Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Juntos pela Segurança: governadora Raquel Lyra investe mais de R$ 37 milhões em novos veículos e equipamentos para forças policiais

Mais modernos e adequados, as viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vão ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à violência em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (5), novos veículos e equipamentos para as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Com investimento superior a R$ 37 milhões, o pacote inclui viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS) passam a contar com mais de 5,6 mil novas armas, entre pistolas e fuzis, e 1,1 mil novos EPIs, além de 90 viaturas. Com esta entrega, as corporações ampliam a capacidade operacional no enfrentamento à violência dentro do programa Juntos pela Segurança. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

“Hoje entregamos importantes equipamentos para nossas polícias, como viaturas para o Corpo de Bombeiros, os microônibus para poder levar as tropas da Polícia Militar e Polícia Civil, viaturas novas sendo trocadas. Além disso, entregamos hoje novos armamentos, como fuzis que o Estado de Pernambuco nunca tinha comprado, de altíssima geração. Temos trabalhado de maneira intensa no recompletamento dos nossos quadros, que já contabilizam mais de 6 mil profissionais contratados de policiais penais, Polícia Científica, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e melhores condições para que eles possam prestar o melhor serviço possível com segurança, protegendo as suas vidas e garantindo conforto a eles. O investimento não vai parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

Para o reaparelhamento das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado tem realizado aportes expressivos. Entre as viaturas, foram entregues 70 unidades do tipo SUV locadas para a Polícia Militar (PMPE), integrando a renovação da frota operacional das forças de segurança, que prevê a substituição de 1.118 unidades. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) recebeu sete novas viaturas do tipo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), além de dez microônibus de 18 lugares que serão divididos entre as PMPE e PCPE e três caminhonetes 4×4 caracterizadas, para atendimento ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Os veículos entregues representam um investimento de R$ 24,8 milhões.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que este investimento vem resultando em uma segurança mais moderna e adequada. “A entrega deste pacote de reforço é mais um avanço na segurança pública de Pernambuco e representa a continuidade de uma decisão tomada com coragem pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública. A atuação e a presença estratégica crescem com policiamento eficiente, melhores condições de trabalho para os profissionais e proteção ampliada à população”, afirmou.

Entre os armamentos destinados à PMPE e à PCPE, o pacote inclui 5.576 unidades de pistolas Glock calibre 9 milímetros, sob investimento de R$ 8,9 milhões. Também foram adquiridos 100 fuzis CZ Bren 2, no valor de R$ 908 mil. Ainda para a Polícia Militar, estão garantidos equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo 600 capacetes e 518 pares de botas para motociclistas, totalizando R$ 2,1 milhões.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire celebrou a prioridade da gestão com a área de segurança. “Desde 2023, o Governo do Estado tem investido na segurança pública de Pernambuco. Não foi apenas em equipamentos. Os investimentos trazem também um efetivo novo. Isso tem a ver não só com a polícia, que sem dúvidas se torna mais bem qualificada, treinada, rejuvenescida, mas isso tem a ver com a sensação de segurança do cidadão”, pontuou.

O planejamento envolve investimentos em infraestrutura, equipamentos, inteligência, tecnologia e contratação de novos policiais, com prioridade na redução dos homicídios, roubos e crimes de violência contra a mulher.

O deputado federal Túlio Gadêlha evidenciou que a gestão atual tem planejamento e prioridades. “A polícia mais equipada trabalha mais estimulada e consegue ter mais segurança para que faça seu trabalho com melhor qualidade, repercutindo na qualidade da segurança. É isso que o Governo tem feito: planejado e priorizado a segurança pública”, frisou.

Lançado em 2023, o Programa Juntos pela Segurança traça e monitora as metas prioritárias para redução dos índices de criminalidade, envolvendo todos os entes necessários para que as ações ocorram de forma integrada com as políticas públicas.

A deputada estadual Socorro Pimentel demonstrou otimismo com o novo cenário da segurança pública do Estado. “Esta entrega reforça o compromisso com a segurança pública de Pernambuco. Com quase R$ 40 milhões em investimentos, o Governo do Estado fortalece a estrutura das forças de segurança, garantindo mais equipamentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais proteção para a população”, destacou.

Acompanharam a agenda os secretários ⁠Nathalie Mendonça (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e ⁠Ana Paula Jardim (Cultura, em exercício); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Jarbas Filho; e os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), ⁠Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes); ⁠Fredson Brito (São José do Egito) e ⁠Chiquinho (Olinda, em exercício), além do gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.

