Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Controladoria-Geral de Caruaru participa de conferência internacional sobre integridade pública e privada

A Controladoria-Geral do Município de Caruaru (CGM) participou, nos dias 12 e 13 de maio, em São Paulo, da segunda Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada, promovida pela CGM-SP, com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno.

O evento reuniu especialistas e gestores públicos para discutir temas como transparência, governança, prevenção à corrupção, acesso à informação e fortalecimento das políticas de integridade.

“Participar de um evento como esse contribui diretamente para o fortalecimento das ações de integridade e governança em Caruaru, permitindo trazer novas experiências e soluções para aprimorar a gestão pública. Esse avanço também é resultado do apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro, que tem incentivado o fortalecimento das políticas de transparência, controle e integridade no município”, afirmou o controlador-geral da CGM Caruaru, Pedro Henrique.

Fredson agradece contribuição de Hugo Rabelo em São José do Egito

A Prefeitura de São José do Egito divulgou nesta sexta-feira (15) uma nota oficial confirmando o pedido de licença do secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo.

Segundo a nota, assinada pelo prefeito Fredson Britto, o afastamento ocorre para que o secretário possa dedicar maior atenção à saúde do pai e à família.

Na nota, o prefeito destacou a contribuição de Hugo Rabelo à frente da pasta, ressaltando avanços na saúde pública do município durante sua gestão.

Entre as ações citadas pela Prefeitura estão a melhoria do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), ampliação da Casa de Apoio, realização de mutirões de consultas e exames especializados, modernização da regulação, chegada de novas ambulâncias UTI, reformas em unidades de saúde e investimentos no Hospital Municipal. Também foram mencionados o fortalecimento do centro de parto e projetos estruturantes em andamento na rede municipal de saúde.

A administração municipal afirmou ainda que seguirá dando continuidade às ações e projetos desenvolvidos na área da saúde e manifestou expectativa pelo retorno do secretário “no tempo de Deus e no momento em que sua família estiver fortalecida e em paz”.

Veja nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de São José do Egito recebeu com respeito, compreensão e sentimento de solidariedade o pedido de licença do secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo.

Neste momento delicado, em que o Dr. Hugo precisa dedicar maior atenção à saúde de seu pai e à sua família, nos unimos em oração e fazemos votos para que Deus conceda força, serenidade e plena recuperação, permitindo que tudo se resolva da melhor forma possível.

Ao longo de sua trajetória à frente da Secretaria de Saúde, Dr. Hugo desempenhou um trabalho marcado pela dedicação, compromisso e amor ao povo de São José do Egito. Sua atuação contribuiu diretamente para importantes avanços na saúde pública do município, reconhecidos pela população egipciense e por todos que acompanham diariamente a transformação vivida pela nossa rede municipal de saúde.

Entre tantas conquistas, destacamos a melhoria do TFD, a ampliação da Casa de Apoio, os mutirões de consultas e exames especializados, a modernização da regulação, a chegada de novas ambulâncias UTI, as reformas das unidades de saúde, os investimentos no Hospital Municipal, o fortalecimento do centro de parto, além das obras e projetos estruturantes que seguem em andamento em nosso município.

Mais do que um secretário, Hugo sempre foi um parceiro de gestão, um profissional comprometido e um amigo desta administração. Sua sensibilidade humana, sua competência técnica e sua dedicação ao SUS deixaram marcas importantes na história da saúde de São José do Egito.

Em nome da gestão municipal, agradeço profundamente por todo empenho, lealdade e serviço prestado ao nosso povo.

Reafirmamos que esta não é uma despedida definitiva. As portas da Prefeitura de São José do Egito estarão sempre abertas, ansiosas e esperançosas pelo seu retorno, no tempo de Deus e no momento em que sua família estiver fortalecida e em paz.

Seguiremos trabalhando com responsabilidade, dando continuidade aos projetos e ações construídos coletivamente em favor da nossa população.

