Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

BNB já destinou R$ 2,3 bilhões, em 2026, a projetos de produção industrial sustentável

Belo Jardim (PE) é um dos municípios com presença de indústria sustentável. Desde o lançamento da Nova Indústria Brasil, o Banco já financiou mais de R$ 3,6 bilhões em Pernambuco

Os financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) para projetos enquadrados na Nova Indústria Brasil (NIB) somaram R$ 2,3 bilhões, entre janeiro e abril de 2026. Os recursos apoiam cadeias produtivas sustentáveis, infraestrutura voltada à melhoria da qualidade de vida e iniciativas de descarbonização na área de atuação do Banco, que abrange os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os investimentos se destacam em um contexto de valorização de práticas sustentáveis, em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho, avalia o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Durante o primeiro quadrimestre do ano, a maior parte das contratações concentrou-se na chamada Missão 3, que inclui infraestrutura, moradia e mobilidade sustentáveis, com R$ 1,12 bilhão. Em seguida, destacam-se a Missão 1 (cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais), com R$ 704,8 milhões; Missão 5 (descarbonização, transição energética e bioeconomia), com R$ 270,8 milhões; e a Missão 2 (complexo econômico-industrial da saúde), com R$ 213,3 milhões.

De acordo com Paulo Câmara, a atuação do Banco está alinhada às diretrizes nacionais de desenvolvimento produtivo e sustentável. Segundo ele, o Banco desempenha um papel fundamental na indução de investimentos e no fortalecimento da economia regional com geração de emprego, renda e inovação.

Investimentos no estado
Os recursos da NIB alcançaram todos os estados atendidos pelo Banco. Em Pernambuco, as contratações superaram R$ 130 milhões no primeiro quadrimestre deste ano. Os valores foram distribuídos entre a Missão 1 (R$ 72 milhões), Missão 2 (R$ 10,4 milhões) e Missão 5 (R$ 48 milhões). Desde o lançamento do NIB, em 2023, o estado pernambucano já recebeu R$ 3,6 bilhões.

Belo Jardim (PE) é um dos municípios pernambucanos em que há presença de projetos sustentáveis na indústria. A Baterias Moura inaugurou, em 2025, a Unidade 14 com financiamento do Banco do Nordeste. A nova estrutura adota práticas sustentáveis como reciclagem do ácido, sistema de drenagem com reuso de águas das chuvas e eficiência energética –100% renovável. A solução ácida extraída das baterias usadas pode ser reutilizada na produção de novas peças. Além disso, a empresa já recicla 100% do chumbo e do plástico das baterias que coloca no mercado.

R$ 38 bilhões aplicados
A Nova Indústria Brasil estabelece metas até 2033 organizadas em missões que abrangem áreas estratégicas como infraestrutura, agroindústria, saúde, bioeconomia e transição energética. A política busca estimular a inovação, a sustentabilidade e o adensamento das cadeias produtivas, com foco na redução das desigualdades regionais.

Somente o Banco do Nordeste já financiou mais de R$ 38 bilhões em projetos enquadrados na NIB, desde 2023. Os valores foram distribuídos em todos os estados de atuação do BNB. Foram R$ 14,4 bilhões pela Missão 5, cerca de R$ 15,6 bilhões na Missão 3, R$ 1,5 bilhão na Missão 2 e R$ 6,6 bilhões na Missão 1.

Zeca Cavalcanti vistoria conclusão das obras da estrada da UPE e anuncia nova etapa de investimentos

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, vistoriou nesta terça-feira (2) as obras de conclusão da primeira etapa de requalificação da Avenida Cícero Monteiro de Melo, importante corredor viário que dá acesso ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE) e atende moradores do bairro Teresópolis.

