Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Moraes decide não prender Bolsonaro

CNN – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), advertiu, nesta quinta-feira (24), Jair Bolsonaro (PL) sobre as medidas cautelares impostas contra o ex-presidente. Em resposta à defesa do político, o magistrado não determinou a prisão de Bolsonaro, por entender que o descumprimento das cautelares se tratou de uma “irregularidade isolada”.

Na última segunda (21), a defesa de Bolsonaro foi convocada por Moraes a esclarecer o descumprimento da proibição de usar redes sociais, direta ou indiretamente.

“Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu o ministro.

Na mesma decisão, Moraes reiterou que Bolsonaro não está proibido de conceder entrevistas a veículos de imprensa, mas de fazer o uso de redes sociais, de forma direta ou por meio de terceiros.

“A explicitação da medida cautelar imposta no dia 17/7 pela decisão do dia 21/7, deixou claro que não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como ‘material pré-fabricado’ para posterior postagens nas redes sociais de terceiros previamente coordenados”, afirmou.

De acordo com o ministro do STF, a medida cautelar será considerada descumprida caso haja a replicação de conteúdo de Bolsonaro nas redes relacionada à determinação judicial.

Curso de Cuidador da Pessoa Idosa forma nova turma em Caruaru e já soma cerca de 500 pessoas qualificadas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Com o encerramento dessa turma, a iniciativa já contabiliza aproximadamente 500 pessoas formadas desde a sua criação, fortalecendo a rede de atenção e cuidado à população idosa do município.

Realizado em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e outras instituições da rede de proteção, o curso integra a política pública de cuidado integral à pessoa idosa, promovendo uma formação gratuita, completa e de qualidade.

A capacitação teve carga horária com aulas teóricas e práticas, visitas técnicas e estágio supervisionado, o que garantiu aos participantes uma preparação humanizada, voltada às reais necessidades dos idosos.

“Chegar a quase 500 pessoas capacitadas é um marco importante para a saúde pública de Caruaru. Estamos investindo em cuidado e em oportunidade. É um compromisso com o presente e com o futuro, já que, segundo o IBGE, até 2050 a população idosa será maior que a população jovem no Brasil”, destacou o coordenador de Saúde Mental de Caruaru, Helison Ferreira.

Coluna do Finfa

Quando a base e a oposição concordaram e o presidente desabafou – Nesta quinta-feira, a Sessão Ordinária da Câmara de Afogados da Ingazeira, teve um debate que chamou a atenção, foi em torno da demanda do CER – Centro Especializado em Reabilitação (CER III), onde mais de 200 crianças com autismo e outros diagnosticados estão na fila de espera, a justificativa da Secretaria Municipal de Saúde, é que não tem profissional, mas o vereador Presidente da Câmara de Vereadores, Vicentinho, disse que Afogados da Ingazeira tem profissionais suficientes, e que as crianças e famílias seguem esperando.

“A gente tem crianças no Centro de Reabilitação na fila de espera há 01 ano e 07 meses, eu já pedi a Secretaria Municipal de Saúde que procurasse um forma de agilizar os atendimentos, hoje as crianças com TEA tem 258 crianças na fila de espera, eu acho que a CDL não vai resolver, quem tem que resolver é o município, isso ai é problema da Secretaria Municipal de Saúde.

Quero fazer um desafio aqui a qualquer vereadora ou vereador e ao Secretário de Saúde, que me entregue a relação dos profissionais que o Centro de Reabilitação está precisando, para eu apresentar todos os nomes, faço parte do governo,mas quando está errado eu tenho que falar, porque eu indiquei uma psicóloga para ser chamada para trabalhar em fevereiro e não foi chamada. Agora, profissional tem a verdade é essa, hoje aqui na cidade tem um monte, desafio quem me diga que aqui em Afogados não tem, para eu mostrar e provar, o diretor do CER é meu irmão (Veradilson) eu desafio uma pessoa na cidade questionar o trabalho dele, ele é inquestionável, um cara que se dedica, dá a vida e o sangue por aquilo (CER) e para melhor falar, ele não saiu ainda dali por mim, porque eu pedi, porque pelo salário miserável que ele recebe ele já teve proposta melhor. Estou aqui questionando um coisa que eu sei que sinto no sangue o que está acontecendo no Centro de Reabilitação.

Graças a Deus que ele me deu uma estrutura para cuidar da minha filha, eu posso cuidar, mas tem gente que não pode nem cuidar da casa, vou continuar cobrando sim. Eu acho que não custa nada a gente pegar o dinheiro que vem destinado para ser usado no CER e ser somente usado no CER, não estou dizendo que não está sendo usado, mas por falta de resposta da secretaria de saúde, eu gostaria de saber quanto é que o Governo Federal destina para CER, quanto é que o município tá colocando em parceria com CER, quer dizer que o CER é usado para publicidade, para dar ibope. Confesso que não é porque é meu irmão que trabalha lá, que é porque ele se dedica, ele trabalha com amor, ele é referência no que ele faz, agora falta a valorização dele, a verdade é essa, e aqui eu agora vou usar minha voz para cobrar, porque têm horas que a gente cansa de falar em particular e tem que trazer a público”, desabafou o presidente da casa Vicentinho.