Prefeitura do Recife entrega escadaria recuperada no Alto do Bambuí, no Vasco da Gama

Obra beneficia mais de 100 famílias e integra programa que já recuperou mais de 1.100 escadarias no Recife 

Quem sobe e desce a Rua Alto do Bambuí, no Vasco da Gama, Zona Norte da capital pernambucana, tem agora uma escadaria mais segura. A Prefeitura do Recife entregou nesta sexta-feira (5) a recuperação da estrutura, com implantação de canaleta de escoamento e 116 metros de corrimão, em uma obra de R$ 155,8 mil que muda a rotina de quem depende desse acesso diariamente.

Durante a entrega, o prefeito Victor Marques destacou a importância de garantir mobilidade para quem vive em regiões de morro. “A escadaria foi toda requalificada, com corrimão, escoamento de água e restauração do piso, trazendo mais mobilidade para toda a população que mora nessa região de morro. Já são mais de 1.100 escadarias totalmente requalificadas, devolvendo dignidade, qualidade de vida e acessibilidade para os recifenses”, afirmou.

Executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção abrangeu uma escadaria com cerca de 120 metros de extensão. Os serviços tiveram início em março deste ano e foram concluídos em maio, garantindo mais acessibilidade e conforto para pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e moradores com mobilidade reduzida.

Rosileide Lacerda mora na rua há 32 anos e celebrou a mudança. “A escadaria tinha muitos buracos e era muito difícil para os idosos subirem. Mas agora, depois da reforma, ficou muito melhor para todos nós. Mais acessibilidade e mais mobilidade tanto para descer quanto para subir”, disse.

Para André Galindo, diretor executivo de obras da Emlurb, a obra vai além da estrutura física. “Realizamos toda a estabilização da escadaria com canaleta, beneficiando mais de 100 famílias. É um conjunto de obras que melhora a mobilidade e o bem-estar da população”, disse.

A recuperação da Escadaria do Alto do Bambuí integra o programa de intervenções em escadarias da Prefeitura do Recife. Entre 2021 e 2026, a gestão municipal concluiu 1.123 intervenções, com investimento superior a R$ 80,8 milhões, ampliando a segurança e a qualidade de vida nas áreas de morro da cidade. No mesmo período, foram implantados ou recuperados 884 corrimãos, totalizando mais de 60 quilômetros de estruturas de apoio para pedestres nas comunidades do Recife. Fotos: Marlon Diego/PCR

Prefeita de Ribeirão, Carol Jordão, se filia ao PSD e amplia força de Raquel Lyra na Mata Sul

A prefeita de Ribeirão, Carol Jordão, oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), maior partido de Pernambuco. A adesão fortalece a sigla na Mata Sul e amplia a força da governadora e presidente estadual do partido, Raquel Lyra. O PSD agora conta com quase 80 prefeitos filiados.

A adesão foi celebrada por Raquel Lyra, que deu as boas-vindas a Carol Jordão. “Mais um nome consolidado que trabalha em favor de pernambucanos chega ao nosso PSD. Estamos construindo um partido em que todos cuidam das suas regiões e do Estado com muita dedicação, diálogo e transparência. Carol recebe nossas boas-vindas, acreditando no time que faz a diferença”, disse Raquel Lyra.

Partido Novo realiza encontro em Afogados da Ingazeira

Aconteceu na noite desta quinta-feira (04), em Afogados da Ingazeira, um encontro com filiados do Partido Novo e convidades, com as presenças do presidente estadual da legenda, Técio Teles, do vereador do Recife, Eduardo Moura

O evento foi organizado pelos filiados do partido, o pré-candidato a deputado federal, Nelsinho da Pizzaria e o suplente de vereador Júnior Santiago.

“Foi um encontro importante, onde trocamos ideis, ouvimos nossos filiados, além de troca de experiência, isso tudo mostrando que queremos o desenvolvimento do Estado de Pernambuco”, disse o presidente Técio.

Em Jaboatão, João Campos conquista apoio de vereadores da base de Raquel e consolida força na Região Metropolitana

Pré-candidato a governador visitou o Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um dos pontos de comércio popular mais movimentados do Grande Recife

Numa demonstração de força na Região Metropolitana, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) cumpriu agenda, nesta sexta-feira (5), acompanhado de um grupo de vereadores de Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Os parlamentares, que eram da base da governadora Raquel Lyra (PSD) e agora migram para o palanque da Frente Popular, acompanharam o ex-prefeito do Recife em uma visita ao Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um dos principais pontos de comércio popular da região. Aos gritos de “É João governador”, o pré-candidato percorreu todo o espaço e foi recebido com entusiasmo por frequentadores e comerciantes.