Que Deus abençoe Dr. Hugo Rabelo, sua família e, em especial, conceda saúde ao seu pai neste momento de dificuldades.

São José do Egito – PE, 15 de maio de 2026.

Fredson Henrique de Oliveira Brito
Prefeito Constitucional de São José do Egito – PE

Governadora Raquel Lyra entrega novo terminal de passageiros do Aeroporto de Fernando de Noronha e inaugura primeiro Centro de Referência da Mulher no arquipélago

Modernização da infraestrutura amplia capacidade operacional do equipamento e fortalece turismo, mobilidade e desenvolvimento da ilha

Em mais uma entrega em Fernando de Noronha, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (15), o novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, com investimento de R$ 63 milhões. As obras garantiram a ampliação da capacidade operacional e a requalificação do equipamento, contemplando as áreas de embarque e desembarque. Ainda no arquipélago, a gestora entregou o primeiro Centro de Referência da Mulher.

“São mais de R$ 63 milhões de investimento, que se somam mais de R$ 90 milhões aplicados pelo Governo do Estado para recuperação estrutural da pista, ampliação da área de taxiamento e garantia de mais segurança para as aeronaves. Também entregamos o Centro de Referência da Mulher, visitamos obras no hospital e inauguramos o ambulatório. Vamos continuar trabalhando porque, do jeito que a gente faz aqui na ilha e no continente, ninguém para Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.

Com a ampliação, o terminal quase triplica de tamanho, passando de 1.055 m² para 2.805 m². A nova estrutura contará com esteira de bagagens, ampliação das áreas de atendimento, novos espaços comerciais e sistema de reconhecimento facial para facilitar o controle de acesso à ilha.

“Hoje temos a possibilidade não mais de sonhar, mas de vivenciar uma Noronha limpa, com energias renováveis, com um aeroporto dessa qualidade, com ampliação do abastecimento de água, de saneamento, com investimentos na infraestrutura”, detalhou a vice-governadora Priscila Krause.

Atualmente, o aeroporto tem capacidade para atender cerca de 240 passageiros por hora, número que deve subir para 500 turistas por hora com a nova configuração. As intervenções também contemplaram melhorias na pista de pouso e decolagem, faixa de pista, RESA, pistas de táxi, sistema de drenagem e auxílios à navegação. Até o momento, o pacote de investimentos no equipamento soma R$ 135 milhões.

Presente na solenidade, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, destacou a importância da parceria entre os governos. “É um investimento de mais de R$ 60 milhões que significa uma boa parceria entre o poder público e o setor privado, gerando mais conforto, mais eficiência e melhorando a experiência do turista que chega em Noronha, mas também do morador da ilha, que precisa se deslocar para o continente e agora poderá desfrutar de um serviço com mais qualidade”, afirmou.

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, ressaltou que a modernização do equipamento representa um avanço para a mobilidade aérea da ilha. “Agora conseguimos garantir não só a segurança, mas também conforto para o passageiro que chega aqui. O aeroporto também ganhou paisagismo, uma arquitetura emblemática com símbolos que representam a natureza de Noronha”, explicou o secretário.

O deputado estadual João de Nadegi também destacou os impactos das entregas realizadas em Noronha ao longo do dia. “As pessoas que entram aqui para o turismo, para o negócio, para ter sua renda, hoje entram no aeroporto de fato de respeito ao nível e à altura de Noronha. E o Governo de Pernambuco, como faz em todos os cantos do Estado, hoje consegue entregar um aeroporto novo e reformado para Noronha”, afirmou.

Além do novo terminal, seguem em andamento no aeroporto as obras da Seção Contra Incêndio (SCI) e a aplicação da última camada de CBUQ na pista, etapa que vai reforçar a durabilidade do pavimento e ampliar ainda mais a segurança operacional.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, ressaltou os impactos positivos da obra para moradores e visitantes da ilha. “Mais um ganho espetacular de infraestrutura para a ilha. O aeroporto é a porta de entrada de Fernando Noronha. Estamos com um terminal praticamente triplicado que tá passando para 3.000 metros quadrados, muito mais moderno. Mais um ganho excepcional, além de toda a reforma da pista”, acrescentou o administrador.

