Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Lula da Fonte reafirma pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado e diz que PP terá espaço na chapa de Raquel Lyra

O deputado federal Lula da Fonte (PP) afirmou que o deputado federal Eduardo da Fonte será candidato ao Senado na chapa liderada pela governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Café no Ponto, na TV Nova, neste sábado (06/06).

Vice-presidente estadual do Progressistas, Lula da Fonte destacou que o partido construiu uma ampla base política e considera natural pleitear espaço na composição majoritária.

“O deputado federal Eduardo da Fonte é pré-candidato ao Senado e será homologado pela nossa federação na convenção. A gente entende que ele está pronto para encarar a missão de ser senador da República”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que a definição final da chapa cabe à governadora, mas demonstrou confiança na presença do aliado na disputa.

“Quem vai comandar esse processo será a governadora Raquel Lyra. Mas eu não tenho dúvida nenhuma de que Eduardo da Fonte estará na chapa majoritária”, declarou.

Lula da Fonte também comentou a pré-candidatura de Miguel Coelho (União Brasil) ao Senado e adotou um tom conciliador. Segundo ele, a família Coelho continua sendo importante para o grupo político da governadora.

“A gente respeita muito Miguel Coelho, foi um grande prefeito de Petrolina e é um grande quadro da política pernambucana. Qualquer construção que Miguel e a família Bezerra Coelho estiverem presentes será uma construção bem-vinda”, afirmou.

Ao defender a candidatura de Eduardo da Fonte, o deputado argumentou que Pernambuco precisa recuperar protagonismo em Brasília.

“Pernambuco precisa ter um senador respeitado, altivo no Congresso Nacional. Precisamos retomar o protagonismo que o estado já teve no Senado Federal”, disse.

Segundo Lula da Fonte, a chapa liderada por Raquel Lyra deverá reunir diferentes correntes ideológicas. “A gente precisa de representações de todos os espectros políticos para que o povo de Pernambuco se sinta inteiramente representado”, afirmou.

No Sertão de Itapetica, Silvio Costa Filho entrega equipamentos e participa do lançamento da pré-candidatura de Bruno Marques a deputado estadual

O ex-ministro de Lula e deputado federal, Silvio Costa Filho, segue percorrendo Pernambuco realizando entregas de equipamentos e maquinários para os municípios, ao mesmo tempo em que reforça os projetos políticos de aliados em diversas regiões do Estado. Neste sábado, Silvio voltou a regiao participou para participar do lançamento da pré-candidatura de Bruno Marques a deputado estadual.

O ato aconteceu em Petrolândia, terra natal de Bruno Marques. No município, Silvio Costa Filho faz dobradinha política com o pré-candidato, contando com o aval e a liderança do prefeito Fabiano Marques, pai de Bruno.

Durante a agenda, Silvio realizou a entrega de equipamentos e maquinários destinados ao fortalecimento da infraestrutura urbana e ao incentivo da agricultura familiar, ações que visam ampliar a capacidade de atendimento da gestão municipal e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais da região.

A programação em Petrolândia – que reuniu a chapa majoritária da Frente Popular liderada pelo pré-candidato ao governo, João Campos, moradores e apoiadores – foi marcada tanto pela entrega dos equipamentos quanto pelo lançamento oficial da pré-candidatura de Bruno Marques à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Estamos trabalhando para garantir mais investimentos, equipamentos e condições para que os municípios possam avançar. A entrega desse maquinário representa mais infraestrutura, mais apoio ao homem e à mulher do campo e mais qualidade de vida para a população de Petrolândia”, destacou Silvio Costa Filho.

Sobre a pré-candidatura de Bruno Marques, o ex-ministro de Lula ressaltou a confiança no projeto político liderado pela família Marques.

“Bruno representa uma nova geração de lideranças políticas, preparada, comprometida e que conhece de perto os desafios do Sertão. Tenho convicção de que ele fará um grande trabalho em defesa de Petrolândia e de todo Pernambuco”, afirmou.

