Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governo Municipal de Flores lança programação da 75ª Festa das Rosas com grandes atrações

O Governo Municipal de Flores anunciou oficialmente a grade de shows para a histórica 75ª Festa das Rosas. O evento celebra sete décadas de tradição com uma programação diversificada e artistas de renome nacional. A festividade acontece em dois momentos distintos durante o mês de maio, contemplando a Sede e o Distrito de Fátima.

A abertura das celebrações será realizada no Pátio de Eventos, na sede do município, nos dias 14 e 15 de maio. O palco principal recebe o rapper Hungria e o cantor Litto Lins na primeira noite. No dia seguinte, as apresentações ficam por conta de Mano Walter e da dupla Kelly Freitas e Wilton Bello. A estrutura estará preparada para receber um grande público e oferecer total segurança aos visitantes.

A programação continua nos dias 30 e 31 de maio no Distrito de Fátima. O cronograma inclui shows de André Love e Dema da Sanfona no penúltimo dia do mês. O encerramento da edição histórica será marcado pelo romantismo da banda Desejo de Menina e pela energia de Pedrinho Pegação no dia 31. A descentralização da festa garante que diferentes localidades do município participem ativamente das comemorações.

A Festa das Rosas consolida o calendário cultural de Flores e atrai turistas de toda a região. O evento movimenta a economia local e gera oportunidades importantes para o setor de serviços e comércio. A iniciativa tem o apoio estratégico da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, Empetur, Fundarpe e Governo de Pernambuco, reforçando o compromisso com a valorização das tradições do sertão.

Ex-deputado José Augusto Maia acompanha agendas de João Campos e Diogo Moraes em Santa Cruz do Capibaribe

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e ex-deputado federal José Augusto Maia acompanhou, nesta sexta-feira (8), a visita do pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) ao município do Agreste pernambucano. A agenda reuniu lideranças políticas, como o deputado Diogo Moraes (PSB), apoiadores e representantes de diversos segmentos da cidade, reforçando o diálogo em torno do futuro de Pernambuco.

Durante a visita, Zé Augusto seguiu com o pré-candidato a governador para espaços como o Calçadão Miguel Arraes de Alencar e o Moda Center Santa Cruz, participando de conversas com frequentadores e comerciantes. Ele também se fez presente em outras agendas de João Campos na cidade. À tarde, por exemplo, a comitiva esteve no galpão do projeto Recria Moda Santa Cruz, o primeiro centro de reciclagem de tecido do Agreste. Depois, o grupo seguiu para uma série de reuniões políticas com apoiadores da pré-campanha.

Doutor Saulo declara apoio a Socorrinho da Apami e Fábio Gomes e reforça força política do Avante em Vitória de Santo Antão

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Doutor Saulo, oficializou apoio às pré-candidaturas de Socorrinho da Apami a deputada estadual e a de Fábio Gomes, que concorre a uma cadeira na Câmara Federal. A iniciativa fortalece o grupo político no município e amplia a articulação do Avante para as eleições de 2026.

Reconhecido pela sua articulação política em Vitória, Doutor Saulo teve expressiva votação nas eleições de 2022, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e conquistou 6.910 votos, consolidando sua liderança e influência política na região.

Ao anunciar o apoio, Doutor Saulo destacou a importância de fortalecer nomes comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco: “Socorrinho e Fábio representam renovação, trabalho e compromisso com as pessoas. Tenho confiança de que serão importantes vozes em defesa de Vitória e de Pernambuco”, afirmou.

A pré-candidata Socorrinho da Apami ressaltou a chegada de Doutor Saulo ao grupo político. “Receber esse apoio é motivo de alegria e também de responsabilidade. Doutor Saulo tem história, serviços prestados e uma forte ligação com o povo de Vitória”.

Já Fábio Gomes reforçou que a união fortalece o projeto do Avante no estado. “Estamos construindo um grupo unido, com diálogo e compromisso, pensando no futuro do nosso estado”.

