Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

João Campos visita mais quatro municípios e reforça presença junto ao povo sertanejo

Pré-candidato a governador de Pernambuco esteve em Petrolândia, Betânia, Flores e Inajá no domingo (07)

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) esteve em mais quatro municípios do Sertão no domingo (7). Em Petrolândia, Betânia, Flores e Inajá, o líder da Frente Popular conversou com a população em locais de grande circulação, encontrou lideranças políticas e firmou compromissos em prol do desenvolvimento social e econômico do povo sertanejo. O roteiro fez parte de uma lista de mais de dez municípios visitados pelo ex-prefeito do Recife ao longo do fim de semana.

Ao lado do prefeito Fabiano Marques (Republicanos) e do pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques (PSB), João Campos começou o dia visitando a Cooperativa Agroaquícola de Petrolândia (CAAP), no Sertão de Itaparica. No local, ouviu queixas sobre a falta de apoio do Governo do Estado à piscicultura e se comprometeu a, se eleito governador, promover medidas de desburocratização e acesso a crédito para os produtores. O pré-candidato também exaltou a ordem de serviço para a pavimentação do trecho da BR-110 entre Petrolândia e Ibimirim, anunciada recentemente, como uma conquista que é fruto da sensibilidade do presidente Lula (PT) e do grupo político que está em seu palanque em Pernambuco.

A parada seguinte foi em Betânia, no Sertão do Moxotó. João Campos foi recepcionado de forma calorosa pela população local, sob liderança do prefeito Bebe Água (PSB), e percorreu o pátio de eventos da cidade, onde aconteceu a programação cultural da 9ª Missa do Vaqueiro. “Uma alegria estar aqui numa festa tão bonita da cultura popular, da cultura sertaneja. A gente vê aqui a pura expressão da representatividade do vaqueiro, do homem e da mulher do Sertão pernambucano”, valorizou.

João também foi ao distrito de Sítio dos Nunes, em Flores, no Sertão do Pajeú, para um encontro político capitaneado pelo deputado Fabrízio Ferraz (Podemos) e pelo vereador Onofre Souza (Mobiliza). Já no fim do dia, a programação incluiu uma visita à Tradicional Festa de Santo Antônio, em Inajá, no Moxotó, ao lado do ex-prefeito Airon Timóteo e de outras lideranças.

As agendas foram acompanhadas pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pelos deputados Pedro Campos (PSB) e Renildo Calheiros (PCdoB), pelos prefeitos Juninho Cantarelli (PSB), de Itacuruba, Vinicius Marques (PSB), de São José do Belmonte, Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, Luciano Torres (PSB), de Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados da Ingazeira, e Berg Gomes (PSB), de Carnaíba, pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Anchieta Patriota (PSB), além de vereadores e outros nomes da política local.

Nesta segunda-feira (8), o pré-candidato a governador passa por Itaíba e Águas Belas, no Agreste.

Educação abre na sexta (12) os festejos juninos de Arcoverde com grande cortejo cultural

A contagem regressiva para o São João de Arcoverde 2026 já começou, e quem dará o pontapé inicial na programação será a Secretaria Municipal de Educação. No próximo dia 12 de junho, véspera da abertura oficial da festa, alunos, professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar tomarão as ruas da cidade em um grande cortejo cultural que promete colorir e aquecer o clima junino.

Com o tema “Contos e Causos da Cultura Nordestina”, o desfile reunirá todas as escolas da rede municipal de ensino em uma celebração que une educação, tradição e identidade cultural. A proposta é transformar as ruas em um verdadeiro palco da cultura popular nordestina, valorizando personagens, histórias, lendas e manifestações que fazem parte da memória do povo sertanejo.

A concentração está marcada para as 15h, na Praça Barão do Rio Branco. De lá, o cortejo seguirá pela Avenida Coronel Antônio Japiassu, uma das principais vias da cidade, levando música, apresentações culturais, figurinos temáticos e muita animação até a Praça da Bandeira.

Segundo a secretária de Educação, Gislaide de Oliveira, o evento representa um momento especial de integração entre a comunidade escolar e de valorização das raízes culturais nordestinas.

“Será um momento de confraternização, reunindo alunos, pais, professores e toda a equipe da educação, valorizando nossa cultura e abrindo as portas para o melhor São João do Nordeste”, destacou.

