Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino posta mensagem pelo Dia do Trabalhador

Neste dia 01 de maio gostaria de parabenizar os trabalhadores do Brasil.

Parabenizo todos os trabalhadores do Brasil, de Pernambuco, e em especial, aos trabalhadores de Garanhuns e que fazem parte da nossa gestão, que vêm intensificando cada vez mais e os serviços em todas as áreas. Somos um dos municípios que mais tem gerado emprego no estado de Pernambuco e vamos continuar juntos e firmes, pegados no serviço.

Feliz dia do trabalhador!

Santa Cruz da Baixa Verde – Prefeito Irlando Parabólicas recebe a deputada federal Maria Arraes

No último sábado (29), o prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas) recebeu na Capital da Rapadura, a deputada federal, Maria Arraes. A deputada foi apoiada pelo gestor e saiu majoritária nas urnas, pelo campo da situação.
É a primeira vez que a deputada retorna ao município, após as eleições do ano passado, Contudo, Maria Arraes, não veio de mãos vazias, a parlamentar trouxe na mala, uma Emenda Parlamentar no valor de 1 milhão de reais, que serão aplicadas nas áreas Social e de Infraestrutura.

O prefeito Irlando Parabólicas, recebeu a deputada, ao lado da primeira dama, Dra. Carmen Gilda e de apoiadores, contando também com a presença de sua base política, estiveram presentes a vice-prefeita, Eliete do Icó, o presidente da Câmara Municipal, verededor Danda Gaia, os demais vereadores Paulinho de Jatiúca, Nildo Alves e Dr. Marcos.

“Hoje é dia de festejar a vinda da nossa deputada federal, Maria Arraes. Maria que em pouco tempo de mandato, trás recursos para nossa cidade, para o nosso povo. Vamos poder realizar, ações importantes na nossa gestão, com a chegada desses recursos, ações de infraestrutura e de cunho social. Maria mostra com esse gesto, que não estávamos errados, quando lá atrás, a apoiamos no pleito eleitoral”, disse.

“Diógenes é um grande ícone da luta brasileira”, disse Ministra

Em visita a cidade de Iguaracy-PE,a Ministra de Ciência Tecnolocia e Inovação e Presidente Nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou neste domingo (30) de inaugurações e entregas de equipamentos realizadas pelo prefeito Zeinha Torres.

A Ministra Luciana, esteve visitando o Centro de Convivência Diógenes Arruda Câmara, no Distrito de Irajaí, acompanhada dos deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges.

Diógenes, foi um fundadores do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e a ministra em entrevista exclusiva a este blogueiro, disse quem foi Diógenes.

José Patriota faz balanço dos primeiros 90 dias de mandato como deputado estadual

Dezenas de proposições apresentadas e trabalho inédito em frente a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foram os destaques apresentados pelo deputado estadual José Patriota no balanço dos primeiros 90 dias de seu mandato. Estes e outros temas foram apresentados em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (1º) ao radialista Nil Jr., no Programa Debate das Dez da Rádio Pajeú. Na conversa, Patriota abordou diversos temas de sua atuação parlamentar.

No que diz respeito ao seu trabalho legislativo, Patriota apresentou um total de 57 proposições, demonstrando seu comprometimento em buscar soluções para as demandas e necessidades da população pernambucana. Essas proposições envolvem diversos temas, como educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, entre outros.  “Os primeiros 90 dias de mandato como deputado estadual foram intensos e produtivos. Tenho dedicado todo o meu empenho para apresentar proposições que atendam às necessidades da população pernambucana”, afirmou.

