Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Paulo Câmara, comemorou um mês à frente do Banco do Nordeste

O Presidente do BNB, ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, comemorou um mês a frente desta entidade. ele postou na sua rede social.

Confira o depoimento 

“Completando, nesta sexta-feira, um mês de Banco do Nordeste. Trinta dias intensos de muito diálogo com o Governo Federal, outras instituições financeiras, com os governadores da região, setor produtivo, movimentos sociais e entidades de classe. Também uma grande imersão nas atividades do banco e suas potencialidades para que tenhamos mais avanços como principal vetor de desenvolvimento do Nordeste. O BNB estará cada vez mais perto da população ajudando a concretizar sonhos”.

Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde realizou com sucesso a 7ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Ampliar a mobilização social para avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. Com essa proposta, aconteceu, na última quarta-feira (26), a 7ª Conferência Municipal da Criança e Adolescente de Santa Cruz da Baixa Verde. Realizada na Quadra poliesportiva da Escola Municipal Francisca Flor, o evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde e o Conselho Municipal de Assistência Social, e contou com a presença do prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), da Secretária de Assistência Social, Solange Leite, da Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Juliana Bernadete e de profissionais e gestores da Assistência Social, Saúde, Educação e sociedade civil. A atividade também foi acompanhada por crianças e adolescentes de projetos sociais do município.

O evento também teve como objetivo construir propostas de ações e políticas públicas que garantam os direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. Entre os principais assuntos estavam à promoção e garantia dos direitos humanos, o enfrentamento das violações e vulnerabilidades, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção e a garantia de recursos para as políticas públicas.

“Atravessamos tempos difíceis, mas apesar de tudo isso, hoje, nos encontramos em situação melhor. É preciso continuar com o olhar atento, sensível e solidário, acreditando na política participativa e prática com base na escuta”, disse a o prefeito Irlando.

Em reunião do Consórcio Nordeste, governadora Raquel Lyra defende consenso sobre reforma tributária e combate às desigualdades regionais

Em assembleia do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste realizada nesta sexta-feira (28), a governadora Raquel Lyra se reuniu com os outros oito governadores da região no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Entre os temas relacionados ao desenvolvimento regional que foram debatidos, o uso de energias renováveis e a reforma tributária se destacaram. Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, também estiveram presentes no encontro e ouviram as demandas dos gestores estaduais.
 
Na ocasião, a chefe do Executivo pernambucano defendeu a reforma tributária como instrumento para diminuir as desigualdades no país, sobretudo no Nordeste. “Através desta reunião do Consórcio nós estamos buscando trabalhar com o alinhamento de propostas pelo Nordeste brasileiro, visando, sobretudo, permitir a diminuição de desigualdade social e regional. E a reforma tributária é um consenso entre nós que precisa existir”, afirmou Raquel Lyra.
“É preciso que os fundos de desenvolvimento regional estejam prontos, fortes e separados de qualquer instabilidade e insegurança jurídica para permitir que a gente possa alavancar investimentos e diminuir as desigualdades que a gente tem em todo o Brasil”, completou a governadora.
 
Pela composição do Consórcio, cada governador assume a liderança das câmaras temáticas que integram o colegiado. No momento, Pernambuco está à frente das câmaras temáticas que dizem respeito ao esgotamento sanitário, abastecimento de água e políticas públicas voltadas para as mulheres.
 
Também foi pauta da assembleia dos gestores estaduais o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), a criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da formação de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de cisternas na região.
Participaram da reunião os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); a senadora pelo estado do Ceará Augusta Brito, os deputados federais Danilo Fontes, Damião Feliciano e Wilson Santiago, além do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Prefeito Silvado Albino participa da abertura da 1ª ExpoAgro Pernambuco, em Cupira/PE

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, participou na noite desta quinta-feira (27), em Cupira, no Agreste do estado, da cerimônia de abertura da 1ª Exposição Agropecuária de Pernambuco, a ExpoAgro. O evento busca aprimorar os conhecimentos de tecnologia e inovação, além de facilitar o acesso às linhas de crédito para o homem do campo.