Mais do que um desfile, o cortejo simboliza o compromisso da educação municipal com a preservação da cultura regional, promovendo o aprendizado por meio da arte, da história e das tradições populares.

A iniciativa também reforça o papel das escolas como espaços de construção da identidade cultural, aproximando estudantes das manifestações que ajudaram a formar a história do Nordeste.

Com expectativa de grande participação popular, à exemplo de 2025, o evento promete transformar o centro de Arcoverde em uma grande festa de cores, sons e emoções, marcando oficialmente o início da temporada junina na Capital do Samba de Coco.

No Recife, Programa Parceria entrega obra e autoriza nova intervenção na UR-10

A Prefeitura do Recife entregou, neste domingo (7), mais uma obra de proteção de encosta e assinou uma nova ordem de serviço pelo Programa Parceria na Rua José Bezerra Câmara, na UR-10, bairro da Cohab/Ibura. A intervenção concluída beneficiou a moradora Silvina Ferreira de Melo, enquanto a nova obra será executada na residência de Carlos André Mendonça. As duas ações integram o conjunto de investimentos realizados pela gestão municipal para ampliar a segurança dos moradores da localidade. O prefeito Victor Marques participou da entrega da obra e da assinatura da ordem de serviço.

Durante a agenda, o prefeito destacou a importância do Programa Parceria para a proteção das famílias. “Esta é uma rua que se tornou referência no Programa Parceria. As famílias acreditam no projeto, participam das obras e os resultados aparecem. Hoje estamos concluindo mais uma intervenção e já autorizando outra, ampliando a segurança dos moradores da área”, afirmou.

A contenção concluída na casa de Silvina recebeu investimento de R$ 7,8 mil e foi executada em alvenaria armada, protegendo uma área de 21 metros quadrados. A intervenção trouxe mais segurança e melhores condições de acesso para a residência. A moradora comemorou a transformação do local. “Quando cheguei para morar aqui, a situação era muito precária. Havia muito mato e o acesso era difícil. Aos poucos, fomos acompanhando as melhorias e agora temos mais segurança para toda a família. Estou muito feliz com o resultado”, relatou.

Além da entrega da obra, os moradores da Rua José Bezerra Câmara celebraram a assinatura da ordem de serviço para mais uma intervenção de contenção de encosta pelo Programa Parceria. Desta vez, a ação beneficiará a residência de Carlos André Mendonça, localizada no número 55 da via. A obra contará com serviços de alvenaria armada, duas cintas estruturais, tela argamassada e cerca de proteção, abrangendo uma área total de 31 metros quadrados. O investimento da Prefeitura do Recife será de R$ 7.089,89.

Pelo modelo do Programa Parceria, o município fornecerá o projeto, os materiais e a orientação técnica, enquanto o morador entrará com a mão de obra, que será executada de forma mista, com participação familiar e contratação de profissionais.

Carlos André destacou a importância da iniciativa para concluir uma obra que não conseguiu finalizar por conta própria. “Eu já tinha começado essa contenção, mas não consegui concluir por falta de recursos. Com o Programa Parceria, vou entrar com a mão de obra e a Prefeitura vai fornecer os materiais. Isso faz toda a diferença para a minha família. Esta era a última casa da rua que ainda precisava dessa proteção, e agora vamos resolver um problema que vinha trazendo preocupação há bastante tempo”, comemorou.

Só na Rua José Bezerra Câmara e no entorno, foram investidos R$ 147 mil, nos últimos três anos, em mais de 20 intervenções do Programa Parceria, entre contenções de encostas, fossas sépticas, corrimãos, pisos e cobertas.

Segundo o secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, a Rua José Bezerra Câmara é uma das localidades mais contempladas pelo programa. “Já realizamos mais de 21 intervenções nesta localidade. Hoje entregamos mais uma obra de contenção e iniciamos outra, beneficiando mais uma família. Nosso objetivo é garantir mais segurança para os moradores e seguir cumprindo a principal missão da Defesa Civil, que é salvar vidas”, destacou.

PROGRAMA PARCERIA – O Programa Parceria foi desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), e fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encostas com soluções técnicas como rip-rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhorias de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimãos; além de melhorias habitacionais, como fossas sépticas, revestimentos e recuperação de paredes.

