A cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano, já vive o clima das tradicionais festas juninas com a abertura oficial do Circuito Junino 2026, realizada na noite desta segunda-feira (1º de junho). O evento marca o início de uma extensa programação que segue durante todo o mês, reunindo cultura, música e valorização das tradições nordestinas.
Um dos momentos mais aguardados da noite de abertura foi o desfile que definiu a Rainha Junina 2026. A jovem Nátally Fernanda conquistou o primeiro lugar, sendo coroada como a nova representante do ciclo junino no município. Mirtes Eloá ficou com o segundo lugar, enquanto Talita Gabriele garantiu a terceira colocação. As participantes encantaram o público presente com beleza, simpatia e desenvoltura.
A programação também contou com apresentações musicais do sanfoneiro Aldinho e do cantor Jandelson, além do grupo de dança “Os Pajeuzitas”, que levou ao público um espetáculo cultural cheio de cores e tradição.
O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Mulher. A abertura reuniu diversas autoridades, entre elas a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, além de secretários, diretores municipais, vereadores e um grande público que prestigiou a festividade.
O Circuito Junino 2026 segue ao longo de todo o mês de junho com uma programação diversificada, incluindo arraiás nas escolas, Festa de Santo Antônio, Palhoção Junino, noite religiosa, concurso de sanfoneiros, show de calouros e as tradicionais três noites de São Pedro. As festividades têm como objetivo manter viva a cultura popular, além de impulsionar o comércio local e atrair visitantes para o município.
Com o início das celebrações, Itapetim reafirma sua tradição junina e se consolida como um dos destinos festivos da região durante o período.



Na Sessão Ordinária na noite desta segunda-feira 1º de junho, da Câmara dos Vereadores de Tabira, a líder da oposição vereadora Nelly de Mano, quando usou a tribuna, falou sobre o pronunciamento do prefeito Flávio Marques, onde acusava a oposição de tentar atrapalhar a compra da casa de apoio.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), publicou o edital para contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para implantação e pavimentação do acesso à Praia do Sossego e ao Pontal da Ilha, na Ilha de Itamaracá. O edital está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (2).
Por meio das secretarias de Educação e de Saúde, a Prefeitura de Salgueiro inaugurou nesta segunda-feira, 1° de junho, o Centro NeuroEducar, um espaço criado para acolher e cuidar das crianças neurodivergentes do município. A solenidade teve participação do prefeito, Fabinho Lisandro, da secretária de Saúde, Cláudia Pereira, da secretária de Educação, Maysa de Lavor, e de outros integrantes da gestão municipal.

Anunciou – O prefeito de Flores, Gilberto RIbeiro, divulgou a programação do São João das Tradições 2026 em Flores – PE. Com o slogan “O Maior São João das Tradições da Região”, o evento se consolida como um dos principais pólos juninos da região, unindo grandes atrações nacionais e a valorização da cultura local. As festividades percorrem a sede, distritos e povoados , garantindo a descentralização da cultura. Na sede, nos Povoados do Tenório, Saco do Romão, Santana das Almas, Distrito de Sítio dos Nunes e Bairro Alto Pedro de Souza.
Vacina em casa – A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, iniciou neste último final de semana, o programa ‘Vacina em Casa’, uma ação que leva imunização e cuidado diretamente à população, facilitando o acesso às vacinas para quem mais precisa. A equipe percorreu diversos pontos do município, atendendo moradores dos sítios Santa Ladeira, Santa Tereza, Redonda, São Mateus, Cruz, Santa Mata e Baze, além de áreas da sede, garantindo mais comodidade e ampliando a cobertura vacinal.
Balanço – A Prefeitura de Tuparetama, anunciou o balanço de animais castrados, onde no mês de maio foram 69 animais castrados, sendo 56 fêmeas e 13 machos. Com esse resultado, o município alcançou a marca de 309 castrações realizadas entre janeiro e maio, fortalecendo nosso compromisso com o controle populacional, o bem-estar animal e a prevenção de doenças. A moda deveria pegar aqui no Pajeú!

Mudanças no secretariado – A Prefeitura do Recife divulgou, nesta segunda-feira (1º), modificações na equipe do primeiro escalão municipal. As alterações promovem uma recomposição nas áreas de planejamento, gestão e tecnologia na capital pernambucana. As mudanças foram anunciadas pelo prefeito Victor Marques e já devem ser publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (2). Jorge Vieira deixa a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para assumir a presidência da Empresa Municipal de Informática (Emprel), braço tecnológico e de inovação do município. Para seu lugar, foi escalada Mariana Suassuna, que até então ocupava o cargo de secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde.
Disse – “Eu sei que serei candidato a senador, nem que o União vá avulso. Isso é algo que não me tira o sono, porque sei que quem vai definir essa escolha é a governadora Raquel Lyra. Se é com a razão, com a emoção ou se com a vontade de ganhar”. (Ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, durante entrevista ao Programa Café no Ponto, na TV Nova)
Lançamento – Será no próximo sábado (06), o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Bruno Marques, com a presença do pré-candidato João Campos, Marília Arraes, no Velho Chico às 18 horas em Petrolândia.
A gestão do prefeito Zeca Cavalcanti conquistou mais uma importante vitória legislativa na noite desta segunda-feira (1º), com a aprovação pela Câmara de Vereadores de dois projetos de lei considerados estratégicos para a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento das políticas de inclusão social em Arcoverde.
Ação está dividida em duas etapas. Na primeira parte, iniciativa percorre as ruas do Apolo, da Guia e Avenida Cais do Apolo e já visitou 64 dos 70 imóveis previstos. Obra completa tem o investimento de R$ 2.097.098,73
A Secretaria de Educação de Caruaru, através de um professor da rede, está participando do prêmio iBest, uma realização da iBest Global, que em sua edição de 2025 irá distinguir as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. Para a categoria de melhor professor como criador de conteúdo, concorre ao prêmio, o professor Leonel Barbosa, da Escola Municipal Professor Machadinho.