O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Washington nesta quarta-feira (6) para um encontro oficial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (7).
O encontro é visto pela diplomacia brasileira como um passo crucial para normalizar as relações comerciais, após um período de incertezas e tarifas de importação.
Além da economia, temas como a situação na Venezuela e parcerias em minerais críticos e terras raras devem compor a mesa de discussões.
A confirmação da viagem vem depois de um momento negativo para o governo Lula. O Congresso impôs duas derrotas ao presidente na semana passada, rejeitando a indicação de Jorge Messias para o STF e derrubando o veto presidencial ao PL da Dosimetria.
A visita aos EUA ocorre, então, em um momento apropriado para mostrar o presidente Lula forte nas relações internacionais.
O encontro também ocorre pouco tempo após o recente impasse diplomático entre os dois países, causado pela prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem. O governo Trump retirou as credenciais do delegado brasileiro que atuou na prisão, e o Brasil fez o mesmo, utilizando o princípio da reciprocidade (entenda mais abaixo).
Negociação desde janeiro e pauta ‘olho no olho’
Inicialmente, o encontro estava previsto para março, mas a guerra no Oriente Médio atrasou a definição da agenda.
De lá para cá, Lula fez críticas a Donald Trump por causa dos ataques dos Estados Unidos ao Irã, subindo um pouco o tom.
A viagem a Washington é fruto de um processo de aproximação que ganhou tração em 26 de janeiro de 2026, quando Lula e Trump conversaram por telefone durante cerca de 50 minutos.
Naquela ocasião, os líderes manifestaram o desejo de realizar um encontro presencial para resolver divergências diretamente — o que o presidente brasileiro classificou como uma conversa “olho no olho”.
As negociações, no entanto, enfrentaram alguns obstáculos que adiaram a data original, inicialmente prevista para março.
Conflitos internacionais: o agravamento das tensões no Oriente Médio, envolvendo EUA, Israel e Irã, redirecionou a prioridade da agenda da Casa Branca.
Divergências comerciais: o governo brasileiro busca reverter o “tarifaço” imposto por Trump a produtos nacionais.
Segurança Pública: há um interesse mútuo em fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro, tema que avançou em reuniões técnicas em abril.
O governo também trabalha para impedir que os EUA incluam facções criminosas como o CV e o PCC na lista de organizações terroristas internacionais.


O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve nesta segunda-feira (04/05) em Recife, na sede regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), cumprindo agenda voltada ao fortalecimento da agricultura familiar do município.
A coligação União pelo Povo reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito à democracia. Entendemos que a pluralidade de ideias fortalece o debate público e, por isso, respeitamos as decisões de todos os nossos membros. Pois, os propósitos que nos unem são baseados na verdade e na lealdade.
A movimentação política em torno de Marconi Santana registrou um importante capítulo com a chegada de novos apoios na região. Ao lado dos líderes Toninho e Seninha, Marconi celebrou a união com Aluízio Tanazio, figura de expressivo destaque social no distrito de Serra Branca, em Carnaíba.
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta terça-feira (05), às 9h, uma audiência pública para discutir o Canal do Sertão de Pernambuco. O encontro acontece no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e é uma iniciativa do deputado estadual Luciano Duque, que preside o colegiado.
Por Mariana Assis, Kellen Barreto, g1 — Brasília
Filho de agricultor, Lucas Ramos conhece de perto a realidade de quem vive da terra. Sabe o peso do sol forte, a incerteza da chuva e a luta diária para garantir o sustento da família. E foi dessa vivência que nasceu um mandato com raízes fincadas no campo.

Andanças e ganhando apoios – O pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, não para de receber apoios nas suas andanças pelo estado, além de percorrer várias cidades, ganhando apoios importantes para sua jornada rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ultimamente esteve em Lagoa Grande, Parnamirim, Triunfo, fechando novas parcerias, que sem dúvidas lhe credencia para uma cadeira na Alepe.
Lançou – A prefeita de Itapetim, Aline Karina, lançou o Programa Itapetinense de Formação de Atletas, uma iniciativa que nasce para abrir novos caminhos, incentivar o talento e contribuir com a construção de um futuro promissor para os nossos jovens por meio do esporte. “O programa oferece diversas modalidades, incluindo futebol, atletismo, voleibol, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô, luta olímpica e natação, contemplando crianças e adolescentes de 9 a 17 anos”, disse a gestora.
Prestigiou – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, esteve ontem (03), prestigiando a grande Vaquejada do Parque Pai & Filhos, na comunidade Saco dos Romão, um evento que celebra a nossa cultura e fortalece os laços entre amigos e familiares. “Parabéns aos parceiros e primos Romário e Júnior pela organização impecável e por manterem viva essa chama do esporte sertanejo”, disse Giba.
Inaugurou – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a sexta Sala Azul da Rede Municipal de Ensino, reforçando o compromisso com uma educação mais inclusiva e acessível para todos os estudantes. Com a nova entrega, o município conta com seis Salas Azuis em funcionamento. O espaço é voltado ao atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, oferecendo recursos pedagógicos e tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem, respeitando as necessidades e singularidades de cada criança.
Disse – “Motivo de orgulho para Brejinho! Quero parabenizar os mais novos integrantes da Polícia Militar de Pernambuco, os soldados José Rocha e Michael Alves. Dois filhos da nossa terra que, com muito esforço e dedicação, conquistaram esse grande objetivo. Desejo que Deus abençoe essa nova caminhada e que vocês possam servir com coragem, responsabilidade e compromisso com a nossa sociedade. Boa sorte nessa missão tão importante!”(Prefeito Gilson Bento)