Bruno Marques agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da parceria com Silvio Costa Filho e com o prefeito Fabiano Marques para ampliar as conquistas da região e fortalecer a representatividade do Sertão no Legislativo estadual. Foto: Wesley D’Almeida

Zeca celebra sucesso da Festa de Santo Antônio e anuncia obras em Ipojuca

A temporada junina de Arcoverde começou em grande estilo. Na noite deste sábado (6), o prefeito Zeca Cavalcanti participou da tradicional Festa de Santo Antônio, no povoado de Ipojuca, acompanhando uma das noites mais prestigiadas da programação, marcada pelo grande show do cantor Assisão e pela presença de centenas de forrozeiros. Durante o evento, anunciou várias obras esperadas há anos pela população.

Ele estava acompanhado da Secretária de Turismo e primeira-dama, Nerianny Cavalcanti, vereadores, secretários e do vice-prefeito Siqueirinha.

Durante o evento, Zeca Cavalcanti destacou a importância da Festa de Santo Antônio como marco inicial da programação junina do município e anunciou obras nas áreas de infraestrutura, saneamento e assistência social, destacando a parceria com a governadora Raquel

“A Festa da Ipojuca marca a largada de nossos festejos juninos que se estendem até o dia 28 de junho com sucesso. Estamos realizando uma das melhores festas de Santo Antônio e aproveitamos para anunciar a esse povo querido que vamos licitar obras de calçamento da rua por trás do clube, que vai até Ipojuca de baixo; a implantação de um Centro de Convivência e o saneamento por trás de várias ruas por trás do Geraldão”, afirmou o prefeito.

A programação da noite contou ainda com apresentações da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, do cantor Robson Torres e de Maciel Kuré, que manteve o público animado até altas horas, consolidando o sucesso de mais uma edição da tradicional festa.

A agenda musical continua nos próximos dias com atrações como Kaio Limah e Allex Pernambuco, no dia 11; Maizinho Vaqueiro, Valdinho Paes e Jorge do Sinal, no Dia dos Namorados, 12 de junho; e Ju Cavalcanti, Labaredas e Ciro Santos, no dia 13. A Festa se encerra no dia 14 de junho, quando acontece a missa, procissão e a tradicional transmissão da bandeira.

Prefeito Rodrigo Pinheiro entrega Ponte José Gonzaga Simões em tempo recorde no Alto do Moura

Inaugurada neste sábado (6), a Ponte José Gonzaga Simões representa uma das mais importantes intervenções de infraestrutura realizadas recentemente em Caruaru e passa a garantir uma ligação mais segura, rápida e eficiente entre o Alto do Moura e a BR-232.

A entrega aconteceu no dia da abertura dos festejos juninos no Alto do Moura e foi executada em tempo recorde, sendo concluída em 10 meses, demonstrando o compromisso da gestão municipal com obras que impactam diretamente a vida da população e fortalecem o desenvolvimento da cidade.

Com investimento de R$ 5.676.767,23, a ponte substitui a antiga passagem molhada sobre o Rio Ipojuca. A estrutura possui 61 metros de comprimento e 10 metros de largura, sendo 7 metros destinados à pista de rolamento, além de calçadas para pedestres e iluminação pública, garantindo mais segurança e mobilidade em qualquer período do ano.

Durante a solenidade, a Patrimônio Vivo de Caruaru e esposa de José Gonzaga Simões, Terezinha Gonzaga, destacou a emoção de acompanhar essa inauguração. “Que alegria ver um sonho de mais de 40 anos realizado. É muito importante pra gente viver e ver uma obra como essa, da ponte do Alto do Moura, pronta e entregue”, afirmou.

O prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou que a entrega faz parte de uma série de investimentos em infraestrutura. “Somos a gestão que mais investe, fez e faz pelo Alto do Moura, tudo isso feito em tempo recorde e com muita responsabilidade. E, no próximo ano, vamos entregar mais uma ponte, da Rua Saldanha da Gama, que já está com projeto pronto e em fase de licitação”, destacou.

Em Jatobá, João Campos reúne palanque da oposição e defende maior apoio à piscicultura

Depois de cumprir agendas no Agreste, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) seguiu, neste sábado (6), para o Sertão de Itaparica. Na primeira parada, em Jatobá, ele reuniu no palanque da Frente Popular um amplo conjunto político, fortalecendo o projeto que ele lidera em toda a região. A atividade foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo senador Humberto Costa (PT) e pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT).