Pacote de pavimentações – Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Petrolândia deu início a mais uma importante etapa de obras de pavimentação, reafirmando o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos moradores. O prefeito Fabiano Marques (Republicanos) acompanhou de perto o início das obras ao lado do secretário de Obras, João Eudes, e do vereador Jadinho da Clínica. A nova frente de trabalho contempla a pavimentação de três ruas e uma avenida no bairro Nova Esperança. “Essa é mais uma obra que realizamos com responsabilidade e compromisso. Um trabalho que o povo já conhece, aprova e que traz mudanças reais na vida das pessoas”, disse o prefeito Fabiano Marques.

Disse“O filho do Bolsonaro, do fujão… Nem sei como aquele cara chegou a ser tenente do Exército, porque se borrou todo, perdeu as eleições ficou dentro de casa chorando, [dizendo] ‘não podemos deixar esse Lula tomar posse’ e preparou um golpe. Nós ficamos sabendo, a policia investigou, eles mesmo se delataram, ele mesmo foi denunciado e ele vai, se Justiça decidir com base dos autos do processo, para o xilindró”. (Presidente Lula ontem em Minas Gerais, durante cerimônia de anúncio de novos investimentos na área de educação indígena e quilombola, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC).

No IPA – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve acompanhado do vice-prefeito e atual secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Iguaracy, Marcos Jerônimo (Marquinhos Melo), além do chefe de gabinete da prefeitura de Iguaracy, Carlinhos Valadares, de uma importante reunião no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), nesta quinta-feira (24). O encontro, conduzido pelo presidente do IPA, Miguel Duque, teve como foco a discussão de assuntos de interesse do município de Iguaracy, incluindo parcerias para projetos de desenvolvimento agrícola, infraestrutura e captação de recursos que possam beneficiar diretamente a população local.
Frase “Eu entendo a urgência da fala porque é urgência da causa, é sensível é urgente”. (Vereadora Gal Mariano, solicitando pronunciamento da Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, sobre o funcionamento do Centro de Realibilitação (CER), na questão das crianças com transtornos e quais as soluções para resolver os problemas)

Perguntar não ofende – Na Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP, tem guarda contratado que só vai uma vez no mês assinar o ponto?

 

Governadora Raquel Lyra recebe missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)

A governadora Raquel Lyra recebeu, na noite desta quinta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, a missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para o combate ao crescimento de discursos de ódio e práticas violentas no Brasil. A visita faz parte de uma ação nacional que visa ouvir instituições locais, colher evidências e construir, de forma conjunta com os estados, uma política pública de enfrentamento ao neonazismo e ações extremistas. A iniciativa é coordenada por uma relatoria especial criada pelo Conselho.

“Todo o time do Governo de Pernambuco está empenhado em enfrentar duramente todo e qualquer discurso de ódio que se levante no Estado. O CNDH pode contar sempre conosco para essa iniciativa e para todas as outras que tenham o objetivo de garantir a defesa dos direitos humanos dos pernambucanos e pernambucanas”, observou a governadora Raquel Lyra. Na ocasião, a gestora recebeu do grupo um relatório com sugestões de ações que podem ser adotadas pela administração estadual para evitar e combater práticas violentas.

A secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, falou sobre as ações que a gestão estadual tem adotado para evitar que discursos de ódio cresçam em Pernambuco. “Nós temos campanhas voltadas à diversidade, ao respeito à população LGBTQIAPN+ e às minorias étnicas, além de ações voltadas à população idosa. A chegada do CNDH a Pernambuco vem para fortalecer e nos direcionar enquanto Estado para o fomento dessa discussão”, pontuou.

A missão, coordenada pela presidente do CNDH, Charlene Borges, e pelo conselheiro Carlos Nicodemos nasceu após o colegiado identificar a ausência de uma política nacional voltada ao combate ao neonazismo, diante do crescimento desses grupos no Brasil. Ao todo, serão 12 missões realizadas pelo Brasil.

“O diálogo com o Poder Executivo estadual é central dentro do planejamento dessa missão, porque a nossa relatoria especial desenvolve um relatório de enfrentamento ao discurso de ódio e às células neonazistas. Essa articulação com atores dos sistemas de Justiça, movimentos sociais e também com todas as autoridades do poder público pode influenciar diretamente na implementação de políticas públicas tanto para a prevenção quanto para o enfrentamento desse tipo de prática”, declarou Charlene.

