Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Obras da nova Creche Escola no Cordeiro entram na fase final

Prefeitura do Recife está investindo R$ 4,5 milhões na unidade, que terá capacidade para atender cerca de 262 crianças

A Prefeitura do Recife segue avançando na ampliação da Educação Infantil com as obras da nova creche escola Cyro de Andrade Lima, no bairro do Cordeiro, que tiveram início em julho de 2025 e já se encontram na fase final. Em ritmo acelerado, a construção da unidade, localizada ao lado do Compaz Ariano Suassuna, representa um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões e vai beneficiar cerca de 262 crianças, do berçário ao Grupo IV. O prefeito do Recife, Victor Marques, acompanhou as obras na manhã desta quinta-feira (7).

“Estamos vistoriando a nova Creche Escola Cyro de Andrade Lima, que vai contar com 12 salas de aula e atender mais 260 crianças. Essa é mais uma ação do nosso programa de expansão de vagas de creche na cidade, que já apresenta resultados muito relevantes. O Recife triplicou o número de vaga de creche nos últimos anos, proporcionando mais autonomia para as famílias, educação de qualidade para as crianças e uma cidade que cresce com visão de futuro”, afirmou o prefeito Victor Marques.

A creche integra o programa Infância na Creche, que já alcançou um marco histórico ao triplicar o número de vagas nesta etapa de ensino, e hoje o Recife conta com mais de 19,4 mil vagas em creches na rede municipal. O avanço consolida a cidade como referência nacional na ampliação do acesso à primeira infância.

Com mais de 1.600 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos interligados por rampa e escada, o espaço está sendo erguido em um terreno de quase 1.800 metros quadrados. O projeto foi pensado para garantir acessibilidade, conforto e segurança no atendimento às crianças.

A creche escola contará com 16 salas de aula, sendo 12 regulares e quatro destinadas a atendimentos especializados, além de sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica e sala de professores. A estrutura inclui ainda cozinha, lavanderia, vestiário para funcionários, depósitos, banheiros acessíveis, recreio coberto, parque infantil e refeitório.

“A Creche Cyro de Andrade Lima é mais uma unidade educacional que vem para aumentar a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede municipal de ensino do Recife. Aqui nós vamos ter mais de 260 vagas para atendimento integral das crianças da creche e também o atendimento da pré-escola. A oferta é prioritária para quem mora no entorno, mas a gente também tem um complemento a isso, com critérios de priorização de vaga chegando primeiro para quem mais precisa, como pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência, filhos de mulheres que foram vítimas de violência, entre outros. O Recife já é responsável por 40,5% da criação de novas vagas em creches no país e seguimos avançando com dedicação”, destacou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

Lula e Trump almoçam agora na Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram nesta quinta-feira (7), em Washington. Em vídeo divulgado pelo governo norte-americano, é possível ver o momento em que Trump recebe Lula na Casa Branca. Os dois trocaram um aperto de mão, e o presidente americano perguntou ao brasileiro como ele estava.

Segundo a programação oficial da Casa Branca, os líderes participam de uma reunião no Salão Oval e depois seguem para um almoço bilateral na Sala do Gabinete. A pedido do governo brasileiro, a imprensa só terá acesso ao local ao final do encontro.

As discussões entre os presidentes devem girar em torno de:

  • Tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros;
  • Questões de segurança pública;
  • Temas de geopolítica internacional;
  • Investigações americanas envolvendo o Pix;
  • Debate sobre minerais críticos e terras raras.

Entre os produtos afetados pelas tarifas americanas estão aço, alumínio, cobre e móveis brasileiros.

ENCONTRO BUSCA REDUZIR TENSÕES ENTRE OS PAÍSES

A reunião é vista como uma tentativa de normalizar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos após meses de atritos diplomáticos e econômicos. Apesar das tensões recentes, interlocutores do governo brasileiro avaliam que o encontro deve ocorrer em tom cordial, diante do histórico recente de conversas amistosas entre Lula e Trump.

Este é o segundo encontro presencial entre os dois líderes desde outubro do ano passado, reforçando a retomada do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano.

Prefeitura de Garanhuns lança editais da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura

Chamamentos contemplam a Rede de Pontos de Cultura e seleção de projetos culturais em diversas linguagens artísticas no município

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, torna públicos os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas culturais no município e o incentivo à diversidade das expressões artísticas.

As chamadas públicas contemplam dois editais de Chamamento Público nº 001/2026, Rede Municipal de Pontos de Cultura de Garanhuns (Cultura Viva) e o Edital de Chamamento Público nº 002/2026, Seleção de Projetos Culturais para Termo de Execução Cultural, ambos financiados com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

No total, serão investidos mais de R$ 1,1 milhão, destinados ao fomento de iniciativas culturais, fortalecimento de coletivos, grupos e instituições culturais, além da valorização dos fazedores de cultura do município.

No Edital nº 001/2026, Cultura Viva, serão destinados R$ 277.420,00 para a seleção de 02 projetos voltados à implantação e fortalecimento da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Garanhuns, dentro da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). A iniciativa busca apoiar ações culturais continuadas que promovam acesso aos bens e serviços culturais nos territórios.

