Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Secretaria de Comunicação realiza encontro sobre comunicação pública com estudantes da Rede Estadual de Ensino

A Escola Técnica Estadual Dom Bosco, localizada no bairro da Tamarineira, no Recife, tem promovido uma das melhores educações profissionalizantes da rede pública do Estado. A instituição de ensino é a única de Pernambuco que oferece curso técnico de Publicidade, e a única que possui uma Agência Experimental em Publicidade e Marketing, na América Latina. Na manhã desta quarta-feira (27), os estudantes de Publicidade e Marketing participaram de uma roda de conversa na Secretaria de Comunicação, no Palácio do Campo das Princesas, para um debate sobre comunicação pública.

“É animador conhecer parte da nova geração em Pernambuco, sobretudo sabendo que estão trabalhando e inovando na comunicação a partir da ETE Dom Bosco. A Secom e o Governo sempre estarão de portas abertas para conversar e apoiar iniciativas inovadoras e que criem oportunidades em Pernambuco”, destacou o secretário de Comunicação do Estado, Rodolfo Costa Pinto.

Durante o encontro, mediado pela secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito, os alunos tiraram suas dúvidas e falaram sobre suas experiências na Agência de Comunicação que funciona na unidade de ensino. “É sempre importante conversarmos com os estudantes, falar um pouco da nossa rotina, de todos os processos e a importância da comunicação pública, como serviço e cidadania. Estamos à disposição de todos que queiram entrar em contato conosco. Serviço público é a nossa prioridade”, enfatizou a secretária executiva.

A gestora da ETE Dom Bosco, Andrea de Kássia, falou sobre a importância da pauta. “Foi um momento de muito aprendizado. Primeira vez que tivemos contato com a equipe de comunicação do Governo do Estado e, tenho certeza de que os meninos saíram daqui com muito conhecimento. Foi um divisor de águas na história da nossa escola”, enfatizou.

“Esse encontro agregou muito para nós, que estamos entrando no mercado de trabalho, para entendermos como funciona a dinâmica da Comunicação no Estado. Foi importantíssimo conhecer um pouco mais sobre as demandas, até para termos uma noção de como é o fluxo dos serviços que provavelmente vamos vivenciar após o curso”, concluiu a estudante do curso de Marketing, Beatriz Hipólito.

Fotos: Janaina Pepeu/ Seco

Danilo Cabral anuncia recursos e faz entrega

Em visita a Surubim e Casinhas, nesta quinta-feira (27), o ex-deputado federal Danilo Cabral anunciou a destinação de recursos para investimentos em saúde e infraestrutura e fez a entrega de um caminhão-pipa. Ao lado da prefeita Ana Célia, ele destacou ter garantido R$ 4 milhões em emendas ainda de seu mandato no Orçamento Geral da União deste ano para Surubim.

“Parte desses recursos – R$ 1,3 milhão – será destinada ao custeio da saúde, uma forma de ajudar o município a honrar seus compromissos na área. A gestão de Ana Célia trouxe muitos avanços na saúde, como fez com a Maternidade Estefânia Farias e isso custa dinheiro. O restante dos recursos serão aplicados em obras, como pavimentação de ruas”, explicou Danilo. Ele acrescentou que outras cidades da região, como Vertente do Lério, Bom Jardim, Santa Maria do Cambucá, também receberam recursos.

Danilo e Ana Célia almoçaram na Cozinha Comunitária Padre Geraldo de Oliveira, inaugurada em dezembro de 2022. O equipamento faz parte do Programa Tá na Mesa PE e distribui 200 refeições diárias para a população em condição de insegurança alimentar. Também estavam presentes o deputado estadual Rodrigo Farias, presidente da Câmara de Vereadores, Bomba, além das vereadoras Véia de Aprígio, Ivete do Sindicato e Beatriz Guerra.

Em Casinhas, município por onde começou a agenda de hoje (27), Danilo fez a entrega de um caminhão-pipa, adquirido também com emendas parlamentares. O veículo ajudará no abastecimento de água da comunidade do Catolé de Mitonho. “Ao longo de todo nosso mandato como deputado procuramos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. Aqui, em Casinhas, por exemplo, garantimos recursos para a aquisição de equipamentos para o PSF de Vila Nova, de um micro-ônibus para o atendimento à saúde e de uma ambulância. Sem falar de obras de pavimentação de ruas, como a do Oratório”, disse o ex-deputado.