Entre os nomes locais, participaram da recepção ao pré-candidato a governador os ex-prefeitos Robson Leandro, Itomar Varjão e Gorete Varjão, o ex-candidato a prefeito Naldo da Loja, os vereadores Nilson do Galo, Romário e Éder Rodrigues, os ex-vereadores Mardonio, Dorilandia e outras lideranças do campo de oposição municipal. O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), o vice-prefeito Rogério Novaes (PSD), o pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques (PSB) e os deputados federais Silvio Costa Filho e Augusto Coutinho, do Republicanos, também marcaram presença.

Em entrevista a uma rádio local, João Campos defendeu a necessidade de maior apoio do Governo de Pernambuco para fortalecer a piscicultura, potencializando a principal atividade econômica da Terra da Tilápia. Ele voltou a defender uma refundação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para que o órgão atue como facilitador do acesso a crédito para cadeias produtivas, em interlocução com outras instituições estaduais e federais.

“Esta é uma região que tem as bênçãos de ser banhada pelo Rio São Francisco, que representa a força do Nordeste, e que pode ter novos perímetros irrigados construídos e fortalecidos. Atividades econômicas como a piscicultura, a gente precisa ter o compromisso de fortalecer. Quando a gente olha a produção de tilápia aqui nos últimos dez anos, houve uma multiplicação por mais de cinco vezes. É um compromisso que eu tenho, de fortalecer e aumentar a produção, dando apoio, crédito, fomento e trazendo fortalecimento”, declarou.

 

João Campos recebe o título de cidadão de Angelim e anuncia compromissos com o município

Pré-candidato a governador exaltou avanços da cidade na transformação digital dos serviços públicos e prometeu fazer do local um polo do Embarque Digital de Pernambuco

Em mais uma parada no Agreste Meridional, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi a Angelim, neste sábado (6), para receber o título de cidadão do município. No local, reforçou o compromisso com a expansão do Embarque Digital, programa que foi uma das marcas de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife. O líder da Frente Popular disse que, se eleito, pretende fazer de Angelim um dos polos da iniciativa de formação superior em tecnologia no interior de Pernambuco.

“A partir de hoje, eu posso ter o orgulho de bater no peito e dizer que meu compromisso é ainda maior com Angelim, porque agora sou filho dessa terra. E quero firmar um compromisso: Angelim será a primeira cidade onde a gente vai lançar o Embarque Digital de Pernambuco, para que ela tenha um polo de funcionamento do programa aqui no interior do estado”, declarou.

Ao lado do prefeito Caíque (PSB), João Campos elogiou a Prefeitura de Angelim pelo investimento em transformação digital. Por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife, a cidade do Agreste está lançando o Conecta Angelim, com serviços públicos à disposição da população por meio digital. “Tenho um orgulho muito grande de você, Caíque, que é um prefeito que toda cidade do Brasil gostaria de ter, alguém decente, zeloso. Se Caíque está fazendo isso agora, imagine quando ele tiver um amigo governador? Eu não vou sair de casa para perseguir ninguém, porque a gente tem que cuidar bem de quem cuida do povo”, discursou João Campos.

Já o prefeito Caíque fez um reconhecimento público à parceria com João Campos e reafirmou o compromisso com a caminhada dele na liderança de um projeto para Pernambuco nas eleições deste ano. “O povo de Angelim mostra que é grande. Angelim é a primeira cidade do interior de Pernambuco a ter essa gama de serviços digitais. Agradeço a você, João, por ouvir esse sonho que eu tinha, lhe apresentei quando você estava na prefeitura e que começa a virar realidade”, disse.

Estiveram na solenidade o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), o ex-prefeito de Angelim Douglas Duarte (PSB) e outras lideranças.

No Sertão do São Francisco, Marconi Santana consolida liderança e amplia apoios em Petrolina

Quem acompanha os bastidores da política pernambucana sabe que o Sertão do São Francisco exige dinamismo, presença constante e, acima de tudo, uma forte capacidade de articulação. É exatamente esse ritmo que o pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, vem imprimindo em suas incursões frequentes por Petrolina.

Marconi tem mantido uma regularidade expressiva em suas visitas à principal vitrine do Vale, estabelecendo um diálogo contínuo e sólido com a região. A estratégia tem sido pautada no corpo a corpo, ouvindo a população onde ela está e construindo pontes nos mais diversos setores.