João Campos promoveu mais uma rodada do “Anota Aí!”, iniciativa de escuta popular realizada em locais de grande circulação. Na tribuna, ouviu queixas sobre a falta de segurança, problemas na saúde pública e vazios assistenciais no atendimento à população com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pré-candidato falou do desafio que é governar cidades com grande adensamento populacional, como a missão que teve à frente da Prefeitura do Recife, e destacou a necessidade de uma maior presença do Governo do Estado como ente responsável por ser articulador de uma governança metropolitana.

“Vai chegar um tempo em Pernambuco, e está muito perto, em que a gente vai ter gente que sabe tirar do papel e fazer com que as coisas aconteçam na Região Metropolitana. A partir do ano que vem, com fé em Deus e no povo, Pernambuco vai ter um governador que trabalha de verdade”, declarou.

Também acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o ex-prefeito de Jaboatão Elias Gomes (PT), o pré-candidato a deputado federal Betinho Gomes (Republicanos), os deputados estaduais Eriberto Filho (PSB) e João Paulo Costa (PT) e outras lideranças. Após a parada em Jaboatão, João Campos seguiu para mais um giro pelo interior do estado, em um trajeto que incluirá mais de dez municípios do Agreste e do Sertão.

Secretaria de Administração Penitenciária completa 23 unidades fabris implantadas no sistema prisional

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), inaugurou nesta quinta-feira (04/06), na Penitenciária de Tacaimbó (PTAC), localizada no Agreste Central do estado, a 23ª unidade fabril no sistema prisional. Trata-se da 13ª fábrica entregue entre 2023 e 2026.

A nova unidade, voltada para a produção de colchões e estofados, é resultado de uma parceria entre a Seap e a empresa JW Estofados, que atua na unidade prisional desde 2016. Até então em um espaço reduzido.

“Inauguramos mais uma fábrica dentro do sistema prisional, isso representa um avanço para a pessoa privada de liberdade, que passa a ter oportunidade de ser remunerada, conquistar a remição de pena e, principalmente, construir uma nova chance de vida. Com essa entrega, seguimos cumprindo com as metas do Programa Juntos pela Segurança”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Paulo Paes, durante a inauguração.

A PTAC, que já conta com duas pequenas salas utilizadas pela empresa, passa agora a dispor também de um galpão de aproximadamente 1.300 metros quadrados. Com a ampliação, está previsto o aumento no número de pessoas custodiadas trabalhando por meio da parceria, que atualmente somam 97, e dobrar a produção mensal de seis para 12 mil peças. Entre os itens produzidos na fábrica estão o revestimento para colchões e a confecção de colchas e fronhas.

O interno Edson Pereira, 40 anos, trabalha na fábrica há um ano e considera a iniciativa uma grande oportunidade. “Aqui [na fábrica] a gente distrai a mente e não se preocupa com a vida lá fora. A gente aproveita a oportunidade de trabalhar, cuidar da família e continuar na vida pelo caminho certo”, afirmou.

O evento contou com a presença do secretário da Seap, Paulo Paes; do proprietário da JW, Washington Luiz; do superintendente de Trabalho e Ressocialização da Seap, Alexandre Guimarães, do diretor da PTAC, Fabiano Quaresma; e dos policiais penais da unidade prisional.

Entre os benefícios da instalação da unidade fabril para os internos estão a capacitação profissional prática, a remuneração pelo trabalho e a remição de pena – direito garantido pela Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados.

Para a empresa parceira, a iniciativa também traz vantagens como a redução de custos operacionais e o fortalecimento das ações de responsabilidade social. A previsão é que, até o final deste ano, o Governo do Estado inaugure outras 16 unidades fabris.

Coluna do Finfa

23° BPM contabiliza 683 dias sem registro de feminicídio consumado – A violência contra a mulher é um dos principais desafios sociais enfrentados atualmente. O feminicídio representa a forma mais extrema dessa violência.

Em Pernambuco, as políticas públicas para o enfrentamento dessa problemática incluem a atuação da Polícia Militar por meio das Patrulhas Maria da Penha existentes em todas as OMEs do Estado.

A Patrulha Maria da Penha do 23° BPM, conta com mais de 10 anos de existência, sendo a pioneira das Unidades da DINTER II.

Com seu trabalho continuo e cada vez mais aprimorado, a Unidade vem alcançando resultados bastante expressivos, contando hoje com exatos 683 dias sem registro de feminicídio consumado.

