Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Álvaro Porto entrega título de cidadã pernambucana à deputada Simone Santana

Por proposta do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), a deputada estadual Simone Santana (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (13.05), o título de Cidadã Pernambucana em sessão solene acontecida no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

Em seu discurso, Porto destacou a atuação de Simone Santana na gestão pública e na medicina. “Esta honraria representa a oficialização pública de um status que a parlamentar adquiriu, com todos os méritos, ao longo da sua vida profissional”, ressaltou Porto.

“É uma manifestação de reconhecimento à sua competência e ao seu cuidado, atenção e trabalho incessante em favor das crianças, das mulheres e da humanização das políticas sociais em Pernambuco”, completou.

Presente no evento, o médico e pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSB) classificou a homenagem como um reconhecimento justo à trajetória da deputada. “Simone Santana é filha do Piauí, mas é filha de Pernambuco há muito mais tempo e trabalhou muito por nosso estado. Tem serviços prestados em todo o estado, na Mata Sul, na Mata Norte, no Agreste. Ipojuca e Pernambuco conhecem muito bem a competência de Simone”, salientou.

O esposo da parlamentar, o ex-deputado e prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), assim como a filha Lara Santana, destacaram o comprometimento de Simone com a defesa dos direitos das mulheres e a crianças. Também salientaram a firmeza e a capacidade agregadora da parlamentar na atuação política.

Ao receber o título, a homenageada externou o sentimento de gratidão ao povo pernambucano. “Essa homenagem tem um significado muito especial para mim. É um reconhecimento pelos anos de trabalho dedicados à vida pública, à medicina, à gestão e, acima de tudo, ao cuidado com as pessoas. Recebo essa honraria com a responsabilidade de quem sabe que cidadania se faz com trabalho, luta e amor ao próximo”, discursou Simone Santana.

Médica pediatra e servidora pública licenciada, Simone Santana exerce atualmente seu terceiro mandato consecutivo na Alepe, onde coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância e preside a Comissao de Ciencia e Tecnologia.

Natural de São Raimundo Nonato, no Piauí, Simone construiu sua trajetória em Pernambuco, onde se formou médica, consolidou carreira e atuação política. Entre os principais marcos de sua vida pública estão a criação do Programa Mãe Coruja de Ipojuca, referência em políticas voltadas à primeira infância, a defesa dos direitos das mulheres e das crianças e o feito histórico de se tornar, em 2019, a primeira mulher eleita vice-presidente e também a primeira a presidir a Casa em quase 200 anos de existência do Legislativo estadual.

O evento contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, como o senador Fernando Dueire (PSD-PE); os deputados Franscimar Pontes (PSB), Débora Almeida (PSD) e Jarbas Filho (PSD), o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos); e o médico Olímpio Barbosa, diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam – UPE), colega de turma da deputada.

Foto: Peu Ricardo

PF apura se dinheiro de Vorcaro foi usado para bancar Eduardo Bolsonaro nos EUA

g1 – A Polícia Federal investiga se recursos ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. Segundo investigadores ouvidos pelo blog, uma das linhas de apuração busca esclarecer se o dinheiro teria sido destinado oficialmente à produção de um filme — como argumentado por aliados envolvidos nas tratativas — ou se esse discurso serviu apenas como justificativa para a transferência dos valores.

Os investigadores tentam entender três pontos centrais: se o recurso realmente foi aplicado no projeto audiovisual; se houve desvio de finalidade; ou se parte do dinheiro acabou sendo usada para custear a permanência de Eduardo Bolsonaro nos EUA.

Nos bastidores da investigação, também há dúvidas sobre o papel do senador Flávio Bolsonaro (PL) nas negociações e sobre qual teria sido a destinação final dos recursos. Ele é pré-candidato à Presidência da República.

A avaliação de investigadores é que esclarecer o fluxo do dinheiro virou peça-chave para entender o alcance político e financeiro das conexões em torno de Vorcaro, dono do Banco Master.

Nessa quarta-feira (13), o site “Intercept Brasil” publicou reportagem que mostra troca de mensagens entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro. Nas conversas, Flávio cobra de Vorcaro verbas prometidas para financiar o filme “Dark Horse”, uma produção internacional que conta a história de Jair Bolsonaro. O filme tem previsão de estreia no Brasil em setembro.

