Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife avança com obras do Programa Rua Tinindo no Poço da Panela

Intervenções nas ruas Tito Lívio Soares e Monsenhor Lobo somam aproximadamente R$ 700 mil em investimentos em drenagem, pavimentação e acessibilidade

O prefeito do Recife, Victor Marques, realizou, nesta segunda-feira (11), uma vistoria técnica nas obras do programa Rua Tinindo nas ruas Tito Lívio Soares e Monsenhor Lobo, no bairro do Poço da Panela, Zona Norte da cidade. As intervenções são executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e contemplam serviços de drenagem, pavimentação e acessibilidade, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 700 mil.

“Estamos vistoriando uma obra muito importante para a Zona Norte da cidade. Aqui existia uma pequena praça que fazia a ligação entre várias ruas do Poço da Panela, mas o espaço não era pavimentado e, durante o período de chuvas, a situação ficava muito difícil, com lama e muitos buracos. Pensando principalmente nas crianças que utilizam o espaço para brincar, optamos por deixá-lo no mesmo nível da rua, utilizando piso intertravado. Além disso, estamos executando obras de drenagem que seguem até o Rio Capibaribe. A intervenção começou no fim de 2025 e já está na reta final. É mais uma importante ação do Programa Rua Tinindo, que já pavimentou cerca de 200 ruas no Recife e segue levando mais qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito do Recife.

Na Rua Tito Lívio Soares, as obras contam com investimento de R$ 284 mil e já atingiram 83% de avanço físico. Os serviços incluem implantação de canaletas em concreto, tubulação de drenagem, pavimentação em piso intertravado e melhorias de acessibilidade ao longo de 78 metros da via.

Já na Rua Monsenhor Lobo, a intervenção recebeu investimento de R$ 415 mil e alcançou 59% de execução. A obra contempla implantação de drenagem, pavimentação em piso intertravado, construção de passeios e implantação de meio-fio em uma extensão de aproximadamente 109 metros.

Com previsão de conclusão no início do segundo semestre, as intervenções vão melhorar a mobilidade, reforçar a segurança de pedestres e motoristas e reduzir problemas históricos de drenagem na região.

“O Rua Tinindo representa mais dignidade e infraestrutura para os moradores. Nosso objetivo é seguir avançando com obras que melhorem a mobilidade e a drenagem em diversas áreas da cidade”, afirmou o diretor-presidente da Emlurb, Daniel Saboya.

RUA TININDO – O programa Rua Tinindo tem como objetivo promover melhorias estruturais em diversas áreas da cidade, por meio de obras de pavimentação, drenagem e requalificação urbana. As intervenções garantem melhores condições de mobilidade, acessibilidade e escoamento das águas, reduzindo problemas históricos de alagamento e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para a população.

Desde o início do programa, a Prefeitura do Recife já concluiu obras em mais de 191 ruas da cidade. Atualmente, cerca de 32 vias seguem com serviços em andamento nas seis RPAs do Recife.

Fotos: Marlon Diego/ PCR

Albino Silva e Raquel Lyra inauguram novos equipamentos sociais em Condado

Ao lado de lideranças estaduais e federais, prefeito entrega terceira cozinha comunitária da cidade e novo Centro de Referência da Mulher

O final de semana foi marcado por uma série de entregas importantes para o município de Condado, na Zona da Mata Norte. Ao lado da governadora Raquel Lyra, o prefeito Albino Silva realizou a entrega da Cozinha Comunitária Tereza Trindade, a terceira da cidade, e do Centro de Referência da Mulher, equipamento que chega para ampliar o cuidado, garantir direitos e oferecer suporte especializado às mulheres do município.

A nova cozinha comunitária se soma a outros dois equipamentos já em funcionamento: a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo e a Cozinha Comunitária Maria de Lourdes Cunha de Morais, que juntas servem 600 refeições diariamente. Com a inauguração do novo espaço, serão ofertadas mais 300 refeições por dia para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Localizado na Rua Vicente Borges, no Centro, o equipamento foi nomeado em homenagem a Tereza Cecília, moradora conhecida pelo trabalho solidário e pelas campanhas de arrecadação de alimentos realizadas em benefício da comunidade.

