Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife abre inscrições para o 2º Concurso Rei e Rainha do Milho 60+

Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho; concurso será realizado no dia 9, no Círculo Militar do Recife, com premiação de R$ 2 mil para cada vencedor

“O forró já começou”. Depois do sucesso da 1ª edição no ano passado, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), vai realizar o 2º Concurso do Rei e Rainha do Milho 60+ no dia 9 de junho, no Círculo Militar do Recife. As pessoas com 60 anos ou mais interessadas em concorrer já podem realizar as inscrições gratuitas até o dia 5 de junho, das 9h às 16h, com a Gerência da Pessoa Idosa, na SDHJ, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. As majestades eleitas receberão um prêmio no valor de R$ 2 mil cada. 

“Valorizar as pessoas idosas também significa garantir que elas tenham acesso à convivência às expressões culturais que fazem parte da nossa identidade. Quando incentivamos a participação desse público nas iniciativas do ciclo junino, estamos fortalecendo vínculos e contribuindo para uma política de envelhecimento mais ativo e saudável, em sintonia com o que propõe a ONU para esta década”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Além de ser pessoa 60+, para competir, é preciso apresentar uma declaração de participação ativa em grupos de convivência de pessoas idosas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Academias da Cidade ou estar inscrito no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira. No ato de inscrição, também é necessário apresentar comprovante ou declaração de residência do Recife, cópia do RG ou CNH, cópia do CPF, declaração de participação emitida pela instituição de origem, comprovante de dados bancários de titularidade do próprio candidato (cópia do cartão ou extrato onde constem números de agência e conta). Por fim, o cidadão preenche uma ficha de inscrição e assina um termo de compromisso. 

No dia do concurso, as candidatas a Rainha do Milho e os candidatos a Rei vão desfilar um por um ao som dos ritmos juninos. A comissão julgadora vai avaliar a postura e a elegância de cada participante na passarela, a desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma) e a exibição do forró.

Todos os detalhes estão disponíveis no regulamento do concurso, publicado na edição nº 064 do Diário Oficial do Recife, dia 28 de maio: https://dome.recife.pe.gov.br/dome//pdfviewer.php. Mais informações podem ser obtidas com a Gerência da Pessoa Idosa, através dos telefones (81) 3355-8534 ou (81) 99285-1317. 

Prefeitura do Recife entrega recuperação da Ponte Joaquim Cardozo e inicia reforma de passarela nos Coelhos

Intervenções somam R$ 10,1 milhões e requalificam estruturas que conectam os bairros dos Coelhos, São José e Joana Bezerra

O prefeito do Recife, Victor Marques, entregou nesta segunda-feira (1º) a recuperação estrutural da Ponte Joaquim Cardozo, que liga os bairros dos Coelhos, São José e Joana Bezerra, na área central da cidade. A intervenção, executada pela Prefeitura do Recife por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), recebeu investimento de cerca de R$ 7,8 milhões e garantiu o reforço estrutural de um dos principais equipamentos viários da região. Na mesma ocasião, o prefeito assinou a ordem de serviço para a reforma da passarela metálica existente no local.

A obra contemplou intervenções em pilares, vigas, fundações, guarda-corpos e juntas de dilatação, devolvendo melhores condições de segurança e mobilidade para quem circula diariamente pela região. “A requalificação vai desde o restauro até o reforço estrutural da Ponte Joaquim Cardozo, que foi construída há mais de 20 anos e estava precisando de uma restauração, melhorando a qualidade das pontes da nossa cidade”, afirmou o prefeito Victor Marques.

O prefeito também anunciou o início das obras de recuperação da passarela metálica, com investimento de R$ 2,3 milhões e previsão de execução de 12 meses. Os serviços incluem reforço de perfis metálicos, tratamento anticorrosivo, recomposição de guarda-corpos, recuperação do piso e substituição de elementos danificados. “Essa obra é muito importante para quem circula a pé por essa região, com o restauro completo da passarela metálica que liga os Coelhos, da Ilha de São José, até a Joana Bezerra. É uma conexão fundamental para que as pessoas possam circular em segurança, garantindo mais qualidade de vida e valorizando uma característica tão importante do Recife, que é conhecida como a cidade das pontes”, disse Victor Marques.

A assessora da diretoria executiva de obras da Emlurb, Hortência Rodrigues, detalhou o estado atual da estrutura e as prioridades da intervenção. “A passarela foi se deteriorando ao longo dos anos. Hoje damos início à recuperação, com hidrojateamento e troca de perfis, mas o foco principal é a restauração do guarda-corpo, que está bastante corroído e é fundamental para a segurança”, explicou.