A intervenção representa a solução de um problema histórico enfrentado por estudantes, moradores e motoristas que utilizam diariamente a via. Durante anos, especialmente nos períodos chuvosos, o local registrou constantes transtornos causados pelo acúmulo de água, dificuldades de mobilidade e prejuízos para quem precisava trafegar pela avenida.
A obra é resultado de um conjunto de esforços envolvendo a gestão municipal, a mobilização da população e as reivindicações dos centros acadêmicos dos cursos de Odontologia e Direito da UPE, que há anos cobravam melhorias para o acesso à instituição.

Nesta primeira etapa, a Prefeitura executou serviços de drenagem, pavimentação e asfaltamento em mais de 4,5 quilômetros da via, garantindo melhores condições de tráfego, segurança e acessibilidade para a população.

Durante a vistoria, Zeca Cavalcanti destacou a importância da intervenção para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento urbano da cidade.

“Tantos anos essa avenida causou problemas para quem transita, para quem estuda e para quem mora aqui. Nos períodos de chuva, os transtornos eram constantes. Agora, essa realidade começa a mudar. Nesta primeira etapa realizamos drenagem, pavimentação e asfaltamento, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito.

O gestor também anunciou que os investimentos na região terão continuidade nos próximos dias.

“O trabalho não para. Vamos iniciar a segunda etapa dessa obra, com mais de 11 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico. É assim que continuamos trabalhando, enfrentando problemas antigos para dar mais qualidade de vida à população de Arcoverde e tornando nossa cidade cada vez mais forte”, destacou.
A expectativa da Prefeitura é que a conclusão das próximas etapas consolide a transformação de uma das vias mais importantes da cidade, beneficiando diretamente estudantes, moradores, comerciantes e todos os usuários que utilizam diariamente o acesso à UPE e ao bairro Teresópolis.

A obra integra o conjunto de ações de infraestrutura urbana que vêm sendo executadas pela gestão municipal com foco na melhoria da mobilidade, valorização dos bairros e fortalecimento do desenvolvimento de Arcoverde.

Prefeito Fredson celebra chegada de van do Agora Tem Especialistas e Odontomóvel do Brasil Sorridente para São José do Egito

A saúde pública de São José do Egito recebeu mais um importante reforço com a chegada da van do programa Agora Tem Especialistas e do Odontomóvel do Brasil Sorridente, equipamentos que irão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto nos atendimentos.

A conquista foi comemorada pelo prefeito Fredson Brito, que agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Governo Federal e ao senador Humberto Costa pelo apoio ao município.

“Recebemos esses equipamentos com muita alegria, porque eles representam mais cuidado com as pessoas. A van do Agora Tem Especialistas e o Odontomóvel vão fortalecer nossa rede de saúde, ampliar os atendimentos e levar mais dignidade para quem precisa dos serviços públicos. Nossa gratidão ao presidente Lula, ao senador Humberto Costa e ao Governo Federal por essa parceria com São José do Egito”, destacou Fredson.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Dra. Lúcia Brito, também ressaltou a importância dos novos equipamentos para a população.

“São investimentos que chegam para qualificar ainda mais os serviços oferecidos à nossa população. Com esses veículos, teremos mais estrutura, mais mobilidade e melhores condições para atender os pacientes, especialmente aqueles que mais necessitam dos serviços odontológicos”, afirmou Dra. Lúcia.

A gestão municipal destaca que a chegada dos novos equipamentos faz parte do esforço contínuo para fortalecer a saúde pública, garantindo mais acesso, eficiência e qualidade no atendimento aos egipcienses.

Felipe Carreras articula com Governo Federal solução definitiva para crise de energia que afeta o Projeto Brígida, em Orocó

O deputado federal Felipe Carreras esteve, nesta terça-feira (2), em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar da crise gerada pelo desligamento de energia do Sistema Itaparica, no Projeto Brígida em Orocó.

Recentemente o problema afetou diretamente o abastecimento de água, irrigação e o funcionamento de serviços essenciais da região, causando grandes prejuízos às famílias que dependem da atividade rural para garantir renda e sustento.

A pauta vem sendo acompanhada pelo parlamentar desde os primeiros relatos sobre a situação, apresentados pelo prefeito de Orocó, Ismael Lira.