Federação União Progressista reafirma apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra e defende unidade por Pernambuco

Em evento no Recife que contou com a presença da presidente estadual do PSD e governadora Raquel Lyra, a federação União Progressista (UB-PP) reafirmou, na tarde desta sexta-feira (8), o seu apoio à reeleição da gestora estadual. Presidente da federação partidária no Estado, o deputado federal Eduardo da Fonte declarou, na ocasião, que o grupo está unido no propósito de reconduzir Raquel à renovação do seu mandato, sempre priorizando os interesses do povo pernambucano. O ato, realizado na sede do PP, no bairro do Pina, reuniu deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e mais uma série de lideranças políticas de todas as regiões.

“Quero agradecer a Eduardo da Fonte pela sua capacidade de diálogo, que nos permitiu firmar essa parceria no dia de hoje. O Progressistas esteve conosco desde o primeiro momento, quando assumimos o governo lá em 2023. O povo sabe que quando a gente fala é para valer, e as pessoas estão vendo que nós fazemos diferente, e estamos levando segurança, saúde e educação de qualidade para os filhos de Pernambuco. Por isso, é hora de deixar as diferenças de lado e olhar para frente, para o que é essencial, que é o futuro do nosso povo”, cravou a governadora Raquel Lyra.

Anfitrião do evento, o deputado federal Eduardo da Fonte chamou atenção para a qualidade do trabalho que a gestora tem desenvolvido ao lado da sua equipe, e declarou que dentro do seu grupo o apoio à reeleição de Raquel é um desejo majoritário. “Temos ao nosso lado deputados, prefeitos, vereadores, pré-candidatos e, sobretudo, pessoas unidas que querem o bem de Pernambuco,  que trabalham conosco defendendo os interesses do nosso povo. O tempo da política às vezes nos deixa um pouco ansiosos, mas tudo acontece na hora certa, e por isso estamos aqui hoje para selar o apoio a este que já é o maior time político do Estado de Pernambuco”, observou o parlamentar.

A vice-governadora Priscila Krause, por sua vez, destacou a importância da parceria da federação União Progressista com a base da governadora Raquel Lyra. “O dia de hoje é importante porque referenda a capacidade de diálogo, de juntar pessoas, construir pontes e tirar sonhos do papel. Temos a certeza da parceria forte e do caminho que vamos trilhar junto com a Federação União Progressistas”, pontuou Priscila.

“Eu sou testemunha do quanto essa governadora e a sua vice, Priscila, trabalham dia e noite por Pernambuco. É por isso que no dia 4 de outubro estaremos, juntos, celebrando a vitória de Raquel nas urnas”, disse o líder da bancada da Federação União Progressista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Henrique Queiroz Filho.

O prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, ressaltou o apoio que Raquel garante aos prefeitos de todo o Estado desde o primeiro dia de seu governo. “Todos os prefeitos de Pernambuco sabem o que é governar contando com o apoio da governadora Raquel Lyra. Que essa parceria, da governadora com a Federação União Progressista,  tenha vida longa e continue fazendo bem ao povo do nosso Estado”, disse.

Acompanharam o ato os deputados federais Lula da Fonte e Túlio Gadêlha; os deputados estaduais Dannilo Godoy, Claudiano Martins Filho, Kaio Maniçoba, Pastor Cleiton Collins, Joel da Harpa e Adalto Santos; além dos prefeitos Paquinha (Macaparana), Sérgio Colin (Toritama), Júnior de Beto (Palmares), Edmilson Cupertino (Moreno), Paulo Galvão (Itamaracá), Henrique Queiroz (Buenos Aires), Júnior de Rivaldo (Saloá), Júnior de Audálio (Manari), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Miruca (Água Preta),  Berg de Hacker (Rio Formoso), Arnóbio Gomes (Terezinha), Wilson Lima (São João), Zé Elias Filho (Calçado), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), além de vice-prefeitos, vereadores e outras de lideranças políticas.

João Campos anuncia articulação para garantir centro de convenções no Polo de Confecções do Agreste

Pré-candidato a governador esteve em Santa Cruz do Capibaribe e defendeu medidas para dinamizar a economia, desburocratizar o ambiente de negócios e garantir investimentos

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – O pré-candidato a governador João Campos (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (8), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, que está envolvido nas articulações pela construção de um centro de convenções na cidade. A obra, que deve ser financiada com recursos federais e emendas parlamentares, representará uma mudança de patamar para o Polo de Confecções, que deve agregar a vocação do turismo de negócios para aumento de competitividade em meio a desafios gerados pela Reforma Tributária.