Danilo Cabral voltou a percorrer as regiões do estado desde o início de abril, após a marca de 100 dias do início das gestões federal e estadual. Já esteve em Carnaíba, Flores, no Sertão; Saloá, Bom Conselho, Brejão e Terezinha, no Agreste Meridional, e chegou ao Agreste Setentrional. “Nós vamos continuar percorrendo os municípios, ouvindo a população, fazendo o que sempre fizemos durante toda nossa trajetória política”, frisou.

Fotos: Douglas Fagner

Sandrinho vai inaugurar três ruas de uma só vez em Afogados

Na décima quinta semana da maratona de inaugurações e entregas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar, em um só dia, a pavimentação de três ruas no bairro São Francisco, sendo duas com piso intertravado e uma com asfalto.

Serão inauguradas as pavimentações da Travessa Odon Padilha e as Ruas Miguel Alves e Odon Padilha, todas no bairro São Francisco. Um investimento de R$ 111 mil Reais na pavimentação de 694 metros quadrados das referidas vias.

A inauguração acontecerá nesta sexta (28), às 16h. Concentração na Rua Miguel Alves, em frente à Escola Municipal José Rodrigues de Brito, no bairro São Francisco.

Em debate com chefe do BC, Haddad volta a criticar juro alto: ‘Vai ter impacto fiscal’

Ministro da Fazenda deu a declaração sentado ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em sessão no Senado sobre juros, inflação e crescimento econômico.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Senado — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

g1 — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (27) que, se a economia brasileira continuar desacelerando em razão dos juros altos, haverá “problemas fiscais”, ou seja, nas contas públicas, por conta do impacto do menor nível de atividade na arrecadação federal.

Haddad deu a declaração durante sessão no Senado sobre juros, inflação e crescimento econômico – da qual também participaram o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

“Não vejo a política fiscal, monetária e prudencial separadas umas das outras. Elas fazem parte da mesma engrenagem. Se a economia continuar desacelerando, por razões ligadas à política monetária [taxa de juros alta, fixada pelo Banco Central], vamos ter problemas fiscais, porque a arrecadação vai ser impactada. Não tem como separar. Se desacelero a economia, vou ter impactos fiscais”, afirmou Haddad.

Na sessão no Senado, Haddad se sentou ao lado de Roberto Campos Neto. Cabe ao Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), fixar a taxa básica de juros da economia (Selic), que, atualmente, está em 13,75% ao ano – maior patamar em seis anos.

“Se eu desacelero a economia, saindo de 4% para 3%, para 2%, para 1%, eu vou ter impactos fiscais [nas contas públicas], e nós estamos tomando medidas inclusive difíceis de tomar, impopulares, sobretudo por causa do populismo praticado [nas eleições], que surrupiou quase R$ 40 bilhões dos estados no ano passado, mais R$ 60 bilhões de Receita Federal – no ano passado”, acrescentou o ministro.

Os juros altos vêm sendo motivo de atritos entre o governo Lula e sua equipe econômica com o Banco Central – instituição que vem sendo criticada por governistas.

Deputado estadual José Patriota avalia as duas Audiências Públicas que presidiu

O deputado estadual José Patriota (PSB), que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, concluiu ontem ( 26), a segunda Audiência Pública para solucionar limites territoriais dos municípios pernambucanos.

Em entrevista exclusiva a este blogueiro, Patriota fez uma avaliação das audiências.

Iza Arruda preside Audiência Pública em defesa da vacina

A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) presidiu Audiência Pública na Comissão de Saúde da Câmara Federal. A parlamentar é autora do requerimento que solicita Audiência Pública para debater a instituição do dia 17 de janeiro como o Dia Nacional em Defesa da Vacina. A data marca o dia em que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

A audiência contou com importantes nomes da área da saúde em nosso país, entre eles Eder Gatti, Diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis; Tatiane Ganem, Chefe de Gabinete da Diretoria de Biomanguinhos/FIOCRUZ; Alex Machado, Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Maria Ângela Wanderley, Coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Pernambuco (CRIE/UPE); Esper Kallás, Presidente do Instituto Butantan; e Margareth Dalcolmo, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Brasil deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 em 17 de janeiro de 2021, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovar o uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Iza Arruda destacou que esse foi um marco na luta contra a pandemia, que já havia causado milhares de mortes: “É a partir dali que realmente temos uma redução de tantos óbitos”. Ela salientou que a criação do dia vai fomentar debates sobre o tema e levantar a importância da imunização como consequência da vacinação: “Esse dia ficará marcado eternamente em nossas memórias, e por isso lutamos para que ele seja lembrado oficialmente”, ressaltou.

O Diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Eder Gatti, destacou que hoje a sociedade vive com certa normalidade devido ao programa de vacinação e às vacinas da Covid-19 desenvolvidas nos últimos anos e explicou a importância da lembrança do dia 17: “Defender a vacina é defender a vida! A iniciativa de ter um dia nacional em defesa da vacina é muito importante, pois vai ajudar a promover a vacinação e também mostrar que é algo seguro, que protege e salva vidas”, destacou.

A embaixadora da vacinação no Brasil, Dra. Margareth Dalcolmo, enfatizou a importância desse dia ser lembrado, pois foi através dele que vidas foram salvas. Ela também destacou a necessidade de resgatar a adesão às vacinas no Brasil: “O dia 17 tem uma carga simbólica muito importante! Que seja um símbolo para que o Brasil resgate a sua tradição tão saudável de adesão às vacinas”.

De acordo com a Lei nº 12.345/2010, para a instituição de datas comemorativas, é necessário realizar uma audiência pública que envolva amplos setores da população, a fim de protocolar o Projeto de Lei. A deputada garantiu que o projeto será oficializado em breve e que ela lutará para que o Dia Nacional em Defesa da Vacina seja aprovado.

Coluna do Finfa

Bem cotado na Assembleia para assumir vaga no TCE – Estive esta quarta-feira (26) durante todo o dia, nas dependências da Assembleia Legislativa de Pernambuco -Alepe, onde assisti a segunda Audiência Pública, da Comissão de Assuntos Municipais, para discutir ajustes dos limites municipais no Estado, e conversei com vários parlamentares, realizei entrevista, entre outros.

Temos que registrar que o que corre nos quatro cantos da Casa Joaquim Nabuco, é a eleição para as vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas – TCE-PE, e o nome que mais é falado no momento é do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB), advogado, que exerce seu quarto mandato, eleito com mais de 85 mil votos, tem o apoio do atual Presidente Álvaro Porto e do Primeiro Secretário Gustavo Gouveia, tem como suplente Diogo Moraes, que foi o Primeiro Secretário da Alepe recentemente, um parlamentar muito benquisto na casa, votou com Raquel Lyra no segundo turno, tem bom trânsito entre os colegas, Rodrigo foi o autor do Código de Defesa do Consumidor, do Código de Procedimentos Processuais e do piso salarial dos advogados, isso lhe dá intimidade com temas judiciais, portanto, Rodrigo tem a simpatia da OAB-PE.

Sem dúvidas e com todo respeito aos colegas concorrentes da Alepe, e pelo que apurei, a situação é muito favorável para o deputado estadual sertanejo Rodrigo Novaes.

Recebido -O empresário Gustavo Galvão, que colocou o seu nome como pré-candidato pelo grupo do atual prefeito de Tuparetama Sávio Torres, esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele foi recebido pelo deputado estadual Gustavo Gouveia, Primeiro Secretário da Casa Joaquim Nabuco. A visita de Galvão ao deputado sinaliza uma aproximação do pré-candidato junto às lideranças políticas inclusive aliadas do prefeito, configurando um fato novo que pode ser determinante para a sua campanha à prefeitura de Tuparetama.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado por uma fonte egipiciense, que o fórum de São José do Egito, ficou movimentado na tarde desta quarta feira (26), é que o ex-prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa e o atual Sávio Torres se encontraram para resolver pendências com a justiça. Segundo a fonte, não se sabe se o assunto foi político ou eleitoral, mais pelo aparato de advogados e assessores, deu para perceber que o caldo era meio grosso.

