Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito Vinícius Labanca prevê vitória de João Campos com 53% dos votos e que Raquel Lyra terá 46%

Confiante de que o PSB voltará a governar Pernambuco a partir de 2027, o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, arrisca prever que o ex-prefeito do Recife, João Campos, será eleito neste ano com 53% dos votos e a governadora Raquel Lyra (PSD) ficará com 46%. Segundo ele, a disputa será em torno das entregas e avalia que seu correligionário tem mais o que apresentar na Capital do que a atual gestora no Estado.

Labanca afirmou, na entrevista ao Podcast Dose Dupla, que o Governo do Estado não fez entregas em São Lourenço pelo fato de ele fazer oposição. O prefeito ressaltou que o Estado tem recursos, porém não estaria aplicando da forma correta.

Ele também admitiu que pediu ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 33 milhões para obras de contenção de encostas, mas nada foi liberado até o momento. O prefeito considera que, mesmo sua cidade ter vários pontos de risco, não entra na lista de prioridades. Mesmo assim, Vinícius defende a reeleição do presidente Lula (PT).

Entrevista com o prefeito Vinícius Labanca pode ser conferida nos canais de streaming do Podcast Dose Dupla.

Itapetim: primeira coleta de leite de cabra marca início do funcionamento de tanque de resfriamento implantado pelo Governo Municipal

O município de Itapetim (PE), registrou um momento importante para a produção rural com a primeira coleta de leite de cabra no tanque de resfriamento instalado no Distrito de São Vicente. O equipamento passa a funcionar como suporte essencial para os produtores locais.

Com o tanque em operação, os criadores passam a contar com melhores condições para o armazenamento e conservação do leite, garantindo mais qualidade ao produto e fortalecendo o processo de comercialização.

A ação foi realizada pelo Governo Municipal, por meio da Diretoria de Juventude e Empreendedorismo, em parceria com a Associação dos Produtores de Leite e Carne de Caprinos e Ovinos de Itapetim.

A prefeita Aline Karina acompanhou o início do funcionamento do tanque, ao lado da diretora de Empreendedorismo, Rayssa, do secretário de Agricultura Clodoaldo Lucena, do presidente da associação, Alan Costa, além de vereadores e produtores de leite.

A iniciativa representa mais um avanço no fortalecimento da caprinovinocultura no município, atividade que desempenha papel importante na geração de renda e no desenvolvimento da zona rural.

Centro de Reabilitação de Santa Cruz passa por ampliação e ganha duas novas salas de fisioterapia

Inaugurado há pouco mais de dois meses, o Centro de Reabilitação de Santa Cruz da Baixa Verde já passa por ampliação para atender à crescente demanda da população. Nesta segunda-feira (11), a gestão municipal inaugurou duas novas salas de fisioterapia, ampliando a capacidade de atendimento da unidade e fortalecendo os serviços de reabilitação ofertados no município.

Somente no mês de abril, o centro registrou 2.078 atendimentos, número que demonstra a importância do equipamento para a população santa-cruzense e para pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo nas áreas de fisioterapia e reabilitação.

As novas salas contam com equipamentos voltados à reabilitação neurológica e motora, contribuindo diretamente para a recuperação dos pacientes e para a melhoria das atividades da vida diária de quem recebe atendimento na unidade.

O prefeito Dr. Ismael destacou a importância do investimento e o impacto positivo do serviço na vida da população.

“Fico muito feliz em ver que, em tão pouco tempo, o Centro de Reabilitação já se tornou referência e está mudando a vida de tantas pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo, investindo em saúde, cuidado e dignidade para nossa população. Essa ampliação chega justamente para garantir mais conforto, mais qualidade e mais capacidade de atendimento para quem precisa”, afirmou o gestor.

Governadora Raquel Lyra entrega 2.157 novos soldados da Polícia Militar às ruas do Grande Recife

Nesta terça-feira (12), a governadora Raquel Lyra iniciou o dia com o lançamento de parte dos 2.157 policiais militares recém-formados que passam a atuar em toda Região Metropolitana do Recife. A solenidade ocorreu no Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no Recife, e marcou a entrega de 994 soldados na capital pernambucana. Após a cerimônia, a governadora seguiu para o Cabo de Santo Agostinho, onde também realiza o lançamento de outros 210 policiais militares para reforçar a segurança no município.

“Hoje colocamos nas ruas mais de 2 mil novos policiais militares, carinhosamente chamados de ‘laranjinhas’. Somados aos efetivos já incorporados, já são mais de 5.500 policiais atuando nas ruas desde janeiro de 2023. Estamos garantindo o maior investimento da história de Pernambuco na área de segurança pública, com cerca de R$ 2,2 bilhões destinados à construção de batalhões e delegacias, além da aquisição de armamentos, coletes, viaturas e helicópteros”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Ganhe o Mundo: Governo de Pernambuco anuncia abertura de inscrições para duas mil vagas de intercâmbio internacional

Destinos dos estudantes para o intercâmbio serão Argentina, Espanha, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) está com inscrições abertas para duas mil vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio da rede estadual. Do total, 1.400 vagas são voltadas para a língua inglesa, com destinos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, enquanto as outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com intercâmbios na Argentina e na Espanha. As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 16 de junho. O processo seletivo é realizado pelo Instituto Igeduc, por meio do site igeduc.selecao.net.br.