“Tenho o compromisso, de forma imediata, e sei que é um sonho dessa região, da construção de um centro de convenções que possa canalizar, além do ambiente produtivo e do ambiente do comércio, uma nova fase, e para isso é preciso ter uma estrutura para eventos de grande porte. Conversei muito com o deputado Felipe Carreras, com o deputado Diogo Moraes, e a gente conseguiu viabilizar dentro do Ministério da Micro e Pequena Empresa e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços um modelo para a construção de um centro de convenções, que vai ser financiado pelo Governo Federal, do presidente Lula, e com emendas parlamentares do deputado Felipe Carreras. A gente vai poder anunciar isso nos próximos dias, o modelo de construção e como isso será feito”, adiantou o pré-candidato, em entrevista a uma rádio local.

João Campos destacou que os arranjos produtivos locais vão ter que receber investimentos públicos diretos para que tenham a competitividade preservada mediante a previsão do fim das políticas de incentivos fiscais geradas pela Reforma Tributária. O pré-candidato a governador lembrou ainda que, nas gestões do PSB, houve redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção do Polo de Confecções do Agreste e outras medidas de estímulo, mas reforçou a necessidade de avançar. O ex-prefeito do Recife citou como exemplo a dispensa de licenciamento prévio para cerca de 900 atividades econômicas, realizada por sua gestão na capital, como medida de desburocratização.

“Muitas vezes a gente tem uma disputa entre o povo e o governo. A gente não pode deixar que esse sentimento seja criado. É preciso ter um comitê permanente com todas as secretarias envolvidas para discutir questões que, muitas vezes, atrapalham o pequeno empreendedor, criar um ambiente de cooperação para que não se puna, principalmente, o pequeno. Isso tem que ser feito aqui e isso tem que ter uma característica de Estado, não de governo. Dá para fazer, para as pessoas perceberem que vamos crescer junto com elas”, defendeu. “A gente vai voltar a viver um grande tempo, um tempo do tamanho do nosso estado”, completou.

O dia de agendas começou com uma visita ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, viabilizado na gestão do ex-governador Eduardo Campos, mas inaugurado após seu falecimento, em 2014. João também caminhou pelas ruas do Moda Center Santa Cruz e conversou com frequentadores e comerciantes, recebendo manifestações de carinho de quem reconhece o legado que o pré-candidato representa. “Eu já trabalho aqui há uns 22 anos e sou muito agradecida pelo calçamento e por tanta coisa boa que veio para cá. Foi o pai dele que trouxe. Ele deu a palavra, acreditei e aconteceu. E tudo o que eu quero agora é caminhar com João Campos, para o tempo bom voltar”, expressou a comerciante Clemilda Jerônimo, de 42 anos.

A passagem de João Campos por Santa Cruz do Capibaribe foi acompanhada pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado Diogo Moraes (PSB) e por ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região. Ao longo da tarde, o pré-candidato ainda deve realizar reuniões e agendas internas com apoiadores.

Fotos: Edson Holanda

Governadora Raquel Lyra autoriza obras de requalificação do Armazém 11, no Marco Zero, e reforça importância da valorização da indústria criativa para Pernambuco

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (8), o início das obras de requalificação do Armazém 11, equipamento que concentra políticas públicas voltadas à economia criativa de Pernambuco. O espaço, localizado no Bairro do Recife, abriga as lojas do Artesanato de Pernambuco e da Moda Autoral de Pernambuco (MAPE) e passará a funcionar temporariamente no Pallazo Itália, a 200 metros da sede original, a partir deste sábado (9). Com investimento de R$ 14 milhões, a intervenção prevê reformas estruturais para garantir mais segurança, funcionalidade e melhores condições de atendimento ao público e aos empreendedores pernambucanos.
 