Neste final de semana, a agenda ganhou ainda mais intensidade. Marconi cumpre um roteiro extenso na cidade, dividindo o tempo entre a atenção voltada às comunidades da zona rural — onde o debate sobre o desenvolvimento agrícola e a infraestrutura é prioritário — e a realidade dos bairros periféricos de Petrolina.

O principal indicador do êxito de Marconi na região tem sido a sua capacidade de aglutinação. A cada nova agenda no Vale, o projeto ganha musculatura de forma natural. O movimento tem atraído adesões reais de lideranças com forte atuação comunitária, além de figuras renomadas da política petrolinense nos centros urbanos — veteranos que conhecem profundamente a engrenagem local e enxergam no pré-candidato a experiência necessária para representar o São Francisco na Assembleia Legislativa.

A maratona deste sábado e do domingo tem como foco consolidar esse avanço. Estão programadas reuniões de trabalho com presidentes de associações, lideranças políticas, representantes de bairros e lideranças do comércio local.

Com a presença constante e o crescimento orgânico de Marconi Santana, a movimentação política no principal colégio eleitoral do Sertão mostra que o pré-candidato fincou bases sólidas e representativas em Petrolina.

João Campos anuncia rede de atendimento a crianças neurodivergentes como proposta para Pernambuco

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) se comprometeu, neste sábado (6), a criar uma rede estadual de atendimento especializado a crianças neurodivergentes. A afirmação foi feita em Bom Conselho, no Agreste Meridional, região que sofre com a falta de assistência nessa área. A demanda foi uma das principais queixas feitas pela população durante o “Anota Aí!”, iniciativa de escuta popular promovida pela pré-campanha de Frente Popular em locais de grande circulação. Na cidade, o pré-candidato também caminhou pela feira livre ao lado de apoiadores e deu entrevista a uma rádio local.

“Nós vamos criar uma rede estadual de cuidado com a criança neurodivergente, para poder levar atendimento de fono, fisioterapia, terapia ocupacional, psiquiatra, psicólogo infantil. Assim como eu fiz os centros TEA no Recife, a gente vai levar a rede desses centros especializados para o interior do estado”, declarou João, citando uma mudança de cenário nessa área durante sua gestão no Recife, período em que o número de atendimentos saltou de 2,5 mil para 28 mil por mês.

Segundo João, é preciso que avanços como o registrado na capital sejam expandidos para todo o estado. “É muito importante a gente ter uma política de cuidado, em que a gente faça que as mães, as famílias, as crianças sejam atendidas. No Recife, quando assumi, havia 2,5 mil atendimentos por mês. Eu entreguei oito centros e, depois de cinco anos, nós tínhamos 28 mil atendimentos por mês. Multipliquei mais de dez vezes o atendimento para as crianças neurodivergentes, e isso a gente vai fazer por Pernambuco”, completou.

João também ouviu críticas da população sobre o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bom Conselho e se comprometeu a ser um governador que realiza em vez de fazer discursos. “Pernambuco pode muito mais. A gente pode viver um tempo de muito mais entrega e realizações. Está faltando um governante comprometido com o povo. Eu vou ser governador para reabrir a UPA de Bom Conselho, para fazer uma rede de atendimento a crianças com TEA no interior. A saúde não tem coloração partidária. Tem é cuidado com as pessoas. A gente não está preocupado em juntar toda a política, mas em juntar o povo”, disse.

A agenda em Bom Conselho foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pelo deputado estadual Cayo Albino (PSB), pelo ex-candidato a prefeito de Bom Conselho Danniel Godoy e por ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças do Agreste Meridional.

Diogo Moraes recebe Título de Cidadão de São Bento do Una

Homenagem foi proposta pelo vereador Pezinho; solenidade reuniu lideranças políticas do estado, incluindo João Campos e Marília Arraes

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, na noite desta sexta-feira (6), o título de Cidadão de São Bento do Una. A homenagem foi proposta pelo vereador Pezinho e concedida durante solenidade realizada na cidade, que contou com a presença do prefeito Alexandre Batité, de vereadores do município e de expressivas lideranças políticas do estado.
Na mesma cerimônia, também foram agraciados com o título o pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes.

