Intervenções na Rua Engenheiro Célio de Carli vão beneficiar diretamente 900 famílias e reduzir o risco de deslizamentos na região
A Prefeitura do Recife está realizando duas grandes obras de proteção de encostas na Rua Engenheiro Célio de Carli, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. Somadas, as intervenções representam um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões e vão beneficiar diretamente mais de 900 famílias da região. Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Victor Marques visitou o local para acompanhar o andamento dos trabalhos.
“As obras aqui na Rua Engenheiro Célio de Carli, em Dois Unidos, começaram há três meses e já mobilizam muita gente e um grande esforço da Prefeitura do Recife para garantir que avancem com rapidez. Estamos falando de um investimento total de R$ 25 milhões em duas grandes obras de contenção de encostas, protegendo diretamente centenas de famílias. Esse era um sonho antigo da população do bairro e ver essa intervenção acontecendo, com trabalhadores e máquinas atuando diariamente, é muito importante. Seguimos trabalhando para acelerar os serviços e garantir mais tranquilidade e segurança para quem mora no entorno”, afirmou o prefeito Victor Marques.
Os recursos são provenientes do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), e as obras são executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Na Rua Engenheiro Célio de Carli, a encosta passa por três etapas de intervenção, somando mais de 430 metros de extensão e altura que varia entre 26 e 35 metros. A área total trabalhada supera 10 mil m².
A contenção está sendo feita por meio da técnica de solo grampeado com concreto projetado, que estabiliza o terreno e reduz o risco de deslizamentos. O projeto prevê ainda a aplicação de tela argamassada em mais de 2 mil m² e a execução de 832 m³ de muro de pedra argamassada.
“Em 2022 a rua Célio de Carli foi uma das áreas mais atingidas pelas chuvas, quando um grande volume de material deslizou e interrompeu completamente o acesso dos moradores. Essa é uma obra executada pela URB com recursos do BID, por meio do ProMorar, e representa uma intervenção gigantesca, com mais de 380 metros de comprimento e altura equivalente a um prédio de 12 andares, chegando a cerca de 40 metros. Atualmente, estamos trabalhando na parte superior da encosta, utilizando a técnica de solo grampeado, que consiste na injeção de concreto e aço no terreno para garantir mais estabilidade e segurança”, explicou Luís Henrique, diretor-presidente da URB.
Para o controle das águas das chuvas, serão implantadas novas canaletas, tubos de escoamento pluvial e escadas hidráulicas, reduzindo a pressão da água sobre as barreiras. A estrutura final contará também com guarda-corpo, escadarias, rampas de acesso, muro em alvenaria e arremates em concreto. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2026.
Um dos moradores da rua, Vinícius José, de 33 anos, destacou as dificuldades enfrentadas pela população da área e a expectativa com a obra. “Com essa obra, a tranquilidade vai ser bem maior para todos da rua.É uma obra que veio para beneficiar tanto quem mora na parte de cima quanto na parte de baixo da Rua Engenheiro Célio de Carli. Ela vai nos ajudar muito na locomoção, porque a rua estava meio interditada, não chegava carro de aplicativo e nem ambulância para socorrer uma pessoa que precisasse. Agora vamos ter uma melhoria muito grande para todos”, afirmou.
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 154 obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimento de R$ 274,6 milhões, beneficiando mais de 18 mil pessoas. Atualmente, outras 20 intervenções estão em andamento, somando cerca de R$ 172 milhões em investimentos e impacto direto para aproximadamente 7 mil moradores.

O resultado expressivo que Salgueiro obteve no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2025, atingindo o índice de 82,76% de alfabetização dos estudantes das escolas municipais na idade certa, foi apresentado pelo prefeito Fabinho Lisandro em evento em Fortaleza-CE que reuniu delegações de oito países para debater alfabetização na última semana.
A engenheira civil Hilda Gomes é candidata à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecem no dia 03 de julho, de forma online. Se eleita, Hilda poderá se tornar a primeira mulher a presidir o CREA-PE em pouco mais de nove décadas de história da instituição em Pernambuco.
POPULISMO BARATO
Natural de Carnaíba, distrito de Ibitiranga (PE), Tomé Neto é o novo superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no estado de Alagoas. Com uma trajetória sólida dentro da instituição, ele construiu sua carreira marcada pela expansão do crédito responsável e pela aproximação do banco com a população.
