Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife investe R$ 25 milhões em obras de encosta para ampliar segurança em Dois Unidos

Intervenções na Rua Engenheiro Célio de Carli vão beneficiar diretamente 900 famílias e reduzir o risco de deslizamentos na região

A Prefeitura do Recife está realizando duas grandes obras de proteção de encostas na Rua Engenheiro Célio de Carli, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. Somadas, as intervenções representam um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões e vão beneficiar diretamente mais de 900 famílias da região. Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Victor Marques visitou o local para acompanhar o andamento dos trabalhos.

“As obras aqui na Rua Engenheiro Célio de Carli, em Dois Unidos, começaram há três meses e já mobilizam muita gente e um grande esforço da Prefeitura do Recife para garantir que avancem com rapidez. Estamos falando de um investimento total de R$ 25 milhões em duas grandes obras de contenção de encostas, protegendo diretamente centenas de famílias. Esse era um sonho antigo da população do bairro e ver essa intervenção acontecendo, com trabalhadores e máquinas atuando diariamente, é muito importante. Seguimos trabalhando para acelerar os serviços e garantir mais tranquilidade e segurança para quem mora no entorno”, afirmou o prefeito Victor Marques.

Os recursos são provenientes do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), e as obras são executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Na Rua Engenheiro Célio de Carli, a encosta passa por três etapas de intervenção, somando mais de 430 metros de extensão e altura que varia entre 26 e 35 metros. A área total trabalhada supera 10 mil m².

A contenção está sendo feita por meio da técnica de solo grampeado com concreto projetado, que estabiliza o terreno e reduz o risco de deslizamentos. O projeto prevê ainda a aplicação de tela argamassada em mais de 2 mil m² e a execução de 832 m³ de muro de pedra argamassada.

“Em 2022 a rua Célio de Carli foi uma das áreas mais atingidas pelas chuvas, quando um grande volume de material deslizou e interrompeu completamente o acesso dos moradores. Essa é uma obra executada pela URB com recursos do BID, por meio do ProMorar, e representa uma intervenção gigantesca, com mais de 380 metros de comprimento e altura equivalente a um prédio de 12 andares, chegando a cerca de 40 metros. Atualmente, estamos trabalhando na parte superior da encosta, utilizando a técnica de solo grampeado, que consiste na injeção de concreto e aço no terreno para garantir mais estabilidade e segurança”, explicou Luís Henrique, diretor-presidente da URB.

Para o controle das águas das chuvas, serão implantadas novas canaletas, tubos de escoamento pluvial e escadas hidráulicas, reduzindo a pressão da água sobre as barreiras. A estrutura final contará também com guarda-corpo, escadarias, rampas de acesso, muro em alvenaria e arremates em concreto. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2026.

Um dos moradores da rua, Vinícius José, de 33 anos, destacou as dificuldades enfrentadas pela população da área e a expectativa com a obra. “Com essa obra, a tranquilidade vai ser bem maior para todos da rua.É uma obra que veio para beneficiar tanto quem mora na parte de cima quanto na parte de baixo da Rua Engenheiro Célio de Carli. Ela vai nos ajudar muito na locomoção, porque a rua estava meio interditada, não chegava carro de aplicativo e nem ambulância para socorrer uma pessoa que precisasse. Agora vamos ter uma melhoria muito grande para todos”, afirmou.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 154 obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimento de R$ 274,6 milhões, beneficiando mais de 18 mil pessoas. Atualmente, outras 20 intervenções estão em andamento, somando cerca de R$ 172 milhões em investimentos e impacto direto para aproximadamente 7 mil moradores.

Fabinho apresenta resultado expressivo da educação de Salgueiro em evento internacional sobre alfabetização

O resultado expressivo que Salgueiro obteve no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2025, atingindo o índice de 82,76% de alfabetização dos estudantes das escolas municipais na idade certa, foi apresentado pelo prefeito Fabinho Lisandro em evento em Fortaleza-CE que reuniu delegações de oito países para debater alfabetização na última semana.