Em levantamento realizado pela SEPLAG, verificou-se que a área do 23° BPM, tem aproximadamente entre 65 a 80 mil mulheres, levando em consideração toda área de responsabilidade da AIS 20, ou seja, 12 municípios.

Observa-se um desafio hercúleo para a Unidade, porém, com planejamento acertado, trabalhando junto com a seção de estatística da OME e outros atores, tais como: Ministério Público, Secretarias, Diretorias e Coordenadorias das cidades, Poder Judiciário, Polícia Civil, Redes de Enfrentamento ao Combate à violência contra a mulher, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, entre outros órgãos, o Batalhão vem conseguindo resultados que o colocam em 1° lugar no Estado.

O 23° BPM segue firme no combate a esse tipo de violência, investindo e apoiando cada vez mais essa causa.

Pauta – O deputado estadual Luciano Duque, esteve na Adagro, na pauta, empreendimentos voltados à produção de lácteos em Pesqueira e municípios da região. “Fortalecer a cadeia produtiva do leite é incentivar a geração de emprego, renda e desenvolvimento para o nosso Agreste. Com diálogo e planejamento, avançamos na construção de oportunidades para quem produz e movimenta a economia local”, disse Duque.Com a governadora – O pré-candidato a Deputado Federal Danilo Simões, do PSD, se reuniu com a governadora Raquel Lyra e o Deputado Estadual Romero Sales Filho, do União Brasil. “Tivemos a oportunidade de  discutir e propor ações para o desenvolvimento de  Afogados da Ingazeira e toda região do Sertão do Pajeú.  Também avaliamos a importância da nossa pré-candidatura à Deputado Federal para renovação política na nossa região e no Estado de Pernambuco”, disse Danilo.Presente – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, esteve ontem (04), acompanhando o início da preparação dos nossos primeiros Agentes de Trânsito. “É mais um compromisso que assumimos e que agora vira realidade. Ter profissionais capacitados cuidando das nossas vias é sinônimo de mais respeito à vida e organização no dia a dia da nossa cidade. Flores agora vive um novo tempo!”, disse o gestor.

Inscrições prorrogadas – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que foram prorrogadas as inscrições dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Os interessados agora têm até o dia 23 de junho de 2026 para submeter suas propostas por meio da plataforma Prosas.

Disse“Estamos trabalhando constantemente para reduzir os índices de violência e aumentar a segurança no nosso Estado. Isso é fruto das ações que colocamos em prática, como a renovação de veículos e frotas das operativas, mais de 4.400 laranjinhas atuando em Pernambuco, entrega de novos presídios e equipamentos, e tantas outras iniciativas. Vamos continuar com toda dedicação para alcançar ainda melhores índices”. (Governadora Raquel Lyra, comemorando o resultado inédito com os melhores cinco primeiros meses da série histórica em roubos e homicídios)Lançamento – Será nesta sábado (06) o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Bruno Marques, na cidade de Petrolândia. O evento acontece no Velho Chico às 18 horas, o pré-candidato ao governo do estado João Campos, Carlos Costa, Marília Arraes, políticos e lideranças, estarão presentes.

Cronometragem eletrônica – A I Corrida Cultural da OAB, que acontecerá no próximo dia 16 de julho, em São José do Egito, segue avançando em sua organização e acaba de confirmar a contratação de sistema profissional de cronometragem eletrônica por chip, tecnologia utilizada nos principais eventos esportivos do país. A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora diante da expectativa de grande participação popular e do compromisso da OAB Subseção São José do Egito com a segurança, a transparência e a credibilidade da competição.

Perguntar não ofende – Por que tem presidente de Câmara de Vereadores que é manobrado pelo prefeito? Não sabe ele que tapete será puxado lá na frente!

 

Em Tamandaré, João Campos destaca duplicação da PE-60 como estratégica para a Mata Sul

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) declarou, nesta quinta-feira (4), que a duplicação da PE-60 é um “sonho que não pode mais ser adiado” pelo caráter estratégico que a rodovia tem para a Mata Sul de Pernambuco. A afirmação foi feita durante agenda cumprida em Tamandaré ao lado do prefeito Carrapicho (Republicanos) e outras lideranças. Na ocasião, em parceria com o Governo Federal, a prefeitura entregou veículos para reforçar ações na saúde e na assistência ao produtor rural, além da pavimentação de nove ruas da cidade.