Visitou – O prefeito de Custódia Manoel Messias, não dispensa os domingos para visitar comunidades da zona rural, ontem esteve na comunidade da Serra da Torre, ouvindo de perto as demandas da população e fortalecendo ainda mais o compromisso com cada família das comunidades custodienses. “Quero agradecer de coração ao amigo Josué, líder da associação local, por nos acompanhar durante toda a visita e por sua dedicação à comunidade; gratidão também a Soneide e toda sua família pela recepção tão acolhedora, a amiga Eduarda muito obrigado. Momentos assim renovam nossas forças e mostram a importância de estarmos sempre próximos do povo, ouvindo, dialogando e caminhando juntos”, disse Messias.
Obras em andamento – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve visitando acompanhado do secretário de obras Jackson e do engenheiro responsável, as obras da nova Creche EMEI Maria Madalena Xavier de Lira, que será construída em parte do terreno da antiga AABB, próximo à Escola Municipal Naná Patriota. “A obra começou a todo vapor e representa um grande avanço para a educação infantil de São José do Egito. Nossas crianças vão sair de um prédio antigo e apertado para uma estrutura moderna, ampla, confortável e preparada para oferecer mais qualidade no ensino e no cuidado”, disse o gestor egipciense.
Caravana do Autismo – O pré-candidato a deputado federal Fábio Gomes e a pré-candidata a deputada estadual Socorrinho da Apami, ambos do Avante, anunciaram uma importante parceria com as doutoras Adriana Amaral e Avani Falcão para a realização da “Caravana do Autismo”, ação social voltada ao acolhimento, orientação e atendimento gratuito para crianças, jovens e famílias atípicas. A primeira ação será realizada, nesta segunda-feira (18), a partir das 08 horas, na Praça de Eventos de San Martin em Recife, reunindo diversos profissionais e serviços especializados voltados ao cuidado e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Disse – “A construção da candidatura de Pedro Alves teve as digitais do ex-prefeito Zeinha, que também sabia ser mais fácil voltar ao poder considerando a idade a que o médico chegará, 83 anos em outubro de 2028. Também a passividade do atual vice , Marquinhos Melo, que preferiu aceitar a se impor. Passividade e política não combinam. O estilo e histórico de Pedro, que geriu a cidade nos anos 90, era muito conhecido. Zeinha, Marquinhos e os que apoiaram o projeto não o fizeram enganados. Assim, a implosão da Frente Popular é responsabilidade dos três, cada um com sua parcela de culpa”.(Nill Júnior, em sua análise da implosão da Frente da Popular em Iguaracy, deste domingo (17) na Coluna do Domingão)
Comemora – O jornalista Magno Martins, comemora nesta segunda-feira , a partir das 19 horas, em um jantar, os 20 anos de fundação do seu blog, hoje, no Sal e Brasa Jardins, na Rui Barbosa no Recife.
Na Marcha – Estarei seguindo nesta tarde para Brasília, onde estarei pelo 13º ano consecutivo, cobrindo para o blog, a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Comemorando a cirurgia – O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, passou por uma cirurgia no joelho e comemorou o sucesso. “Meu agradecimento ao Dr. Fábio Gondim, especialista em joelho, e a toda equipe médica pelo cuidado e dedicação. Hoje já iniciamos as primeiras sessões de fisioterapia, e sou grato também ao fisioterapeuta itapetinense Dr. Deikison Rubens pela atenção, profissionalismo e parceria de sempre. Você faz a diferença, meu amigo!”, disse Adelmo.
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste domingo (17), o ato de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Bom Jardim, no Agreste. O evento foi acompanhado por uma multidão dentro e fora da sede da entidade, que funciona desde 1965 e já esteve no roteiro de visitas dos ex-governadores Miguel Arraes (1916-2005) e Eduardo Campos (1965-2014) em agendas cumpridas na cidade. Cercado por quadros e outros objetos que remetiam a essa história, João fez um forte discurso contra a perseguição política e lembrou que o povo de Pernambuco é soberano sobre os rumos do estado.


A Comunidade do Crato, localizada no bairro Indianópolis, em Caruaru, foi oficialmente certificada como Comunidade Remanescente de Quilombo, durante cerimônia realizada no último sábado (16). O reconhecimento foi concedido pelo Governo Federal, por meio da Fundação Cultural Palmares, a partir de um trabalho articulado pela Prefeitura de Caruaru junto à comunidade, e representa um marco histórico ao legitimar a identidade, a ancestralidade e a trajetória de resistência dos moradores.
A prefeita Pollyanna Abreu anunciou mais uma grande atração da 52ª edição da Expocose, tradicional exposição especializada em caprinovinocultura de Sertânia. Durante passagem pelo Parque de Vaquejada Cordeiro e Caldas, na noite deste sábado (16), a gestora confirmou o cantor Tarcísio do Acordeon como uma das atrações da festa mais aguardada do ano.