Único prefeito presente no evento, Fabinho detalhou como sua gestão conseguiu superar os indicadores do Brasil e de Pernambuco no ICA, batendo a meta estabelecida pelo Governo Federal para 2030. Ele detalhou as principais medidas: avaliação com frequência para identificar lacunas, análise com intencionalidade para compreender causas, intervenção com rapidez para corrigir rumos e monitoramento contínuo do progresso e impactos.

O encontro aconteceu no Hotel Gran Marquise, na Avenida Beira Mar, Mucuripe, reunindo representantes do Chile, Belize, Granada, Guatemala, Honduras, Panamá, Granadinas e Santa Lúcia e São Vicente, países da América Latina e do Caribe. Os participantes se reuniram com lideranças educacionais e visitaram unidades educacionais de Fortaleza para aprender com a experiencia exitosa do Ceará, estado reconhecido internacionalmente por seus avanços na alfabetização.

A participação de Salgueiro no evento demonstra o progresso da educação do município, que se tornou um exemplo de sucesso para muitos municípios de Pernambuco e de outros estados do Nordeste. Ao fazer parte do encontro internacional, Fabinho reafirmou seu compromisso com o setor, colocando os profissionais de educação do município em evidência e adquirindo mais conhecimentos para melhorar cada vez o setor em Salgueiro.

Engenheira civil com quase 40 anos de atuação, Hilda Gomes defende reconstrução do CREA-PE

A engenheira civil Hilda Gomes é candidata à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecem no dia 03 de julho, de forma online. Se eleita, Hilda poderá se tornar a primeira mulher a presidir o CREA-PE em pouco mais de nove décadas de história da instituição em Pernambuco.

Com uma trajetória construída na engenharia pública e privada, Hilda defende a reconstrução do CREA-PE com mais presença, representatividade e compromisso com os profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, Hilda atua há quase quatro décadas em áreas como urbanização, habitação, saneamento, contenção de encostas, regularização fundiária e desenvolvimento urbano. Desde 1992, integra a direção da Colmeia Arquitetura e Engenharia, acumulando experiência em gestão estratégica, operacional e financeira.

Na gestão pública, exerceu funções de destaque em prefeituras pernambucanas, participando da coordenação de programas estruturadores ligados à infraestrutura urbana, saneamento e recuperação de áreas de risco. Segundo a candidata, o CREA-PE precisa estar mais próximo dos profissionais e dos desafios reais da engenharia.

“O CREA não pode continuar distante da categoria. Precisamos de um Conselho mais presente, mais moderno e mais conectado com os profissionais e com a sociedade”, afirma.

Hilda também destaca a importância da responsabilidade social da engenharia. “A engenharia impacta diretamente a vida das pessoas, das cidades e da sociedade. O CREA precisa assumir esse papel com mais responsabilidade e mais presença”, defende.

As eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua acontecem de forma integralmente online no dia 03 de julho.

Outras propostas defendidas pela candidatura:

* valorização profissional;

* defesa do Salário Mínimo Profissional;

* fortalecimento da fiscalização;

* modernização dos serviços do CREA;

* fortalecimento das inspetorias;

* apoio aos jovens profissionais;

* defesa da formação presencial em engenharia;

* incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Crônica do Ademar Rafael

POPULISMO BARATO

Em uma mensagem que enviei ao titular deste blog, comentando ações de detentores do cargo do executivo no corrente ano eu escrevi: “Caro amigo Finfa apenas a possibilidade reeleição é capaz de transformar o
coração de mármore dos nossos gestores públicos em gelatina.” Isto mesmo, nossos governantes passam três anos esmagando direitos dos seus eleitores e no ano da eleição soltam os “pacotes do bondades”.

