Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

PF apreende US$ 35 mil em dinheiro vivo na casa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Por Isabela Camargo, GloboNews — Brasília

A Polícia Federal apreendeu dinheiro vivo na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cid foi preso nesta quarta-feira (3), na operação que apura suspeita de fraude na carteira de vacinação de Bolsonaro, da filha e de assessores.

Foram encontrados na casa de Cid notas de dólares no valor de US$ 35 mil e de reais no valor de R$ 16 mil.

O tenente-coronel é homem de confiança de Bolsonaro, inclusive para assuntos pessoais. Ele foi à PF dar depoimento no início da tarde desta quarta. A casa de Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão na operação desta quarta.

Cid também é investigado no caso das joias sauditas, pela participação na tentativa de reaver os itens, avaliados em R$ 16 milhões, que entraram ilegalmente no país com uma comitiva do Ministério de Minas e Energia do governo Bolsonaro.

Fraude no cartão de vacina
A PF um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes dentro do inquérito das “milícias digitais” que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A TV Globo apurou que a fraude nos cartões de vacinação do Bolsonaro e da filha de 12 anos aconteceu em 21 de dezembro passado, pouco antes de viajarem para os Estados Unidos (no penúltimo dia de mandato).

Bolsonaro diz que não tomou vacina. Segundo investigações, a inclusão no sistema dizendo que ele foi vacinado ocorreu para o ex-presidente poder entrar nos EUA.

Após ser lançado no ConecteSUS, é possível gerar um comprovante de imunização. Os dados foram retirados do sistema no dia 27 do mesmo mês.

Fundarpe divulga lista de candidaturas habilitadas ao título de Patrimônio Vivo

A Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) divulga, nesta quarta-feira (3), a lista de candidaturas habilitadas e inabilitadas no 18º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – Edição 2023. Neste ano houve um aumento do número de inscrições de candidaturas de mestres, mestras e grupos culturais. Ao todo, foram 103 candidaturas inscritas (em 2022, foram 81).

As candidaturas habilitadas seguem para a análise do mérito cultural. Já as candidaturas inabilitadas poderão apresentar pedido de recurso entre os dias 4 e 17 de maio, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). Para isso, será preciso utilizar a mesma conta e inscrição cadastrada na plataforma.

De acordo com o cronograma do edital, a divulgação do resultado do julgamento dos recursos está prevista para o dia 6 de junho. Outras orientações quanto ao preenchimento do formulário de recurso podem ser obtidas com a Unidade Gerencial do RPV-PE, por meio do e-mail: patrimoniovivope@gmail.com, ou telefone (81) 3184-3061, das 9h às 17h.

BALANÇO 2023 – Das 103 inscrições, 41 candidaturas são de homens e 14 de mulheres (total de 55 candidaturas de pessoa física). As outras 48 candidaturas são de grupos culturais. O aumento se deve principalmente a duas iniciativas. Uma delas é o retorno das formações presenciais realizadas pela Fundarpe para divulgação do Edital do RPV-PE, que passou pelos municípios de Palmares, Paudalho, Caruaru, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde e Recife.

A segunda é a autoindicação de grupos, possível por meio da última alteração na Lei do RPV, que torna possível que os próprios grupos com CNPJ válido há dois anos ou mais representem a própria candidatura no concurso.

CONCURSO – 
Neste ano serão reconhecidos dez mestres, mestras ou grupos culturais que receberão bolsas de auxílio financeiro destinadas à manutenção de suas atividades culturais, no valor de R$ 1.300 para pessoa física e R$3.200 para pessoa jurídica. Os valores são corrigidos anualmente de acordo com os índices de inflação.

O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.

Confira aqui todos os documentos relacionados ao 18º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Prefeitura de Afogados vai promover dia D de vacinação contra a influenza neste Sábado (06)

Será neste próximo sábado (06) o Dia D de Vacinação contra a influenza, no horário das 7h30 às 13h, no centro de vacinação, na Rua Professor Vera Cruz (ao lado das Casas Siqueira) e em todas as unidades básicas de saúde da área urbana.

Mas para potencializar e descentralizar o mutirão, a Secretaria municipal de saúde disponibilizará outros locais para que a população tenha acesso ao imunizante. Serão instalados pontos de vacinação em frente à secretaria de saúde, nas imediações do semáforo da Manoel Borba, Praça da alimentação e Praça Monsenhor Alfredo Arruda câmara.