Para Manoel Ferreira Jr., diretor da empresa Dix, responsável pela obra, a entrega do novo equipamento é motivo de orgulho. “Nós estamos aqui na ilha desde 95, entregando o equipamento que venha ser de grande serventia ao turismo da ilha e tendo a capacidade de oferecer conforto”, afirmou.

ACOLHIMENTO – Nesta sexta (15), ainda foi inaugurado o Centro de Referência da Mulher (CRM) Rita Flor, através da Secretaria da Mulher de Pernambuco. O novo equipamento público está localizado na Alameda Bela Vista, no bairro de Floresta Nova, e passa a integrar a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher no arquipélago.

O espaço contará com suporte social, psicológico e jurídico, além de encaminhamentos dos casos, fortalecendo o acesso das mulheres aos seus direitos e à rede de proteção. O equipamento homenageia Rita Flor, mulher que marcou a história de Fernando de Noronha pela força, dedicação e compromisso com a comunidade.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Natalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Túlio Vilaça (Casa CIvil); e Walkiria Alves (executiva de Políticas para as Mulheres). Também participaram José Anchieta (Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH); Roberta Andrade (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco); e Armando Bisneto (Porto de Suape).

Gabriel Porto reforça diálogo e compromisso com trabalho em reunião com lideranças de Jaboatão

Pré-candidato a deputado federal, Gabriel Porto segue fortalecendo bases, construindo alianças e preparando o time para a corrida eleitoral. Nesta sexta-feira (15.05), reuniu lideranças que apoiam seu projeto eleitoral em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para afinar o diálogo e construir, coletivamente, propostas para demandas do município.

Estiveram no encontro os vereadores Eládio Rangel, Irmão Jailton e Dr. Tadeu Veterinário, os suplentes Marcelo do Danone, Luciano Souza, Nando Campos, Niel das Chaves, Carlos Souza e Adailton e ainda ex-deputado estadual Eduardo Porto.

“Jaboatão é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, um município com fortes polos industrial e comercial, potencialidades turísticas, grandes possibilidades de desenvolvimento e também muitos desafios. Contar com apoio de lideranças que defendem e trabalham pelo município e sua gente é uma satisfação, mas também uma realidade que exige responsabilidade e ação”, disse Gabriel.

Segundo ele, é ciente deste compromisso que sua pré-candidatura vem sendo apresentada ao povo de Jaboatão. “Nosso grupo está unido e preparado para trabalhar pelo desenvolvimento do município”, afirmou.

Unidade Popular (UP) lança pré candidatura ao Governo de Pernambuco

A Unidade Popular (UP) lançou Camila Falcão, conhecida como Professora Camila, como pré-candidata ao Governo de Pernambuco nas eleições de outubro.O anúncio foi feito durante o ato de abertura do congresso extraordinário do partido, no dia 26 de abril, no Recife. O evento contou com a presença de Samara Martins, pré-candidata do partido à presidência da República.

Camila Falcão é natural de Vitória de Santo Antão, no Agreste pernambucano, e é formada em História, área em que atua como professora da educação popular. Ela já atuou na organização do movimento estudantil da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e foi coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes Odijas Carvalho de Souza. Também integrou o Movimento Luta de Classes, onde participou de mobilizações de trabalhadores da limpeza urbana, professores e profissionais de enfermagem.

Atualmente, coordena o Movimento de Mulheres Olga Benario, voltado ao enfrentamento de feminicídios e outras formas de violência contra mulheres e crianças.

Paulo Rubem Santiago indicado como pré-candidato ao Senado, Alice Gabino mantém sua pré-candidatura

A Federação PSOL-Rede realizou, na tarde desta sexta-feira (15), uma reunião para discutir o cenário eleitoral de 2026 em Pernambuco. Durante o encontro, a REDE de Pernambuco indicou o nome do ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago, da Rede Sustentabilidade, como pré-candidato ao Senado Federal.