“Estamos ampliando uma política pública que garante dignidade e segurança alimentar para quem mais precisa. Essa nova cozinha comunitária representa cuidado, compromisso social e respeito às famílias de Condado”, destacou o prefeito Albino Silva.

Além da cozinha comunitária, também foi entregue o novo Centro de Referência da Mulher Malba Rabelo, equipamento que fortalecerá as ações de proteção e acolhimento às mulheres em situação de violência.

“Inauguramos o Centro de Referência para mulheres vítimas de violência. Temos convênio com 30 municípios e aqui seria impossível fazer uma política como essa sem parceria. A sensibilidade do prefeito e do gestor é fundamental para a gente chegar mais longe e dar as mãos onde muitas vezes o poder público não consegue alcançar sozinho”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Referência da Mulher oferecerá acompanhamento psicológico, assistência social e orientação jurídica, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência. O espaço também atuará na promoção da autonomia feminina, por meio de ações educativas, palestras, oficinas e encaminhamentos.

O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Antônio Moraes e dos deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, parceiros do município.

Fotos: Prefeitura de Condado

AMUPE garante acesso gratuito dos prefeitos pernambucanos ao congresso integrado de Direito Eleitoral

Evento reunirá especialistas em direito eleitoral nos dias 14 e 15 de maio, no Recife ExpoCenter, com foco nas eleições 2026 e os desafios da era digital

A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) confirmou parceria com o Instituto de Direito Eleitoral de Pernambuco (IDEPPE) para participar do I Congresso do TRE-PE, realizado em conjunto com o III Congresso Integrado de Direito Eleitoral. O evento acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Recife ExpoCenter, e tem como tema central “Eleições 2026: Integridade do processo eleitoral na era digital”. Por meio da parceria, todos os prefeitos pernambucanos terão acesso gratuito ao congresso, sem necessidade de inscrição prévia.

A participação é pessoal e intransferível, e os nomes dos gestores municipais constarão em lista oficial do evento. O congresso reunirá assessores, políticos, pré-candidatos, advogados, magistrados, promotores e profissionais da comunicação, consolidando-se como o principal espaço de debate sobre o processo eleitoral no Nordeste. Um dos destaques da programação é a palestra magna da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, prevista para o segundo dia do evento.

Diana Câmara, coordenadora acadêmica do congresso e presidente de honra do IDEPPE, destacou a relevância da iniciativa da AMUPE: “A decisão do presidente Pedro Ermírio de garantir a participação dos prefeitos nesse congresso é muito significativa. Os gestores municipais precisam estar preparados para não cometer equívocos e excessos nesta eleição, seja nos apoios que declaram, seja nas redes sociais, atitudes que podem impactar diretamente suas próprias candidaturas em 2028. O agente político não pode estar desconectado dessa realidade nem de como a Justiça Eleitoral está enxergando esses temas. A AMUPE é parceira do IDEPPE desde a primeira edição do congresso, e essa parceria reafirma o compromisso com a capacitação dos prefeitos e das prefeituras de Pernambuco”.

O presidente da AMUPE, Pedro Ermírio, reforçou a importância do evento para os gestores municipais. “As eleições de 2026 já estão batendo à porta, e os prefeitos precisam estar bem orientados sobre os limites e as responsabilidades que essa nova realidade digital impõe. Um equívoco nas redes sociais, um excesso no apoio a seus candidatos, pode custar caro. Por isso, a AMUPE não mediu esforços para garantir que todos os prefeitos de Pernambuco tenham acesso gratuito a esse congresso. Capacitar é proteger o mandato e respeitar o eleitor”, destacou.

As assessorias dos prefeitos, procuradorias, controladorias, equipes técnicas e demais servidores municipais poderão realizar inscrição diretamente pelo link oficial do evento ou por meio de contratação coletiva pela Prefeitura junto à LEGIS. A partir de cinco inscritos, há desconto de 40% no valor da inscrição. A contratação de equipes de prefeitura é realizada diretamente pela LEGIS.

As inscrições podem ser feitas no https://eventos.legiscapacitacao.com.br/ . Mais informações estão disponíveis no  (81) 98743-1307 .

Crônica de Ademar Rafael: É verdade? Sim!

É VERDADE? SIM!

 Em recente evento cultural na cidade de Serra Talhada-PE – XIV Festival Vamos Fazer Poesias -, o grande poeta baiano Ticiano Félix leitor assíduo dos textos publicados neste espaço sugeriu que fosse feita uma crônica sobre o “bem” que pode ser extraído de algo “mal”.

