Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Itapetim abre Circuito Junino 2026 com desfile da Rainha Junina e programação cultural

A cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano, já vive o clima das tradicionais festas juninas com a abertura oficial do Circuito Junino 2026, realizada na noite desta segunda-feira (1º de junho). O evento marca o início de uma extensa programação que segue durante todo o mês, reunindo cultura, música e valorização das tradições nordestinas.

Um dos momentos mais aguardados da noite de abertura foi o desfile que definiu a Rainha Junina 2026. A jovem Nátally Fernanda conquistou o primeiro lugar, sendo coroada como a nova representante do ciclo junino no município. Mirtes Eloá ficou com o segundo lugar, enquanto Talita Gabriele garantiu a terceira colocação. As participantes encantaram o público presente com beleza, simpatia e desenvoltura.

A programação também contou com apresentações musicais do sanfoneiro Aldinho e do cantor Jandelson, além do grupo de dança “Os Pajeuzitas”, que levou ao público um espetáculo cultural cheio de cores e tradição.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Mulher. A abertura reuniu diversas autoridades, entre elas a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, além de secretários, diretores municipais, vereadores e um grande público que prestigiou a festividade.

O Circuito Junino 2026 segue ao longo de todo o mês de junho com uma programação diversificada, incluindo arraiás nas escolas, Festa de Santo Antônio, Palhoção Junino, noite religiosa, concurso de sanfoneiros, show de calouros e as tradicionais três noites de São Pedro. As festividades têm como objetivo manter viva a cultura popular, além de impulsionar o comércio local e atrair visitantes para o município.

Com o início das celebrações, Itapetim reafirma sua tradição junina e se consolida como um dos destinos festivos da região durante o período.

Governo manifesta “indignação” e diz que não há justificativa para taxação dos EUA

O governo federal manifestou, em comunicado divulgado nesta terça-feira (2), “indignação” com a recomendação do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) de imposição de tarifas de 25% sobre todas as importações do Brasil.

Leia na íntegra a nota

“Governo brasileiro manifesta indignação com a conclusão preliminar anunciada ontem (1/6) pelo USTR relativa à investigação da Seção 301 contra alegadas práticas comerciais desleais do Brasil.

Essa investigação teve início em 15 de julho de 2025 por provocação da família Bolsonaro e está associada à tentativa de ingerência em temas internos do nosso país, como feito na recente viagem do senador Flávio Bolsonaro a Washington. Essas investidas têm contado com o auxílio de falsos patriotas que usam cargos e funções públicas para conspirar contra os interesses nacionais.

É lastimável que todo o trabalho de diálogo e articulação que o Governo brasileiro tem feito, inclusive com envolvimento pessoal dos Presidentes Lula e Trump, seja sabotado por interesses meramente eleitorais e familiares.

Não havia e não há justificativa para essas medidas unilaterais contra o nosso país ou contra patrimônios brasileiros como o PIX, mencionado explicitamente nas recomendações preliminares. Segundo estatísticas do “Bureau of Economic Analysis”, os EUA acumularam US$ 424,5 bilhões em superávit de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos (2011-2025). Só no ano passado, o superávit comercial de bens dos EUA com o Brasil totalizou US$ 14,46 bilhões. Considerando bens e serviços a cifra sobe a US$ 40,52 bilhões.

Em 2025, 76% das importações originárias dos Estados Unidos entraram no Brasil sem pagar imposto de importação. Oito dos dez principais produtos importados dos Estados Unidos pelo Brasil tiveram tarifa efetiva zero, incluindo petróleo e derivados, aeronaves, gás natural e carvão. A alíquota média efetivamente cobrada dos produtos norte-americanos no Brasil foi de apenas 3,1%.

O principal efeito das tarifas unilaterais, politicamente motivadas, aplicadas ao nosso país tem sido impor danos à economia nacional e à geração de emprego e renda, além de diminuir o papel dos EUA como nosso parceiro comercial. No primeiro trimestre de 2026, a participação dos EUA nas exportações brasileiras atingiu o menor valor da série histórica ao somar 9,4%.

Conforme acordado pelos Presidentes Lula e Trump por ocasião da reunião em Washington no dia 7 de maio, estão em curso negociações tarifárias entre os dois países em busca de soluções que resultem no encerramento da investigação da Seção 301, previsto para 15 de julho, sem imposição de medidas contra o Brasil. O Governo brasileiro também dará continuidade ao diálogo com o setor privado com esse objetivo.

O Brasil se reserva o direito de recorrer aos instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, para fazer face a situações de injustiça contra o Estado brasileiro, sem amparo nas regras do comércio internacional.

O Governo reafirma a expectativa de que as recomendações não se convertam em tarifas efetivas, mas reitera que adotará toda e qualquer medida capaz de reduzir os danos que venham a ser causados à economia, aos empregos e à renda dos brasileiros.