“Esta obra está sendo planejada desde o início do nosso governo. O centro foi inaugurado há cerca de 20 anos e nunca passou por uma reforma de verdade. Isso é importante e faz parte de uma estratégia de desenvolvimento do Estado em cuidar do artesão, movimentar a economia e permitir que as pessoas possam viver de sua arte. Hoje começa a obra definitiva para um restauro completo e um reposicionamento estratégico, para que o espaço continue incentivando, inspirando e cuidando daqueles que fazem artesanato e moda”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
 
Com a reformulação, o local recebe o nome de Armazém 11 – Mercado Criativo de Pernambuco, reforçando o compromisso da gestão com o fomento a políticas e ao ciclo produtivo criativo, que abrange arte, artesanato, moda, música e outros itens manufaturados, nascidos ou ressignificados por mãos pernambucanas. 
 
“A gente precisa, cada vez mais, através das políticas públicas, facilitar aquilo que já existe. A nossa pluralidade e diversidade está em todos esses expositores daqui, na alma e no coração de vocês que fazem a nossa arte. Esse espaço é de todos os pernambucanos e de todos aqueles que vêm nos visitar”, declarou a vice-governadora Priscila Krause.
 
A previsão é de que o Armazém 11 esteja pronto em dezembro deste ano, quando o público poderá conhecer um projeto arquitetônico mais bem integrado ao Bairro do Recife, oferecendo vistas para a avenida Alfredo Lisboa e para o rio Capibaribe, além de um novo desenho interno e espaços expositivos destinados à formação de público. “São ideias inovadoras que fortalecem a geração de renda e potencializam a criatividade do nosso povo”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Danielle Jar Souto. 
 
Segundo a diretora-presidente interina da Adepe, Roberta Andrade, a requalificação foi pensada para conectar ainda mais os artesãos. “Precisávamos potencializar a forma de venda dessas pessoas. E quando idealizamos o Armazém, pensamos justamente em dar às pessoas que não têm tanto acesso, a possibilidade de trazer o seu produto para o centro da capital, onde todo mundo possa ver”, destacou. 
 
No espaço temporário, a loja do Artesanato de Pernambuco ocupa o térreo e o segundo andar, onde também está a loja da Moda Autoral de Pernambuco – MAPE. Apenas a loja Bebidas de Pernambuco irá funcionar no vão do Cais do Sertão (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 10, Bairro do Recife), com abertura agendada para o dia 18 de maio. Os espaços funcionam de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 9h às 17h. 
 
Presente na solenidade, o deputado federal Túlio Gadêlha, enfatizou a importância da iniciativa. “As grandes profissões que têm surgido no Brasil e no mundo, estão dentro da economia criativa. Esse espaço, sem dúvida, será para isso. Parabenizo o Governo do Estado que tem feito uma verdadeira revolução em Pernambuco”, disse o parlamentar. O deputado estadual William Brígido, complementou. “Estamos vendo aqui investimento em emprego, renda e famílias. Está sendo plantada uma semente para ver o nosso Estado se desenvolver e, claro, levar para o mundo afora o que temos de maravilhoso e bonito, que é a nossa arte”, afirmou.
 
Também estiveram presentes na solenidade a prefeita de Cortês, Fátima Borba; o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; a diretora de Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira; e o vereador do Recife, Davi Muniz.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Governo Municipal de Itapetim realiza programação em alusão à Semana da Enfermagem

Para celebrar a Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, o Governo Municipal de Itapetim (PE), por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma programação especial com minicursos voltados para enfermeiros, técnicos e auxiliares. As atividades acontecem nesta sexta-feira (08) e sábado (09).

A iniciativa tem como objetivo ampliar a qualificação dos profissionais da área, oferecendo capacitações importantes como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Sala de Vacina e Acesso Venoso Periférico e Jugular. As formações contribuem diretamente para um atendimento ainda mais seguro, eficiente e humanizado à população.

A abertura da programação foi realizada nesta sexta-feira e contou com a presença da prefeita Aline Karina, da secretária de Saúde Alda, da diretora do Hospital Maria Silva, Ednalva, além de vereadores.

Durante este período especial, o Governo Municipal parabeniza e celebra a força, dedicação e compromisso de toda a equipe de enfermagem, que desempenha um papel fundamental no cuidado com a população e faz a diferença diariamente na vida das pessoas.

A gestão municipal reforça que valorizar a enfermagem é fortalecer a saúde e reconhecer o trabalho de quem cuida com responsabilidade, empatia e dedicação.

