Em 2026, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 5 milhões no evento, que fortalece o turismo e a cultura locais, além de impulsionar a geração de emprego e renda na região
A governadora Raquel Lyra prestigia, na noite deste sábado (30), a abertura oficial do São João de Caruaru 2026, seguindo tradição que cultiva desde 2023. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, e de diversas outras autoridades, a gestora anunciou o investimento estadual de R$ 5 milhões para o evento, recursos que ajudam a fomentar a economia criativa, fortalecer o turismo regional e ampliar a geração de emprego e renda em todo o Agreste pernambucano durante o período junino. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ainda lançou a Operação São João Caruaru 2026, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vai garantir 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos ligados à pasta durante os dias de festa na cidade.
“Mais do que uma festa, o São João é parte fundamental da cultura pernambucana, é muito emocionante ver o quanto ela nos toca enquanto povo. Mas além disso, essa festividade impulsiona a nossa economia, gera emprego e renda sobretudo no interior, e o Governo de Pernambuco não poderia deixar de incentivar tudo isso. Em 2026 estamos fazendo um investimento histórico nas festas juninas de todo o Estado, tudo para que a gente possa festejar com alegria e segurança em Caruaru e em todos os polos existentes do Litoral ao Sertão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A abertura oficial da programação no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga marca o início de uma das maiores celebrações culturais do país. Sob o tema “Tecido de tradições, costurando gerações”, o São João de Caruaru segue até o dia 27 de junho, reunindo milhares de visitantes de todo o Brasil. Por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Governo do Estado vai investir R$ 5 milhões na festa em 2026.
A temporada junina impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, artesanato e serviços, com cidades como Caruaru atingindo 100% de ocupação hoteleira durante os principais dias da festa. “O São João de Caruaru é um dos maiores atrativos turísticos do Brasil nesta época do ano. A festa atrai visitantes nacionais e internacionais, fortalece nossa rede hoteleira, bares, restaurantes e toda a cadeia produtiva do turismo, consolidando Pernambuco como um destino cultural de referência”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
A programação do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contará com grandes nomes da música brasileira ao longo do período junino. Neste sábado, sobem ao palco Elba Ramalho, Mari Fernandez e Solange Almeida. “É com muita alegria e transparência que a gente realiza mais uma edição do maior e melhor São João do mundo. A cidade está linda, com muita segurança e preparada para receber todos os forrozeiros. Este ano a festa será ainda maior, graças a parcerias como a do Governo do Estado”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Para garantir uma festa segura para a população, o Governo de Pernambuco, por meio da SDS, está empregando 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos vinculados à SDS ao longo da Operação São João 2026 em Caruaru. O planejamento contempla três etapas de atuação, divididas em: pré-São João, entre os dias 30 de maio e 18 de junho; o período principal dos festejos, de 19 a 24 de junho; e o pós-São João, entre 25 e 29 de junho. Apenas neste fim de semana de abertura, entre sábado e domingo, 1.358 lançamentos reforçarão a segurança na cidade.
Entre as novidades do esquema de segurança deste ano, está a instalação de sete Plataformas Conceito no Pátio Luiz Lua Gonzaga, sendo cinco operadas pela Polícia Militar e duas pelo Corpo de Bombeiros. As estruturas funcionam como pontos elevados de observação e apoio operacional. “O São João de Caruaru mobiliza milhares de pessoas e exige uma atuação articulada e altamente coordenada das nossas forças de segurança. Nós estruturamos uma operação robusta para que todos os pernambucanos, caruaruenses e turistas possam aproveitar essa festa tão aguardada com tranquilidade”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Acompanham a governadora Raquel Lyra na abertura do São João de Caruaru o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; o senador Fernando Dueire; os deputados federais Túlio Gadêlha, Mendonça Filho e Fernando Monteiro; os deputados estaduais Antônio Moraes, Joãozinho Tenório, Joel da Harpa e Edson Vieira; além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e diversas outras lideranças políticas do Estado.

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), vem consolidando o seu arco de alianças no Sertão Central pernambucano. Neste sábado (30), em Salgueiro, ele se reuniu com os ex-prefeitos de Cedro, Neguinho e Marly. Na ocasião, os dois anunciaram apoio ao projeto político da Frente Popular.
O pré-candidato João Campos (PSB) declarou que, se eleito governador, vai propor que a gestão estadual assuma a construção do trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina como forma de contribuir com o Governo do Brasil no destravamento da obra. O compromisso foi assumido neste sábado (30), durante visita a Salgueiro, no Sertão Central. Na cidade, o líder da Frente Popular também destacou a necessidade de avançar em temas como a garantia do acesso à água e o enfrentamento ao vazio assistencial na saúde.


A passagem de Marconi Santana pelo município de Bodocó consolidou-se como uma clara demonstração de musculatura política, capacidade de articulação e densidade eleitoral na região do Araripe. Cumprindo uma extensa agenda, o pré-candidato a deputado estadual chancelou sua força de liderança ao viabilizar e entregar maquinários agrícolas de grande impacto para os produtores locais.

Em live realizada na tarde deste sábado, 30, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, divulgou a programação completa do São João 2026. O evento será realizado no Parque de Exposições entre os dias 16 e 20 de.junho.
Intervenção vai beneficiar 54 famílias nas ruas Alto da Bela Vista, Maria Teresa, Frei Gonzaga e Planura, na Zona Oeste da cidade; local também recebeu mutirão Todos Pelo Recife.




Do Causos & Causas
O município de Itapetim recebeu um novo micro-ônibus com 28 lugares destinado ao transporte de pacientes que realizam tratamento fora do domicílio (TFD). A conquista foi viabilizada por meio do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, ampliando o cuidado com a população itapetinense.