Diante do agravamento do cenário, Felipe Carreras intensificou as articulações junto ao Governo Federal para buscar uma resposta rápida e evitar novos prejuízos à população.

Além da reunião com o ministro, o deputado Felipe Carreras já havia enviado ofícios ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao próprio Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, solicitando providências para o restabelecimento do fornecimento de energia e a construção de uma solução definitiva para os impasses que envolvem o Sistema Itaparica.

Felipe Carreras destacou ainda a atuação do prefeito Ismael Lira e reforçou que seguirá acompanhando o caso até que uma solução seja construída.

Hemope une tradição junina e solidariedade para incentivar a doação de sangue

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, abriu as ações do São João e do Junho Vermelho da Fundação Hemope, nesta terça (2). A iniciativa busca estimular as doações de sangue em um período que a demanda dos hospitais costuma aumentar devido às viagens, celebrações e maior circulação de pessoas no Estado. O objetivo é reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a população para um gesto simples que pode salvar vidas.

“Nesse ciclo de período junino, o Hemope e o governo do Estado se mobilizam para que a gente aumente o volume de doações de sangue, caso o sistema de saúde venha a precisar. A gente gostaria de convidar todas as pessoas que estão aptas a doar sangue, que venham, é rápido, não demora, só dói uma picadinha. Esse gesto significa que cada pessoa pode salvar quatro vidas”, afirmou Priscila Krause.  Ela aproveitou a oportunidade e fez a sua doação.

O lançamento da  campanha aconteceu na sede do Hemope, no Bairro das Graças, ao som do tradicional forró pernambucano, tocado por um trio pé de serra. A solenidade também foi marcada pela presença dos artistas Cristina Amaral, César Amaral, Amauri Nascimento e Trio Feira de Mangaio, que levaram ao hemocentro muita animação. Além disso, os bailarinos da quadrilha junina Lumiar encantaram o público com cores, dança e tradição.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou que a proposta da ação é unir a força da cultura popular à mobilização pela doação de sangue. Ela também ressaltou o apoio recebido do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde para o fortalecimento das campanhas. O Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. “Queremos reforçar que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que a solidariedade também faz parte das nossas tradições. Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, seguimos fortalecendo essa importante causa”, afirmou.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição. “Em todas as campanhas, encontro a mesma dedicação, entusiasmo e compromisso de uma equipe que trabalha para salvar vidas. O reconhecimento por esse trabalho é mais do que merecido”, afirmou.

Priscila Krause lembrou também que o Governo do Estado vem investindo na melhoria de estrutura da Fundação Hemope com obras de requalificação do hemocentro e hospital, com cerca de R$ 10 milhões já investidos, inclusive nos pólos do Hemope em Caruaru. “Esse é um trabalho contínuo. O Hemope representa uma rede de amor, simbolizada na doação de sangue.”

Fotos: Mariana Carvalho / VG e Vivian Ramos/ SES

Prefeitura de Garanhuns realiza entrega de 1.400 kits para professores da Rede Municipal

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega de 1.400 kits destinados aos professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com o fortalecimento das atividades desenvolvidas nas escolas.

Os kits foram preparados para auxiliar a rotina dos educadores, reunindo itens como camiseta, bolsa, agenda, garrafa, caderno e estojo, oferecendo mais praticidade, organização e apoio ao trabalho realizado diariamente em sala de aula. A ação integra as estratégias da Secretaria de Educação voltadas ao cuidado com os profissionais da rede, reconhecendo a importância dos professores no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e crianças matriculadas nas creches, centros de Educação Infantil e escolas do município.

A Secretaria de Educação segue investindo em ações estruturantes, formações, recursos pedagógicos e iniciativas de valorização profissional, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da educação municipal.

Fotos: Paula Mayer

Itapetim sedia XI Encontro Nacional de Capoeira

O município de Itapetim (PE), sediou o XI Encontro Nacional de Capoeira, reunindo capoeiristas de diversas regiões do Brasil em uma grande celebração da cultura e do esporte ao longo de três dias.