É preciso estar atento aos traidores da pátria e trabalhar em defesa da nossa soberania e dos interesses do povo brasileiro.”

Vereadora Nelly de Mano diz que prefeito de Tabira Flávio Marques falta com a verdade

Governo de Pernambuco inicia processo para recuperar estrada de acesso à Praia do Sossego, em Itamaracá

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), publicou o edital para contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para implantação e pavimentação do acesso à Praia do Sossego e ao Pontal da Ilha, na Ilha de Itamaracá. O edital está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (2).

“Esse é um sonho de moradores e turistas, e estamos avançando para realizar essa estrada tão importante na região. Vamos ter um acesso mais seguro para ir e vir das pessoas ao Sossego, conectando a um dos pontos de belezas naturais e turísticas de Pernambuco. Isso fortalece a geração de emprego e renda para nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A licitação prevê a elaboração dos estudos e projetos para dois trechos, totalizando 12,69 quilômetros de extensão. O principal deles corresponde à PE-026 (antiga VPE-040), ligando a PE-035 à Praia do Sossego e ao Pontal da Ilha, em um percurso de 11,89 quilômetros. Também está incluído o trecho da APE-026, com 0,80 quilômetro de extensão, conectando a PE-026 à Praia do Sossego. O investimento estimado para a elaboração do projeto é de R$ 490,5 mil.

“A estrada do Sossego é um sonho antigo, que esta gestão tira do papel e inicia uma etapa importante para requalificação dela. Com dinheiro em caixa, vamos realizar o projeto para depois dar a ordem de serviço e garantir os benefícios dessa rodovia para toda a região”, disse o secretário da Semobi, Pedro Neves.

A iniciativa faz parte do programa PE na Estrada e representa mais um passo para requalificar a malha viária pernambucana. Os investimentos vão garantir que a Ilha de Itamaracá amplie a mobilidade da população, e irá incentivar o turismo local. Através do programa, o Governo do Estado já investiu R$ 5 bilhões e recuperou mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias em Pernambuco.

Salgueiro inaugura Centro NeuroEducar para acolher e cuidar de crianças neurodivergentes

Por meio das secretarias de Educação e de Saúde, a Prefeitura de Salgueiro inaugurou nesta segunda-feira, 1° de junho, o Centro NeuroEducar, um espaço criado para acolher e cuidar das crianças neurodivergentes do município. A solenidade teve participação do prefeito, Fabinho Lisandro, da secretária de Saúde, Cláudia Pereira, da secretária de Educação, Maysa de Lavor, e de outros integrantes da gestão municipal.

Localizado na Rua Francisco Noberto, no bairro Nossa Senhora das Graças, o Centro NeuroEducar inicia suas atividades com uma equipe multiprofissional composta por neuropediatra pediatra, psiquiatra infantil, psicólogos, neuropedagogas, psicopedagogas, terapeuta ocupacional, assistente social, assistente terapêutico e nutricionista.

No local serão realizados atendimentos de saúde e educação para o pleno desenvolvimento das crianças, com 24 profissionais. A unidade possui três salas de atendimento educacional especializado (AEE) e outras salas para os atendimentos no setor da saúde. Somente nesta primeira semana serão atendidas 180 crianças, sendo 80 na área da psicologia, 60 na fonoaudiologia, incluindo 12 da zona rural, e 40 na psicopedagogia.

“Por trás de cada atendimento existe uma criança que terá mais oportunidades de desenvolver seu potencial. Existe uma família que encontra acolhimento, orientação e esperança”, disse a secretária de Saúde.

O prefeito também falou sobre a importância do investimento em duas áreas fundamentais da administração pública. “Todo investimento que for preciso fazer, todo esforço que for preciso fazer, vai ser sempre direcionado à nossa educação e à nossa saúde para que a gente possa cuidar bem das pessoas”, disse.

Coluna do Finfa

Zeca tem projetos aprovados na Câmara com avanços na educação e inclusão social em Arcoverde

A gestão do prefeito Zeca Cavalcanti conquistou mais uma importante vitória legislativa na noite desta segunda-feira (1º), com a aprovação pela Câmara de Vereadores de dois projetos de lei considerados estratégicos para a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento das políticas de inclusão social em Arcoverde.

O primeiro, o Projeto de Lei Complementar nº 008/2026, integra os auxiliares de creche efetivas da rede municipal à carreira do magistério público. Uma reivindicação antiga desses profissionais e que regulamenta lei federal. Com a medida, os profissionais passam a ter acesso ao piso salarial da educação, valorização profissional, melhorias na jornada de trabalho e aposentadoria especial, além da adequação da legislação municipal às normas nacionais da educação.

