Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Lula e Trump têm reunião marcada em Washington nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Washington nesta quarta-feira (6) para um encontro oficial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (7).

O encontro é visto pela diplomacia brasileira como um passo crucial para normalizar as relações comerciais, após um período de incertezas e tarifas de importação.

Além da economia, temas como a situação na Venezuela e parcerias em minerais críticos e terras raras devem compor a mesa de discussões.

A confirmação da viagem vem depois de um momento negativo para o governo Lula. O Congresso impôs duas derrotas ao presidente na semana passada, rejeitando a indicação de Jorge Messias para o STF e derrubando o veto presidencial ao PL da Dosimetria.

A visita aos EUA ocorre, então, em um momento apropriado para mostrar o presidente Lula forte nas relações internacionais.

O encontro também ocorre pouco tempo após o recente impasse diplomático entre os dois países, causado pela prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem. O governo Trump retirou as credenciais do delegado brasileiro que atuou na prisão, e o Brasil fez o mesmo, utilizando o princípio da reciprocidade (entenda mais abaixo).

Negociação desde janeiro e pauta ‘olho no olho’

Inicialmente, o encontro estava previsto para março, mas a guerra no Oriente Médio atrasou a definição da agenda.

De lá para cá, Lula fez críticas a Donald Trump por causa dos ataques dos Estados Unidos ao Irã, subindo um pouco o tom.

A viagem a Washington é fruto de um processo de aproximação que ganhou tração em 26 de janeiro de 2026, quando Lula e Trump conversaram por telefone durante cerca de 50 minutos.

Naquela ocasião, os líderes manifestaram o desejo de realizar um encontro presencial para resolver divergências diretamente — o que o presidente brasileiro classificou como uma conversa “olho no olho”.

As negociações, no entanto, enfrentaram alguns obstáculos que adiaram a data original, inicialmente prevista para março.

Conflitos internacionais: o agravamento das tensões no Oriente Médio, envolvendo EUA, Israel e Irã, redirecionou a prioridade da agenda da Casa Branca.

Divergências comerciais: o governo brasileiro busca reverter o “tarifaço” imposto por Trump a produtos nacionais.

Segurança Pública: há um interesse mútuo em fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro, tema que avançou em reuniões técnicas em abril.

O governo também trabalha para impedir que os EUA incluam facções criminosas como o CV e o PCC na lista de organizações terroristas internacionais.

Prefeito Fredson cumpre agenda na CONAB, em Recife, em defesa da agricultura familiar de São José do Egito

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve nesta segunda-feira (04/05) em Recife, na sede regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), cumprindo agenda voltada ao fortalecimento da agricultura familiar do município.

Durante o encontro, Fredson se reuniu com o superintendente Antônio Elizaldo, onde tratou de pautas importantes para os agricultores egipcienses, como o abastecimento de milho e a liberação de recursos para as associações rurais.

Um dos pontos destacados pelo prefeito foi o funcionamento do galpão da CONAB, que em breve estará operando para apoiar diretamente o homem e a mulher do campo, garantindo o acesso ao milho com preço mais acessível — cerca de 30% mais barato para o agricultor familiar.

Fredson ressaltou a importância da articulação para assegurar melhores condições de produção no campo:

“Estamos trabalhando para garantir apoio direto ao agricultor, com insumos mais baratos e recursos chegando às associações. Isso é fortalecer quem produz e movimenta a nossa economia.”

A agenda reforça o compromisso da gestão municipal em buscar parcerias e soluções que impactem positivamente a vida dos produtores rurais, promovendo mais dignidade, renda e desenvolvimento para São José do Egito.

​Nota ao Povo de Afogados da Ingazeira

​A coligação União pelo Povo reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito à democracia. Entendemos que a pluralidade de ideias fortalece o debate público e, por isso, respeitamos as decisões de todos os nossos membros. Pois, os propósitos que nos unem são baseados na verdade e na lealdade.

Reafirmamos nossa unidade absoluta em torno de um projeto maior: a renovação política de Afogados da Ingazeira, proposta que iniciamos com determinação em 2024 e que se mantém firme.

Seguimos juntos e focados no fortalecimento da candidatura de Danilo Simões, líder da oposição, à Câmara Federal, e no apoio à reeleição da nossa Governadora Raquel Lyra.