Já o Edital Geral nº 002/2026, prevê a seleção de 96 projetos culturais, com investimento total de R$ 937.000,00, contemplando diversas linguagens artísticas e manifestações culturais no município. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro conforme categorias descritas no edital.

As inscrições para ambos os editais acontecem no período de 07 de maio de 2026 (a partir das 18h) a 05 de junho de 2026 (até às 18h), por meio da plataforma Prosas. Podem participar agentes culturais pessoas físicas, jurídicas, MEIs e coletivos culturais com ou sem CNPJ, que atuem no município de Garanhuns há pelo menos dois anos, conforme critérios estabelecidos em cada edital. Ambos os chamamentos também preveem políticas de cotas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e pessoas com deficiência.

Os editais completos e seus anexos já estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Garanhuns: garanhuns.pe.gov.br, na aba Editais Cultura, bem como o Link para Inscrições.

 

Dr Ismael distribui mais de dois mil kits escolares e entrega equipamentos para escolas e creche do município

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa quarta-feira (6), um dia inteiro de entregas nas unidades de ensino da rede pública municipal. A ação contemplou escolas e creche do município com a distribuição de mais de dois mil kits escolares destinados aos alunos da rede municipal de ensino.

Os kits foram organizados de acordo com os níveis e modalidades de ensino, sendo divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II e EJA. Entre os materiais entregues estão cadernos, mochilas, estojos, conjunto de réguas, cola, lápis, lápis de cor e outros itens essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares ao longo do ano letivo.

Além dos kits, o município também recebeu diversos equipamentos e utensílios por meio de convênio firmado com o Governo do Estado de Pernambuco, fortalecendo a estrutura das unidades escolares e contribuindo diretamente para a melhoria da educação municipal.

Entre os equipamentos entregues estão geladeiras, fogões com forno, bebedouros, aparelhos de ar-condicionado, panela industrial, além de equipamentos tecnológicos e pedagógicos, como impressoras, notebooks e retroprojetores. Dentro das ações voltadas à inclusão e acessibilidade, o município recebeu ainda impressora em braile e máquina de escrever em braile, ampliando o suporte educacional aos alunos com deficiência visual.

O prefeito Doutor Ismael destacou a importância da ação para fortalecer a educação do município.

“Passamos o dia inteiro realizando entregas nas escolas, acompanhando de perto a chegada dos kits escolares e dos equipamentos que vão fortalecer ainda mais a nossa rede municipal de ensino. Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir mais dignidade, estrutura, inclusão e melhores condições de aprendizagem para os nossos estudantes e também de trabalho para os profissionais da educação”, destacou o prefeito.

Governo de Pernambuco investe R$ 75 milhões na construção de novo Campus da UPE em Caruaru

Edital de licitação da obra foi publicado no Diário Oficial do Estado

O município de Caruaru, no Agreste Central, vai ganhar um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) com capacidade para 3.192 alunos, sendo 1.064 por turno (manhã, tarde e noite). A iniciativa do Governo de Pernambuco, com investimento superior a R$ 75,4 milhões, amplia e democratiza o acesso ao ensino superior no interior, além de gerar desenvolvimento econômico para a região e garantir a formação de mão de obra qualificada. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

“Nós temos um compromisso firme com a interiorização do desenvolvimento. Levar o novo campus da UPE para Caruaru é garantir mais acesso ao ensino superior, criar oportunidades para a nossa juventude e fortalecer a formação profissional no Agreste, além de gerar empregos já na execução da obra. É uma ação concreta, que aproxima a universidade das pessoas e permite que o jovem pernambucano estude e construa seu futuro perto de casa. É assim que a gente faz Pernambuco crescer com mais equilíbrio e oportunidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O novo campus terá 12,6 mil m² de área e será construído em um terreno de 41,4 mil m², localizado no bairro de Nova Caruaru. O prazo de execução é de 14 meses (um ano e dois meses), contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

“Esse é um passo extremamente estratégico para o futuro de Pernambuco. A autorização da licitação da sede definitiva do Campus Caruaru da UPE representa muito mais do que uma obra física, ela simboliza investimento direto em conhecimento, inovação e desenvolvimento regional. Quando fortalecemos a infraestrutura universitária, estamos criando as condições necessárias para que a ciência, a tecnologia e a inovação floresçam de forma mais consistente no interior do Estado”, comemorou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, Mauricelia Montenegro.

O campus terá uma estrutura moderna, com 12 salas de aula com capacidade (cada uma) para 48 alunos; seis salas de aula com capacidade para 60 alunos; três laboratórios de informática com capacidade total de 96 alunos; laboratórios de medicina e tecnologia; duas salas integradas; salas de estudo; biblioteca; lanchonete; copa; área de convivência; auditório com capacidade para 230 pessoas. Toda essa estrutura será dividida em três blocos principais e blocos de apoio, com guarita, lixeira e gás.

