Unidade será a primeira do Distrito Sanitário VIII voltada exclusivamente ao público infantojuvenil e reforçará a rede de atenção psicossocial da cidade
O prefeito do Recife, Victor Marques, vistoriou, nesta quarta-feira (13), as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) do Jordão, que segue em ritmo avançado. A unidade, que funcionará 24 horas por dia, está sendo construída no terreno do antigo Mercado do Jordão e será a primeira do Distrito Sanitário VIII voltada exclusivamente para o atendimento de adolescentes.
“As obras do novo CAPSi estão avançando muito aqui no Jordão. Essa é uma importante parceria com o Governo Federal, por meio do PAC, ampliando a nossa rede de saúde mental e fortalecendo o cuidado com os jovens da cidade. A unidade vai funcionar 24 horas por dia e atender toda a região do Jordão, Ibura e Cohab, beneficiando diretamente quase 170 mil pessoas, sendo cerca de 22 mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Estamos trabalhando para garantir mais cuidado, acolhimento e qualidade de vida para a população do Recife”, afirmou o prefeito Victor Marques.
Com investimento de R$ 3,3 milhões e previsão de conclusão para dezembro de 2026, o equipamento terá como público-alvo adolescentes de 12 a 18 anos dos bairros do Jordão, Ibura, Cohab e localidades vizinhas. O novo CAPSi, atualmente com 42% de execução, vai descentralizar os serviços de saúde mental infantojuvenil, ampliar o acesso ao atendimento especializado e contribuir para reduzir a fila de espera nos demais CAPS da rede municipal.
“Este será o terceiro CAPSi do Recife, o segundo com funcionamento 24 horas e o primeiro do Distrito Sanitário VIII, tornando-se referência também para o Distrito Sanitário VI. A unidade vai garantir atendimento integral, humanizado e mais acessível para crianças e adolescentes que necessitam de cuidados em saúde mental, inclusive aqueles em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Atualmente, a obra está na fase de execução de armação de ferragem, instalação das infraestruturas hidráulica e elétrica, montagem de fôrmas para concretagem e construção do muro frontal da unidade. Hoje, apenas dois CAPS da rede municipal realizam atendimento específico para adolescentes. A implantação do novo equipamento atende a uma demanda histórica de uma região marcada por desafios sociais que impactam diretamente a saúde emocional da população jovem.
Rede fortalecida – Dos 18 CAPS municipais, 12 foram requalificados desde 2021: Luiz Cerqueira, Cléa Lacet, CPTRA, Boa Vista, CEMPI, Esperança, David Capistrano, Espaço Azul, Zaldo Rocha, Vicente Araújo e Espaço Vida. O CAPS Renê Ribeiro teve a reforma concluída, enquanto o CAPS Eulâmpio Cordeiro tem requalificação prevista.
Em novembro de 2024, a Prefeitura do Recife inaugurou o novo CAPSi Marcela Lucena, no Pina. Desde 2021, também foram implantados o Centro de Convivência em Saúde Mental Recomeço Fátima Caio e o Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM) da Boa Vista. Já em janeiro de 2026, foi inaugurado o Centro de Convivência Miró da Muribeca, no Espinheiro. Além disso, um novo SIM está em construção no bairro de Casa Amarela, com previsão de entrega para julho deste ano.
Fotos: Marlon Diego/ PCR



O ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), anunciou, ontem, que vai apoiar a candidatura do jovem Bruno Marques (PSB), filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, a deputado estadual. Joaquim é uma das principais lideranças políticas de Gravatá e deve disputar a Prefeitura nas eleições de 2028. “É um reforço importante no Agreste”, comemorou Bruno.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SEE), efetua, nesta quarta-feira (13), o pagamento da quinta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Será repassado um valor adicional superior a R$ 261 milhões, atingindo mais de 55 mil beneficiários. Esse montante corresponde a 60% do total recebido pelo Estado para ser rateado entre os beneficiários.