Estes fatos são corriqueiros porque nessa republiqueta de nona categoria chamada Brasil inexistem políticas públicas de estado e proliferam programas de governos de plantão. O orçamento da união, estados e municípios não passam de peças de ficção aprovadas após negociatas impublicáveis. São colchas de retalhos apodrecidos no esgoto onde repousa nosso sistema tripartite que sugere separação e independência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Aqui, seguindo teses petrificadas, o populismo não tem lado. Quando praticado pelo que poderíamos chamar de direita trazem consigo traços de conservadorismo social, nacionalismo, liberalismo, etc. Se o populismo é de esquerda carrega no matulão demandas sociais em favor das minorias, inclusão social, distribuição de renda, etc. De forma destoante com o que prega a literatura sobre o tema quando a situação requer misturam tudo desde que a mistura possa ser traduzida em votos que permitam a perpetuação do governante ou do seu grupo no poder.

O que não falta em nosso país são os tais “líderes populistas” que praticam o populismo ao seu modo com o escasso dinheiro público. Ficam com os cargos e a marca de “bonzinhos” enquanto nós pagamos a conta. Poderia citar perto de dez mas pouparei as leitoras e os leitores do sacrifício de ler referidos nomes. Existe solução? Sim. Acabar com o instituto da reeleição e tornar inelegível o gestor que não cumprir as políticas públicas registradas em programas de governo protocolados juntamente com as candidaturas. Utopias? Talvez não. Faltam coragem e vergonha na cara.

Tomé Neto assume superintendência do Banco do Nordeste em Alagoas nessa segunda-feira

Natural de Carnaíba, distrito de Ibitiranga (PE), Tomé Neto é o novo superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no estado de Alagoas. Com uma trajetória sólida dentro da instituição, ele construiu sua carreira marcada pela expansão do crédito responsável e pela aproximação do banco com a população.

Tomé iniciou sua jornada no BNB entre 2005 e 2007, na agência de Sousa (PB), atuando como gerente de negócios. Em seguida, entre 2007 e 2009, assumiu a função de gerente executivo estadual, sendo responsável pelo Agroamigo programa de microcrédito voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e por toda a área rural no estado.

De 2009 a 2014, esteve à frente da gerência geral da agência de Sertânia (PE). Na sequência, liderou importantes unidades do banco em diferentes regiões: Garanhuns (2014–2017), Petrolina (2017–2020) e Recife Centro-Corporate (2020–2022). Mais recentemente, entre 2022 e 2026, exerceu a função de gerente geral da agência Recife Agamenon Magalhães, uma das principais da capital pernambucana.

Ao longo de sua carreira, Tomé Neto se destacou por uma atuação pautada na responsabilidade na concessão de crédito e na busca constante por desburocratizar processos, facilitando o acesso da população aos serviços financeiros. Sua gestão é reconhecida por aproximar o banco dos clientes, especialmente aqueles que mais necessitam de apoio para desenvolver suas atividades produtivas.

Agora, à frente da superintendência em Alagoas, Tomé assume o desafio de ampliar ainda mais a presença do Banco do Nordeste no estado, fortalecendo iniciativas de desenvolvimento regional e inclusão financeira.

Coluna do Finfa

João Campos: “O povo vai voltar a mandar em Pernambuco”

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste domingo (17), o ato de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Bom Jardim, no Agreste. O evento foi acompanhado por uma multidão dentro e fora da sede da entidade, que funciona desde 1965 e já esteve no roteiro de visitas dos ex-governadores Miguel Arraes (1916-2005) e Eduardo Campos (1965-2014) em agendas cumpridas na cidade. Cercado por quadros e outros objetos que remetiam a essa história, João fez um forte discurso contra a perseguição política e lembrou que o povo de Pernambuco é soberano sobre os rumos do estado.

“Nós vamos fazer história, com a permissão de Deus e a confiança do povo. Estamos do lado certo, o lado onde a gente sempre esteve, vestindo a camisa que Arraes vestiu. Passei cinco anos e três meses como prefeito. Nunca saí de casa para reclamar. Se quem está hoje no Governo do Estado não dá conta de fazer as coisas, não bota água em Bom Jardim, não entrega creche, não faz uma UPA, pode deixar que eu sei fazer. Vamos sair daqui com uma tarefa de casa: dizer nos quatro cantos deste estado que o povo vai voltar a mandar em Pernambuco”, discursou.