A definição, no entanto, ainda depende de deliberação da direção nacional da Rede Sustentabilidade, que estará em Pernambuco na próxima quarta-feira (20). Segundo integrantes da legenda, a executiva nacional terá a palavra final sobre a candidatura ao Senado.

Alice Gabino mantém pré-candidatura

Antes da reunião desta sexta-feira, a tendência Rede Pela Base já havia apresentado o nome de Alice Gabino para disputar o Senado. Após a indicação de Paulo Rubem pela direção estadual, Alice afirmou que sua pré-candidatura permanece mantida até a decisão definitiva da direção nacional do partido.

De acordo com Alice, o processo segue em discussão interna e será analisado pela executiva nacional da legenda nos próximos dias.

A expectativa em torno da decisão nacional ocorre após episódios recentes envolvendo a atuação da executiva da Rede em Pernambuco. Em 2024, a direção nacional do partido decidiu apoiar a candidatura do PSOL à Prefeitura do Recife, composição que contou com Alice Gabino como candidata a vice-prefeita na chapa.

Nos bastidores políticos, lideranças avaliam que o desfecho poderá influenciar a estratégia eleitoral da Federação PSOL-Rede para 2026 no estado.

Cenário político segue em construção

A movimentação ocorre em meio às articulações partidárias para as eleições de 2026 em Pernambuco. Partidos da base progressista vêm intensificando debates sobre alianças, composição de chapas e definição de candidaturas majoritárias.

Até o momento, a Federação PSOL-Rede ainda não oficializou candidatura definitiva ao Senado. A tendência é que novas reuniões ocorram após a visita da executiva nacional da Rede ao estado.
A direção nacional da Rede Sustentabilidade deverá ouvir lideranças estaduais antes de anunciar uma definição oficial. Enquanto isso, tanto Paulo Rubem quanto Alice Gabino seguem colocados como nomes ligados ao debate interno da legenda para o Senado Federal.
O cenário permanece aberto e pode sofrer alterações conforme avancem as negociações políticas em Pernambuco.

Banco do Nordeste transforma teatro histórico de Mossoró em novo centro cultural

O Banco do Nordeste (BNB) inaugurou, nesta quinta-feira, 14, um novo centro cultural em Mossoró, instalado no histórico Teatro Lauro Monte Filho, em cerimônia que reuniu autoridades, artistas, produtores culturais e público local. A abertura do espaço Banco do Nordeste Cultural Mossoró encerra um intervalo de quase duas décadas sem a inauguração de novos equipamentos culturais próprios da instituição — o último havia sido entregue em 2007, em Sousa (PB).

Participaram da solenidade a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de dirigentes do Banco, parlamentares, gestores públicos e representantes da classe artística.

O novo centro cultural passa a integrar a rede de equipamentos do Banco do Nordeste, que possui, além de Sousa, unidades em Fortaleza e Juazeiro do Norte. A instituição também mantém negociações para expansão da política cultural em Recife e Salvador.

Patrimônio recuperado

Construído em 1964 pelo empresário e político Dix-huit Rosado, o prédio abrigou o antigo Cine Cid, espaço que marcou a vida cultural mossoroense durante décadas. O imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado em 1999 e cedido ao Banco do Nordeste, em 2024, por um período de 20 anos.

A restauração e modernização do teatro receberam investimento aproximado de R$ 4 milhões. O espaço foi readequado com acessibilidade ampliada, iluminação cênica moderna e sistemas de som e imagem de última geração, consolidando-se como um dos mais modernos equipamentos culturais do Rio Grande do Norte.

A fachada do prédio ganhou intervenção assinada pela artista visual potiguar Ariell Guerra, cuja obra dialoga com elementos da cultura popular e da paisagem do interior potiguar.

