Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Brejinho celebra a tradição do derradeiro de maio

A comunidade de Vila de Fátima, na zona rural de Brejinho, viveu mais uma noite de celebração, cultura e reencontros com a realização da tradicional Festa de Vila de Fátima, conhecida popularmente como o “Derradeiro de Maio”. O evento aconteceu no último sábado (30) e reuniu uma grande multidão que lotou o espaço da festa para prestigiar as atrações musicais e manter viva uma das mais importantes tradições do município.

A programação contou com os shows de Zé Birro do Acordeon, Harry Estigado e Gabriel Rabelo, que animaram o público com muito forró e música regional, garantindo uma noite de alegria para moradores e visitantes.

Além da população, a festividade também contou com a presença do prefeito Gilson Bento, do deputado estadual Ricardo Teobaldo, vereadores, secretários municipais e diversas lideranças da região, que prestigiaram o evento e destacaram a importância da celebração para a cultura local.

Realizada há mais de 50 anos, a Festa de Vila de Fátima é considerada um dos maiores patrimônios culturais da comunidade. A tradição atravessa gerações, fortalecendo os laços entre as famílias, preservando costumes e movimentando a economia local, beneficiando comerciantes, empreendedores e moradores do lugarejo.

Mais do que uma festa, o Derradeiro de Maio representa a identidade e o orgulho de Vila de Fátima, mantendo viva uma história construída ao longo de décadas e celebrada por toda a população brejinhense.

Felipe Carreras reforça parceria com Bonito em agenda marcada por obras, anúncios e novos investimentos para o município

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Bonito, neste final de semana, onde cumpriu uma série de agendas, no sábado e no domingo, ao lado do prefeito Dr. Ruy Barbosa e do deputado estadual Cayo Albino.

Ao longo dos dois dias, a programação passou por diferentes áreas e contemplou visitas ao distrito de Alto do Bonito, a creches, à Unidade Básica de Saúde (UBS), aos projetos dos dois complexos esportivos e ao distrito de Bentivi, onde estão previstas importantes intervenções, como a construção de uma quadra e de uma creche.

Um dos pontos de destaque foi a visita às obras da estátua de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Bonito. O monumento está sendo construído na subida para o teleférico com recursos de emenda parlamentar de R$ 3,2 milhões destinada por Felipe Carreras. A obra vai fortalecer ainda mais o potencial turístico e religioso do município, criando um novo símbolo de fé, identidade e desenvolvimento para a cidade.

A programação também teve um momento político importante, com a reunião que marcou o anúncio de Cayo Albino como deputado estadual de Bonito. Felipe Carreras reforçou a construção de uma parceria alinhada, com atuação integrada em Brasília e na gestão municipal para ampliar a chegada de investimentos, obras e ações.

O final de semana também foi marcado pela participação de Felipe Carreras na Corrida da Emancipação de Bonito, evento que integrou a programação comemorativa do município e reuniu moradores, atletas e visitantes em um momento de esporte, lazer e celebração.

Carreras ainda participou da inauguração do CRAS, equipamento fundamental para ampliar a rede de assistência social.

Duque participa da 32ª Cavalgada à Pedra do Reino em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque participou, neste fim de semana, da programação da 32ª Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. Considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a festa reuniu vaqueiros, artistas, turistas e admiradores da cultura popular sertaneja nos dias 29, 30 e 31 de maio.

No sábado (30), Luciano Duque acompanhou as apresentações culturais e visitou a feira de artesanato do evento, que valoriza artistas e produtores locais. À tarde, o parlamentar também prestigiou a tradicional Cavalgada Zeca Miron, marcada pela encenação da batalha entre mouros e cristãos, uma das apresentações mais simbólicas da festa inspirada no universo armorial e na obra de Ariano Suassuna.

Já neste domingo (31), o deputado percorreu cerca de 30 quilômetros a cavalo até a Serra do Catolé, acompanhando a chegada da comitiva real ao sítio histórico da Pedra do Reino, em um dos momentos mais aguardados da programação.

Presença constante na festividade ao longo dos anos, Luciano Duque destacou a importância cultural e simbólica do evento para o Sertão pernambucano.

“Mais uma vez faço questão de participar dessa festa tão grandiosa e tradicional do nosso Sertão. A Cavalgada à Pedra do Reino é uma celebração da nossa identidade, da nossa cultura e da força do povo sertanejo. É uma das festividades que eu mais aguardo durante o ano pela riqueza cultural, pela beleza e pela emoção que ela representa”, afirmou o deputado.

