Por proposta do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), a deputada estadual Simone Santana (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (13.05), o título de Cidadã Pernambucana em sessão solene acontecida no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.
Em seu discurso, Porto destacou a atuação de Simone Santana na gestão pública e na medicina. “Esta honraria representa a oficialização pública de um status que a parlamentar adquiriu, com todos os méritos, ao longo da sua vida profissional”, ressaltou Porto.
“É uma manifestação de reconhecimento à sua competência e ao seu cuidado, atenção e trabalho incessante em favor das crianças, das mulheres e da humanização das políticas sociais em Pernambuco”, completou.
Presente no evento, o médico e pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSB) classificou a homenagem como um reconhecimento justo à trajetória da deputada. “Simone Santana é filha do Piauí, mas é filha de Pernambuco há muito mais tempo e trabalhou muito por nosso estado. Tem serviços prestados em todo o estado, na Mata Sul, na Mata Norte, no Agreste. Ipojuca e Pernambuco conhecem muito bem a competência de Simone”, salientou.
O esposo da parlamentar, o ex-deputado e prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), assim como a filha Lara Santana, destacaram o comprometimento de Simone com a defesa dos direitos das mulheres e a crianças. Também salientaram a firmeza e a capacidade agregadora da parlamentar na atuação política.
Ao receber o título, a homenageada externou o sentimento de gratidão ao povo pernambucano. “Essa homenagem tem um significado muito especial para mim. É um reconhecimento pelos anos de trabalho dedicados à vida pública, à medicina, à gestão e, acima de tudo, ao cuidado com as pessoas. Recebo essa honraria com a responsabilidade de quem sabe que cidadania se faz com trabalho, luta e amor ao próximo”, discursou Simone Santana.
Médica pediatra e servidora pública licenciada, Simone Santana exerce atualmente seu terceiro mandato consecutivo na Alepe, onde coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância e preside a Comissao de Ciencia e Tecnologia.
Natural de São Raimundo Nonato, no Piauí, Simone construiu sua trajetória em Pernambuco, onde se formou médica, consolidou carreira e atuação política. Entre os principais marcos de sua vida pública estão a criação do Programa Mãe Coruja de Ipojuca, referência em políticas voltadas à primeira infância, a defesa dos direitos das mulheres e das crianças e o feito histórico de se tornar, em 2019, a primeira mulher eleita vice-presidente e também a primeira a presidir a Casa em quase 200 anos de existência do Legislativo estadual.
O evento contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, como o senador Fernando Dueire (PSD-PE); os deputados Franscimar Pontes (PSB), Débora Almeida (PSD) e Jarbas Filho (PSD), o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos); e o médico Olímpio Barbosa, diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam – UPE), colega de turma da deputada.
Foto: Peu Ricardo



O município de Flores, no Sertão de Pernambuco, respira tradição e festa a partir de hoje. Com a abertura oficial da 75ª edição da Festa das Rosas, a cidade celebra o seu “Jubileu de Brilhante” em grande estilo, reunindo atrações que prometem atrair milhares de turistas e moradores ao Pátio de Eventos.
A governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 19.241, que garante o pagamento do Auxílio Pernambuco, benefício de R$ 2,5 mil destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas no Estado. A medida prevê investimento de R$ 8,7 milhões e atenderá pessoas que tiveram perdas materiais nos 27 municípios pernambucanos em situação de emergência. A sanção está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14). O projeto de lei havia sido enviado pela chefe do Executivo estadual à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde foi aprovado pelos deputados estaduais.
A Rádio Pajeú inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 14, o Estúdio II, denominado Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, em homenagem ao “profeta do sertão”.
O município de Salgueiro pode receber um terminal de combustíveis da Petrobras, o que impactará fortemente na economia local e regional. A estatal brasileira está realizando estudos nesse sentido, com objetivo de fazer a produção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) chegar à região do Matopiba, que engloba o oeste da Bahiia, parte do Tocantins e o sul do Piauí e Maranhão. A área, que fica nas proximidades de Salgueiro, é uma das maiores produtoras de grãos e grande consumidora de diesel no Brasil.
Durante a visita técnica realizada pela equipe de engenharia do Instituto Agronômico de Pernambuco, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, destacou a importância da obra de terraplanagem e agradeceu aos parceiros envolvidos na conquista da obra.
Nesta quarta-feira (13), o município de Itapetim (PE) deu início ao projeto SAEPE EM FOCO com a realização de uma gincana especial envolvendo alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa contou com a participação das escolas Antônio Piancó Sobrinho (sede), Walfredo Siqueira (Distrito de São Vicente) e Paulino Amaro Cordeiro (Distrito de Piedade).
Encontros vão orientar agentes culturais sobre inscrições dos editais da PNAB, além disso, haverá busca ativa em distritos, zona rural e comunidades quilombolas