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) segue ganhando adesões de lideranças políticas que estavam no raio de influência da governadora Raquel Lyra (PSD). Nesta terça-feira (12), em reunião na sede estadual do PSB, o ex-prefeito do Recife recebeu o apoio de metade da bancada de vereadores da Câmara Municipal de Feira Nova, no Agreste Setentrional.
O senador Fernando Dueire participou, na noite de ontem, das comemorações pelos 172 anos de emancipação política de Buíque. Ao lado do prefeito Túlio Monteiro, Dueire reforçou compromissos com o município e realizou a entrega de equipamentos importantes para fortalecer, principalmente, a zona rural da cidade. Também foram assinadas ordens de serviços para reconstrução de 10 praças, calçamento de 50 ruas e construção de uma nova Unidade Básica de Saúde.


Presente – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, esteve presente na apresentação do Plano Integrado de Segurança para a 75ª Festa das Rosas aos representantes de todos os órgãos envolvidos, pela Secretária de Turismo, Eventos e de Governo, Lucila Santana. “Para este ano, preparamos uma estrutura robusta que inclui mais de 120 seguranças privados por dia e um sistema de videomonitoramento com mais de 270 câmeras integradas. O esquema conta ainda com a presença essencial da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de bombeiros civis, ambulâncias e equipes de atendimento de emergência de prontidão. A atuação conjunta também envolve o Conselho Tutelar e a Vigilância Sanitária, assegurando que cada detalhe do evento seja seguro, organizado e saudável”, disse o prefeito.
Programação – A Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, apresenta a programação do mês do Maio Laranja, campanha de conscientização pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o mês, serão realizadas ações de orientação, mobilização e conscientização, reforçando a importância da prevenção e da denúncia.
Anunciou – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, anunciou que no próximo sábado (16), haverá a tradicional Festa de Santa Rita, no Distrito de Quitimbu, com as presenças dos Vilões do Forró e Nanara Bello, a partir das 22 horas.
Agenda no Pajeú – O ministro da Pesca e Aquicultura substituto, Lázaro Medeiros, estará nesta quinta e sexta-feira, no Pajeú. Amanhã às 10 horas, o ministro estará no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado na Fazenda Saco, em Serra Talhada, para tratar do Projeto de “Aquisição de equipamentos e custeio para reestruturação e modernização de Estação de Produção de Formas Jovens e Organismo Aquáticos”, em parceria com MDA e IPA/PE; na sexta-feira (15), na cidade de Flores, 09 horas: Reunião com lideranças políticas no palácio municipal, 10 horas, Entrevista à rádio local Florescer FM, 10:30 horas, Encontro técnico com os Piscicultores do Sertão do Pajeú e às 14 horas, Visita técnica a criatórios de peixes no Povoado de Almas, encerrando a agenda no estado.
Você sabia? – Que o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho teve, nesta terça-feira (12), as contas relativas aos anos de 2021 e 2022 aprovadas pela Câmara Municipal. Simão Durando, que foi reeleito em 2024, também teve aprovação para o exercício de 2023.Todas as prestações, tanto de Miguel quanto de Simão, já haviam sido avaliadas e validadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Resultados do 1º trimestre de 2026 – O Banco do Nordeste (BNB) realizará, nesta quarta-feira, 13 de maio, às 10 horas, a apresentação dos resultados financeiros e sociais referentes ao primeiro trimestre de 2026. O evento será realizado por webconferência, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do BNB no YouTube, e será aberto a acionistas, investidores, analistas, profissionais do mercado de capitais e clientes. A apresentação será conduzida pelo diretor Financeiro e de Crédito e de Relações com Investidores, Wanger de Alencar, com participação das equipes de Relações com Investidores e de Controladoria do Banco.
A Prefeitura de Iguaracy realizou nesta terça-feira, 12 de maio, uma emocionante celebração em homenagem ao Dia das Mães na sede do município, em um momento especial de confraternização, alegria e reconhecimento à importância da figura materna. O evento aconteceu na Praça Antônio Rabêlo e contou com grande participação popular.
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, acaba de anunciar mais um importante apoio ao seu projeto político. Ele consolida força na região da Mata Norte com a chegada ao grupo do empresário e ex-vereador Gilmar Pereira, liderança de Camutanga.