Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Caruaru amplia direitos e consolida reconhecimento quilombola da Comunidade do Crato

A Comunidade do Crato, localizada no bairro Indianópolis, em Caruaru, foi oficialmente certificada como Comunidade Remanescente de Quilombo, durante cerimônia realizada no último sábado (16). O reconhecimento foi concedido pelo Governo Federal, por meio da Fundação Cultural Palmares, a partir de um trabalho articulado pela Prefeitura de Caruaru junto à comunidade, e representa um marco histórico ao legitimar a identidade, a ancestralidade e a trajetória de resistência dos moradores.

A certificação fortalece a garantia de direitos da população quilombola, amplia o acesso a políticas públicas e contribui para o processo de regularização do território. Durante a ação, também foram oferecidos atendimentos de saúde e serviços do ônibus Avança Cidadania, com atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) e emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Eu agradeço muito pelo que a prefeitura está fazendo aqui pela nossa comunidade. É muito importante pra nós”, destacou o morador conhecido como Zé Negão.

A cerimônia foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e a Coordenação de Promoção de Políticas para a Igualdade Étnico-Racial.

Tarcísio do Acordeon é confirmado na Expocose 2026 e aumenta expectativa para a maior festa de Sertânia

A prefeita Pollyanna Abreu anunciou mais uma grande atração da 52ª edição da Expocose, tradicional exposição especializada em caprinovinocultura de Sertânia. Durante passagem pelo Parque de Vaquejada Cordeiro e Caldas, na noite deste sábado (16), a gestora confirmou o cantor Tarcísio do Acordeon como uma das atrações da festa mais aguardada do ano.

O anúncio aumentou ainda mais a expectativa do público, já que o evento já havia confirmado anteriormente o nome de Wesley Safadão. A expectativa é de que a edição 2026 da Expocose reúna um dos maiores públicos da história do evento.

A população agora aguarda ansiosamente a divulgação da programação completa, incluindo as demais atrações, dias e horários dos shows. A expectativa é de que novos anúncios sejam realizados durante as comemorações pelos 153 anos de emancipação política de Sertânia, no próximo dia 28 de maio.

Considerada uma das maiores festas da região, a Expocose já começa a aquecer a economia local, movimentando o comércio, a redehoteleira e diversos setores do município. Enquanto isso, o clima é de contagem regressiva para mais anúncios que prometem transformar a edição deste ano em um verdadeiro marco para Sertânia.

Em Nazaré da Mata, João Campos diz que vai juntar o povo de Pernambuco

O pré-candidato João Campos (PSB) disse, neste domingo (17), que vai juntar o povo de Pernambuco por um estado com mais oportunidades para todas as pessoas. A declaração foi feita em Nazaré da Mata, mais um município visitado pelo ex-prefeito do Recife na pré-campanha a governador. A capacidade de aglutinação em torno do projeto da Frente Popular também se materializou na união de lideranças dos diferentes grupos políticos da cidade que acompanharam as agendas, como o ex-prefeito Nino, o ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato (PSB) e o atual vice-prefeito Rostand Negromonte (Podemos), rompido politicamente com aliados locais da governadora Raquel Lyra (PSD).

Em um dia festivo para Nazaré da Mata, que completa 193 anos de emancipação política, a primeira parada do pré-candidato a governador foi na sede do Maracatu Águia Misteriosa. Ele foi recebido pelo mestre Veronildo e conheceu a trajetória de um grupo que há 35 anos encanta com o brilho dos caboclos de lança. Em seguida, o ex-prefeito do Recife esteve na Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), parada obrigatória de Eduardo Campos (1965-2014) sempre que estava na cidade. Ao lado da fundadora da entidade, Eliane Rodrigues, João Campos percorreu salas repletas de fotos e outras homenagens ao ex-governador.

A recepção também foi calorosa na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires. A uma multidão reunida para celebrar o Dia do Trabalhador e o Dia das Mães, João relembrou a trajetória de seu bisavô, Miguel Arraes (1916-2005), e de seu pai, Eduardo Campos, em defesa do homem e da mulher do campo, reafirmando o compromisso de avançar ainda mais. Uma das ideias é criar uma modalidade do programa Chapéu de Palha voltada à formação em tecnologia para jovens oriundos de famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em modelo inspirado no Embarque Digital, da Prefeitura do Recife.