Com um stand, entre os pouco mais de 20 municípios participantes, Garanhuns se faz presente no evento, apresentando as ações realizadas nos últimos anos, é o que destaca Neilton Falcão, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA). “Quando recebemos o convite, de imediato aceitamos, pois sabíamos da importância do evento para o município. Aqui, estamos apresentando as ações do Governo Municipal, em especial, da SDRMA, que tem atuado bastante na gestão do prefeito Silvado Albino, em prol do pequeno produtor rural”, destaca.A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi recepcionada no stand do município, pelo prefeito Sivaldo Albino. “Apresentamos rapidamente as ações desenvolvidas em nossa gestão para o homem do campo, em especial, o pequeno produtor. A gente espera manter o diálogo com o Governo do Estado, e realizar parcerias para ofertar mais ações para o agricultor, assim como a gente vem fazendo com recursos próprios em nossa Zona Rural”, destaca.

A ExpoAgro Pernambuco, segue até o dia 30 de abril, no Parque de Exposições de Cupira, na Rodovia PE-123, próximo à BR 104, e é uma ótima oportunidade para o homem do campo aumentar a produção e produtividade de forma sustentável, além de oferecer aos produtores a oportunidade de divulgar seus rebanhos e agregar valores à própria produção.

Governadora Raquel Lyra recebe diretor-presidente da Aena e discute expansão do Aeroporto do Recife

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta sexta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, com o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, para tratar sobre as obras de expansão estrutural que estão sendo feitas no Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre. Com a iniciativa, o terminal aéreo vai crescer em mais de 60% da capacidade atual. Haverá um novo píer internacional, e um incremento de área bastante grande, com mais de 20 mil metros quadrados, capaz de atender a aeronaves de grande porte.

“Essas obras no aeroporto são muito importantes para consolidação do turismo do Estado e para nossa economia. Teremos novos portões internacionais e um novo modelo de mix comercial atendendo melhor o consumidor, dando mais segurança e conforto aos passageiros que chegam a Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Segundo a Aena, empresa que administra o aeroporto, a obra tem previsão de finalização até o final de 2023. “Essa foi uma reunião super motivadora. Avaliamos o ritmo da obra e conversamos também sobre a conectividade do aeroporto, tanto doméstica quanto internacional. É uma colaboração conjunta entre instituições públicas e iniciativas privadas para trazer a melhor conectividade aqui para o Recife”, enfatizou Santiago Yus.

“Há uma programação de inaugurações que amplia a capacidade de fluxo do Aeroporto do Recife de 8 milhões de passageiros ao ano para 15 milhões”, ressaltou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o diretor-geral de Aeroportos do Nordeste do Brasil da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez; e o Diretor de ESG e de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, Marcelo Bento.

Fotos: Américo Nunes/Vice-governadoria

Márcia Conrado anuncia atrações dos 172 anos de Serra Talhada

Em reunião na tarde desta sexta-feira com secretários titulares e executivos da Prefeitura de Serra Talhada, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), alinhou os últimos detalhes para as comemorações dos 172 anos de Serra Talhada, na próxima semana. O aniversário será comemorado na sexta-feira, dia 05 de maio, um dia antes da data oficial. Quatro atrações vão conduzir a noite de muita animação na cidade. Todo o evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur.

O dia contará com apresentações de Wallas Arrais, Zé Vaqueiro, Limão com Mel e Xote das Meninas. O evento será realizado na Lagoa Maria Timóteo. “É com muita satisfação que anunciamos mais um grande evento para Serra Talhada, que pode trazer um incremento de até 40% na nossa economia. Será um dia de grandes atrações para comemoramos o aniversário da cidade em grande estilo. Eu não poderia deixar de agradecer ao Governo do Estado por esta parceria em nos ajudar a fazer esse grande evento”, afirmou Márcia Conrado.

A reunião contou com a presença dos secretários de Cultura, Josenildo Barboza, de Desenvolvimento Econômico, Elyzandro Nogueira, e do presidente do Sindcom, Chico Morato.

Compesa amplia uso de tecnologia em estações de tratamento de água do estado

A Compesa está ampliando a instalação do aplicativo (APP) Redução de Produtos Químicos nas Estações de Tratamento de Água de Água (ETA’s) do Estado. Na semana passada, foi a vez das unidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira, Iguaraci e Tuparetama passarem a utilizar a tecnologia. Além dos cinco municípios do Alto do Pajeú, já estão operando com o aplicativo as ETA’s de Garanhuns, Capoeiras, Paudalho e Aliança. A meta é que a tecnologia seja aplicada em todas as estações de tratamento de água do Estado até junho deste ano.
.
O aplicativo foi desenvolvido com a finalidade de monitoramento, maior controle e ajuste da dosagem de produtos químicos das Estações de Tratamento de Água que compõem os sistemas de abastecimento no Estado. O uso do aplicativo irá permitir também a redução do custo com produtos químicos e melhoria da qualidade da água produzida.
.
De acordo com o Gerente de Controle de Qualidade da Compesa, Edmilson Martins, um dos idealizadores do aplicativo, a novidade vai otimizar custos e melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. “Essas ações são de extrema importância para que possamos adequar as unidades de Tratamento de Água visando a universalização de água no Estado de Pernambuco”, afirmou o gerente.