“A gente chega aqui muito animado, porque a gente sabe que Tamandaré tem um prefeito que é um homem do povo, que é um homem que cuida dessa terra, mas eu posso dizer a vocês que, muito mais do que animado com o presente, eu estou animado com o futuro dessa cidade e do nosso estado. Com o futuro que a gente vai ter a oportunidade de construir junto. Com o futuro em que a gente vai poder ver oportunidades sendo geradas, o fortalecimento da atividade do turismo, que faz de Tamandaré um verdadeiro celeiro de oportunidades para todo o estado de Pernambuco, e a gente tem como ajudar muito nisso”, afirmou João Campos.

Juntamente com o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que mantém uma parceria político-eleitoral com Carrapicho, João Campos destacou a importância de buscar parcerias com o Governo Federal para viabilizar obras de grande impacto para a região, como a duplicação da PE-60. O pré-candidato lembrou que, quando Eduardo Campos era governador, um trecho da rodovia, entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, chegou a ganhar faixas adicionais, melhorando a mobilidade no acesso a um dos principais polos econômicos do estado.

“Você, Silvinho, que foi ministro do presidente Lula, eu que sou presidente nacional de um partido, estou muito em Brasília e sei que é possível realizar grandes sonhos com trabalho, com compromisso e com vontade de fazer. Um desses sonhos, que não dá pra adiar e jogar para frente, que é preciso ser feito e tem como ser feito, é realizar a duplicação da PE-60 para todo o Litoral Sul de Pernambuco. Isso tem um impacto muito grande na vida das pessoas, na vida de quem passa, de quem circula, na atividade econômica, na atividade econômica de tantas áreas do Litoral Sul, que vão desde atividades históricas, como a monocultura do açúcar, até o desenvolvimento do turismo, da indústria, de um novo polo industrial que se consolida no Litoral Sul de Pernambuco e que precisa cada vez mais de infraestrutura”, elencou.

Já o prefeito Carrapicho criticou a ausência do Governo do Estado em ações efetivas para Tamandaré. Ele chegou a pedir desculpas por ter apoiado a governadora Raquel Lyra (PSD) em sua campanha no segundo turno das eleições de 2022. “Eu quero pedir desculpas a cada cidadão de Tamandaré, porque a pior coisa é você apostar tudo numa pessoa e depois levar uma rasteira. E foi o que o povo de Tamandaré levou”, declarou, completando com uma saudação a João Campos. “Conte com Tamandaré. A gente tem trabalho prestado. Em quem tem trabalho prestado o povo acredita e confia”, disse.

A agenda também foi prestigiada pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pelo presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, pelo deputado estadual Romero Sales Filho (PSD) e por ex-prefeitos e vereadores de outros municípios da região, como Rio Formoso e São José da Coroa Grande.

De olho na Alepe, Cayo Albino amplia articulação política no Agreste com apoio de ex-prefeitos e presidente do Republicanos de Bezerros

Breno Borba, Dr. Marcone e Kleber Maranhão se unem ao socialista, que já contava com o apoio dos vereadores Diogo Lemos, Zé Amaro e Fia de Cajazeiras no município

O jovem Cayo Albino (PSB), que obteve uma expressiva votação em sua primeira campanha eleitoral e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), segue ampliando sua articulação política no Agreste. Nesta quarta-feira (03), o socialista recebeu a adesão dos ex-prefeitos de Bezerros, Breno Borba e Dr. Marcone, além do presidente do Republicanos no município, Kleber Maranhão.

“Fico feliz em estar ao lado de pessoas que têm trabalhado todos os dias por um município com mais oportunidades e me traz muita alegria reafirmar essa união pelo bem de Bezerros e do seu povo. Sabemos da representatividade e da história desse grupo, o que me deixa ainda mais motivado. Seguiremos juntos nessa caminhada que está só iniciando”, afirmou Cayo.

O grupo, que possui grande histórico de serviços prestados a Bezerros, passa a integrar a base política que Cayo Albino vem construindo no município, ao lado dos vereadores Diogo Lemos, Zé Amaro e Fia de Cajazeiras, que já declaravam apoio ao socialista. Com adesões de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças sociais em diferentes regiões de Pernambuco, Cayo fortalece sua articulação estadual e amplia sua presença política para a disputa de 2026.

Em 2022, Cayo Albino conquistou mais de 32mil e 500 votos, alcançando a suplência e assumindo uma cadeira na Alepe já em sua primeira disputa eleitoral. Para 2026, o socialista chega ao processo com a expectativa de ampliar significativamente sua votação, consolidando sua presença entre os nomes mais competitivos do estado e garantir o retorno à Assembleia Legislativa de Pernambuco.