Mais modernos e adequados, as viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vão ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à violência em todo o Estado
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (5), novos veículos e equipamentos para as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Com investimento superior a R$ 37 milhões, o pacote inclui viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS) passam a contar com mais de 5,6 mil novas armas, entre pistolas e fuzis, e 1,1 mil novos EPIs, além de 90 viaturas. Com esta entrega, as corporações ampliam a capacidade operacional no enfrentamento à violência dentro do programa Juntos pela Segurança. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade no Palácio do Campo das Princesas.
“Hoje entregamos importantes equipamentos para nossas polícias, como viaturas para o Corpo de Bombeiros, os microônibus para poder levar as tropas da Polícia Militar e Polícia Civil, viaturas novas sendo trocadas. Além disso, entregamos hoje novos armamentos, como fuzis que o Estado de Pernambuco nunca tinha comprado, de altíssima geração. Temos trabalhado de maneira intensa no recompletamento dos nossos quadros, que já contabilizam mais de 6 mil profissionais contratados de policiais penais, Polícia Científica, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e melhores condições para que eles possam prestar o melhor serviço possível com segurança, protegendo as suas vidas e garantindo conforto a eles. O investimento não vai parar”, disse a governadora Raquel Lyra.
Para o reaparelhamento das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado tem realizado aportes expressivos. Entre as viaturas, foram entregues 70 unidades do tipo SUV locadas para a Polícia Militar (PMPE), integrando a renovação da frota operacional das forças de segurança, que prevê a substituição de 1.118 unidades. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) recebeu sete novas viaturas do tipo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), além de dez microônibus de 18 lugares que serão divididos entre as PMPE e PCPE e três caminhonetes 4×4 caracterizadas, para atendimento ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Os veículos entregues representam um investimento de R$ 24,8 milhões.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que este investimento vem resultando em uma segurança mais moderna e adequada. “A entrega deste pacote de reforço é mais um avanço na segurança pública de Pernambuco e representa a continuidade de uma decisão tomada com coragem pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública. A atuação e a presença estratégica crescem com policiamento eficiente, melhores condições de trabalho para os profissionais e proteção ampliada à população”, afirmou.
Entre os armamentos destinados à PMPE e à PCPE, o pacote inclui 5.576 unidades de pistolas Glock calibre 9 milímetros, sob investimento de R$ 8,9 milhões. Também foram adquiridos 100 fuzis CZ Bren 2, no valor de R$ 908 mil. Ainda para a Polícia Militar, estão garantidos equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo 600 capacetes e 518 pares de botas para motociclistas, totalizando R$ 2,1 milhões.
Presente no evento, o senador Fernando Dueire celebrou a prioridade da gestão com a área de segurança. “Desde 2023, o Governo do Estado tem investido na segurança pública de Pernambuco. Não foi apenas em equipamentos. Os investimentos trazem também um efetivo novo. Isso tem a ver não só com a polícia, que sem dúvidas se torna mais bem qualificada, treinada, rejuvenescida, mas isso tem a ver com a sensação de segurança do cidadão”, pontuou.
O planejamento envolve investimentos em infraestrutura, equipamentos, inteligência, tecnologia e contratação de novos policiais, com prioridade na redução dos homicídios, roubos e crimes de violência contra a mulher.
O deputado federal Túlio Gadêlha evidenciou que a gestão atual tem planejamento e prioridades. “A polícia mais equipada trabalha mais estimulada e consegue ter mais segurança para que faça seu trabalho com melhor qualidade, repercutindo na qualidade da segurança. É isso que o Governo tem feito: planejado e priorizado a segurança pública”, frisou.
Lançado em 2023, o Programa Juntos pela Segurança traça e monitora as metas prioritárias para redução dos índices de criminalidade, envolvendo todos os entes necessários para que as ações ocorram de forma integrada com as políticas públicas.
A deputada estadual Socorro Pimentel demonstrou otimismo com o novo cenário da segurança pública do Estado. “Esta entrega reforça o compromisso com a segurança pública de Pernambuco. Com quase R$ 40 milhões em investimentos, o Governo do Estado fortalece a estrutura das forças de segurança, garantindo mais equipamentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais proteção para a população”, destacou.
Acompanharam a agenda os secretários Nathalie Mendonça (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Ana Paula Jardim (Cultura, em exercício); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Jarbas Filho; e os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes); Fredson Brito (São José do Egito) e Chiquinho (Olinda, em exercício), além do gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.




Aconteceu na noite desta quinta-feira (04), em Afogados da Ingazeira, um encontro com filiados do Partido Novo e convidades, com as presenças do presidente estadual da legenda, Técio Teles, do vereador do Recife, Eduardo Moura
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), inaugurou nesta quinta-feira (04/06), na Penitenciária de Tacaimbó (PTAC), localizada no Agreste Central do estado, a 23ª unidade fabril no sistema prisional. Trata-se da 13ª fábrica entregue entre 2023 e 2026.

23° BPM contabiliza 683 dias sem registro de feminicídio consumado – A violência contra a mulher é um dos principais desafios sociais enfrentados atualmente. O feminicídio representa a forma mais extrema dessa violência.
Com a governadora – O pré-candidato a Deputado Federal Danilo Simões, do PSD, se reuniu com a governadora Raquel Lyra e o Deputado Estadual Romero Sales Filho, do União Brasil. “Tivemos a oportunidade de discutir e propor ações para o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira e toda região do Sertão do Pajeú. Também avaliamos a importância da nossa pré-candidatura à Deputado Federal para renovação política na nossa região e no Estado de Pernambuco”, disse Danilo.
Presente – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, esteve ontem (04), acompanhando o início da preparação dos nossos primeiros Agentes de Trânsito. “É mais um compromisso que assumimos e que agora vira realidade. Ter profissionais capacitados cuidando das nossas vias é sinônimo de mais respeito à vida e organização no dia a dia da nossa cidade. Flores agora vive um novo tempo!”, disse o gestor.
Inscrições prorrogadas – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que foram prorrogadas as inscrições dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Os interessados agora têm até o dia 23 de junho de 2026 para submeter suas propostas por meio da plataforma Prosas.
Lançamento – Será nesta sábado (06) o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Bruno Marques, na cidade de Petrolândia. O evento acontece no Velho Chico às 18 horas, o pré-candidato ao governo do estado João Campos, Carlos Costa, Marília Arraes, políticos e lideranças, estarão presentes.
Cronometragem eletrônica – A I Corrida Cultural da OAB, que acontecerá no próximo dia 16 de julho, em São José do Egito, segue avançando em sua organização e acaba de confirmar a contratação de sistema profissional de cronometragem eletrônica por chip, tecnologia utilizada nos principais eventos esportivos do país. A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora diante da expectativa de grande participação popular e do compromisso da OAB Subseção São José do Egito com a segurança, a transparência e a credibilidade da competição.
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) declarou, nesta quinta-feira (4), que a duplicação da PE-60 é um “sonho que não pode mais ser adiado” pelo caráter estratégico que a rodovia tem para a Mata Sul de Pernambuco. A afirmação foi feita durante agenda cumprida em Tamandaré ao lado do prefeito Carrapicho (Republicanos) e outras lideranças. Na ocasião, em parceria com o Governo Federal, a prefeitura entregou veículos para reforçar ações na saúde e na assistência ao produtor rural, além da pavimentação de nove ruas da cidade.