Duque também ressaltou a importância de manter viva a tradição da festa e fortalecer manifestações culturais que preservam a história e as raízes do interior de Pernambuco.

João Campos participa da Cavalgada à Pedra do Reino em São José do Belmonte

Pré-candidato a governador exaltou a importância do evento como uma reafirmação das tradições do povo sertanejo

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, neste domingo (31), da 32ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte. Durante a atividade, que ele realizou ao lado da esposa, a deputada Tabata Amaral (PSB), e de aliados políticos, o ex-prefeito do Recife exaltou a importância da valorização das tradições sertanejas, expressadas na fé e na cultura popular. A agenda no Sertão Central finalizou mais um ciclo de viagens de João Campos pelo interior do estado na pré-campanha rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

“Começou a Cavalgada à Pedra do Reino. É tradição, história e cultura. São 30 quilômetros montado a cavalo. Vamos até a Pedra do Reino, que foi importante no Movimento Sebastianista, relatado no romance ‘A Pedra do Reino’, de Ariano Suassuna. É do Sertão de Pernambuco para inspirar o Brasil e o mundo com a cultura sertaneja e popular”, declarou João.

A agenda foi acompanhada pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), pelo ex-prefeito Romonilson Mariano, pela deputada Maria Arraes (PSB), pelos deputados Lucas Ramos (PSB), Álvaro Porto (MDB) e João Paulo Costa (PT) e outras lideranças.

Na sexta-feira (29), juntamente com o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), João Campos já havia estado no município para receber o título de cidadão belmontense, em solenidade realizada na Câmara Municipal. Ainda no fim de semana, o pré-candidato a governador passou por Salgueiro e pelo distrito de Umãs, em uma programação que incluiu entrevistas a rádios, contato com a população nas ruas e encontros políticos.

Miguel Duque amplia base no Pajeú com apoio de Ricardo da Castanha em Santa Terezinha

O pré-candidato a deputado federal Miguel Duque (Podemos) cumpriu agenda em Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, neste sábado (30), e anunciou o apoio político de Ricardo da Castanha, ex-presidente do SINTRAF no Pajeú.

O anúncio ocorreu durante a entrega dos quintais produtivos, programa executado pelo SINTRAF que incentiva a produção agroecológica em comunidades rurais. Miguel participou ao lado de agricultores familiares, mulheres do campo e lideranças locais.

Ricardo da Castanha é empresário e organizador do tradicional Torneio da Castanha, evento que mobiliza anualmente a região. Sua atuação transita entre o movimento sindical, as comunidades rurais e a articulação institucional do Pajeú.

Com o apoio de Ricardo, Miguel amplia sua base de alianças no território e reforça a estratégia de construir a pré-candidatura federal a partir de lideranças locais com atuação comprovada

Força e Fé no Sertão: Lucas Ramos e Marcelo Pereira marcam presença na histórica Cavalgada à Pedra do Reino

A tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, um dos maiores e mais expressivos patrimônios culturais do interior de Pernambuco, reuniu uma multidão de cavaleiros, devotos e diversos políticos. O evento contou com a presença marcante do deputado federal Lucas Ramos, que acompanhou de perto as festividades ao lado do ex-prefeito e forte liderança local, Marcelo Pereira.

O cortejo, que une fé, história e a mística da literatura de Ariano Suassuna, transformou as ruas de São José do Belmonte em um cenário de celebração e identidade. Lucas Ramos destacou a emoção de retornar ao município para vivenciar a festividade e reforçar seus laços com a região.

> “A cultura é a alma do nosso povo, e a Cavalgada à Pedra do Reino é o símbolo vivo da tradição”, afirmou Ramos, enaltecendo a importância de preservar a memória sertaneja.

Aliança e Compromisso com o Avanço Regional

Além do resgate histórico, o evento também foi um momento de forte articulação e demonstração de unidade política. A caminhada lado a lado de Lucas Ramos e Marcelo Pereira consolidou o alinhamento de forças que buscam o desenvolvimento do município e das cidades vizinhas.

O trajeto foi marcado por demonstrações de carinho e forte apelo popular. Lucas Ramos e Marcelo Pereira caminharam ladeados pela população, correligionários e lideranças de peso no cenário estadual, como Marília Arraes e João Campos. O momento reafirmou a importância estratégica de São José do Belmonte no mapa político de Pernambuco, abrindo espaço para diálogos profundos sobre o futuro e o desenvolvimento do Sertão.