Além disso, o deputado assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Municipais, uma posição estratégica para tratar das questões relacionadas aos municípios pernambucanos, como abordar a questão dos limites municipais. Utilizando sua experiência de presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos, Patriota realizou duas audiências públicas com a participação dos municípios, Governo do Estado e União em que foram feitos ajustes e alterações nas leis de limites municipais, algo inédito até então na Alepe. ” A presidência da Comissão de Assuntos Municipais tem sido uma oportunidade ímpar de trabalhar de forma mais próxima dos municípios e buscar soluções para as demandas locais”, complementou.
Durante a entrevista, o ex-prefeito por duas vezes de Afogados da Ingazeira também mencionou uma importante proposição que tem defendido: a readequação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ele busca a implementação de um parcelamento mais favorável aos contribuintes, bem como o aumento da faixa de isenção do imposto. Essa medida visa aliviar a carga tributária sobre os proprietários de veículos em Pernambuco e aumentar a adimplência do imposto, ajudando a arrecadação do Governo do Estado.

Outro assunto abordado foi o diálogo com o Governo Estadual em relação à aprovação de crédito solicitado pela Gestão Raquel Lyra. O deputado ressaltou a importância de discutir e analisar com cautela a proposta, levando em consideração os impactos financeiros e os benefícios que esse empréstimo pode trazer para o estado. “É lógico que nossa inclinação é de aprovar essa iniciativa do executivo, afinal, todos fomos eleitos para fazer bem a Pernambuco, mas precisamos ter ao menos uma carta de intenção e de compromisso para não darmos um cheque em branco que não garanta investimentos em infraestrutura e a conclusão de obras iniciadas na antiga gestão”, concluiu.

Centro do Recife ganha novo empreendimento que vai gerar 2 mil vagas de emprego

Com investimentos de R$ 20 milhões, empresa de call center Datamétrica vai ser instalada em imóvel que estava fechado no bairro de Santo Antônio. De imediato, 1,2 mil postos de trabalho estão disponíveis a partir desta segunda (1º), Dia do Trabalhador, através da plataforma Go Recife

O programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife) está com 1,2 mil vagas de emprego abertas para o novo empreendimento da empresa de call center Datamétrica, que será instalado em imóvel que estava fechado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. A operação, que vai receber investimentos na ordem de R$ 20 milhões, vai gerar 2 mil postos de trabalho, sendo 1,2 mil agora e outros 800 até o final do ano. O empreendimento, que consolida o centro da capital pernambucana como destino de investidores, vai contribuir positivamente com o trabalho de revitalização e regeneração urbana que a gestão municipal vem realizando por meio do Programa Recentro.

“O projeto foi uma captação do Recentro, que identificou a empresa de call center e foi atrás para trazer para o Centro do Recife. Outra coisa interessante é que os imóveis ao redor do prédio estão sem uso e tenho certeza que, quando essa operação começar a funcionar, vai fazer uma diferença enorme aqui na região. Até o final do ano serão 2 mil pessoas por dia transitando e estimulando a abertura de várias outras atividades de comércio e de serviço”, destacou o prefeito João Campos, durante visita à obra.

A nova unidade vai funcionar em um prédio de sete pavimentos, com área total de 7,6 mil m², localizado na Rua da Carioca, 72. O negócio vai atender um novo contrato da empresa firmado com o Banco do Brasil. Na operação, que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, serão utilizadas 535 posições de atendimento, gerando de imediato 1.200 postos de trabalho na primeira etapa. A Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do Recife e a Datamétrica fecharam parceria para contratação de pessoal via a Plataforma Go Recife para as vagas de operador de call center. Nos meses seguintes, o contingente de trabalhadores chegará a um total de 2 mil empregos diretos.

“Do ponto de vista geográfico, é um privilégio para nós da Datamétrica e para a cidade também, colocar mais de 1.200 pessoas aqui trabalhando cria um novo mercado que ativa o comércio e aumenta o uso dos espaços públicos. Temos um grande terminal de ônibus aqui perto que com certeza vai sentir essa nova demanda que surge, além do próprio Mercado de São José. Estamos bem felizes por estarmos trazendo esse projeto”, disse Analice Amazonas, vice-presidente da Datamétrica, que destacou que nos processos seletivos da empresa são garantidos a diversidade, igualdade e oportunidade de emprego para todas as pessoas, não tendo distinção de idade, gênero, etnia, religião, crença ou orientação sexual.