A abertura do evento aconteceu na noite da sexta-feira (29), na Praça Poeta Rogaciano Leite, marcando o início das atividades com a presença de mestres, contramestres, alunos e praticantes da capoeira. O momento contou com a participação do vice-prefeito Chico, do secretário de Cultura e Turismo, Vandivaldo, sua equipe, do coordenador da Casa das Juventudes, Benone Henrique, além de secretários, diretores municipais e do poeta Lenelson Piancó.

No sábado (30), a programação teve continuidade no município de Brejinho, fortalecendo a parceria entre as cidades e ampliando o alcance do evento.

O encerramento aconteceu no domingo (31), na quadra da Escola Tereza Torres, com a realização do XVIII Batizado, Troca de Cordas e Formaturas, encerrando o encontro com um momento marcante de valorização cultural e reconhecimento aos capoeiristas.

O evento foi realizado pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Casa das Juventudes. A organização ficou por conta do Mestre Formigão e alunos do Projeto Capoeira Social da Casa das Juventudes, com supervisão geral do Mestre Pererê, de São Paulo.

A gestão municipal destacou o compromisso com o fortalecimento das manifestações culturais e o incentivo à prática da capoeira, reforçando a importância de ações que valorizem as tradições e promovam a integração da juventude.

O XI Encontro Nacional de Capoeira consolidou-se como um importante momento de celebração cultural em Itapetim, reunindo tradição e valorização das raízes brasileiras.

CaruaruPrev conquista 4º lugar nacional e 1º lugar em Pernambuco no 3º Prêmio da ANEPREM

Instituto de Previdência de Caruaru se consolida como um dos mais bem avaliados do Brasil, reforçando a excelência da gestão previdenciária

Caruaru é mais uma vez destaque nacional na Gestão de sua previdência municipal. O CaruaruPrev acaba de conquistar o 4º lugar nacional e o 1º lugar em Pernambuco na categoria Grande Porte do 3º Prêmio Nacional de Investimentos da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios).

“Essa conquista é fruto de um trabalho técnico sério e do compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da previdência dos servidores. A parceria entre o CaruaruPrev e a Prefeitura de Caruaru tem sido fundamental para alcançarmos resultados cada vez mais expressivos. Receber esse reconhecimento nacional nos motiva a continuarmos avançando com responsabilidade, transparência e foco na segurança dos recursos dos nossos segurados”, afirmou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

“Reconhecimento que é resultado de uma gestão responsável, transparente e comprometida com a segurança e a rentabilidade dos recursos previdenciários, reafirmando o nosso compromisso com os aposentados e pensionistas caruaruenses e consolidando ainda mais o CaruaruPrev como referência nacional e alinhada às melhores práticas do país”, ressaltou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura do Recife realiza operação para identificar e cadastrar as famílias aptas a receber o Auxílio Pernambuco

Esforço concentrado começa nesta terça (2) e acontece até o dia 10, em 76 polígonos já mapeados pela Defesa Civil do município nas áreas atingidas pela chuva no início do mês de maio; listagem será enviada ao Governo do Estado, que ficará responsável pela definição final dos beneficiados

A Prefeitura do Recife inicia, nesta terça-feira (2), um grande esforço concentrado nas áreas alagáveis da cidade para identificar e cadastrar as famílias que têm direito a receber o Auxílio Pernambuco, benefício estadual direcionado às famílias de baixa renda que sofreram perdas materiais em decorrência das chuvas do início de maio. A operação será realizada, até o dia 10 de junho, por uma força tarefa formada por cerca de 150 servidores de 12 secretarias e órgãos municipais, que passaram por treinamento para a atividade nesta segunda (1º).