Hoje – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto reúne hoje em Canhotinho, sua cidade natal, colegas deputados para uma visita à Masterboi e em seguida serão recepcionados em sua residência com um almoço. Segundo este blogueiro apurou, estima-se que a maioria dos deputados estaduais estarão presentes, e o prato principal, será as vagas de conselheiro do Tribunal de Contas.

Título cidadão – O colega jornalista Elielson Lima, natural da cidade de Carpina, recebe nesta quinta-feira (27), o título de cidadão recifense, na Câmara de Vereadores, às 18 horas, uma proposta do vereador Eriberto Rafael. Elielson é um amigo, e desde já quero parabenizar pelo trabalho que exerce e pela nossa amizade. Com certeza a classe política estará prestigiando este momento importante do colega.

Mais um – Uma fonte em contato com este blogueiro, afirmou que o odontológo José Mário Cassiano Bezerra Júnior, conhecido como Marinho, filho do ex-prefeito José Mário Cassiano de Carnaíba, está colocando o seu nome à disposição do grupo de oposição para possível candidatura a prefeito em 2024. Neste caso a oposição carnaíbana apresenta mais um nome para o pleito municipal na terra de Zé Dantas.

Abriu Inscrições – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Flores – PE, abriu as inscrições para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para atuarem no Conselho Tutelar do Município de Flores – PE. As inscrições estarão abertas do dia 26 de abril a 17 de maio de 2023, em horário de atendimento ao público das 08h às 13h, na Sala dos Conselhos Municipais, localizada na Secretaria de Bem-Estar Social, à Praça Dr. Santana Filho, nº 17, Centro, Flores – PE, e devem ser realizadas pessoalmente pelo candidato ou por procurador com poderes específicos através de procuração pública, não sendo admitidas inscrições por e-mail ou outra forma digital. Edital e formulário para as inscrições no site da prefeitura: www.flores.pe.gov.br

Perguntar não ofende -O vereador de Afogados da Ingazeira, Toinho da Ponte serácandidato a releição em 2024?

Congresso aprova recomposição integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (26), o PLN 01, que recompõe integralmente o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que poderá dispor de R$ 9,6 bilhões para investimentos em projetos estruturantes em ciência, tecnologia e inovação. O projeto ainda será sancionado pelo presidente da República.

“Com a aprovação, estamos próximos de resgatar R$ 4,18 bilhões deste Fundo, que é a maior fonte de financiamento da ciência brasileira e instrumento fundamental para o desenvolvimento do país. É uma conquista importantíssima e uma pauta prioritária do MCTI”, afirmou a ministra Luciana Santos.

Segundo a ministra, os recursos serão investidos em projetos estruturantes nas áreas de reindustrialização, saúde, transição energética e transformação digital que tenham impacto no desenvolvimento nacional.

TR – Na segunda-feira (24), o presidente Lula sancionou a lei que reduz o custo dos empréstimos do FNDCT. Ao definir a Taxa Referencial como indexador nas operações da Finep com recursos do FNDCT, a Lei 14.554 reduziu para os juros dos empréstimos para 2% ao ano. A expectativa da ministra Luciana Santos é que a medida provoque um forte aumento da demanda por crédito. Ela lembra que o volume de recursos liberados pela Finep em operações de crédito até 14 de abril ultrapassou R$ 1,1 bilhão – mais do que o dobro do valor desembolsado no mesmo período de 2022. “Com a mudança para a TR, a demanda deve aumentar ainda mais”, disse a ministra.

População com 18 anos ou mais já pode tomar reforço com vacina bivalente contra a COVID em Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Afogados, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, ampliou o público que pode tomar a dose de reforço da vacina bivalente contra a COVID.

A vacina de reforço foi especialmente produzida pela Pfizer para combater as diversas novas variantes do vírus da COVID.

Para tomar a vacina, precisa ter tomado o mínimo de duas doses das vacinas anteriores, há pelo menos quatro meses. Será exigido o uso de máscara nas dependências do centro de vacinação, que fica na Rua Professor Vera Cruz, no. 140, ao lado da Casa Siqueira. O funcionamento é de segunda à sexta, das 7h30 às 17h.

Para agilizar a vacinação, é preciso levar um documento de identificação e o cartão de vacina. Quem tiver perdido o cartão, ou não estiver de posse dele, não deixará de tomar a vacina, uma vez que os funcionários da unidade poderão levantar os dados através do sistema de informações do SUS.