Em 2022, o Programa Parceria conquistou reconhecimento internacional ao receber o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Considerada uma das mais importantes premiações mundiais na área de habitação sustentável, a iniciativa reconhece contribuições extraordinárias para a melhoria das condições de vida em assentamentos humanos.

Desde 2021, o Programa Parceria já entregou 5.504 obras em toda a cidade, beneficiando mais de 11,5 mil famílias. Atualmente, outras 425 intervenções estão em execução.

AÇÃO INVERNO – As obras do Programa Parceria integram a Ação Inverno 2026, que contará com investimentos recordes de R$ 381,8 milhões para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos na cidade. Os recursos serão destinados a obras estruturadoras para redução de alagamentos, limpeza de canais, serviços de micro e macrodrenagem e intervenções de contenção de encostas realizadas ao longo de todo o ano.

Coluna do Finfa

“Estou muito feliz e animado”, disse pré-candidato Bruno Marques – O pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, após o lançamento da sua pré-candidatura, na cidade de Petrolândia, falou ao blog, e confirmou que está muito animado com sua pré-campanha, e feliz pela grandiosidade do evento, que foi realizado no último sábado (06) na casa de Evento Velho Chico.

“Minha pré-campanha vem crescendo”, disse a pré-candidata a deputada federal Eliane Soares – A pré-candidata a deputada federal, ex-prefeita de Santa Cruz no Sertão do Araripe, Eliane Soares, participou do lançamento da pré-candidatura de Bruno Marques. Em entrevista a este blogueiro, Eliane afirmou, que sua pré-candidatura vem crescendo a cada dia em todo estado, afirmou, que está muito confiante com a votação que deverá obter na cidade de Itapetim, já que conta com da prefeita, Aline Karina, do ex-prefeito Adelmo Moura e todo grupo político da Frente Popular daquela cidade.

Não digeriu  – O deputado federal Waldemar Oliveira, não digeriu a movimentação política do grupo do ex-prefeito Manuca de Custódia. Segundo informações chegadas ao blog, nestes 03 anos e 05 meses, Dema colocou R$ 29 milhões em emendas para o município. Procurado por este blogueiro neste domingo, Dema agradeceu a população custodiense pela votação que obteve nas eleições de 2022, mas confirmou sua chateação pela forma que aconteceu a mudança (o grupo político governista trocou Dema por Fernando Monteiro). “Realmente me surpreendi com a forma que fui tratado, sei que houve a participação do Governo do Estado, estou no limiar da insatisfação”, afirmou Waldemar

Time forte – A deputada estadual petista Rosa Amorim, que é pré-candidata a deputada federal, participou no último sábado (06) do lançamento da pré-candidatura de Bruno Marques. Rosa usou da palavra e confirmou que tem a certeza da continuidade do Governo Lula. “Aqui não se aceita bolsonarista, esse time aqui é forte, é o time de Lula, vamos eleger Humberto, Marília, João Campos, que vem desenvolvendo um trabalho importante no Estado e Bruno Marques que será um grande deputado”, concluiu Rosa.

 

Governadora Raquel Lyra entrega mais 40 ônibus para reforçar transporte público metropolitano e comanda a formação de oficiais da PMPE

Nesta segunda-feira (8), às 11 horas, a governadora Raquel Lyra entrega 40 novos ônibus, reforçando o sistema viário da Região Metropolitana do Recife, somando 80 novos coletivos entregues somente neste ano.

À tarde, às 15 horas, a chefe do Executivo Estadual comanda a solenidade de conclusão da segunda turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Após 12 meses de preparação, mais 182 homens e mulheres assumirão o posto de aspirante a oficial. Ao todo, a atual gestão estadual já incorporou quase 7 mil profissionais da segurança pública, entre policiais civis, militares, penais, científicos e bombeiros.

Prefeitura do Recife realiza mutirão de pintura de ruas para a Copa do Mundo 2026

Projeto “Pintando o Hexa”, com apoio da Tintas Coral, mobilizou comunidades e abriu concurso para escolher a rua mais bonita

A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), deu início, no último sábado (6), ao projeto “Pintando o Hexa”, um grande mutirão de pintura de ruas e decoração para o mundial de futebol de 2026. Moradores de cinco localidades receberam tintas, doadas pela Tintas Coral, e materiais para transformar suas ruas em cenários de torcida, coloridos de verde e amarelo: Travessa Márcia Mendes (Linha do Tiro), Rua Alameda das Hortênsias (Imbiribeira), Rua Ary Peter (Nova Descoberta), Rua Santos Cosme e Damião – Habitacional CAIC (Cohab), e Rua Doutor Devaldo Borges (Jardim São Paulo).