“Estamos trabalhando para que os nossos estudantes da rede pública tenham cada vez mais oportunidades de transformar suas vidas por meio da educação. Quando chegamos ao governo, decidimos que pelo menos um estudante de cada cidade pernambucana participaria, e assim tem sido. O Ganhe o Mundo é uma iniciativa que amplia horizontes, fortalece o aprendizado e mostra aos nossos jovens que eles podem sonhar grande e ocupar qualquer espaço no mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o programa também garantirá uma oferta mínima de duas vagas para cada um dos 184 municípios pernambucanos e para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo uma oportunidade destinada a cada idioma. O processo seletivo passa a contar, nesta edição, com três etapas. A primeira consiste na verificação dos requisitos previstos em edital, a segunda corresponde à aplicação das provas objetiva e subjetiva, marcadas para o dia 5 de julho, já a terceira etapa será composta por entrevista psicossocial.

O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, enfatizou que o PGM não beneficia somente os participantes, mas impacta e muda também a história das famílias. “Nosso compromisso é garantir que esses jovens retornem do intercâmbio ainda mais preparados para contribuir com o desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou o titular da pasta.

Para participar, os candidatos devem preencher os dados solicitados no ato da inscrição. Nesta edição do PGM, a seleção será realizada por idioma e o estudante deverá indicar apenas o país de preferência. A escolha, porém, não garante a destinação para esse país, que dependerá da classificação final no processo seletivo, de modo que os candidatos com melhor desempenho terão prioridade na alocação para os destinos indicados.

O PGM proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora no exterior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes. Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países. Além disso, o Governo de Pernambuco garante bolsas de manutenção aos alunos durante a estadia fora do país.

São José do Egito recebe kit da Casa das Juventudes das mãos da governadora Raquel Lyra

O município de São José do Egito foi contemplado, nesta segunda-feira (11), com os kits de equipamentos e mobiliários destinados às Casas das Juventudes, iniciativa do Governo de Pernambuco que beneficia mais de 60 municípios do estado.

Representando o município, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Cayke Nascimento, recebeu os equipamentos das mãos da governadora Raquel Lyra, acompanhado da diretora de Juventude, Dayane Nunes.

A ação, coordenada pela Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para os jovens, garantindo mais estrutura e melhores condições de funcionamento para os espaços de juventude nos municípios.

Os kits entregues contam com computadores, impressoras, smart TVs, mobiliário e equipamentos de som, ampliando as possibilidades de ações, projetos e atividades voltadas à juventude egipciense.

Segundo Cayke Nascimento, o investimento representa um importante avanço para São José do Egito.

“Esse apoio do Governo do Estado fortalece diretamente as ações da juventude em nosso município, oferecendo mais oportunidades, inclusão e participação para nossos jovens”, destacou o secretário.

A diretora de Juventude, Dayane Nunes, também comemorou a conquista e ressaltou a importância da parceria entre o município e o Governo de Pernambuco para ampliar políticas públicas voltadas à juventude.

Durante o evento, a governadora Raquel Lyra enfatizou que o fortalecimento das Casas das Juventudes garante mais participação dos jovens na transformação dos municípios e na construção de oportunidades para o futuro.

A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com os municípios pernambucanos, investindo em estrutura e ações que incentivam o protagonismo juvenil em todas as regiões de Pernambuco.

Marconi Santana fortalece articulações em Iguaracy durante agenda nesta terça-feira

O pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, iniciou suas atividades nesta terça-feira (12) com uma série de encontros estratégicos no município de Iguaracy. A agenda começou com um café da manhã na residência do vereador Paulinho, fortalecendo a rede de diálogos que Marconi tem construído em todo o estado de Pernambuco.

Paulinho, Bebé de Chico dos Bodes e Almir recepcionaram o pré-candidato, reafirmando o compromisso com as pautas regionais e a necessidade de uma representação política ativa. O encontro permitiu uma troca direta de informações sobre os anseios da população local, consolidando parcerias fundamentais para o projeto de Marconi.

O ex-prefeito Zeinha Torres participou do momento, em um gesto que destaca a civilidade e o respeito no cenário público. A presença de Zeinha foi pautada pela amizade e pela cortesia social, demonstrando que o diálogo construtivo e a convivência harmoniosa são pilares que Marconi faz questão de manter. Esse registro valoriza as relações interpessoais e a maturidade política, priorizando o tratamento cortês entre as lideranças da região e o reconhecimento da história de cada um no município.

Com a iniciativa “Pé na Estrada”, Marconi Santana mantém a intensidade nas visitas ao interior, ouvindo as comunidades e ampliando sua base de diálogo. A energia dos encontros em Iguaracy sinaliza um avanço consistente das metas estabelecidas para este período. O trabalho por Pernambuco está de vento em polpa.

Coluna do Finfa

Perguntar não ofende – A base governista de Carnaíba, vai fechar o apoio integral à pré-candidatura do ex-prefeito Anchieta Patriota?

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia pavimentação inédita para Dois Riachos, na zona rural de Caruaru

Obra no 2º distrito vai garantir mais mobilidade, segurança e infraestrutura para moradores da localidade

A comunidade de Dois Riachos, no 2º distrito de Caruaru, começou a receber, nesta segunda-feira (11), a tão aguardada obra de pavimentação de sua principal via. São 602 metros que serão totalmente estruturados com paralelepípedos, calçadas em concreto e sinalização vertical.

Com investimento de R$ 704.421,71, a obra tem previsão de entrega para setembro. A iniciativa marca mais um avanço da gestão municipal, que vem chegando a áreas que nunca haviam recebido ações dessa natureza.

Além de melhorar o acesso e o tráfego diário da população, a pavimentação também facilitará a atuação de serviços públicos essenciais e fortalecerá a mobilidade da região, beneficiando moradores e produtores rurais.

Para o morador Bruno Vênus, o início das obras é um marco para todos que vivem na localidade. “Isso é um sonho pra essa comunidade, faz muitos anos que esperamos por essa obra, não estamos nem acreditando. Hoje estamos realizando um grande sonho da nossa vida e somos só gratidão”, afirmou.