“Tive a felicidade de crescer em uma família onde a gente sempre soube a importância da luta do povo. Por isso que estou percorrendo este estado, as feiras, os sindicatos, para dizer a cada um e a cada uma: não tenham dúvidas que, em qualquer disputa que houver, entre o grande e o pequeno, estarei do lado do pequeno, do pobre. Se o trabalhador estiver na luta, estarei do lado dele. Isso não é uma promessa, não é uma fala de futuro, mas o reconhecimento do caminho que me trouxe até aqui. Tivemos a oportunidade de fazer muito pelo Recife e vamos fazer muito mais por Pernambuco”, declarou.

João Campos também afirmou que a receptividade do povo de Nazaré da Mata e a união da classe política local demonstram a força do projeto liderado por ele para todo o estado. “Mais importante do que juntar a política, vamos juntar o povo. Nós não temos medo de quem tem o poder, porque nós vamos com a força de Deus e do povo. Esse time que está aqui tem compromisso com o trabalhador, com o homem e a mulher do campo e está com Lula presidente”, disse, acrescentando: “Se quem está no governo está achando difícil e não sabe resolver, pode deixar que eu sei fazer e vamos resolver. Pode deixar que esse time aqui sabe tirar do papel. Eu não vou sair de casa para reclamar de nada, mas vou sair para resolver o que o povo de Pernambuco precisa”, concluiu.

A manhã de compromissos de João Campos em Nazaré da Mata foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pela deputada Tabata Amaral (PSB) e pelos deputados Lucas Ramos (PSB), Silvio Costa Filho (Republicanos), Pedro Campos (PSB) e Sileno Guedes (PSB), além de pré-candidatos proporcionais, vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças da Mata Norte.

Deputado Luciano Duque se solidariza com prefeito Pedro Alves

O deputado estadual Luciano Duque manifesta solidariedade ao prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, diante das recentes declarações direcionadas à sua condução política e administrativa.

Duque reafirma que a política deve ser exercida com respeito, equilíbrio e responsabilidade, especialmente quando estão em jogo ações importantes para a população. “Tenho respeito pelo prefeito Dr. Pedro e pela sua trajetória pública e médica. O momento exige serenidade e compromisso com aquilo que realmente importa: o bem-estar do povo de Iguaracy”, afirmou.

O parlamentar também destacou que seguirá trabalhando pelo município, defendendo que as divergências políticas não devem ultrapassar os limites do respeito institucional.

Toni Garrido encerra 17° Salgueiro Moto Fest e marca sucesso de mais uma edição do evento

Chegou ao fim na madrugada deste domingo, 17, o 17° Salgueiro Moto Fest, um dos maiores encontros de motociclistas de Pernambuco e do Nordeste. O cantor e compositor Toni Garrido, acompanhado da banda Cidade Negra, encerrou o evento, marcando o sucesso de mais uma edição do encontro, que tem apoio da prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Garrido subiu ao palco do Polo Bomba após shows de muita qualidade técnica e talento das bandas Sistema em Caos, de Salgueiro, e Macfly Band, de Recife. Ambas começaram suas apresentações cantando ‘Beat It’, de Michael Jackson, artista.em alta por conta de sua cinebiografia recém-lançada nos cinemas.

O líder da Cidade Negra iniciou seu show com o sucesso ‘Pensamento’, e emendou outros hits de sua carreira, como ‘Onde Você Mora’, ‘Firmamento’, ‘Girassol’ e ‘A Sombra da Maldade’. Ele ainda quebrou o protocolo, incluindo duas músicas de forró/xote no repertório, mostrando versatilidade e afirmando que os motociclistas não gostam só de rock.