João Campos também assumiu o compromisso de replicar o modelo de sucesso do Embarque Digital, programa de formação superior em tecnologia que já beneficiou cerca de 2,5 mil jovens do Recife. A ideia é que a iniciativa seja incorporada à estrutura estadual como uma modalidade do programa Chapéu de Palha, uma marca das gestões do PSB no Governo de Pernambuco. “Assim como Arraes lançou o Chapéu de Palha e Eduardo relançou, eu vou querer vincular o Chapéu de Palha à formação gratuita para que os filhos de vocês possam estudar tecnologia e trabalhar em qualquer lugar do mundo. Se quiser viver e trabalhar no campo, pode trabalhar, mas se ele quiser trabalhar em tecnologia para qualquer lugar do mundo, ele vai poder trabalhar”, disse.

O ato de posse também foi marcado pela entrega do título de cidadão de Bom Jardim a João Campos. A proposição foi do vereador Ninha de Tuquinha (PDT). Ainda durante a solenidade, houve homenagens a Poliana Vasconcelos, diretora sindical falecida em uma ocorrência de trânsito no fim de abril. Também participaram do evento o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), a vereadora Ana Nery (União Brasil) e outras lideranças locais.

Prefeitura de Caruaru amplia direitos e consolida reconhecimento quilombola da Comunidade do Crato

A Comunidade do Crato, localizada no bairro Indianópolis, em Caruaru, foi oficialmente certificada como Comunidade Remanescente de Quilombo, durante cerimônia realizada no último sábado (16). O reconhecimento foi concedido pelo Governo Federal, por meio da Fundação Cultural Palmares, a partir de um trabalho articulado pela Prefeitura de Caruaru junto à comunidade, e representa um marco histórico ao legitimar a identidade, a ancestralidade e a trajetória de resistência dos moradores.

A certificação fortalece a garantia de direitos da população quilombola, amplia o acesso a políticas públicas e contribui para o processo de regularização do território. Durante a ação, também foram oferecidos atendimentos de saúde e serviços do ônibus Avança Cidadania, com atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) e emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Eu agradeço muito pelo que a prefeitura está fazendo aqui pela nossa comunidade. É muito importante pra nós”, destacou o morador conhecido como Zé Negão.

A cerimônia foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e a Coordenação de Promoção de Políticas para a Igualdade Étnico-Racial.

Tarcísio do Acordeon é confirmado na Expocose 2026 e aumenta expectativa para a maior festa de Sertânia

A prefeita Pollyanna Abreu anunciou mais uma grande atração da 52ª edição da Expocose, tradicional exposição especializada em caprinovinocultura de Sertânia. Durante passagem pelo Parque de Vaquejada Cordeiro e Caldas, na noite deste sábado (16), a gestora confirmou o cantor Tarcísio do Acordeon como uma das atrações da festa mais aguardada do ano.

O anúncio aumentou ainda mais a expectativa do público, já que o evento já havia confirmado anteriormente o nome de Wesley Safadão. A expectativa é de que a edição 2026 da Expocose reúna um dos maiores públicos da história do evento.

A população agora aguarda ansiosamente a divulgação da programação completa, incluindo as demais atrações, dias e horários dos shows. A expectativa é de que novos anúncios sejam realizados durante as comemorações pelos 153 anos de emancipação política de Sertânia, no próximo dia 28 de maio.

Considerada uma das maiores festas da região, a Expocose já começa a aquecer a economia local, movimentando o comércio, a redehoteleira e diversos setores do município. Enquanto isso, o clima é de contagem regressiva para mais anúncios que prometem transformar a edição deste ano em um verdadeiro marco para Sertânia.