Para Diogo Moraes, o reconhecimento tem um significado que vai além do político. Em seu discurso, o parlamentar revelou publicamente, pela primeira vez, que parte de sua família tem raízes em São Bento do Una, algo que, segundo ele, sempre soube, mas que nunca usou como argumento para construir sua relação com a cidade.
“Eu nunca falei isso em público. Nunca foi motivo de um discurso meu mostrar as origens, sempre disse que aqui tinha uma parte da minha família, mas nunca transcorri desta forma. Porque eu achava que, se o título de cidadão viesse, era por merecer pelo trabalho que nós fizemos”, afirmou o deputado.

Diogo destacou a frequência de sua presença no município e o que ela representa. “Se eu venho aqui duas, três vezes ao mês, é porque sempre que venho aqui a gente sempre faz alguma coisa em benefício para melhorar a vida de cada são-bentense. E saiba que tudo que eu fiz e faço por essa terra é por amor que sinto a ela”, declarou.

O parlamentar também fez questão de mencionar um presente recebido do próprio prefeito Batité, um broche com o símbolo de São Bento. “Eu disse que iria usar ele em todos os momentos especiais nessa terra. E esse é um dos momentos mais especiais que tenho não só nessa terra, mas mais especiais que tenho na minha vida”, emocionou-se.

Ao encerrar sua fala, Diogo Moraes sintetizou o sentimento da noite: “Nada é mais gratificante do que você ser reconhecido pelo que você fez e, ainda mais, ser reconhecido também pelo que você ainda pode fazer por esta terra.”

Ciclo Junino de Salgueiro começa com cortejo cultural puxado por trio elétrico

Uma explosão de cultura invadiu as ruas e avenidas do Centro de Salgueiro nesta sexta-feira, 5, na abertura oficial do Ciclo Junino do município. Diversos grupos culturais participaram de um cortejo puxado pelo trio elétrico Cygnus, comandado por artistas locais, que saudou a chegada de um dos períodos mais animados do ano em Salgueiro e muitas outras cidades do Nordeste.

A programação teve início no turno da tarde no pátio da Academia das Cidades, com show do Coral Aboios de Serrita, um dos principais símbolos da cultura do Sertão pernambucano. Entre o final da tarde e o início da noite, os grupos culturais se reuniram no Girador do Prado e desceram pela Avenida Antônio acompanhados da população.

O arrastão do forró teve participação do Coletivo Groove Rua, Projeto Dançaterapia, APAE, Bicharada do Mestre Jaime, Arrasta-Pé dos Sanfoneiros, Associação Cultural dos Bacamarteiros de Santa Cruz da Baixa Verde, Cia Soul Dance, Mestre Zé do Pife, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião de Serra Talhada, Tradições e Encantos: Aralume, Boi Diamante de Arcoverde e a Quadrilha Junina Luar do Sertão. Todos abrilhantaram o evento com muita alegria e energia.

Depois de atravessar a Avenida Antônio Angelim, o cortejo percorreu a Rua Otávio Leitinho, passou pela Praça Benjamin Soares, desceu pela Rua Agamenon Magalhães e terminou na praça do Polo Bomba. No local de chegada, o grupo Os Três do Cariri subiu ao trio e fez um show com muito forró raiz para o público presente, colocando todo mundo para dançar no clima do São João.

O prefeito Fabinho Lisandro falou sobre o sucesso da abertura dos festejos juninos da cidade. “É a abertura do maior Ciclo Junino da história de Sagueiro, com muita cultura, muita animação, quadrilhas, banda de pífano, Coral de Aboio e muita alegria. E o trio Cygnus na rua para esquentar o nosso coração”, disse.

Com investimento de aproximadamente R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios, a Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Cultura e Esportes, desenvolverá o Ciclo Junino ao longo de todo o mês de junho, incluindo ações como o Festival de Quadrilhas Juninas, agendado para o final do mês.

Programação principal

A programação principal do São João acontece entre os dias 16 e 20 de junho no Parque de Exposições Gumercindo Filgueira Sampaio, com um resgate histórico da festividade no local. Entre as atrações confirmadas estão Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Rey Vaqueiro, Cavalo de Pau, Flávio Leandro, Cláudio Ney & Juliana, Ramon & Randinho, Fabinho Testado, Juarez, Andrielly Souza e Flay.