Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho; concurso será realizado no dia 9, no Círculo Militar do Recife, com premiação de R$ 2 mil para cada vencedor
“O forró já começou”. Depois do sucesso da 1ª edição no ano passado, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), vai realizar o 2º Concurso do Rei e Rainha do Milho 60+ no dia 9 de junho, no Círculo Militar do Recife. As pessoas com 60 anos ou mais interessadas em concorrer já podem realizar as inscrições gratuitas até o dia 5 de junho, das 9h às 16h, com a Gerência da Pessoa Idosa, na SDHJ, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. As majestades eleitas receberão um prêmio no valor de R$ 2 mil cada.
“Valorizar as pessoas idosas também significa garantir que elas tenham acesso à convivência às expressões culturais que fazem parte da nossa identidade. Quando incentivamos a participação desse público nas iniciativas do ciclo junino, estamos fortalecendo vínculos e contribuindo para uma política de envelhecimento mais ativo e saudável, em sintonia com o que propõe a ONU para esta década”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Além de ser pessoa 60+, para competir, é preciso apresentar uma declaração de participação ativa em grupos de convivência de pessoas idosas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Academias da Cidade ou estar inscrito no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira. No ato de inscrição, também é necessário apresentar comprovante ou declaração de residência do Recife, cópia do RG ou CNH, cópia do CPF, declaração de participação emitida pela instituição de origem, comprovante de dados bancários de titularidade do próprio candidato (cópia do cartão ou extrato onde constem números de agência e conta). Por fim, o cidadão preenche uma ficha de inscrição e assina um termo de compromisso.
No dia do concurso, as candidatas a Rainha do Milho e os candidatos a Rei vão desfilar um por um ao som dos ritmos juninos. A comissão julgadora vai avaliar a postura e a elegância de cada participante na passarela, a desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma) e a exibição do forró.
Todos os detalhes estão disponíveis no regulamento do concurso, publicado na edição nº 064 do Diário Oficial do Recife, dia 28 de maio: https://dome.recife.pe.gov.br/dome//pdfviewer.php. Mais informações podem ser obtidas com a Gerência da Pessoa Idosa, através dos telefones (81) 3355-8534 ou (81) 99285-1317.




MISERICÓRDIA
Pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data, nesta segunda-feira (1), aponta a liderança do presidente Lula (PT) com 38% das intenções de votos, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) fica com 31%. Os números mostram que a disputa pela Presidência da República continua polarizada entre os dois pré-candidatos.
Final de semana produtivo – O pré-candidato a deputado estadual, Bruno Marques, teve agenda corrida neste final de semana no município de Bodocó no Sertão do Araripe, ao lado ao lado dos vereadores Nego do Pipa, Adalto Agente de Saúde, das lideranças Helminho, Zé Jacó, Arão, Elenilso e da pré-candidata a deputada federal Eliane. “Estivemos no distrito de Feitoria, participando da tradicional Procissão do Pau da Bandeira, um momento de fé, devoção e valorização das nossas tradições. É sempre uma alegria estar perto do povo, ouvindo, dialogando e fortalecendo os laços com nossa gente, agradeço a população de Bodocó pelo acolhimento”, disse Bruno.
Concurso – O Governo Municipal de São José do Egito realizou o 1º Concurso de Artesãs, um momento especial de valorização da cultura, da criatividade e do talento das mulheres egipciense. “São José do Egito respira cultura e arte, e cada trabalho apresentado mostrou a riqueza da nossa identidade e das nossas tradições. Parabenizo a Secretaria da Mulher, através da secretária Ruana Furtado, pela realização deste importante evento, e todas as artesãs que participaram e fizeram deste momento um grande sucesso”, disse o prefeito Fredson Brito.
Consolidou aliança – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB) consolidou a aliança com o prefeito São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), após três dias de agendas relativas à XXXII Cavalgada da Pedra do Reino, encerrada neste domingo (31.05), naquele município do Sertão Central. “Para nós está sendo uma honra contar com o apoio do prefeito de um município que promove um dos mais expressivos e tradicionais acontecimentos culturais do estado. Temos certeza que a força e a união vistas aqui marcarão a caminhada que levará João Campos ao governo do estado e à transformação de Pernambuco”, avaliou o presidente da Alepe.
Início – A prefeita de Itapetim, Aline Karina, postou nas suas redes sociais, que nesta segunda-feira , 1º de junho, terá início o Circuito Junino. A abertura será em grande estilo, com o desfile da Rainha Junina 2026. “onvido todos vocês para participarem conosco, a partir das 19 horas, em praça pública”, escreveu a gestora.
Evento e homenagem – Foi realizado neste domingo (31), na Chácara Rebanho JC do criador Jailson Cordeiro, na comunidade Gangorra em Afogados da Ingazeira, um dia de campo’, promovido pela NZ Consultoria, com o tema OvinoCaprinocultura de Resultados, onde o Zootecnista Juliano, abordou vários temas como: manejo nutricional de alto desempenho, genética, nutrição, sanidade, entre outros, com criadores da caprinovinocultura da região do Pajeú e Moxotó. Na oportunidade o criador Jailson Cordeiro, foi homenageado com uma placa pelo seu empenho no desenvolvimento da caprinovinocultura da nossa região.
Você sabia? – Que o prefeito de Custódia, Manoel Messias, participou no último sábado (30), do primeiro ‘Dia “D” de Vacinação Quilombola, que foi realizada na Escola Municipal Buenos Aires. “Aproveitei para fazer a atualização do meu cartão de vacinação. Ver de perto a participação da comunidade e o empenho das equipes de saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia’, disse o prefeito.
A comunidade de Vila de Fátima, na zona rural de Brejinho, viveu mais uma noite de celebração, cultura e reencontros com a realização da tradicional Festa de Vila de Fátima, conhecida popularmente como o “Derradeiro de Maio”. O evento aconteceu no último sábado (30) e reuniu uma grande multidão que lotou o espaço da festa para prestigiar as atrações musicais e manter viva uma das mais importantes tradições do município.
O deputado federal Felipe Carreras esteve em Bonito, neste final de semana, onde cumpriu uma série de agendas, no sábado e no domingo, ao lado do prefeito Dr. Ruy Barbosa e do deputado estadual Cayo Albino.
O deputado estadual Luciano Duque participou, neste fim de semana, da programação da 32ª Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. Considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a festa reuniu vaqueiros, artistas, turistas e admiradores da cultura popular sertaneja nos dias 29, 30 e 31 de maio.