O conselheiro Carlos Nicodemos, por sua vez, elogiou o trabalho integrado que está sendo feito por secretarias do Estado, pontuando que outros avanços podem ser esperados a partir deste diálogo. “O neonazismo é um mecanismo de propagação do discurso de ódio que afeta a democracia e ataca grupos minoritários e grupos em situação de vulnerabilidade. A gente acredita que com esse memorando um compromisso foi assumido, no sentido de criar ações e políticas para esse tema”, afirmou.

Durante a passagem por Pernambuco, a equipe do CNDH está realizando encontros com representantes do sistema de Justiça, segurança pública, universidades e Poder Executivo, aplicando questionários baseados em parâmetros da ONU. A ideia é reunir evidências e experiências locais que contribuam para a construção de uma política nacional sólida, efetiva e sensível à realidade brasileira no combate ao ódio e à intolerância.

Acompanharam a visita o secretário nacional de Direitos Humanos, Bruno Teixeira; a secretária executiva de Direitos Humanos do Estado, Glaucia Andrade; Fenelon Pinheiro, representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Edna Jatobá, integrante do CNDH e diretora executiva do GAJOP; e Maria Fernanda Fernandes, consultora do Relatório Especial para o enfrentamento ao Neonazismo e ao Discurso do Ódio e do CNDH.

General admite ao STF ser autor de plano para matar Lula e Moraes

Do Metrópoles

O general Mario Fernandes admitiu, nesta quinta-feira (24/7), ter sido o idealizador do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em interrogatório ao STF, o general – que atuou como secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência – reconheceu ser o autor do documento e afirmou que o plano não passava de um “pensamento digitalizado”.

O material foi apreendido pela Polícia Federal (PF) com o general. Inicialmente nomeado como “Fox_2017.docx”, o arquivo passou a ser denominado “Punhal Verde e Amarelo” por ele próprio.

O general prosseguiu dizendo que o material não passa de “um pensamento digitalizado” e afirmou: “Hoje, me arrependo de ter digitalizado isso”. Mario destacou que não compartilhou o conteúdo com ninguém – ou seja, era de consumo próprio.

Com investimento acima de R$ 3 milhões, mais uma via é pavimentada no bairro do Cordeiro

Prefeitura do Recife entregou obras de pavimentação e drenagem da Rua Rio Jaboatão através do programa Rua Tinindo

A Prefeitura do Recife entregou, na noite desta quinta-feira (24), as obras de pavimentação e drenagem da Rua Rio Jaboatão, no bairro do Cordeiro. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Saneamento (Sesan), fizeram parte do Programa Rua Tinindo e receberam investimentos de mais de R$ 3 milhões, beneficiando toda a extensão da via, num total de 496 metros. O prefeito João Campos, o vice-prefeito Victor Marques e o secretário de Saneamento Miguel Ricardo participaram do evento.

“Hoje inauguramos as obras da Rua Rio Jaboatão, uma obra que não é só de pavimentação, mas principalmente de drenagem, o que faz toda a diferença numa área que sofre com muita chuva e alagamentos. Metade do valor investido aqui foi direcionado para o sistema de drenagem, porque não adianta só calçar se a água não tiver para onde escoar”, explicou João. “E ainda vamos reforçar a iluminação para deixá-la mais segura e agradável para todos”, acrescentou o prefeito.

A Rua Rio Jaboatão, que antes era de solo natural, ganhou mais de 3,8 mil m² de pavimentação em CBUQ, quase 1,7 mil m² de calçadas com acessibilidade e 2,6 mil metros de dispositivos de drenagem, além de sinalização vertical e horizontal. “Uma obra como essa melhora muito a qualidade de vida dos moradores, garantindo mais mobilidade para pedestres e veículos, além de reduzir os alagamentos”, afirma o secretário de Saneamento, Miguel Ricardo.

“Antes da obra, aqui alagava sempre que chovia. A água entrava nas casas, inclusive na minha, muitas vezes chegando a dois palmos de altura. A rua também era cheia de buracos, ninguém conseguia passar, e muita gente ficava presa em casa. Foram muitas promessas que nunca se cumpriram, até que finalmente o calçamento foi feito. Agora, graças a Deus, mesmo com chuva, a água não entra mais e todo mundo está feliz, porque era o sonho de todos os moradores”, destacou Claruildes Mendes, de 65 anos, moradora da rua há mais de 30 anos, onde vive com seu marido e a filha.

A população do local conta agora com passeios em ambos os lados, com largura média de 2 metros; 12 rampas de acessibilidade e 965 metros de meio-fio com sarjeta para escoamento das águas. A rua ganhou infraestrutura de drenagem com 743 metros de tubos de PEAD DN 400 mm e 600 mm, 50 caixas de boca de lobo e 25 poços de visita.