Como sou partidário da tese que, de fato, podemos aprender com os eventos desfavoráveis topei a parada. De início gostaria de transcrever uma reflexão do Bruxo do Cosme Velho, nosso Machado de Assis, sobre o tema: “Não há mal que não traga um pouco de bem, e por isso é que o mal é útil, muita vez indispensável”. Ora se um dos maiores escritores do nosso Brasil pensa assim como posso discordar.

Por experiências vivenciadas em vários momentos da minha eu consegui sair mais forte e melhor depois de eventos vistos inicialmente como grandes males. Para tanto tive que buscar forças junto a Deus, aos familiares e aos amigos e, literalmente, fazer limonada do limão. É importante destacar que a limonada não elimina a acidez do limão faz dela algo palatável. É neste ponto que enxergamos o “bem” oriundo do “mal”.

Na perspectiva teológica Santo Agostinho ponderou: “Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior“. Nesta ponderação podemos ver que a privação temporária do “bem” pode ser revertida com elevação do nosso pensamento ao nível da ação divinal. De certa forma encontra eco no enunciado que prega: “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe”, contraponto da ideia original.

Nos fundamentos filosóficos temos a visão de Ludwig van Beethoven, nesta frase: “Tenho paciência e penso: todo mal traz consigo algum bem”, que nos remete para assumirmos posições que contemplem o aprendizado com situações conflituosas via persistência. Assim sendo assumo o risco de afirmar que é verdadeira a hipótese de garimparmos o “bem” em minas ocupadas pelo “mal”.

Afogados: ouvintes da Pajeú flagram membros do primeiro escalão cometendo infrações de trânsito

Por Nill Júnior

A chegada do processo de aplicação de multas para a população de Afogados da Ingazeira também ampliou a fiscalização social sobre pessoas com maior visibilidade, inclusive nomes da gestão Sandrinho Palmeira.

O prefeito afirmou que nenhum cidadão está acima da lei, inclusive ele. Nesta segunda, dois flagrantes foram enviados à Rádio Pajeú. Em um deles, o Secretário Ney Quidute é flagrado sem utilizar o capacete, o prendendo ao guidão da moto.

“Ney Quidute, esse homem so anda sem capacete. Passei umas 3 ou 4 vezes por ele hoje, todas as vezes ele estava com o capacete no retrovisor, as leis de transito só serve pra gente ou pra ele também?” – reclamou o ouvinte.

Andar de moto sem capacete no Brasil é uma infração gravíssima, sujeita a punições severas que vão além de uma simples multa financeira.Aqui estão as principais consequências de acordo com o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):Multa: O valor atual é de R$ 293,47. Suspensão da CNH: Esta é uma infração “autossuspensiva”, o que significa que o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por um período de 2 a 8 meses, independentemente da pontuação acumulada na carteira.

O Secretário disse à Rádio Pajeú que não vai se manifestar.

Outro flagrante é de um carro sobre faixa de pedestres na Escola Ana Melo. O carro pertence a Eliana Rabelo, da Secretaria de Educação.

Parar sobre a faixa de pedestres é uma infração de trânsito, sujeita a multas e pontos na CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dependendo da situação — como parar no sinal vermelho ou estacionar — a infração pode ser considerada média ou leve.Penalidades e Tipos de Infração:Parar na mudança de sinal (Art. 183): Infração média, com penalidade de multa no valor de R$ 130,16 e adição de quatro pontos na CNH.

Hoje a Secretária Flaviana Rosa fará um balanço dos 15 dias do início da aplicação de multas na Rádio Pajeú.

Com entrega de kits de equipamentos e mobiliário, governadora Raquel Lyra firma convênio com mais de 50 municípios para ampliar Casas das Juventudes em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra assina, nesta segunda-feira (11), às 15 horas, convênios com mais de 50 municípios pernambucanos para a implementação das Casas das Juventudes. Na ocasião, será garantida a entrega de equipamentos para os espaços, como computadores, impressoras, mobiliário, TVs Smart e equipamentos de som. Também serão estabelecidas as bases para o cofinanciamento estadual das atividades a partir de 2026.

