoas e têm capacidade total para 1413 vagas. A lista das unidades está disponível no site acaoinverno.recife.pe.gov.br. O Recife entrou em estágio de Alerta Máximo ao meio dia, indicando condições meteorológicas extremas, com risco máximo à população. Uma ampla força tarefa foi acionada pelo Município, com mais de 3,5 mil servidores atuando em várias frentes de trabalho, para restabelecer urgentemente a normalidade.

“O nosso foco é salvar vidas. Por isso, a gente pede que quem está em área de risco procure um local seguro, seja na casa de um amigo, de um parente ou em um dos 12 abrigos da Prefeitura do Recife. São 1.300 vagas com assistência social, com alimentação garantida, com saúde e, principalmente, por ser um local que vai trazer segurança para a sua família. As chuvas estão muito fortes, já são mais de 170 mm de acumulado. Esse é o maior número desde as grandes chuvas de 2022. O impacto, de fato, é muito grande e principalmente porque a previsão de chuva continua muito forte. Nas próximas horas, teremos pancadas de chuva. Então, é muito importante que você que está em área de risco ouça os alertas da Defesa Civil”, afirmou o prefeito Victor Marques.

“A Prefeitura conta com mais de 3.500 pessoas mobilizadas na saúde, educação, Defesa Civil e demais áreas. Todo mundo está no campo para garantir mais segurança na nossa cidade. É muito importante que a gente trabalhe em união para garantir segurança para os cidadãos do Recife. A gente também se solidariza com as famílias vítimas do deslizamento em Dois Unidos e estamos prestando toda a assistência necessária”, completou o prefeito do Recife.

Em 24h, as chuvas atingiram um máximo de 171mm no pluviômetro de Nova Descoberta, o equivalente a quase 60% do total previsto para o mês de maio, que é de 294mm. Com isso, a orientação é que os moradores que residem em regiões de morros e alagados, especialmente em bairros da Zona Norte, procurem casas de parentes e amigos, além dos locais disponibilizados pelo município, e se protejam com segurança. Além disso, a gestão orienta que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários pela cidade, em função dos alagamentos.

A maré estará no ponto mais baixo às 21h59, com 0,36m. A Defesa Civil do Recife recebeu 168 chamados nas últimas 24h, a maioria relacionada a pedidos de vistoria e colocação de lonas plásticas. As equipes devem ser acionadas pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia. O Corredor de Esportes e Lazer, que aconteceria amanhã, foi suspenso, assim como os passeios do Olha! Recife.

Estão abertos os abrigos emergenciais do CSU Bidu Krause e de Cajueiro, além das unidades das escolas municipais de Água Fria (Água Fria), Professor Florestan Fernandes (Ibura), Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba), Diácono Abel Gueiros (Macaxeira), Célia Arraes (Várzea), Jardim Uchôa (Areias), Professor Adauto Pontes (Jordão), Luiz Vaz de Camões (Ipsep), Diná de Oliveira (Iputinga), General San Martin (San Martin) e Professor Ricardo Gama (Linha do Tiro).

A ocorrência mais grave aconteceu em Dois Unidos. O SAMU foi acionado por volta das 11h40 dessa sexta para a ocorrência na Rua João Cavalcanti Petribu e enviou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USBs) ao local. Lamentavelmente, foram constatados dois óbitos. Outra pessoa, com escoriações, foi encaminhada para a Policlínica e Maternidade Barros Lima.

A Defesa Civil do Recife também enviou equipe para o endereço, orientou os moradores e realizou desocupações preventivas dos imóveis próximos até que nova avaliação seja feita. Num raio de um quilômetro do local do deslizamento, a Prefeitura tem seis grandes obras de contenção de encostas em andamento, três concluídas e outras duas a serem iniciadas em breve.

AÇÃO INVERNO – A Prefeitura do Recife vai investir R$ 381,8 milhões na Ação Inverno 2026, batendo um novo recorde de recursos aplicados para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos. Serão executadas obras estruturadoras para reduzir pontos históricos de alagamento, além de reforçar os serviços de limpeza de canais; micro e macro drenagem; e as intervenções de contenção de encostas, que ocorrem ao longo de todo o ano.

Ao lado de Helinho Aragão, Diogo Moraes marca presença no anúncio  do São João da Moda 2026Ao lado de Helinho Aragão, Diogo Moraes marca presença no anúncio  do São João da Moda 2026

Evento contará com nomes nacionais como Wesley Safadão, Zezé de Camargo, Simone Mendes, Tiaguinho e Xand Avião

Na noite desta quinta-feira (30), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) marcou presença, ao lado do prefeito Helinho Aragão, no lançamento oficial do São João da Moda 2026, realizado em Santa Cruz do Capibaribe. O evento reuniu a imprensa, lideranças locais e a população em um momento de grande expectativa para a cidade, que se prepara para receber mais uma edição da festa que se tornou referência em todo o Estado.

Em sua participação, o deputado Diogo Moraes destacou o trabalho do prefeito Helinho Aragão, que está à frente do São João da Moda pelo sexto ano consecutivo, sendo o segundo como prefeito, ao e ressaltou que a edição de 2026 será a maior de todos os tempos. Para o parlamentar, a festa vai muito além da cultura e do entretenimento: é um motor de desenvolvimento econômico para Santa Cruz do Capibaribe e toda a região. “Santa Cruz tem um diferencial: é uma das festas mais organizadas, é uma das festas mais intimistas de uma cidade que tem um turismo forte, mas sobretudo que é referência em festa em todo Pernambuco e em todo o Nordeste. As pessoas que vêm de fora vêm comprar no nosso Polo de Confecções e aproveitam o São João”, destacou Diogo Moraes.

O parlamentar reforçou o papel estratégico do evento na geração de empregos e na movimentação da economia local. O São João da Moda atrai turistas de todo o estado e do Nordeste, impulsionando o comércio, a hotelaria e o setor de serviços na cidade. Diogo Moraes destacou ainda que vai ser o melhor São João dos últimos anos. “Tenho certeza, porque conheço Helinho e sei que escolheu a dedo cada atração, e esse vai ser o maior São João da história de Santa Cruz do Capibaribe: o São João da Moda 2026”, declarou o deputado.

O evento promete agitar Santa Cruz do Capibaribe com uma programação recheada de grandes nomes da música, com as presenças de Wesley Safadão, Zezé de Camargo, Simone Mendes e Tiaguinho, além de Xand Avião, que ficará responsável por comandar o “No Mei da Rua”, no trio elétrico, um dos momentos mais aguardados da festa.