Programação ampla e grande estrutura

O 17° Salgueiro Moto.Fest começou na noite de quinta-feira, 14, no Polo Bomba, onde foi instalada uma estrutura de palco, som, luz, estandes e praça de alimentação para a receptividade dos motociclistas e do público. A programação da primeira noite contou com Moto Culto da banda Águias de Cristo, que voltou a se apresentar no evento na noite de sábado, 16, juntamente com o Ministério de Louvor e Bless Band no Polo Alternativo, na Academia das Cidades.

Na sexta-feira, 15, houve mais um momento religioso, com uma celebração católica comandada pelo Grupo de Oração da Imaculada Conceição (GOIC). Em seguida, Joãozinho Dantas e a banda O Disco, cover de Roupa Nova, subiram ao palco do Polo Bomba.

No sábado, encerrando a programação, além dos shows musicais, o evento teve passeio de motociclistas pelas ruas e avenidas da cidade e a tradicional confraternização dos motoclubes, com muita cerveja e churrasco para os motociclistas. Esse momento é conhecido como ‘o maior 0800 do Nordeste’ entre o público do motociclismo.

O Salgueiro Moto Fest é uma realização dos motoclubes do município, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, do Governo de Pernambuco e parceiros da iniciativa privada.

Foto é história

Foto em agosto de 2013, no DEBATE DAS DEZ da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, da direita para esquerda: Nill Júnior, Júnior Campos, Alberto Ribeiro (In memoriam), Itamar França e Finfa, na produção de Michelli Martins. Foto dos arquivos deste blogueiro. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (87) 992018970, que publicaremos.

Vereador de Carnaubeira da Penha diz ter sido agredido por Kaio Maniçoba

Por: Nill Júnior
O vereador João Cirilo, de Carnaubeira da Penha, relatou em suas redes sociais um episódio de agressão envolvendo o parlamentar e o deputado estadual Kaio Maniçoba durante a tradicional Missa do Vaqueiro da Barra do Silva, realizada neste sábado.

João Cirilo diz ter sido abordado de forma agressiva ao passar pelo local do evento, “sofrendo agressões físicas e verbais em via pública, diante de testemunhas”.

A nota afirma ainda que, meses atrás, o vereador já havia comunicado que deixaria de apoiar politicamente o deputado, decisão que, de acordo com o texto, teria sido tomada por motivos políticos e pessoais, o que teria despertado a revolta de Kaio.

No comunicado, a equipe do vereador repudiou qualquer ato de violência, destacando que divergências políticas “jamais podem ultrapassar os limites do diálogo e do respeito à integridade física e moral de qualquer cidadão”, especialmente em um ambiente tradicional e religioso como a Missa do Vaqueiro.

A nota também agradece as manifestações de apoio e solidariedade recebidas após o ocorrido. O Deputado ainda não se manifestou.

Ontem, um vídeo de Kaio agredindo verbalmente o prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, viralizou nas redes sociais.

Dr. Pedro Alves emite nota

Diante das recentes declarações públicas do deputado estadual Kaio Maniçoba, feitas em tom agressivo, desrespeitoso e incompatível com a postura que se espera de um parlamentar estadual, considero importante prestar alguns esclarecimentos à população de Iguaracy.

Desde o início da atual gestão, sempre procurei conduzir as relações políticas e institucionais com respeito, equilíbrio e responsabilidade, colocando acima de qualquer interesse pessoal aquilo que fosse melhor para o município.

Ao longo dos últimos meses, tomei a decisão política de apoiar o deputado estadual Luciano Duque. E essa decisão não foi motivada por vaidade, disputa pessoal ou qualquer outro fator menor. Foi uma escolha baseada, exclusivamente, na necessidade de buscar resultados concretos para Iguaracy.

Em pouco mais de dois meses de parceria, já foram viabilizados importantes benefícios para nossa população, entre eles três ônibus escolares, trator, equipamentos agrícolas e a articulação para chegada de ambulâncias e de um ônibus 0km destinado ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio. Isso sem falar em diversas outras ações e encaminhamentos em andamento.

Quem acompanha a realidade do município sabe das dificuldades enfrentadas, especialmente na área de transporte, com veículos antigos, desgastados pelo tempo e constantemente necessitando de manutenção, gerando elevados custos para os cofres públicos.