​Este alinhamento é o que consolidará nossa trajetória, preparando o caminho para um grupo mais forte, coeso e pronto para todos os desafios de 2028.

​União pelo Povo

Marconi Santana fortalece alianças com o apoio de Aluízio do Posto em Carnaíba

A movimentação política em torno de Marconi Santana registrou um importante capítulo com a chegada de novos apoios na região. Ao lado dos líderes Toninho e Seninha, Marconi celebrou a união com Aluízio Tanazio, figura de expressivo destaque social no distrito de Serra Branca, em Carnaíba.

Conhecido como Aluízio do Posto, o novo aliado desfruta de grande prestígio e reconhecimento público, sendo uma voz respeitada na localidade. A adesão de personalidades com esse perfil evidencia a capacidade de Marconi em dialogar com diversos setores da sociedade, atraindo cidadãos que possuem influência direta no cotidiano das comunidades e que chancelam a credibilidade do projeto político em curso.

O encontro reafirma a estratégia de expansão do grupo através de alianças baseadas na confiança e no reconhecimento mútuo. Para os envolvidos, a chegada de Aluízio agrega valor moral e social à caminhada, consolidando uma base que une lideranças políticas e referências da sociedade civil em torno de um objetivo comum de desenvolvimento para a região.

Alepe discute o Canal do Sertão em audiência pública nesta terça (5)

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (05), às 9h, uma audiência pública para discutir o Canal do Sertão de Pernambuco. O encontro acontece no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e é uma iniciativa do deputado estadual Luciano Duque, que preside o colegiado.

A audiência reunirá representantes do poder público, especialistas, produtores rurais e entidades ligadas ao setor agrícola para debater a importância da obra como eixo estruturador do desenvolvimento no interior do estado. A proposta é ampliar o diálogo sobre os impactos econômicos e sociais do Canal do Sertão, especialmente no enfrentamento da estiagem e no fortalecimento da produção rural.

Para Luciano Duque, o momento é estratégico para construir soluções concretas para o semiárido pernambucano. “Estamos falando de uma iniciativa que pode transformar a realidade do Sertão, garantindo segurança hídrica, fortalecendo a produção e gerando oportunidades para quem vive no campo. É fundamental reunir todos os atores envolvidos para avançarmos com planejamento e prioridade”, destacou o deputado.

Canal do Sertão – O projeto do Canal Adutor do Sertão Pernambucano tem como objetivo conduzir água do Rio São Francisco para o interior do estado, atendendo a diferentes usos, como abastecimento e produção. A iniciativa deve alcançar cerca de 138,6 mil pessoas e tem potencial para gerar aproximadamente 33 mil empregos diretos e outros 66 mil indiretos, impulsionando a economia da região.

Atualmente, o empreendimento encontra-se em etapa de estudos técnicos, elaboração de projetos, aquisição de áreas, além da implantação de estruturas básicas e ações de preservação ambiental, sob responsabilidade da Codevasf. O canal está previsto para o Submédio São Francisco, na margem esquerda do rio, com abrangência em territórios que incluem o município de Casa Nova, na Bahia, e diversas cidades pernambucanas, como Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Araripina, Ipubi, Bodocó, Granito, Exu, Parnamirim, Moreilândia, Cedro e Serrita.

Governo lança nesta segunda novo pacote para renegociação de dívidas

Por Mariana Assis, Kellen Barreto, g1 — Brasília

O governo federal lança nesta segunda-feira (4) o “Novo Desenrola Brasil” – um pacote de medidas voltado à redução do nível de endividamento da população.

No fim de 2024, segundo o Banco Central (BC), 117 milhões de pessoas tinham alguma dívida com instituições financeiras.

Entre os principais eixos do programa, está a renegociação de débitos com bancos e operadoras de crédito.

Os termos do Novo Desenrola foram definidos após uma série de reuniões entre o governo e representantes do setor financeiro.

Será possível negociar dívidas do cartão de crédito, cheque especial, rotativo, crédito pessoal e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), adiantou o presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT), durante pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na última quinta-feira (30).

Segundo ele, os juros serão de, no máximo, 1,99% ao mês, com descontos de 30% a 90% no valor principal da dívida.

O g1 apurou que o programa deve abarcar rendas de até cinco salários mínimos, cerca de R$ 8 mil mensais.