Para moradores da região, a obra representa uma mudança concreta no dia a dia. Antiga moradora dos Coelhos, Dona Maria Helena usa a passarela diariamente para levar a neta à creche. “Aqui a gente sente falta dos corrimões. É uma passarela muito útil, eu moro do outro lado e passo por aqui todo dia. Vai melhorar bastante e a gente está precisando muito”, disse. Fotos: Marlon Diego/PCR

Trump busca “eliminar grupos criminosos”, diz porta-voz dos EUA ao explicar decisão sobre CV e PCC

Em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (1º), a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, disse que o presidente americano, Donald Trump, quer eliminar o PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho).

“O presidente Trump deixou muito claro desde o início do seu mandato que ele vai utilizar todas as ferramentas a nossa disposição para combater esses grupos criminosos que estão atuando na nossa região e para proteger a segurança dos Estados Unidos”, disse a porta-voz. “O presidente Trump está atuando para eliminar estes grupos”, acrescentou ela.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (28) que classificou o Comando Vermelho e o PCC como “Terroristas Globais Especialmente Designados”. A medida começa a valer no dia 5 de junho.

O CV e o PCC são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Juntos, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, autoridades públicas e civis brasileiros”, destaca o comunicado assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio.

Crônica de Ademar Rafael

MISERICÓRDIA

Nosso propósito na conversa desta data é deslocarmos a força e importância dessa nobre escolha do campo divinal para prática cotidiana. Saindo do entendimento de que misericórdia é o amor infinito de Deus em relação a cada um de nós ao acolher, aliviar o sofrimento e perdoar nossas falhas para agirmos com misericórdia em um mundo onde a competição toma o lugar da cooperação seguindo o conselho de Jesus
Cristo em Lucas “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”.

Para esta missão vamos partir da tese que a misericórdia, enquanto prática de cada um, pode ser traduzida como compaixão plena, empatia, solidariedade e outras práticas que nos leva às ações promotoras de bem-estar das pessoas que necessitam destes atos misericordiosos. Em nossa caminhada precisamos ampliar os conceitos sobre “compaixão”, “empatia” e “solidariedade”.

Ter compaixão não é sentir pena é ter a disponibilidade de ajudar o outro a superar a dificuldade quantas vezes for necessário. Ser empático extrapola a tese simplista de “sentir a dor do outro” é também utilizar a
escuta ativa para entender as causas do problema e conjuntamente encontrar caminhos que as elimine. Agir com solidariedade é não se limitar ao ato da doação material é respeitando a dignidade alheia ter o compromisso ético e moral para mitigar cada um dos fatores que geram o impasse, dando ao outro ferramentas para superar os obstáculos. Percebam que ao trilharmos os caminhos sugeridos estaremos
eliminando a indiferença e dando luz para métodos humanitários.

Após as reflexões que podem ser extraídas do parágrafo anterior, vamos tentar responder a seguinte indagação: “Como, sem sermos egoístas, podemos ser misericordiosos conosco?” A minha resposta é: Praticando o auto perdão, não exigindo a perfeição em tudo, reconhecendo os limites
e aprendendo com os erros. Escolha a sua forma.

Lula tem vantagem de 7 pontos sobre Flávio Bolsonaro, aponta Real Time Big Data

Pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data, nesta segunda-feira (1), aponta a liderança do presidente Lula (PT) com 38% das intenções de votos, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) fica com 31%. Os números mostram que a disputa pela Presidência da República continua polarizada entre os dois pré-candidatos.

Os demais concorrentes apresentam apenas um dígito. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) têm 6%, Romeu Zema (Novo) soma 4%, Aécio Neves (PSDB): 3%, Joaquim Barbosa (DC): 3% e Augusto Cury (Avante). Votos nulos ou em branco representam e 4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

2º TURNO

No cenário de 2º turno, o presidente Lula abre cinco pontos percentuais em relação a Flávio Bolsonaro. O petista subiu dois pontos em relação à pesquisa realizada em maio e tem 45% das intenções de voto. O pré-candidato do PL caiu quatro pontos a agora aparece com 40%.

Por outro lado, outros pré-candidatos ficaram numa situação melhor, num possível 2º turno, depois das revelações sobre a relação entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro. O instituto ainda testou outros quatro cenários de segundo turno.

No primeiro deles, Lula aparece empatado com Ronaldo Caiado com 43%. Enfrentando Romeu Zema, Lula fica com 43% contra 40%. A distância aumenta se o adversário for Renan Santos: 46% contra 30%. E aumenta se o adversário fosse Aécio Neves: 47% a 23%.