 “É sempre uma alegria renovada caminhar ao lado do meu grande amigo Marcelo Pereira, uma liderança que trabalha de verdade pela nossa gente. Reencontrar tantos companheiros que compartilham do mesmo compromisso nos dá ainda mais energia para ver Belmonte e toda a região avançarem cada vez mais”, pontuou Lucas Ramos.

A Cavalgada à Pedra do Reino se encerra consolidando não apenas a força da cultura de São José do Belmonte, mas também o fortalecimento de uma união política focada em trazer novas conquistas e investimentos para o interior do estado.

Foto é história

Foto no ano de 2000, quando na ocasião da campanha de Zé Mário Cassiano candidato a prefeito de Carnaíba e Antônio Venâncio como vice-prefeito com ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Foto enviada pelo vereador de Carnaíba, Marinho Cassiano. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (87) 992018970, que publicaremos.

Governadora Raquel Lyra celebra a força da maior festa junina do Brasil durante abertura do São João de Caruaru

Em 2026, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 5 milhões no evento, que fortalece o turismo e a cultura locais, além de impulsionar a geração de emprego e renda na região

A governadora Raquel Lyra prestigia, na noite deste sábado (30), a abertura oficial do São João de Caruaru 2026, seguindo tradição que cultiva desde 2023. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, e de diversas outras autoridades, a gestora anunciou o investimento estadual de R$ 5 milhões para o evento, recursos que ajudam a fomentar a economia criativa, fortalecer o turismo regional e ampliar a geração de emprego e renda em todo o Agreste pernambucano durante o período junino. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ainda lançou a Operação São João Caruaru 2026, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vai garantir 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos ligados à pasta durante os dias de festa na cidade.

“Mais do que uma festa, o São João é parte fundamental da cultura pernambucana, é muito emocionante ver o quanto ela nos toca enquanto povo. Mas além disso, essa festividade impulsiona a nossa economia, gera emprego e renda sobretudo no interior, e o Governo de Pernambuco não poderia deixar de incentivar tudo isso. Em 2026 estamos fazendo um investimento histórico nas festas juninas de todo o Estado, tudo para que a gente possa festejar com alegria e segurança em Caruaru e em todos os polos existentes do Litoral ao Sertão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A abertura oficial da programação no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga marca o início de uma das maiores celebrações culturais do país. Sob o tema “Tecido de tradições, costurando gerações”, o São João de Caruaru segue até o dia 27 de junho, reunindo milhares de visitantes de todo o Brasil. Por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Governo do Estado vai investir R$ 5 milhões na festa em 2026.

A temporada junina impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, artesanato e serviços, com cidades como Caruaru atingindo 100% de ocupação hoteleira durante os principais dias da festa. “O São João de Caruaru é um dos maiores atrativos turísticos do Brasil nesta época do ano. A festa atrai visitantes nacionais e internacionais, fortalece nossa rede hoteleira, bares, restaurantes e toda a cadeia produtiva do turismo, consolidando Pernambuco como um destino cultural de referência”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A programação do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contará com grandes nomes da música brasileira ao longo do período junino. Neste sábado, sobem ao palco Elba Ramalho, Mari Fernandez e Solange Almeida. “É com muita alegria e transparência que a gente realiza mais uma edição do maior e melhor São João do mundo. A cidade está linda, com muita segurança e preparada para receber todos os forrozeiros. Este ano a festa será ainda maior, graças a parcerias como a do Governo do Estado”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Para garantir uma festa segura para a população, o Governo de Pernambuco, por meio da SDS, está empregando 12.742 lançamentos operacionais das forças de segurança e órgãos vinculados à SDS ao longo da Operação São João 2026 em Caruaru. O planejamento contempla três etapas de atuação, divididas em: pré-São João, entre os dias 30 de maio e 18 de junho; o período principal dos festejos, de 19 a 24 de junho; e o pós-São João, entre 25 e 29 de junho. Apenas neste fim de semana de abertura, entre sábado e domingo, 1.358 lançamentos reforçarão a segurança na cidade.