O deputado federal Mário Frias, produtor executivo do filme, e a produtora GOUP Entertainment divulgaram notas em que disseram que a cinebiografia não recebeu um “único centavo” do banqueiro Daniel Vorcaro.

A hipótese de uso do dinheiro do Master para bancar Eduardo Bolsonaro foi comentada em vídeo publicado nesta quinta-feira (14) no Instagram pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). “O filme era um código quando Flávio Bolsonaro falava com ele [Daniel Vorcaro]. O verdadeiro filme era livrar a cara de Jair Bolsonaro fazendo uma campanha contra o Brasil”, afirma o parlamentar.

Segundo Lindbergh, US$ 2 milhões de Vorcaro foram transferidos para um fundo sediado no Texas que teria como sócio o advogado de Eduardo Bolsonaro. O ex-deputado federal mora no Texas, nos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro ainda não comentou o assunto.

Flores dá início à 75ª Festa das Rosas com grandes shows nacionais nesta noite

O município de Flores, no Sertão de Pernambuco, respira tradição e festa a partir de hoje. Com a abertura oficial da 75ª edição da Festa das Rosas, a cidade celebra o seu “Jubileu de Brilhante” em grande estilo, reunindo atrações que prometem atrair milhares de turistas e moradores ao Pátio de Eventos.

A primeira noite de festividades, marcada para este dia 14 de maio, traz uma mistura de ritmos que reflete a diversidade cultural do evento. O cantor Litto Lins sobe ao palco para comandar o piseiro e o forró, aquecendo o público com os sucessos do momento. Em seguida, a noite ganha uma batida diferente com a chegada do rapper Hungria, um dos nomes mais aguardados, trazendo seus hits nacionais para o palco florense.

“A Festa das Rosas não é apenas um evento, é a identidade do nosso povo. Chegar à 75ª edição reforça o compromisso do Governo Municipal em manter viva a nossa cultura e impulsionar a economia local”, destaca a organização.

O Governo Municipal de Flores preparou uma estrutura robusta para garantir o conforto e a segurança dos foliões. Além dos grandes shows, o Pátio de Eventos conta com áreas de alimentação, suporte médico e um esquema especial de segurança. O evento conta ainda com o apoio institucional da Empetur, Fundarpe e do Governo de Pernambuco.

A tradição da Festa das Rosas, que atravessa décadas, é um dos principais pilares do calendário turístico da região. Para os próximos dias, a prefeitura promete manter o fôlego com mais atrações e atividades culturais, consolidando Flores como o epicentro do entretenimento no Sertão durante o mês de maio.

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que garante auxílio para famílias afetadas pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 19.241, que garante o pagamento do Auxílio Pernambuco, benefício de R$ 2,5 mil destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas no Estado. A medida prevê investimento de R$ 8,7 milhões e atenderá pessoas que tiveram perdas materiais nos 27 municípios pernambucanos em situação de emergência. A sanção está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14). O projeto de lei havia sido enviado pela chefe do Executivo estadual à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde foi aprovado pelos deputados estaduais.

“Sancionei as leis que criam o auxílio emergencial destinado às pessoas que perderam tudo nas chuvas e o Fundo de Proteção e Defesa Civil, que vai agilizar as respostas às emergências e fortalecer as ações de prevenção. Esse auxílio representa R$ 2,5 mil para até 3.500 pessoas poderem recuperar o que perderam e recomeçar. O decreto já foi publicado hoje no Diário Oficial, e a Defesa Civil e a Assistência Social realizam o levantamento dos beneficiários no território”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O auxílio será pago em parcela única e é destinado às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico e que comprovem danos materiais causados pelas chuvas. O pagamento será realizado a partir dos dados levantados pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Além do auxílio financeiro, a governadora também sancionou a Lei nº 19.240, que cria o Fundo de Proteção, Defesa Civil e Recuperação Ambiental de Pernambuco, voltado para ações de prevenção e resposta a emergências climáticas, como obras de contenção, drenagem e recuperação de áreas atingidas.

Com homenagem a Dom Francisco, Rádio Pajeú inaugura Estúdio II

A Rádio Pajeú inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 14, o Estúdio II, denominado Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, em homenagem ao “profeta do sertão”.