Prefeitura do Recife inicia obra de contenção de encosta no Vasco da Gama

Intervenção do ProMorar na Rua Santa Maria Goretti vai beneficiar cerca de 16 famílias com investimento de R$ 220 mil. A área também está sendo protegida com a aplicação de geomanta na Rua Iraí de Minas

O prefeito do Recife, Victor Marques, assinou, na manhã desta sexta-feira (8), a ordem de serviço que dá início às obras de contenção de encosta na Rua Santa Maria Goretti, no bairro do Vasco da Gama, Zona Norte da cidade. A intervenção tem como objetivo garantir mais segurança para os moradores da área e vai beneficiar diretamente cerca de 16 famílias.

“Estamos assinando a ordem de serviço dessa obra que é esperada há muitos anos para os moradores do Vasco da Gama. É uma importante obra de proteção de encosta, feita com recurso do ProMorar, que conseguimos viabilizar no exterior para ampliar as ações de segurança em toda a cidade. Nos últimos cinco anos, mais de 120 mil pessoas já foram protegidas diretamente por obras estruturadoras e também por ações do Programa Parceria. Estamos em um período de chuvas no Recife e, por isso, é fundamental reforçar os cuidados, principalmente em áreas de risco. O mais importante de tudo é salvar vidas”, afirmou Victor Marques.

A contenção será executada por meio da construção de um muro em pedra argamassada, com 18,49 metros de extensão e cinco metros de altura. A obra também inclui a aplicação de concreto projetado, totalizando 25,40 m² de área protegida. Além disso, o sistema de drenagem será reforçado com a implantação de canaletas, caixas de drenagem, galerias e escadas hidráulicas, estruturas responsáveis por direcionar corretamente o escoamento da água da chuva e reduzir a força da queda d’água sobre a encosta. O investimento total será de mais de R$ 220 mil, com recursos do ProMorar e execução da obra por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O prazo previsto para execução dos serviços é de dois meses.

“Esta é mais uma obra de contenção de encosta do ProMorar, programa que já investiu cerca de R$ 260 milhões em intervenções desse tipo. Aqui, na Rua Santa Maria Goretti, o investimento é de R$ 220 mil, garantindo mais segurança para 16 famílias. É uma obra muito importante, principalmente neste período de inverno e chuvas, e a Prefeitura está chegando junto, promovendo o bem-estar da população”, contou João Charamba, chefe do gabinete do Promorar.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 154 obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimento de R$ 274,6 milhões, beneficiando diretamente mais de 18 mil pessoas. Atualmente, outras 20 intervenções estão em andamento, somando cerca de R$ 172 milhões em investimentos, com impacto direto para cerca de 7 mil moradores, garantindo mais segurança para a população que vive em áreas de morro.

GEOMANTA – Próximo dali, na Rua Iraí de Minas, a Prefeitura do Recife está implantando uma geomanta para reforçar a proteção da encosta e garantir mais segurança para seis famílias que vivem nos imóveis de números 420, 420A, 420B, 3696, 3696A e 31. A intervenção está com 40% dos serviços executados e vai proteger uma área de 350 m².

“Durante períodos de chuva intensa, o solo fica saturado e aumenta o risco de deslizamentos. Quando protegemos a encosta contra a absorção da água, conseguimos reduzir significativamente esse risco. Além da geomanta, também realizamos obras de drenagem e captação da água, garantindo que ela seja direcionada corretamente. A geomanta pode durar mais de cinco anos sem necessidade de substituição, funcionando como uma importante proteção enquanto intervenções estruturadoras maiores são elaboradas”, explicou o prefeito Victor Marques.

Entre 2021 e 2025, 139 geomantas foram aplicadas no Recife, protegendo uma área total de de 108.141,89 m2 e beneficiando 1.002 famílias, com investimentos de quase R$ 18 milhões. Este ano, serão acrescentados 30 mil m² do produto em 40 pontos de risco. A geomanta é um composto geotêxtil de PVC, impermeável e flexível, que impede a passagem de água e preserva barreiras.