Entre as novidades do esquema de segurança deste ano, está a instalação de sete Plataformas Conceito no Pátio Luiz Lua Gonzaga, sendo cinco operadas pela Polícia Militar e duas pelo Corpo de Bombeiros. As estruturas funcionam como pontos elevados de observação e apoio operacional. “O São João de Caruaru mobiliza milhares de pessoas e exige uma atuação articulada e altamente coordenada das nossas forças de segurança. Nós estruturamos uma operação robusta para que todos os pernambucanos, caruaruenses e turistas possam aproveitar essa festa tão aguardada com tranquilidade”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Acompanham a governadora Raquel Lyra na abertura do São João de Caruaru o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; o senador Fernando Dueire; os deputados federais Túlio Gadêlha, Mendonça Filho e Fernando Monteiro; os deputados estaduais Antônio Moraes, Joãozinho Tenório, Joel da Harpa e Edson Vieira; além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e diversas outras lideranças políticas do Estado.

Ex-prefeitos de Cedro declaram apoio a João Campos

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), vem consolidando o seu arco de alianças no Sertão Central pernambucano. Neste sábado (30), em Salgueiro, ele se reuniu com os ex-prefeitos de Cedro, Neguinho e Marly. Na ocasião, os dois anunciaram apoio ao projeto político da Frente Popular.

“Cedro dá hoje uma grande demonstração de confiança em nossa capacidade de trabalho e faz isso através dessas duas lideranças, Neguinho e Marly, sua esposa. Com experiência de gestão, ambos chegam para somar ao nosso time. Esse é o time que vai transformar o estado, porque o povo merece uma educação de qualidade, saúde que chegue em todo lugar e muito mais”, ressaltou João.

O apoio dos ex-gestores, com sua experiência administrativa, também chega para somar ao planejamento de iniciativas voltadas a áreas essenciais de desenvolvimento dentro do projeto da Frente Popular.

João Campos quer Transnordestina como obra pernambucana

O pré-candidato João Campos (PSB) declarou que, se eleito governador, vai propor que a gestão estadual assuma a construção do trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina como forma de contribuir com o Governo do Brasil no destravamento da obra. O compromisso foi assumido neste sábado (30), durante visita a Salgueiro, no Sertão Central. Na cidade, o líder da Frente Popular também destacou a necessidade de avançar em temas como a garantia do acesso à água e o enfrentamento ao vazio assistencial na saúde.

Os assuntos foram abordados em entrevistas concedidas pelo pré-candidato a três rádios locais. João exaltou o posicionamento estratégico de Salgueiro como “coração do semiárido”, já que é na cidade que estão localizados os entroncamentos das BRs-232 e 116 e dos ramais cearense e pernambucano da Transnordestina. “Fica aqui um compromisso: se for preciso, enquanto governador de Pernambuco, eu pedirei ao Governo Federal que ele transfira a responsabilidade da construção e da concessão da Transnordestina para o estado de Pernambuco, porque não podemos deixar que Pernambuco perca tempo”, afirmou.

Durante a visita, João caminhou pela feira do centro da cidade e promoveu mais uma edição do “Anote Aí!”, iniciativa de escuta popular. Da tribuna montada no meio da rua, o pré-candidato foi provocado a reverter, como governador, a suspensão dos atendimentos a gestantes de alto risco no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, medida que tem levado pacientes a terem que percorrer mais de 200 quilômetros em busca do serviço. “Salgueiro deixou de fazer parto de alto risco. Isso não é justo com Salgueiro. Salgueiro é o coração do semiárido brasileiro, que tem mais de 1.300 municípios. Temos que abrir uma unidade de alto risco. Digo porque sei fazer. Reformei todas as maternidades do Recife e construí um hospital específico para a criança”, argumentou.

Depois da programação na cidade, João Campos foi à zona rural, onde encontrou agricultores que veem a água da transposição do Rio São Francisco passar perto de casa, mas não conseguem abastecimento. “Vocês conheceram Miguel Arraes, meu bisavô, que apagou os candeeiros e levou a eletrificação para todo canto. A gente precisa fazer o que ele fez, só que com a água da transposição. A gente precisa garantir a ligação das comunidades, por meio de obras complementares”, declarou, acrescentando que “Pernambuco precisa de força, pressa e urgência”. “Me sinto preparado para governar o estado porque a vida me preparou muito cedo. Estamos prontos para colocar Pernambuco no mapa do futuro”, disse.

As agendas foram acompanhadas pelo ex-prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá (PSB), pelo presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, pelo ex-deputado Gonzaga Patriota (PSB) e outros nomes da política da região. Ainda em Salgueiro, João Campos deve participar, à noite, de um encontro com lideranças femininas, com condução da ex-prefeita e ex-deputada Creuza Pereira (PSB).