A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, comemorou o empreendimento e o impacto que irá gerar no mercado de trabalho da cidade. “Uma grande oportunidade está acontecendo com a abertura da Datamétrica, pois vai movimentar muito o Centro do Recife e trazer a oportunidade do primeiro emprego para os jovens, com 1.200 vagas que podem ser conferidas por meio da plataforma Go Recife”, disse ela.

O Gabinete do Centro do Recife tem realizado o Portfólio de levantamento dos imóveis do território quanto ao tipo de uso e possibilidade de reocupação. O órgão já levantou 417 edificações no bairro do Recife, sendo 231 em uso, 28 em obras, 96 fechados, 32 de propriedade do Porto do Recife e seis terrenos, o que significa mais de 603 mil metros quadrados de área construída. Com os dados do Portfólio, o Gabinete do Centro apresenta aos investidores as áreas disponíveis no território e coloca proprietários em contato com os empreendedores interessados.

Foi o que aconteceu com a Datamétrica, que em dezembro de 2022 entrou em contato com o Gabinete para que identificasse uma área dentro das especificações apresentadas pela empresa. O imóvel foi localizado e o Gabinete do Centro passou, então, a apoiar a empresa nas interlocuções dentro da Prefeitura, sobretudo, em relação ao licenciamento da obra.

Para a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a chegada de mais um investidor para o Centro vai aumentar significativamente o fluxo de pessoas na região. “Serão 2 mil pessoas movimentando o bairro, comprando do comércio, consumindo nos restaurantes. Isso também atrai novos investidores e negócios para o território. Próximo ao local já estão em construção o Hotel Marina e um Centro Convenções. É desta maneira que as conexões vão acontecendo e os vazios da cidade vão diminuindo”, afirma Ana Paula. 

EXPANSÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGO – O primeiro trimestre de 2023 foi de expansão na geração de empregos formais no Recife, segundo últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na semana passada. Nos três primeiros meses do ano, a capital pernambucana acumula saldo positivo de 3.317 novos postos de trabalhos, atingindo, em março, o estoque total de 532.593 vínculos ativos. Em todo o Brasil, a cidade foi a 10ª que mais gerou novos vínculos com carteira assinada no período.

Desde 2021, já são 59.448 empregos criados, fruto de um intenso trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife para melhorar o ambiente de negócios e desburocratizar processos, que facilitam para quem empreende no município e gera renda e oportunidades à população.

DATAMÉTRICA – A empresa tem 27 anos de mercado e conta com sete unidades operacionais, sendo três no Recife, duas em Olinda, uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro. A empresa conta com mais de 2,5 mil estações de trabalho,  3,4 mil funcionários e 120 mil clientes. Realiza mais de 3,5 milhões de atendimentos/mês e é detentora dos Prêmios de Melhor Call Center de Serviços (Revista do Consumidor Moderno/SP e de Melhor Empresa de Contact Center para Pequenas e Médias Operações (Revista do Consumidor Moderno/SP).

RECENTRO – O Programa é um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio, que inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas. O Recentro é baseado em quatro eixos estratégicos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Recife: Viver Bem; Viver as Oportunidades; Viver a Cidade; Gestão Integrada e Digital. Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Deputado federal Renildo Calheiros participa de inaugurações e entregas em Iguaracy

O deputado federal Renildo Calheiros, esteve neste domingo (30), no município de Iguaracy, onde é majoritário. Através de emendas de sua autoria, o prefeito Zeinha Torres, inaugurou pavimentações e a Academia da Saúde, José Fernandes Marques Bezerra, no Distrito de Jabitacá.

Renildo também visitou o Centro de Convivência Diógenes Arruda Câmara no Distrito de Irajaí, e disse da importância de Diógenes com a política do Brasil.