A cerimônia marcou um novo momento na história da emissora, com a ampliação de sua estrutura física e o fortalecimento das atividades de comunicação no Sertão do Pajeú.

A solenidade teve início com a bênção conduzida por Dom Limacêdo Antonio da Silva, presidente da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora da Rádio Pajeú. Também participaram representantes do clero da diocese, entre eles os padres Miguel Nunes, Elton Wilson e Renato Pereira, além do padre Josenildo Nunes de Oliveira, gerente administrativo adjunto da emissora.

Funcionários e colaboradores da rádio acompanharam a inauguração, considerada um momento histórico para a instituição.

O projeto técnico do novo estúdio foi desenvolvido por Paulo André, da SP Eletrônica, com coordenação do gerente administrativo Alyson Nascimento. A obra teve início ainda durante a gestão do comunicador Nill Júnior.

O Estúdio II conta com os mesmos recursos técnicos do estúdio principal e foi planejado para atender produções com menor número de participantes, garantindo mais dinamismo à grade de programação.

A partir de agora, os programas Em Dia com a Noite e Acorda Sertão passam a ser gerados no novo espaço. Aos finais de semana, toda a programação da emissora também será transmitida a partir do estúdio.

Durante a solenidade, o gerente administrativo da Rádio Pajeú, Alyson Nascimento, destacou a importância da entrega do novo equipamento para o fortalecimento da comunicação regional.

“Esse é um momento muito importante para a Rádio Pajeú. A entrega do Estúdio 2 representa mais do que uma ampliação física. Representa planejamento, investimento e compromisso com a qualidade da nossa comunicação. É também uma justa homenagem a Dom Francisco, que tanto contribuiu com a nossa Igreja e com a missão da comunicação. E o mais importante: este espaço já nasce integrado à nossa programação, a serviço do povo do Pajeú”, afirmou.

Petrobras realiza estudos para possível instalação de um terminal de combustíveis em Salgueiro

O município de Salgueiro pode receber um terminal de combustíveis da Petrobras, o que impactará fortemente na economia local e regional. A estatal brasileira está realizando estudos nesse sentido, com objetivo de fazer a produção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) chegar à região do Matopiba, que engloba o oeste da Bahiia, parte do Tocantins e o sul do Piauí e Maranhão. A área, que fica nas proximidades de Salgueiro, é uma das maiores produtoras de grãos e grande consumidora de diesel no Brasil.

Salgueiro pode receber o terminal porque fica situado no centro da Ferrovia Transnordestina e terá uma ligação direta com o Porto de Suape e a Rnest quando o trecho pernambucano da estrada de ferro estiver pronto.

Com objetivo de atender a demanda de regiões onde existe alta necessidade de diesel, como a Matopiba, a Petrobras está investindo R$ 12 bilhões para dobrar a capacidade de produção da Rnest. A unidade deve passar dos 130 mil barris processados por dia atualmente para 260 mil até 2029.

Segundo o portal Movimento Econômico, a Petrobras ainda não informou quando serão concluídos os estudos sobre a possibilitação de um hub de combustíveis em Salgueiro, mas disse que um entreposto no município “se enquadra naturalmente nessas avaliações por ser um entroncamento-chave da Transnordestina, com potencial de integração logística com a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), o que favorece a análise de alternativas graduais e flexíveis de atendimento ao mercado regional”.

A estatal ainda ressalta que “conduz avaliações constantes das oportunidades que fortaleçam a eficiência logística, a segurança de abastecimento e a competitividade no interior da região — inclusive em áreas de influência do Matopiba, que tem apresentado dinâmica de crescimento acima da média regional”.

De acordo com um estudo do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Bahia, com a instalação de um terminal para fazer distribuição de combustíveis em vários estados do Nordeste, Salgueiro pode movimentar R$ 1,8 milhão de toneladas do produto por ano. A entidade defende a construção da obra em Salgueiro, argumentando que o combustível teria redução de custos se chegasse ao interior de Pernambuco pela Transnordestina.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, disse que a gestão está envidando esforços para o município receber o entreposto. “Já está passando pela cidade os carregamentos da gipsita que vem do Araripe e seguem para o Ceará. Salgueiro é estratégico para chegar ao sul do Piauí, no Matopiba, onde se concentra um dos maiores mercados de combustível por causa da produção de grãos”, salienta.