“Estamos fazendo justiça com profissionais que dedicam suas vidas à educação das nossas crianças. É uma conquista que garante mais reconhecimento, valorização e dignidade. Essa conquista é fruto do diálogo, da responsabilidade e da construção coletiva com trabalhadores e a Câmara de Vereadores em favor de quem faz a educação acontecer”, destacou Zeca.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 004/2026, que cria a política de cotas nos concursos públicos e seleções simplificadas do município.

A nova legislação reserva 30% das vagas para candidatos pretos e pardos, indígenas e quilombolas, sendo 25% para pessoas pretas e pardas, 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

Segundo Zeca Cavalcanti, a iniciativa fortalece a inclusão social e amplia a representatividade no serviço público municipal.

“Estamos construindo uma Arcoverde mais justa, inclusiva e representativa. Essa lei amplia oportunidades para grupos que historicamente enfrentaram barreiras de acesso ao serviço público”, afirmou o prefeito.

Com a aprovação dos dois projetos, a gestão municipal avança em pautas voltadas à valorização da educação e à promoção da igualdade de oportunidades.

Prefeitura e Porto Digital avançam com processo de embutimento de rede de telecomunicações no bairro do Recife

Ação está dividida em duas etapas. Na primeira parte, iniciativa percorre as ruas do Apolo, da Guia e Avenida Cais do Apolo e já visitou 64 dos 70 imóveis previstos. Obra completa tem o investimento de R$ 2.097.098,73

A Prefeitura está realizando um projeto bastante aguardado pelos recifenses: o embutimento da rede de telecomunicações no bairro do Recife, área central do município. A ação, coordenada por meio do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), está dividida em duas etapas e é realizada em parceria com o Porto Digital. O valor total da obra é de R$ 2.097.098,73. O prefeito Victor Marques visitou a Rua do Apolo para conferir a execução dos serviços.

“A Prefeitura e o Porto Digital estão trabalhando para colocar dezenas de fios embaixo da terra através do embutimento da rede, dando mais segurança para quem circula pelo centro do Recife e mais estabilidade para as empresas de tecnologia, com mais constância no sinal. Além disso, o embutimento também vai trazer mais beleza para uma das nossas principais regiões turísticas, tornando o ambiente mais agradável e urbanístico”, afirmou o prefeito Victor Marques.

A primeira etapa engloba a Rua do Apolo, Avenida Cais do Apolo e Rua da Guia. Dos 70 imóveis previstos, 64 já foram executados e seis estão agendados. O prazo para conclusão desta etapa é até o final do mês, com data para retirada dos fios até 30 de junho.

“Neste primeiro momento, as ruas em fase mais avançada são a Rua Apolo, Rua da Guia e Cais do Apolo. Tudo isso com muita responsabilidade e parceria com quem vive a nossa cidade, por isso estamos construindo as caixas dentro dos imóveis para que os moradores e comerciantes tenham a conectividade garantida dentro do seu imóvel no momento da retirada dos fios. É um trabalho de formiguinha, mas que vem dando certo porque a gente faz isso de maneira bem feita, escutando quem precisa e cuidando de todos”, concluiu o prefeito do Recife.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do projeto abrange as ruas Domingos Martins, do Bom Jesus, de São Jorge, Itaiópolis, do Observatório, Vital Oliveira, Travessa Barão Rodrigues Mendes e Avenidas Alfredo Lisboa, Rio Branco e Barbosa Lima. Serão mais 54 imóveis, com início previsto para o dia 1º de junho com término para 25 de setembro, e retirada dos fios prevista para até 12 de fevereiro do próximo ano.

Professor da Rede Municipal de Caruaru concorre a uma das maiores premiações da internet na categoria educação

A Secretaria de Educação de Caruaru, através de um professor da rede, está participando do prêmio iBest, uma realização da iBest Global, que em sua edição de 2025 irá distinguir as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. Para a categoria de melhor professor como criador de conteúdo, concorre ao prêmio, o professor Leonel Barbosa, da Escola Municipal Professor Machadinho.

A votação tem início na próxima segunda (1), e a população pode votar quantas vezes quiser. Para ter acesso, basta clicar no link https://premioibest.vote/538447202 e realizar a votação na categoria melhor professor criador de conteúdo.

“Estou muito feliz com a indicação,é, sem dúvidas uma forma de reconhecimento do meu trabalho e da nossa classe de professores, não só pelo trabalho executado diariamente, mas por toda conjuntura que realizamos ao longo de todos os anos”,afirmou o professor Leonel Barbosa.

O preêmio iBest é uma das maiores premiações da internet brasileira e reconhece criadores de conteúdo em diversas áreas, incluindo educação. Caso classificado na votação, o docente irá até a capital paulista para participar da cerimônia de recebimento de placa.