No Dia do Trabalhador, Márcia Conrado anuncia benefício para todos os servidores de Serra Talhada

Ao iniciar as comemorações pelo Dia do Trabalhador, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), anunciou um benefício inédito para os todos servidores municipais. Após dez anos sem qualquer tipo de reajuste, os profissionais da administração pública municipal receberão um subsídio de R$ 176,00 referente à concessão de vale-transporte para 22 dias úteis. O valor representa um complemento de até 13,33% do salário mínimo. O anúncio e assinatura do PL foi feito após caminhada em homenagem ao feriado nacional.

“Esse é um momento histórico, pois depois de tantos anos conseguimos nos planejar para dar esse subsídio a todos os nossos servidores, que são guerreiros e estão conosco diariamente”, ressaltou a prefeita.

O benefício está previsto em Projeto de Lei, enviado à Câmara Municipal. Com isso, mais de três mil servidores, que estão na ativa, vão receber o auxílio. O impacto financeiro da medida é de cerca de R$ 555 mil mensais. O benefício é calculado com base nos dias úteis do mês e chega a R$ 176,00, contabilizando até 22 dias úteis.

Ao conceder a medida, Márcia Conrado atende uma reivindicação antiga dos servidores públicos. “Nossa gestão se propõe a atender esse pleito, visto que o último benefício foi concedido a todos os servidores municipais lá atrás, no ano 2013. Assim, reafirmamos o nosso compromisso em buscar sempre valorizar os nossos funcionários, como forma de reconhecimento. Entendemos que o servidor público precisa de valorização e nosso governo se empenha, diariamente, em promover melhores condições de trabalho. Atendendo todas as categorias com a concessão do auxílio transporte, mostramos que valorizamos o trabalho de todos aqueles que fazem a gestão pública de Serra Talhada. Quando o servidor se sente valorizado, a população também ganha. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para melhorar, cada vez mais, o serviço público na nossa cidade”, completou a prefeita Márcia Conrado.

Foto: João Paulo Souza

Crônica de Ademar Rafael

LEIS INDEVIDAS

A escolha do título acima é para deixar claro que discordo até morrer da necessidade de uma Lei para tratar de assuntos que os seres humanos, se humanos fossem, deveriam atender no mais alto nível de espontaneidade.

Entre referidos marcos legais destaco duas: A Lei nº 8.690, de 13.07.1990, que versa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei nº 10.741, de 01.10.2003 que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, conforme redação dada após a Lei 14.423, de 22.07.2022, originalmente era Estatuto do Idoso. Para respeitar os direitos desses dois grupos, no meu entendimento, bastaríamos agir como seres humanos.

Como se não bastasse o que já existe sem necessidade, no dia 08.03.2023 o Governo Federal anunciou Projeto de Lei que define penas em caso de remuneração distinta para homens e mulheres que exerçam as mesmas funções. Julgo que a remuneração igual para função igual deveria ocorrer sem necessidade de uma regra legal. Assusta e provoca indignação quando vemos que a grande impressa, apresenta percepções distintas sobre com as alterações dos artigos 461 e 659 da Lei 5.452, de 01.05.1943, sob encomenda do capital no primeiro caso ou do trabalho no segundo.

No dia 09.03.2023 o Jornal Folha, do estado de São Paulo, apresenta posicionamento de pessoas contra a medida, suas justificativas são as de sempre. “O mercado regula este tipo de assunto e a nova norma traz incertezas e podem prejudicar as mulheres.” Tudo discurso dirigido em direção da banalização da mão de obra.

No sentido contrário a publicação da “Folha” e revista “Carta Capital”, na mesma semana indica pontos de acerto com a medida. Lendo as duas versão não parece que estamos falando sobre o mesmo assunto.
Novamente a questão da ideologia interfere em assunto que não lhe diz respeito. “Justiça está acima de ideologia e de interesse mesquinho. Nossa sociedade está doente e a crua vem atitude dela e não de
imposição legal.”