GOVERNO

A desaprovação da gestão Lula continua superando a aprovação, segundo a pesquisa: 50% desaprovam a gestão petista, ante 43% que aprovam. Para 14% dos brasileiros, o Governo é ótimo, 14% acham bom e 25% consideram regular. Por outro lado, 20% acham ruim e 27% avaliam como péssimo. Não souberam responder 2%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05864/2026 e ouviu 2 mil pessoas em todo o território nacional entre os dias 29 e 30 de maio de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Coluna do Finfa

Final de semana produtivo – O pré-candidato a deputado estadual, Bruno Marques, teve agenda corrida neste final de semana no município de Bodocó no Sertão do Araripe, ao lado ao lado dos vereadores Nego do Pipa, Adalto Agente de Saúde, das lideranças Helminho, Zé Jacó, Arão, Elenilso e da pré-candidata a deputada federal Eliane. “Estivemos no distrito de Feitoria, participando da tradicional Procissão do Pau da Bandeira, um momento de fé, devoção e valorização das nossas tradições. É sempre uma alegria estar perto do povo, ouvindo, dialogando e fortalecendo os laços com nossa gente, agradeço a população de Bodocó pelo acolhimento”, disse Bruno.Concurso – O Governo Municipal de São José do Egito realizou o 1º Concurso de Artesãs, um momento especial de valorização da cultura, da criatividade e do talento das mulheres egipciense. “São José do Egito respira cultura e arte, e cada trabalho apresentado mostrou a riqueza da nossa identidade e das nossas tradições. Parabenizo a Secretaria da Mulher, através da secretária Ruana Furtado, pela realização deste importante evento, e todas as artesãs que participaram e fizeram deste momento um grande sucesso”, disse o prefeito Fredson Brito.Consolidou aliança – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB) consolidou a aliança com o prefeito São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), após três dias de agendas relativas à XXXII Cavalgada da Pedra do Reino, encerrada neste domingo (31.05), naquele município do Sertão Central. “Para nós está sendo uma honra contar com o apoio do prefeito de um município que promove um dos mais expressivos e tradicionais acontecimentos culturais do estado. Temos certeza que a força e a união vistas aqui marcarão a caminhada que levará João Campos ao governo do estado e à transformação de Pernambuco”, avaliou o presidente da Alepe.

Início – A prefeita de Itapetim, Aline Karina, postou nas suas redes sociais, que nesta segunda-feira , 1º de junho, terá início o Circuito Junino. A abertura será em grande estilo, com o desfile da Rainha Junina 2026. “onvido todos vocês para participarem conosco, a partir das 19 horas, em praça pública”, escreveu a gestora.

Frase“Escrevam o que eu estou dizendo. Em setembro vai faltar dinheiro para pagar a folha. Não vai ter dinheiro para pagar a folha porque o desmantelo que está em Serra Talhada não está cabendo no gibi”. (Vereador de Serra Talhada, China Menezes, elevando o tom das críticas contra a gestão da prefeita Márcia Conrado durante a última sessão da Câmara Municipal de Serra Talhada)Evento e homenagem – Foi realizado neste domingo (31), na Chácara Rebanho JC do criador Jailson Cordeiro, na comunidade Gangorra em Afogados da Ingazeira, um dia de campo’, promovido pela NZ Consultoria, com o tema OvinoCaprinocultura de Resultados, onde o Zootecnista Juliano, abordou vários temas como: manejo nutricional de alto desempenho, genética, nutrição, sanidade, entre outros, com criadores da caprinovinocultura da região do Pajeú e Moxotó. Na oportunidade o criador Jailson Cordeiro, foi homenageado com uma placa pelo seu empenho no desenvolvimento da caprinovinocultura da nossa região.

Inscrições abertas – Foi aberta neste domingo (31), as inscrições da I Corrida Cultural da OAB de São José do Egito. O dia marca o aniversário de 2 anos do Egito Running, grupo que vem movimentando histórias, incentivando o esporte, fortalecendo amizades e consolidando a corrida de rua em São José do Egito. As inscrições seguem até 09 de julho, outra data simbólica, alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932, marco histórico de luta pela Constituição, pelas instituições e pelo respeito às leis — valores que dialogam diretamente com a missão da OAB.

Você sabia? – Que o prefeito de Custódia, Manoel Messias, participou no último sábado (30), do primeiro ‘Dia “D” de Vacinação Quilombola, que foi realizada na Escola Municipal Buenos Aires. “Aproveitei para fazer a atualização do meu cartão de vacinação. Ver de perto a participação da comunidade e o empenho das equipes de saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia’, disse o prefeito.

Perguntar não ofende – Por que em eventos políticos tem a chamada escondidinha, quando o assunto é financeiro?