Cultura e desenvolvimento
Durante a cerimônia, Paulo Câmara afirmou que o novo espaço reforça a estratégia do Banco de tratar a cultura como vetor de desenvolvimento regional.

“O Banco do Nordeste entende que desenvolvimento também passa pela cultura, pela preservação da memória e pela valorização dos artistas e da identidade nordestina. Esta entrega em Mossoró dialoga com a visão do presidente Lula de fortalecimento da cultura como instrumento de inclusão, cidadania e desenvolvimento regional. Mossoró recebe hoje um equipamento que fortalece a economia criativa e amplia o acesso da população à produção cultural”, declarou.

O diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, destacou o papel do equipamento na dinamização da cadeia econômica ligada ao setor cultural.

“A cultura movimenta renda, turismo, serviços e oportunidades. A chegada do Banco do Nordeste Cultural a Mossoró representa também um investimento na economia criativa e na capacidade que o setor cultural tem de gerar desenvolvimento regional”, afirmou.

Ao defender a interiorização das políticas de incentivo à cultura, a ministra da Cultura, Margareth Menezes relacionou a expansão da Lei Rouanet à abertura de espaços culturais em diferentes regiões do país. “Hoje nós temos projetos patrocinados pela Lei Rouanet sendo patrocinados pelo Brasil inteiro. Isso é um trabalho da nossa gestão, dentro da visão do presidente Lula de fortalecer o setor cultural e a indústria criativa”, afirmou. Para a ministra, iniciativas como a inaugurada em Mossoró ajudam a ampliar oportunidades, estimular a economia criativa e promover inclusão social.

Atuação no Rio Grande do Norte
Mesmo antes da inauguração da sede definitiva, o Banco do Nordeste Cultural já vinha promovendo atividades em Mossoró e em outras cidades potiguares. Entre 2024 e 2026, foram realizadas 679 ações culturais, com público superior a 88 mil pessoas e investimentos de mais de R$ 3,3 milhões.

A programação inaugural contou com apresentação do grupo Caboclos de Major Sales, do espetáculo “A Invenção do Nordeste”, da companhia Carmin, e show aberto ao público da cantora potiguar Roberta Sá, na Praça Vigário Antônio Joaquim.

As atividades culturais começaram ainda pela manhã e seguem até o próximo dia 17 de maio, com programação gratuita voltada a diferentes linguagens artísticas.

Felipe Carreras solicita intervenção do Governo Federal para restabelecimento de energia no Projeto Brígida – Sistema Itaparica

O deputado federal Felipe Carreras encaminhou, nesta sexta-feira (15), ofícios ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, solicitando providências urgentes para solucionar o desligamento do fornecimento de energia elétrica no Projeto Brígida, integrante do Sistema Itaparica, localizado no município de Orocó, no Sertão de Pernambuco.

No documento, o parlamentar manifesta profunda preocupação com os impactos sociais e econômicos causados pela interrupção do fornecimento de energia na subestação que atende o projeto irrigado, situação que vem comprometendo diretamente o abastecimento de água, a produção agrícola e o funcionamento de serviços essenciais da região.

Felipe Carreras destaca que milhares de famílias reassentadas pelo Governo Federal após a construção da Barragem de Sobradinho estão sendo diretamente afetadas pela suspensão do serviço. Sem energia, não há funcionamento das bombas de irrigação, impossibilitando o abastecimento de água das lavouras.

Além dos prejuízos à produção agrícola, o desligamento também vem impactando escolas, postos de saúde, comércio local e outros serviços públicos essenciais, agravando ainda mais a situação enfrentada pela população do Sistema Itaparica.

Diante da gravidade do cenário, Felipe Carreras solicitou ao Governo Federal o restabelecimento imediato do fornecimento de energia ao Projeto Brígida, além da construção de uma solução definitiva para os débitos históricos do Sistema Itaparica e da adoção de medidas que garantam proteção às famílias reassentadas que dependem da atividade agrícola e da irrigação para sobreviver.