Lula disse, ainda, que o trabalhador poderá ter acesso a até 20% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a amortização de dívidas.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, explicou na última quarta-feira (29) que essa operação será entre bancos.

A Caixa Econômica Federal deverá transferir o dinheiro do FGTS para o banco em que está a dívida, após autorização do trabalhador.

Quem aderir ao programa ficará bloqueado por um ano em todas as plataformas de apostas online.

“Agora, o que não pode é renegociar a dívida e continuar perdendo dinheiro apostando em bet”, declarou o presidente.

Crônica de Ademar Rafael: Discernimento

DISCERNIMENTO

 Sou do tempo que pessoas detentoras de cargos e/ou profissionais de algumas áreas, inclusive das comunicações, eram tratadas como “formadores de opinião”. Com a proliferação das redes sociais a forma de tratamento dos agentes ativos desse universo passou para “influenciador digital ou influencer”. Os que atuam nesse seguimento são classificados como profissionais que “utilizam redes sociais para criar conteúdo, construir comunidades e impactar o comportamento ou decisões de compra de seus seguidores em nichos específicos.”

Por motivos que não nos cabe avaliarmos neste texto muitos destes profissionais assumem o papel de criar fatos ilegítimos ou dar versões mentirosas a fatos reais para induzir pessoas desprovidas de senso crítico. Esse grupo iludido embarca em veículos que os leva ao mundo da fantasia desejado pelo “influencer” e pelo seus patrocinadores.

As fantasiosas criações os impedem de discernir o que é real e o que é imaginário, isto mesmo abdicam da habilidade do discernimento. Para muitos o discernimento é classificado como um dom uma vez que tem a capacidade de moldar a intuição e a sensibilidade em direção a uma análise correta dos fatos e tomada de decisões acertadas.

Mesmo neste ambiente escorregadio que nos deparamos se usarmos a força do discernimento podemos de forma concreta, entre diversas hipóteses: “Diferenciar o relevante do irrelevante; Ter consciência ao tomarmos decisões;  Evitar armadilhas que nos leva a escolhas ruins;  Priorizar o que realmente importa…”

Um dos melhores conceitos de discernimento que eu conheço é: “Capacidade de distinguir o essencial do acessório, o verdadeiro do falso e o certo do errado, com clareza e precisão.” Para alcançar a plenitude desta definição julgo que precisamos enxergar as coisas como elas realmente são e aplicando para isto a dose correta de sabedoria.

Deputado federal, Lucas Ramos ultrapassa mais de 100 equipamentos pesados entregues e fortalece a agricultura familiar em Pernambuco

Filho de agricultor, Lucas Ramos conhece de perto a realidade de quem vive da terra. Sabe o peso do sol forte, a incerteza da chuva e a luta diária para garantir o sustento da família. E foi dessa vivência que nasceu um mandato com raízes fincadas no campo.

Em pouco mais de três anos como deputado federal, Lucas já ultrapassou a 100ª entrega de equipamentos pesados – tratores, retreacavadeiras, motoniveladoras, e mais de 400 implementos agrícolas que ajudam a impulsionar o trabalho no campo em todo estado, consolidando um dos maiores investimentos recentes na agricultura familiar de Pernambuco.

Grades aradoras e niveladoras, desbulhadeiras de grãos, forrageiras, encilhadeiras, pulverizadores, carretas agrícolas, roçadeiras, entre outros, que chegam diretamente aos agricultores, fortalecendo a produção, ampliando a renda e garantindo mais dignidade ao homem e à mulher do campo.

Cada entrega representa mais autonomia para o pequeno produtor permanecer na sua terra, produzir com melhores condições e movimentar a economia local.

As emendas do parlamentar não ficam no papel — viram ação concreta, chegam na ponta e transformam vidas, beneficiando dezenas de milhares de pessoas. O mandato do filho de Petrolina se destaca pela presença, pela escuta ativa e, principalmente, pelos resultados.

“Não é discurso, é entrega. Cada máquina que chega é mais oportunidade, desenvolvimento e respeito para quem vive da terra”, afirma Lucas Ramos.

Mais do que números, são vidas transformadas e sonhos materializados. Lucas Ramos faz da agricultura familiar uma prioridade e consolida seu nome como o parlamentar que mais investe no fortalecimento do campo em Pernambuco. Blog Nossa Voz

Coluna do Finfa