Brejinho celebra a tradição do derradeiro de maio

A comunidade de Vila de Fátima, na zona rural de Brejinho, viveu mais uma noite de celebração, cultura e reencontros com a realização da tradicional Festa de Vila de Fátima, conhecida popularmente como o “Derradeiro de Maio”. O evento aconteceu no último sábado (30) e reuniu uma grande multidão que lotou o espaço da festa para prestigiar as atrações musicais e manter viva uma das mais importantes tradições do município.

A programação contou com os shows de Zé Birro do Acordeon, Harry Estigado e Gabriel Rabelo, que animaram o público com muito forró e música regional, garantindo uma noite de alegria para moradores e visitantes.

Além da população, a festividade também contou com a presença do prefeito Gilson Bento, do deputado estadual Ricardo Teobaldo, vereadores, secretários municipais e diversas lideranças da região, que prestigiaram o evento e destacaram a importância da celebração para a cultura local.

Realizada há mais de 50 anos, a Festa de Vila de Fátima é considerada um dos maiores patrimônios culturais da comunidade. A tradição atravessa gerações, fortalecendo os laços entre as famílias, preservando costumes e movimentando a economia local, beneficiando comerciantes, empreendedores e moradores do lugarejo.

Mais do que uma festa, o Derradeiro de Maio representa a identidade e o orgulho de Vila de Fátima, mantendo viva uma história construída ao longo de décadas e celebrada por toda a população brejinhense.

Felipe Carreras reforça parceria com Bonito em agenda marcada por obras, anúncios e novos investimentos para o município

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Bonito, neste final de semana, onde cumpriu uma série de agendas, no sábado e no domingo, ao lado do prefeito Dr. Ruy Barbosa e do deputado estadual Cayo Albino.

Ao longo dos dois dias, a programação passou por diferentes áreas e contemplou visitas ao distrito de Alto do Bonito, a creches, à Unidade Básica de Saúde (UBS), aos projetos dos dois complexos esportivos e ao distrito de Bentivi, onde estão previstas importantes intervenções, como a construção de uma quadra e de uma creche.

Um dos pontos de destaque foi a visita às obras da estátua de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Bonito. O monumento está sendo construído na subida para o teleférico com recursos de emenda parlamentar de R$ 3,2 milhões destinada por Felipe Carreras. A obra vai fortalecer ainda mais o potencial turístico e religioso do município, criando um novo símbolo de fé, identidade e desenvolvimento para a cidade.

A programação também teve um momento político importante, com a reunião que marcou o anúncio de Cayo Albino como deputado estadual de Bonito. Felipe Carreras reforçou a construção de uma parceria alinhada, com atuação integrada em Brasília e na gestão municipal para ampliar a chegada de investimentos, obras e ações.

O final de semana também foi marcado pela participação de Felipe Carreras na Corrida da Emancipação de Bonito, evento que integrou a programação comemorativa do município e reuniu moradores, atletas e visitantes em um momento de esporte, lazer e celebração.

Carreras ainda participou da inauguração do CRAS, equipamento fundamental para ampliar a rede de assistência social.

Duque participa da 32ª Cavalgada à Pedra do Reino em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque participou, neste fim de semana, da programação da 32ª Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. Considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a festa reuniu vaqueiros, artistas, turistas e admiradores da cultura popular sertaneja nos dias 29, 30 e 31 de maio.

No sábado (30), Luciano Duque acompanhou as apresentações culturais e visitou a feira de artesanato do evento, que valoriza artistas e produtores locais. À tarde, o parlamentar também prestigiou a tradicional Cavalgada Zeca Miron, marcada pela encenação da batalha entre mouros e cristãos, uma das apresentações mais simbólicas da festa inspirada no universo armorial e na obra de Ariano Suassuna.

Já neste domingo (31), o deputado percorreu cerca de 30 quilômetros a cavalo até a Serra do Catolé, acompanhando a chegada da comitiva real ao sítio histórico da Pedra do Reino, em um dos momentos mais aguardados da programação.

Presença constante na festividade ao longo dos anos, Luciano Duque destacou a importância cultural e simbólica do evento para o Sertão pernambucano.

“Mais uma vez faço questão de participar dessa festa tão grandiosa e tradicional do nosso Sertão. A Cavalgada à Pedra do Reino é uma celebração da nossa identidade, da nossa cultura e da força do povo sertanejo. É uma das festividades que eu mais aguardo durante o ano pela riqueza cultural, pela beleza e pela emoção que ela representa”, afirmou o deputado.

Duque também ressaltou a importância de manter viva a tradição da festa e fortalecer manifestações culturais que preservam a história e as raízes do interior de Pernambuco.