Coluna do Finfa

Arcoverde celebra o Dia das Mães com praça cheia, grandes prêmios e evento que entra para a história

A Praça Winston Siqueira ficou praticamente lotada na tarde deste domingo (10), quando a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, realizou a primeira edição do Bingo das Mães. O evento, iniciado às 16h, marcou o calendário comemorativo da cidade com uma proposta acessível e direta: reunir mães, famílias e a comunidade em um momento de celebração, convivência e reconhecimento.

A ação garantiu participação gratuita, com distribuição de cartelas a partir das 14h, permitindo que mães, tias e avós ocupassem o espaço público para concorrer a prêmios como moto 0 km, fogão, geladeira, tanquinho, televisores, liquidificador, air fryer e chapinha, além de diversos brindes. Todos os itens sorteados foram doados por comerciantes e empresários locais, o que viabilizou a realização do evento e ampliou o alcance da iniciativa. A programação também contou com música ao vivo, reforçando o ambiente de integração e lazer.

O prefeito Zeca Cavalcanti participou da programação e destacou o significado da homenagem. “Hoje é um dia muito especial, dedicado a quem cuida, protege e ama incondicionalmente. Sabemos que não é possível presentear todas, mas queremos que cada mãe se sinta abraçada e reconhecida. Esse é um gesto de carinho para todas vocês”, afirmou. O prefeito também ressaltou que os prêmios foram resultado de doações da iniciativa privada e de colaboradores da própria gestão.

Idealizadora do evento, a primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, enfatizou o objetivo da ação como um espaço de valorização e encontro. Segundo ela, a proposta foi criar uma programação simples, mas significativa, capaz de reunir mães de diferentes gerações em um ambiente acolhedor.

Com adesão expressiva já na primeira edição, o Bingo das Mães passa a integrar o conjunto de ações comemorativas do município, sinalizando a continuidade de eventos voltados à ocupação dos espaços públicos e à promoção de atividades que dialoguem diretamente com a população. A iniciativa indica um movimento de ampliação da agenda cultural e social da cidade, com foco em participação, acesso e integração comunitária.

Em Tracunhaém, João Campos visita feira e reforça apoio aos artesãos do barro

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) finalizou mais um giro pelo interior do estado com uma visita a Tracunhaém, na Mata Norte. A chegada à cidade, na manhã deste domingo (10), mobilizou apoiadores de várias partes da região, que acompanharam o líder da Frente Popular em uma caminhada pela feira e na visita a mestres artesãos que preservam a tradição do artesanato em barro.

“Neste Dia das Mães, é uma alegria estar aqui em Tracunhaém, que tem uma ligação com a nossa história. Minha mãe liderou por oito anos o trabalho de cuidado com os artesãos de Pernambuco e houve uma presença muito forte, não só na organização da Fenearte, que foi ampliada e teve uma dimensão gigante pelas mãos dela e de Eduardo Campos, mas na valorização permanente. O Centro de Artesanato de Tracunhaém foi uma idealização deles e de Ariano Suassuna, que era secretário de Cultura. Então, eu queria fazer essa homenagem a todo mundo que trabalha fazendo da arte um mecanismo de vida e de criação de sonhos e esperança”, afirmou.

No trajeto, João passou por ateliês que são cenário, há décadas, do trabalho manual que ajudou a notabilizar Tracunhaém como a Terra do Artesanato em Barro, como os dos mestres Nuca, Maria Amélia, Joaquim, Zuza, Ivo Diodato e Zezinho. Uma das que mais se entusiasmaram ao receber o pré-candidato foi a artesã Noêmia Andrade, de 63 anos. “Faço artesanato desde nova. Com meus filhos todos pequenos, um de sangue e dois do coração, eu comecei. Seu pai nos ajudou muito aqui como governador, João, e tenho certeza que você também vai fazer muito pelos artesãos de Tracunhaém”, declarou.

A passagem pela cidade foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo ex-prefeito Belarmino Vásquez, pela pré-candidata a deputada federal Cássia do Moinho, pelo pré-candidato a deputado estadual Manuel Botafogo, pelo ex-prefeito de Lagoa de Itaenga Carlinhos do Moinho, pelo ex-prefeito Nino e pelo ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato, ambos de Nazaré da Mata, além de vereadores e outras lideranças da Frente Popular com atuação política na Zona da Mata.