A listagem das famílias será enviada no dia 11 de junho ao Governo do Estado, responsável por validar o cadastro e realizar o pagamento. No dia 28 de maio, o Governo do Estado publicou o decreto estadual que definiu os critérios de inclusão no auxílio. Em decorrência dessa publicação, o município estruturou a operação para preparar a listagem dos recifenses aptos a receber o benefício. É importante destacar que a escolha final dos beneficiados será feita pela gestão estadual, a quem também caberá o repasse do recurso. O auxílio deve beneficiar 3,5 mil famílias, em 27 municípios do Estado, com pagamento único de R$ 2,5 mil.

As equipes percorrerão os 76 polígonos, com 845 ruas e população estimada em 28 mil pessoas, mapeados pela Defesa Civil do Recife nas áreas alagáveis da cidade. Nos morros, a lista com os imóveis classificados como Risco Muito Alto (R4) já está pronta, a partir das vistorias realizadas. Durante as visitas, os técnicos municipais vão identificar as pessoas que sofreram perdas com as chuvas e comprovar os danos. Em seguida, será feita a verificação da situação de cada um no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

As primeiras comunidades a serem percorridas serão Cajueiro, Apipucos, Dois Irmãos, Monteiro, Poço da Panela, Nova Morada, Vila Felicidade, Curado e Ibura de Baixo, nesta terça. A população pode conferir a programação das comunidades beneficiadas no Conecta Recife. Como o levantamento será feito exclusivamente nas residências afetadas, as pessoas não devem procurar a Defesa Civil nem os CRAS para reivindicar o benefício. Caberá ao Município a identificação das famílias atingidas, a emissão de relatório detalhando os danos e o encaminhamento da listagem à Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. A partir daí, o Estado define quem receberá o benefício, realizando o cadastramento final das famílias aptas e a liberação da parcela única.

CRITÉRIOS – Para receber o auxílio, de acordo com o decreto estadual do Governo de Pernambuco, a família deve cumprir simultaneamente todos os seguintes critérios: ter laudo oficial da Defesa Civil comprovando perda total/parcial do imóvel ou de bens essenciais; renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo; inscrição ativa e atualizada no CadÚnico; e residir em município com Situação de Emergência decretada e reconhecida pelo Estado. Em relação ao tipo de dano, o mesmo decreto estadual estabelece que os critérios do Auxílio englobam imóveis totalmente destruídos; imóveis parcialmente destruídos; utensílios eletro-eletroeletrônicos essenciais danificados; e móveis essenciais danificados.

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Itapetim abre Circuito Junino 2026 com desfile da Rainha Junina e programação cultural

A cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano, já vive o clima das tradicionais festas juninas com a abertura oficial do Circuito Junino 2026, realizada na noite desta segunda-feira (1º de junho). O evento marca o início de uma extensa programação que segue durante todo o mês, reunindo cultura, música e valorização das tradições nordestinas.

Um dos momentos mais aguardados da noite de abertura foi o desfile que definiu a Rainha Junina 2026. A jovem Nátally Fernanda conquistou o primeiro lugar, sendo coroada como a nova representante do ciclo junino no município. Mirtes Eloá ficou com o segundo lugar, enquanto Talita Gabriele garantiu a terceira colocação. As participantes encantaram o público presente com beleza, simpatia e desenvoltura.

A programação também contou com apresentações musicais do sanfoneiro Aldinho e do cantor Jandelson, além do grupo de dança “Os Pajeuzitas”, que levou ao público um espetáculo cultural cheio de cores e tradição.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Mulher. A abertura reuniu diversas autoridades, entre elas a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, além de secretários, diretores municipais, vereadores e um grande público que prestigiou a festividade.

O Circuito Junino 2026 segue ao longo de todo o mês de junho com uma programação diversificada, incluindo arraiás nas escolas, Festa de Santo Antônio, Palhoção Junino, noite religiosa, concurso de sanfoneiros, show de calouros e as tradicionais três noites de São Pedro. As festividades têm como objetivo manter viva a cultura popular, além de impulsionar o comércio local e atrair visitantes para o município.

Com o início das celebrações, Itapetim reafirma sua tradição junina e se consolida como um dos destinos festivos da região durante o período.