“A abertura da licitação para a construção do novo campus da UPE em Caruaru representa um passo decisivo para o futuro de toda a região. Com um investimento de mais de R$ 75 milhões, estamos ampliando o acesso ao ensino superior, estimulando a inovação e criando oportunidades que vão impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social do Agreste. Esse é um compromisso da governadora Raquel Lyra com a educação pública de qualidade e, também, com a interiorização do desenvolvimento econômico e social”, pontuou a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes.

Prefeitura de Caruaru amplia compensação ambiental com plantio de árvores em praças e incentivo à doação de mudas

A Prefeitura de Caruaru segue fortalecendo as ações de compensação ambiental no município. Nesta semana, a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal realizará o plantio de 75 mudas de árvores em seis praças municipais. Já no mês de abril, foram plantadas 60 mudas em diferentes áreas urbanas da cidade. Até o final do mês de maio, um total de 250 novas mudas de árvores serão plantadas no município.

“Os plantios realizados no município representam um importante avanço nas ações de compensação ambiental e na ampliação das áreas verdes de Caruaru. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e para a redução da temperatura em áreas urbanas, a arborização também fortalece a biodiversidade e proporciona mais bem-estar para a população”, destacou Eduardo Conrado, engenheiro agrônomo.

Os parques ambientais do município também receberão plantio de espécies nativas. Além do plantio realizado pela secretaria, a doação de mudas para a população também vem crescendo, incentivando a arborização urbana e a participação da comunidade nas ações ambientais.

A população interessada pode retirar mudas de árvores diretamente na Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. A SSB fica localizada na Av. José Rodrigues de Jesus, s/n, Indianópolis, Caruaru – PE.

Garanhuns inicia campanha Faça Bonito 2026 de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Ações seguem até 25 de maio com atividades educativas, blitz e caminhada para conscientizar a população sobre a proteção da infância e juventude
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dá início à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Faça Bonito 2026. A programação teve início nesta terça-feira (06), com roda de diálogo na Escola Estadual IPH, e segue até o dia 25 de maio.

Ao longo do mês, além de rodas de diálogos em escolas municipais e estaduais de Garanhuns, a mobilização contará com blitz educativa, em parceria com a AMSTT, e ato público com caminhada no dia 18 de maio, em parceria com outros orgãos municipais. A programação visa conscientizar toda a população sobre o combate a esse tipo de violência, além de informar crianças e adolescentes quanto a possíveis sinais de abuso e/ou exploração sexual.

Campanha nacional – O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos da infância e adolescência no Brasil. O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar e engajar toda a sociedade na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Coluna do Finfa

O descaso com os imóveis abandonados na Rua Dr. Roberto Nogueira Lima – É inadmissível o estado de abandono em que se encontram dois imóveis localizados na Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, em Afogados da Ingazeira. Vale destacar que, no passado, essas residências serviram como moradia para o Juiz de Direito e o Promotor de Justiça da nossa Comarca.

Estive no local na tarde de ontem para registrar a situação após receber diversas reclamações de moradores da vizinhança. O que vi é lamentável. O maior problema é a falta de clareza sobre qual órgão ou entidade é, de fato, o responsável pelas propriedades.

Como mostra o vídeo abaixo, uma das casas possui muros altos, mas está com os portões arrombados. A outra está totalmente abandonada, acumulando lixo e entulho. O cenário é de absoluto descaso, transformando o local em ponto para consumo de drogas e prostituição.

Esperamos que, após esta denúncia, as autoridades competentes tomem uma atitude emergencial. Não se pode aceitar que, em pleno centro de Afogados da Ingazeira, dois imóveis permaneçam em tamanha negligência.

Com a palavra, órgãos ou entidades responsáveis!

DataTrends: João Campos tem 42%, Raquel Lyra 36% e Ivan Moraes 1%

Por: Blog Edmar Lyra

O Instituto DataTrends divulgou mais uma rodada de pesquisa sobre a corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026. O levantamento ouviu 4 mil eleitores em 75 municípios pernambucanos entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com margem de erro de 1,6 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-05320/2026.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem acesso à lista de candidatos, o ex-prefeito do Recife João Campos aparece com 19% das intenções de voto, seguido pela governadora Raquel Lyra, com 18%. O ex-vereador Ivan Moraes não pontuou, enquanto 63% dos entrevistados disseram estar indecisos.

No primeiro cenário estimulado, João Campos lidera com 42% das intenções de voto, contra 36% de Raquel Lyra. Ivan Moraes soma 1%, enquanto 12% estão indecisos e 9% afirmaram votar em branco ou nulo. Nos votos válidos, critério utilizado pela Justiça Eleitoral que exclui brancos, nulos e indecisos, João Campos aparece com 53,1%, Raquel Lyra com 45,5% e Ivan Moraes com 1,4%.

Em um cenário de confronto direto entre os dois principais nomes da disputa, João Campos registra 44% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra alcança 38%. Nos votos válidos, João Campos chega a 53,6%, contra 46,4% da governadora.

A pesquisa também avaliou a gestão de Raquel Lyra. De acordo com o DataTrends, a governadora tem 56% de aprovação, enquanto 37% desaprovam sua administração. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.