Coluna do Finfa

Inaugurou, entregou e assinou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado do vice-prefeito Dr. Pedro Alves, vereadores, teve uma agenda corrida de inaugurações e entrega de equipamentos, neste domingo (30), acompanhado de vereadores, secretários municiapais, lideranças e a população iguaraciense. Zeinha recebeu a visita da Ministra de Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e dos deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges.

O prefeito ofereceu um almoço na Fazenda Carnaíba, no Distrito de Jabitacá, onde estiveram presentes, o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, o presidente da Câmara de Vereadores Argemiro da Caiçara e os vereadores Djalminha e Juazez, o ex-deputado Dr. Edson moura, o Desembargador do TJPE, Dr. Alberto Nogueira, o vereador de Tuparetama, Valmir Tunú, entre outros.

A primeira agenda foi a inauguração da Academia da Saúde José Fernandes Marques Bezerra e das ruas Luiz Quaresma e Waldemir Nunes Cavalcante no Distrito de Jabitacá.

Em seguida houve a visita ao Centro de Convivência Diógenes Arruda Câmara no Distrito de Irajaí, ele que foi um baluarte na política brasileira, um dos fundadores do partido da Ministra Luciana Santos e do deputado federal Renildo Calheiros o PCdoB, e nasceu neste distrito.

A noite foi a entrega de várias ruas na sede do município, a inauguração da Praça Santa Edwiges no Bairro Frei Damião. Na ocasião o prefeito Zeinha Torres assinou a Ordem de Serrviço para construção do Parque Municipal. Fotos: Finfa e Bruno Lopes.

Prestigiou o novo aliado – O deputado federal, Mendonça Filho, esteve no último sábado (29), na cidade de São José do Egito, prestigiando o aniversário do seu novo aliado, o prefeito Evandro Valadares.

Aderiu – Informações chegadas da São josé do Egito, diz que o motorista e fiel escudeiro do ex-prefeito Romerio Guimarães, Galego de Levi, figura bastante conhecida em São José do Egito, fez questão de comparecer ao aniversário do prefeito Evandro Valadares, para lhe comunicar que a partir de agora, passa a fazer parte do grupo da Frente Popular e onde vai se engajar para eleger o candidato do grupo do prefeito Evandro. Além dele, outros familiares farão a migração garantiu, Galego.

Disse“Estamos batendo todos os recordes que o Recife já viu com um grande volume de obras por toda a cidade. Investimento em calçamento de rua, recuperação de escadaria, além de encostas sendo feitas e iluminação sendo colocada. Em 28 de maio do ano passado, a gente teve um dos maiores eventos climáticos da história da nossa cidade. Nós enfrentamos os desafios e, em menos de um ano, conseguimos fazer a maior e mais rápida operação de crédito da nossa história, que será assinada no próximo dia 15 de maio nos EUA. Serão R$ 1,5 bilhão de investimentos nas áreas de risco da cidade. Serão mais de 500 grandes obras de encostas nos pontos mais críticos da cidade. Falar que vai fazer é fácil. Mas é preciso muita coragem e trabalho para investir um volume tão grande de recursos nas áreas mais pobres e necessitadas de nossa cidade”. (Prefeito do Recife João Campos)

Frase “Sua história, prefeito, tá bem desenhada. O senhor disse que seria uma inauguração por semana, e semana passada foram duas ruas na Izídio Leite, e esta semana, três ruas de uma só vez, aqui no São Francisco. O senhor está mais do que cumprindo com a promessa feita”. (Vereador de Afogados da Ingazeira, Cícero Miguel, elogiando o prerfeito Sandrinho Palmeira)

Perguntar não ofende – A vice-prefeito de Custódia, Luciara Frazão vai ser a candidata das oposições nas eleições de 2024?