Até o dia 13 de junho, as ruas seguirão em processo de pintura. No próximo sábado, a Prefeitura do Recife promoverá um esquenta para o jogo da Seleção Brasileira, marcado para às 19h, passando por todas as cinco ruas com distribuição de kits torcida nas cores da seleção, reforçando o clima de festa. Nesse mesmo dia, será aberta a votação no Instagram do GIURB (@inovacaourbana) para escolher a rua campeã. O resultado será anunciado no dia 19 de junho, durante o segundo jogo do Brasil. A expectativa é que a rua vencedora receba um telão para assistir à partida, ampliando ainda mais o espírito coletivo e festivo da iniciativa.

“A nossa ideia foi tentar abranger as diferentes RPAs. Recebemos as demandas e realizamos uma vistoria prévia nas cinco ruas, verificando a infraestrutura e o engajamento da comunidade. Além disso, promovemos reuniões com a população para apresentar o projeto e conduzir o processo de cocriação”, informou Camila Inocêncio, Gerente-Geral de Intervenções Urbanas.

DECORAÇÃO TEMÁTICA – Os moradores que desejam pintar e/ou decorar suas ruas durante o período da Copa do Mundo, é necessário respeitar as normas previstas pela legislação municipal e as orientações de ordenamento urbano. Para realizar a ornamentação, é preciso solicitar autorização prévia junto à Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (SECON), indo pessoalmente até a regional mais próxima ou através do e-mail controleurbano@recife.pe.gov.br, utilizar tinta lavável e de fácil remoção, além de priorizar vias locais com pouco fluxo de veículos e sem semáforos. O intuito é garantir a livre circulação nas vias.

É proibido pintar sobre sinalizações de trânsito e mobiliário urbano, além de realizar intervenções em avenidas, anéis viários e outras vias de grande fluxo sem análise prévia da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Também não é permitido utilizar as pinturas para fins publicitários. Conteúdos ofensivos, discriminatórios ou que façam alusão a armas e drogas também são vetados.

João Campos recebe apoio de vice-prefeito e vereadores de Orocó e abre dissidência no palanque de Raquel

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) conquistou, neste fim de semana, o apoio do vice-prefeito de Orocó, Hugo de Galego de Abílio. A chegada do gestor ao palanque da Frente Popular gera uma dissidência na base da governadora Raquel Lyra (PSD) no Sertão do São Francisco. Também acompanharam o movimento os vereadores Ricardo Amando (MDB), Lucas Leal (PT), Ighor de Tatá (MDB) e Dr. Sandro Santos (PT).

O grupo está unido em torno da eleição de João Campos governador, de Eliane Soares (PSB) deputada federal e de Bruno Marques (PSB) deputado estadual. A aliança foi firmada durante passagem do líder da Frente Popular pela cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em evento que reuniu caravanas de mais de 15 municípios do interior pernambucano.

“Uma alegria contar com esse apoio do vice-prefeito Hugo, dos vereadores Ricardo, Lucas, Ighor, Dr. Sandro e ver nosso time crescer e se fortalecer em todo o Sertão, junto com Eliane Soares e Bruno Marques, que são nossos pré-candidatos aqui nessa região. Vamos seguir desse jeito, juntando gente comprometida com o povo”, declarou João.

No Sertão do São Francisco, Marconi Santana consolida liderança e amplia apoios em Petrolina

Quem acompanha os bastidores da política pernambucana sabe que o Sertão do São Francisco exige dinamismo, presença constante e, acima de tudo, uma forte capacidade de articulação. É exatamente esse ritmo que o pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, vem imprimindo em suas incursões frequentes por Petrolina.

Marconi tem mantido uma regularidade expressiva em suas visitas à principal vitrine do Vale, estabelecendo um diálogo contínuo e sólido com a região. A estratégia tem sido pautada no corpo a corpo, ouvindo a população onde ela está e construindo pontes nos mais diversos setores.