Fotos: Marlon Diego/ PCR

Governo de Pernambuco inicia força-tarefa de limpeza emergencial do Rio Beberibe

O Governo de Pernambuco iniciou, nesta sexta-feira (8), uma força-tarefa de limpeza e desobstrução emergencial do Rio Beberibe, entre a ponte Dalva de Oliveira e a Ponte Av. Cidade de Monteiro, no Recife. A ação visa diminuir os riscos de inundação durante o período chuvoso, beneficiando todas as comunidades existentes ao longo do curso do rio. A operação inicia nesta sexta e seguirá pelo tempo necessário, até que sejam concluídos os trabalhos em todas as áreas do rio. Os equipamentos empenhados na operação são quatro retroescavadeira, oito caminhões caçamba e uma escavadeira (PC).

“Esse serviço será contínuo, ao longo dos próximos meses, e o objetivo é limpar e desobstruir o rio. O Estado está presente nesta região que tanto precisa, e esta ação busca melhorar o escoamento das águas do rio e mitigar o impacto das famílias ribeirinhas. É um trabalho do Governo do Estado no sentido de dar uma condição de preservar a integridade das pessoas que vivem nessas situações de risco”, explicou Rodrigo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.

Com a ação, o Governo do Estado prevê a retirada de 2 mil metros cúbicos de lixo, entulhos, vegetação aquática e demais materiais que potencializam os transbordamentos e inundações. O Executivo estadual garante que permanecerá na área até a limpeza completa do local, reforçando o compromisso da gestão com as comunidades e a prontidão nos serviços públicos.

“Para efeito comparativo, as duas limpezas mais recentes no Rio Beberibe se deram, uma na década de 1980, e outra em 2013. O assoreamento é muito rápido, principalmente por conta dos resíduos sólidos que obstruem o rio. São necessárias ações permanentes, e o nosso foco é a desobstrução deste trecho do Beberibe. Ações como esta têm sido feitas sistematicamente em outros rios do Estado, garantindo a proteção das margens ao longo do perímetro urbano, trazendo um olhar diferente para os rios e fazendo com que as pessoas possam enxergar as águas não como depósito de lixo, mas como parte do patrimônio”, detalhou Almir Cirilo, secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento.

O Rio Beberibe nasce em Camaragibe e percorre 24 quilômetros até a sua foz, na Ponte do Limoeiro, no Bairro do Recife, junto com o Rio Capibaribe.

Fotos: Miva Filho/Secom

Ministra do TSE participa, no Recife, de congresso voltado ao debate sobre as Eleições 2026

Evento será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Recife Expocenter, reunindo especialistas, magistrados e profissionais que atuam na área eleitoral

Com o tema Eleições 2026: Integridade do processo eleitoral na era digital, o I Congresso do TRE-PE e o III Congresso Integrado de Direito Eleitoral reúnem, nos dias 14 e 15 de maio, no Recife Expocenter, especialistas, magistrados e profissionais que atuam na área eleitoral. O evento terá como destaque a palestra magna da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, na sexta-feira, dia 15 de maio.

Nomeada para o TSE em agosto de 2025, Estela Aranha atuará diretamente nas Eleições 2026. Com mais de 20 anos de experiência como advogada, pesquisadora e formuladora de políticas públicas, ela foi secretária nacional de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e Segurança Pública e assessora especial do ministro Flávio Dino, tendo liderado iniciativas voltadas à proteção de direitos no ambiente digital. No Legislativo, integrou a comissão de juristas do Senado Federal responsável por elaborar propostas para a regulação da inteligência artificial, em 2022.

O congresso, realizado em parceria entre o TRE-PE e o Ideppe, reunirá assessores, políticos, pré-candidatos, advogados, magistrados, promotores e profissionais da comunicação. O evento conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), do Governo de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, da Assembleia Legislativa, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Para a coordenadora acadêmica do congresso e presidente de honra do Instituto de Direito Eleitoral de Pernambuco (IDEPPE), a advogada Diana Câmara, o evento é uma oportunidade concreta de fortalecer o debate institucional. “O Congresso Integrado nasce da convicção de que o fortalecimento do direito eleitoral passa pelo diálogo entre instituições. Reunir o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público, a OAB e tantas outras entidades em torno de um mesmo tema é uma forma concreta de contribuir para eleições mais íntegras e para a formação de profissionais mais preparados para os desafios que estão por vir”, afirmou.

As inscrições estão abertas pelo site eventos.legiscapacitacao.com.br.