O parlamentar informou ainda que segue acompanhando o caso junto ao prefeito de Orocó, Ismael Lira, reforçando a necessidade de uma resposta urgente para evitar novos prejuízos à população.

Prefeito Sivaldo Albino assina Ordem de Serviço para retomada das obras do Cristo do Magano e novos investimentos em infraestrutura

Pacote de quase R$ 8 milhões contempla melhorias em espaços públicos, pavimentação de ruas e retomada de importantes obras estruturadoras do município

Em solenidade prestigiada na Prefeitura de Garanhuns, nesta quinta-feira (14), o prefeito Sivaldo Albinou assinou novas Ordens de Serviço para a execução de mais obras de infraestrutura e requalificação urbana em diversos pontos da cidade. As ações contemplam a requalificação da Praça João Silva Souto, no bairro Heliópolis; a construção de uma praça entre as ruas Francisca Amaral Tinô, Belém e Estácio de Sá, na Boa Vista; além da pavimentação com drenagem pluvial de 15 ruas em diferentes bairros do município.

Durante a solenidade, também foi autorizada a retomada das obras de requalificação do Mirante do Cristo do Magano e da construção do Centro de Cultura e Artes de Garanhuns. Os equipamentos são considerados estratégicos para o fortalecimento do turismo, da cultura e da valorização dos espaços públicos da cidade.

As obras somam quase R$ 8 milhões em recursos e devem começar nos próximos dias. As intervenções fazem parte do cronograma de ações da gestão municipal voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, mobilidade, lazer e ampliação dos espaços de convivência da população.

O prefeito Sivaldo Albino ressaltou a importância das ações para o desenvolvimento da cidade. “São obras que vão melhorar a vida da população, garantindo mais infraestrutura, lazer e valorização dos nossos espaços públicos. Estamos avançando com trabalho e compromisso em todas áreas de Garanhuns”, afirmou.

Texto: Allan Novato
Fotos: Wedson Gonçalves / Geraldo Mendonça

Banda cover de Roupa Nova e um dos maiores vocalistas de bandas bailes do Brasil sobem ao palco do Salgueiro Moto Fest hoje

Composta por músicos com mais de 20 anos de experiência, a banda O Disco fará um show cover de Roupa de Nova na noite desta sexta-feira, 15, no 17° Salgueiro Moto Fest. O grupo musical recifense promete envolver o público com o romantismo característico da banda de soft rock carioca.

O Disco foi fundada em 2016 e já se apresentou na edição do Salgueiro Moto Fest de 2024, recebendo muitos elogios de quem prestigiou. Hoje, abrilhantando o encontro de motociclistas mais uma vez, apresentará grandes sucessos do Roupa Nova, como ‘Volta Pra Mim’, ‘Linda Demais’, ‘Meu Universo é Você’ e ‘Sapato Velho’.

Quem também retorna a Salgueiro nesta sexta-feira é Joãozinho Dantas, considerado um dos maiores vocalistas de bandas bailes do Brasil, com passagens por grupos icônicos como Circuito Musical e Grafith. Quem já assistiu shows dele no Moto Fest sabe que o repertório é repleto de sucessos dos anos 80, 90 e de outras décadas, incluindo muitas baladas, pop, pop rock e outros ritmos.

Salgueiro Moto Fest 2026

Iniciado nesta quinta-feira, 15, com Moto Culto e show da banda Águias de Cristo, o 17° Salgueiro Moto Fest chega a sua 2ª noite hoje. Além das duas atrações já informadas, a programação desta sexta também terá show católico do Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC) e uma performance da banda The Goonies.

O evento termina amanhã, quando sobem ao palco principal as bandas de rock Sistema em Caos e McFly e o cantor de reggae Toni Garrido, da Cidade Negra. O último dia do encontro também terá passeio de motociclistas pela cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes no Clube das Acácias, considerada ‘o maior 0800 do Nordeste’.

A festa é uma realização dos motoclubes de Salgueiro com apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco desde 2025.