Neste final de semana, a agenda ganhou ainda mais intensidade. Marconi cumpre um roteiro extenso na cidade, dividindo o tempo entre a atenção voltada às comunidades da zona rural — onde o debate sobre o desenvolvimento agrícola e a infraestrutura é prioritário — e a realidade dos bairros periféricos de Petrolina.

O principal indicador do êxito de Marconi na região tem sido a sua capacidade de aglutinação. A cada nova agenda no Vale, o projeto ganha musculatura de forma natural. O movimento tem atraído adesões reais de lideranças com forte atuação comunitária, além de figuras renomadas da política petrolinense nos centros urbanos — veteranos que conhecem profundamente a engrenagem local e enxergam no pré-candidato a experiência necessária para representar o São Francisco na Assembleia Legislativa.

A maratona deste sábado e do domingo tem como foco consolidar esse avanço. Estão programadas reuniões de trabalho com presidentes de associações, lideranças políticas, representantes de bairros e lideranças do comércio local.

Com a presença constante e o crescimento orgânico de Marconi Santana, a movimentação política no principal colégio eleitoral do Sertão mostra que o pré-candidato fincou bases sólidas e representativas em Petrolina.

João Campos participa de agenda de entregas e propõe hospital regional em Petrolândia

Pré-candidato também participou do lançamento de pré-candidatura de Bruno Marques a deputado estadual

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido com festa em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, neste sábado (6). Ao lado do prefeito Fabiano Marques (Republicanos), o líder da Frente Popular participou de uma agenda de entregas administrativas, firmou o compromisso de implantar um hospital regional na cidade e prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Bruno Marques (PSB) a deputado estadual. As atividades foram acompanhadas por personalidades políticas e militantes de mais de 15 municípios do interior de Pernambuco, traduzindo a força do palanque do presidente Lula (PT) e de João Campos na região.

O pré-candidato começou a passagem pela cidade participando da entrega de um caminhão basculante, de uma motoniveladora e de uma retroescavadeira repassados pelo Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). João também acompanhou a inauguração da sala de telemedicina do Hospital Municipal Doutor Francisco Simões de Lima e prometeu que, se eleito governador, vai transformar a unidade em um hospital regional para suprir a carência desse equipamento no Sertão de Itaparica.

“Aqui na região, a gente não tem nenhum hospital regional. Quem é daqui tem que ir para Serra Talhada, para Arcoverde ou para o Sertão Central. Então, o compromisso que eu estou firmando hoje é que nós vamos fazer um hospital regional. Vamos fazer isso junto com a cidade de Petrolândia, porque o hospital municipal é muito grande para o município, mas precisa ser ampliado para ser estadual. Então, é possível fazer um novo equipamento para o município, uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] que o município possa assumir e o Governo do Estado possa reformar, transformar e ampliar esse hospital para que ele possa ter UTI, mais bloco cirúrgico, mais especialidades e o custo 100% pago pelo governo”, explicou.

Na sequência, em meio à recepção calorosa dos povos indígenas Pipipã e Kambiwá, de Ibimirim, João Campos seguiu a pé para a casa de eventos Velho Chico, onde, como presidente nacional do PSB, saudou o correligionário Bruno Marques como futuro deputado estadual. Ele também destacou a unidade de seu projeto em torno de Lula, creditando a esse palanque as petições que culminaram no anúncio recente da pavimentação da BR-110, entre Ibimirim e Petrolândia, uma obra do Governo Federal.

Já o prefeito Fabiano Marques reforçou a parceria com João Campos e o grupo da Frente Popular e as entregas proporcionadas a Petrolândia. “É o time que escolhi porque vem desde 2021 ajudando o nosso município. E foi assim que escolhi o governador, o presidente e nossos deputados”, declarou. “Pernambuco vai viver um novo tempo, que virá com João Campos. Pernambuco vai caminhar ao seu lado, porque a gente sabe que você vai levar nosso estado a um futuro melhor”, completou Bruno.

O evento também contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), dos deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos), Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), da deputada estadual Rosa Amorim (PT) e de prefeitos, pré-candidatos e caravanas de municípios como Petrolina, Orocó, Ibimirim, Santa Maria da Boa Vista, Cedro, Serrita, Parnamirim, Pesqueira, Garanhuns, Jataúba, Venturosa, Tupanatinga, Inajá, Solidão e Flores, entre outros.