Dr. Pedro agradece a Luciano Duque e Raquel Lyra por obra de terraplanagem entre Iguaracy e Jabitacá

Durante a visita técnica realizada pela equipe de engenharia do Instituto Agronômico de Pernambuco, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, destacou a importância da obra de terraplanagem e agradeceu aos parceiros envolvidos na conquista da obra.

“Gostaria neste momento de agradecer a visita de Ana Cristina e sua equipe de Engenharia do IPA, que estiveram em nosso município realizando uma visita técnica para o início das obras de terraplanagem na estrada que liga Iguaracy a Jabitacá”, destacou o prefeito.

O gestor também agradeceu o apoio do deputado estadual Luciano Duque, ressaltando sua atuação junto ao Governo do Estado para viabilizar a obra. “Quero também agradecer ao nosso querido deputado estadual Luciano Duque pelo empenho e dedicação na conquista desta grande obra para Iguaracy. Tenho certeza de que esta estrada ficará um tapete, do jeito que a nossa população merece”, afirmou.

Dr. Pedro Alves ainda fez questão de agradecer à governadora Raquel Lyra pelo investimento. “Agradeço ainda, de todo o coração, à nossa governadora Raquel Lyra por este presente tão importante para o município, fruto de um investimento alto e necessário, enquanto seguimos aguardando, a chegada do asfalto”, pontuou.

O prefeito concluiu enfatizando que a terraplanagem é uma obra de grande magnitude. “A terraplanagem é uma obra de grande magnitude, que irá melhorar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida da população. Tenho plena convicção de que o resultado final deixará todos muito felizes.”

Itapetim inicia projeto SAEPE EM FOCO com gincana educacional para alunos do 9º ano

Nesta quarta-feira (13), o município de Itapetim (PE) deu início ao projeto SAEPE EM FOCO com a realização de uma gincana especial envolvendo alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa contou com a participação das escolas Antônio Piancó Sobrinho (sede), Walfredo Siqueira (Distrito de São Vicente) e Paulino Amaro Cordeiro (Distrito de Piedade).

A gincana teve como objetivo promover o engajamento dos estudantes do 9º ano nas atividades de preparação para o SAEPE, estimulando o compromisso com a aprendizagem, a participação ativa e a melhoria do desempenho escolar, com foco nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática.

As provas foram elaboradas com base nos descritores do SAEPE, valorizando o protagonismo dos estudantes e reforçando, de forma dinâmica e significativa, as habilidades trabalhadas em sala de aula pelos professores.

A ação foi promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio da equipe gestora, coordenadores, professores e demais profissionais da educação, que contribuíram para o sucesso do projeto.

Estiveram presentes a prefeita Aline Karina, a secretária de Educação Paula Cilene, equipe da Secretaria, além de gestores escolares e professores.

Secretaria de Cultura de Garanhuns promove formação continuada da PNAB para agentes culturais

Encontros vão orientar agentes culturais sobre inscrições dos editais da PNAB, além disso, haverá busca ativa em distritos, zona rural e comunidades quilombolas

Com o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de cultura e fortalecer os agentes culturais do município, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, realizará uma Formação Continuada voltada aos interessados em participar da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Os encontros acontecerão nos sábados, dias 16, 23 e 30 de maio, das 9h às 12h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Garanhuns, localizado na Rua Joaquim Távora, nº 305, no bairro Heliópolis.

A ação será dedicada ao esclarecimento de dúvidas, orientações sobre os editais e apoio no preenchimento dos formulários de inscrição, oferecendo suporte aos fazedores de cultura de diferentes segmentos do município.

Além das formações presenciais, as ações voltadas para PNAB vão contar com busca ativa de artistas e trabalhadores da cultura nos distritos, zona rural e comunidades quilombolas, promovendo maior inclusão e acesso às oportunidades oferecidas pela PNAB.

A proposta é garantir que mais agentes culturais consigam participar dos editais, democratizando o acesso às políticas culturais e fortalecendo a produção artística e cultural de Garanhuns.