Márcia Conrado articula com Governo do Estado pagamento de fornecedores do programa Leite de Todos

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), liderou, esta semana, uma reunião com representantes do Governo Estadual e fornecedores de Serra Talhada do programa Leite de Todos para viabilizar a liberação do pagamento de valores atrasados. O encontro foi realizado no Palácio do Campo das Princesas com o secretário-executivo da Casa Civil, Arthur Neves, e o executivo de Desenvolvimento Agrário, Bruno França, além de produtores de leite do sertão pernambucano. O secretário municipal de Agricultura, Fabinho do Sindicato, também esteve presente.

No encontro, o Governo estadual garantiu que, nos próximos 15 dias, a administração vai liberar R$ 76 mil para pagamento do fornecimento de leite por parte dos produtores. “Durante a visita da nossa governadora Raquel Lyra à ExpoBerro, adiantamos essa demanda dos produtores de leite da região, de que havia uma pendência de pagamento. E pudemos explanar toda situação aos secretários, que foram sensível e garantiram esse pagamento. Nos próximos 30 dias, outra parcela será paga”, afirmou Márcia Conrado.

Givaldo Magalhães, da Cooperativa de Laticínios de Água Branca, comemorou a decisão do governo estadual. “Quero agradecer a prefeita pelo empenho e dizer que ela resolveu não só o problema de Água Branca, mas de todo o Estado. Saímos com uma resposta do Governo do Estado sobre a situação da quitação”, afirmou.

Governadora Raquel Lyra se reúne com presidente da Yazaki e destaca importância da interiorização do desenvolvimento

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta sexta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo. No encontro, foi apresentado o detalhamento do status de funcionamento da fábrica, localizada no município de Bonito, no Agreste do Estado, bem como a retomada das vendas do setor automotivo. Durante a visita institucional, a governadora destacou a situação em que se encontra o Estado e reforçou a importância da interiorização do desenvolvimento.

No encontro, o novo governo ouviu demandas e afirmou que trabalhará para garantir as condições de infraestrutura logística de atendimento à fábrica. “A fábrica da Yazaki, que atende ao Polo Automotivo de Goiana, e se localiza em Bonito, é um exemplo de como essa cadeia produtiva pode beneficiar todo o estado, tendo um impacto significativo na nossa economia e geração de empregos”, destacou Raquel Lyra.

Participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo; e representantes da Yazaki.

Fotos: Américo Nunes/ Vice-governadoria

Lula diz que vai demarcar ‘maior número possível’ de terras indígenas

Presidente assinou decretos de demarcação de seis áreas nesta sexta-feira (28), durante encerramento do acampamento Terra Livre. Também prometeu melhorar plano de carreira da Funai.

No acampamento Terra Livre, Lula levanta faixa contra marco temporal — Foto: TV Globo/Reprodução

g1 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (28) que o governo vai trabalhar para demarcar o “maior número possível de terras indígenas”. A declaração foi dada durante evento de encerramento do acampamento indígena Terra Livre, em Brasília.

Na cerimônia, o presidente assinou os decretos de demarcação de seis terras indígenas e também levantou uma faixa contra o marco temporal sobre essas áreas, questão em análise no Supremo Tribunal Federal (STF) (relembre abaixo).

“Nós vamos legalizar as terras indígenas, é um processo um pouco demorado. A nossa querida ministra sabe do processo. Tem que passar por muitas mãos e a gente vai ter que trabalhar. A gente vai ter que trabalhar muito para que a gente possa fazer a demarcação do maior número possível de terras indígenas. Não só porque é um direito de vocês, mas porque se a gente quer chegar em 2030 com desmatamento zero na Amazônia, a gente vai precisar de vocês como guardiões da floresta”, disse.

“Eu quero não deixar nenhuma terra indígena que não seja demarcada nesse meu mandato de quatro anos. Esse é um compromisso que eu tenho e que eu fiz com vocês antes da campanha”, afirmou o presidente.