RUA TININDO – As obras do Programa Rua Tinindo já beneficiaram 140 vias concluídas, e outras 25 estão com intervenções em andamento nas seis RPAs da cidade. O programa transforma a infraestrutura urbana, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Governadora Raquel Lyra abre oficialmente Festival Pernambuco Meu País em Salgueiro, no Sertão Central

Nesta sexta-feira (25), às 19 horas, a governadora Raquel Lyra abre oficialmente o Festival Pernambuco Meu País, na Praça da Bomba, em Salgueiro, no Sertão Central, dando início a uma programação itinerante em dez cidades pernambucanas que receberão mais de 900 ações gratuitas nas diversas linguagens artísticas e culturais. Com mais de R$ 30 milhões de investimento do Governo do Estado, o Pernambuco Meu País promoverá programações até o dia 7 de setembro.

Além de Salgueiro, receberão a programação do Festival os municípios de Triunfo, de 25 a 27 de julho; Buíque, de 1º a 3 de agosto; Bezerros/Serra Negra e Taquaritinga do Norte, de 8 a 10 de agosto; Pesqueira, de 15 a 17 de agosto; Gravatá, de 22 a 24 de agosto; Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto; e Caruaru, de 5 a 7 de setembro.

No Sertão, governadora Raquel Lyra anuncia obras do programa Águas de Pernambuco, inaugura mais uma cozinha comunitária e realiza entregas do Morar Bem

Na manhã desta sexta-feira (25), às 9h, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água do distrito de Varzinha e das comunidades rurais de Sítio Barreiros, Roças Velhas e Sítio São José, nesta que será a maior ação de abastecimento de água em comunidade rural da história de Pernambuco, com investimento estimado em R$ 14,7 milhões.
Na mesma ocasião, a gestora assina ordem de serviço para a recuperação da Barragem Jazigo. A estrutura foi inaugurada em 1983 e, segundo a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), encontra-se em Nível de Alerta para o risco de colapso. As ações integram o programa Águas de Pernambuco.
Em seguida, às 11h, a gestora seguirá para Ouricuri, no Sertão do Araripe. Na cidade, ela vai entregar, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), 1088 títulos de regularização fundiária para moradores dos municípios de Araripina, Ouricuri, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.
À tarde, às 15h, a gestora estadual estará em Salgueiro, no Sertão Central, para a entrega de mais 190 títulos de propriedade, desta vez sob a coordenação da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). No mesmo evento, Raquel participa do lançamento das obras do Residencial Salgueiro 116 – Módulo 1, empreendimento viabilizado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Morar Bem PE.
Às 17h, ainda em Salgueiro, a governadora de Pernambuco inaugura a Cozinha Comunitária Auta Dantas de Sá Nunes, a segunda unidade instalada no município. Com a inauguração, o Estado vai atingir a marca de 210 cozinhas em funcionamento do Litoral ao Sertão, sendo 155 instaladas na atual gestão.

Itapetim realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Foi realizada nesta quinta-feira (24), em Itapetim (PE), a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Igualdade e Justiça para Todas”. O evento reuniu representantes da gestão pública, sociedade civil, rede de proteção social, lideranças comunitárias, usuárias dos serviços da secretaria e a Associação de Mulheres da Gameleira, que teve participação ativa por meio de sua presidente, Evanice Pereira, uma das palestrantes.

Promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a conferência teve como objetivo discutir diretrizes para fortalecer as políticas públicas de gênero no município e contribuir com as etapas estaduais e nacionais.

A palestra principal foi conduzida por Apolônia, da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, com reflexões sobre os avanços e os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso a direitos.

A programação contou com a execução dos hinos pelo músico Cícero Audo, apresentações musicais de Aninha, Sidianeide e Rita de Cássia, além da participação do Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também houve depoimentos, como o de Alane Marillac, usuária atendida pela secretaria e apresentação da poetisa Izabela Ferreira.

Durante o encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos, mediados por técnicos das Secretarias da Mulher e de Assistência Social. As propostas aprovadas em plenária servirão como base para a participação do município na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, por meio das delegadas eleitas na etapa municipal.

Os eixos discutidos foram:

1.      Poder e Participação das Mulheres

2.      Políticas Públicas: Implementação, Financiamento e Controle Social

3.      Enfrentamento das Violências contra as Mulheres

4.      Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos

5.      Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades

Estiveram presentes na conferência a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, a secretária da Mulher Edilene Machado, o presidente da Câmara Municipal Júnio Moreira, o promotor de Justiça Dr. Samuel, a sargento Edinubia, que também preside o Conselho da Mulher, demais membros do Conselho, além da vereadora Cleubia, secretários e diretores municipais.

O evento reafirmou o compromisso do município com a promoção da equidade de gênero e com a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes para todas as mulheres de Itapetim.