Com relação à Carreta da Mulher, é importante esclarecer que toda a atuação junto ao Governo do Estado para viabilização dessa importante ação em Iguaracy partiu de uma iniciativa articulada pelo deputado Luciano Duque, fato de conhecimento público.

Entretanto, até o presente momento, não houve definição oficial de data por parte do Governo do Estado nem comunicação formal ao Município acerca da agenda inicialmente divulgada. Uma ação dessa importância precisa ser construída com planejamento, diálogo institucional e organização conjunta com a gestão municipal, justamente para que seja possível atender o maior número possível de mulheres de Iguaracy.

Iniciativas dessa natureza exigem preparação adequada da rede municipal, organização prévia dos atendimentos e definição responsável da logística necessária, para que a ação alcance sua máxima efetividade e beneficie verdadeiramente a população.

Em nenhum momento houve oposição à realização da ação. Pelo contrário. Toda iniciativa voltada à saúde das mulheres de Iguaracy será sempre bem recebida e apoiada pela gestão municipal.

Dr. Pedro Alves – Prefeito de Iguaracy

Brejinho: comunidade de Placas de Piedade abre circuito junino com grande público

A comunidade de Placas de Piedade, em Brejinho, viveu na noite deste sábado (16) mais uma edição da sua tradicional festa comunitária, reunindo um grande público em um momento marcado por muita animação, música e celebração da cultura popular.

O evento marcou oficialmente a abertura do circuito junino das comunidades do município e contou com apresentações que levantaram o público durante toda a noite. No palco, o artista local Ferro Quente abriu a programação levando muito forró e valorizando os talentos da terra. Em seguida, a dupla Amanda e Ruama animou os presentes com um repertório contagiante, enquanto o cantor Guilherme Ferri encerrou a festa em grande estilo, colocando o público para cantar e dançar.

A festividade reuniu moradores da comunidade, visitantes e diversas lideranças políticas do município. O prefeito Gilson Bento esteve presente ao lado de secretários municipais e comemorou junto à população o sucesso do evento, destacando a importância de manter vivas as tradições culturais das comunidades rurais.

O circuito junino das comunidades de Brejinho terá continuidade no próximo dia 30, na comunidade de Vila de Fátima. Já no dia 13 de junho, os festejos acontecerão na comunidade de Lagoa do Campo. O encerramento da programação será realizado na sede do município com o tradicional São João da Assistência Social, consolidando um calendário festivo que fortalece a cultura nordestina e movimenta as comunidades locais.

Advogado Pedro Melchior aborda Reforma Tributária em entrevista e simpósio em Arcoverde

O advogado Pedro Melchior de Mélo Barros será o entrevistado desta segunda-feira (18) na Rádio Independente FM, às 11h30. Procurador-adjunto do município de Arcoverde, ele irá comentar sobre a Reforma Tributária, tema que também será destaque em sua participação no I Simpósio Jurídico da FACCON.

Especialista nas áreas tributária e eleitoral, o jurista vai analisar as mudanças estruturais trazidas pela Reforma Tributária, promulgada por meio da Emenda Constitucional 132/2023, considerada a maior reformulação do sistema tributário brasileiro desde a Constituição de 1988.

Entre os principais pontos, estão a unificação de cinco tributos em um modelo de IVA Dual, a adoção do princípio da tributação no destino e a criação de mecanismos voltados à justiça fiscal e simplificação do sistema.

Ainda nesta segunda-feira, a partir das 15h30, Pedro Melchior participa do Painel I do I Simpósio Jurídico da FACCON, que será realizado no auditório do Hotel Cruzeiro IV. O painel contará com mediação do professor e advogado Dyego Girão.

O evento reúne profissionais e estudantes da área jurídica para debater temas atuais e relevantes, com foco na atualização e qualificação técnica.

A participação do procurador-adjunto reforça a importância do debate sobre os impactos da Reforma Tributária na sociedade e no sistema jurídico, especialmente em nível municipal.