Quem poderá tomar a vacina? Qualquer pessoa com sessenta anos ou mais. Além desses, também integram o público-alvo da campanha:

* Crianças de 06 meses a menores de 06 anos
* Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)
* Trabalhadores da saúde
* Portadores de comorbidades
* Pessoas com deficiência permanente
* Professores
* Forças de segurança e salvamento
* Trabalhadores do transporte coletivo
* Caminhoneiros
* Funcionários do sistema de privação de liberdade
* Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Amupe realiza Encontro Estadual de Consórcios Públicos nesta terça (09)

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) convidou presidentes e secretários executivos dos Consórcios Públicos de Pernambuco para participarem do Encontro Estadual de Consórcios Públicos, que acontece na próxima terça-feira, dia 09, a partir das 8h, na sede da instituição.

O evento é uma atividade do projeto Desenvolve PE, fruto da parceria com o Sebrae, que busca incentivar a capacitação técnica em diversos eixos de atuação da gestão pública para o desenvolvimento econômico dos municípios.

O encontro, da próxima semana, tem como objetivos centrais socializar as estratégias de atuação do Desenvolve PE para o fortalecimento dos Consórcios Públicos, além de levantar os principais desafios, potencialidades e expectativas dos grupos para elaborar uma agenda de atividades conjuntas.

Na ocasião, cada consórcio terá um tempo para apresentar uma experiência exitosa realizada na sua região. Podem participar até três representantes por consórcio, podendo ser o presidente, o secretário executivo e um técnico. A programação segue até as 13h.

Comissões da Alepe aprovam projeto de empréstimos para o Estado

Matéria seguirá para votação em plenário com modificações feitas pelo Legislativo

Após aprovação por unanimidade na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contrair empréstimo de até R$ 3,4 bilhões junto a instituições financeiras nacionais e internacionais passou nas comissões de Finanças e Administração Pública.

Reunidos nesta quarta-feira (03), os colegiados avalizaram o pedido do governo e rejeitaram a emenda do deputado Romero Albuquerque (União), aprovada ontem pela CCJ, por solicitação do próprio autor que desistiu de prosseguir com a tramitação. A emenda determinava que 0,5% do valor arrecadado fosse destinado a projetos e políticas públicas voltados para a causa animal.

A proposta do parlamentar já havia contado com voto pela inconstitucionalidade por parte do relator da matéria na Comissão de Justiça, deputado Joãozinho Tenório (Patriota). Para evitar que novos questionamentos nesse sentido atrasassem a contratação dos empréstimos, o parlamentar decidiu retirar a emenda.

O PL 556/23, encaminhado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), segue agora para votação em plenário onde chega com algumas alterações feitas pela Alepe na Comissão de Justiça. Três emendas parlamentares foram acatadas pelo colegiado. Uma delas veda a aplicação de recursos provenientes dos empréstimos em despesas com pessoal. Em outra proposta do Legislativo, a Alepe deve ser comunicada antecipadamente sobre os programas que serão contemplados com os recursos.

Uma terceira emenda limita o valor das operações de crédito aos programas pactuados com o Tesouro Nacional. Na prática, o valor a ser tomado de empréstimo, este ano, não deve passar de 2,5 bilhões. O valor que exceder a vinculação ao ajuste fiscal dependerá de abertura de créditos adicionais, sujeitos a autorização legislativa específica.

Ministra participa do credenciamento do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE em Unidade Embrapii

Em agenda no Recife, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta terça-feira (02) da assinatura do termo de cooperação que credencia o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-LITPEG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como unidade Embrapii. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de quatro anos de fundação do I-LITPEG.

Com financiamento total de R$ 16 milhões, a nova unidade foi aprovada pela Embrapii em um edital de junho de 2022 e vai atuar na competência intitulada “Modelagem de reservatórios e otimização robusta aplicada a recursos energéticos e meio ambiente” em três sublinhas de ação: Modelagem Geológica de Reservatórios; Otimização Robusta e Simulação Multifísica de Reservatórios; e Mitigação e Bioenergia.

“A formalização do LITPEG como Unidade Embrapii representa um avanço no esforço de aproximar a universidade e centros de pesquisa do setor produtivo, promovendo a geração de inovação para tornar as empresas brasileiras mais produtivas e a nossa economia mais competitiva”, disse a ministra Luciana Santos.

“A unidade terá foco na inovação para o setor de petróleo e gás; transição energética; armazenamento geológico de gás carbônico e hidrogênio verde; mitigação de danos ambientais e bioenergia”, acrescentou o diretor-presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.

Para o reitor Alfredo Gomes, a assinatura do termo é uma grande conquista para a UFPE. “Ter uma segunda unidade Embrapii vai nos ajudar, não só no processo de captação de recursos, mas fazer a relação com o mundo produtivo, com as empresas, indústrias. Esse termo de cooperação tem papel fundamental para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, mas também para que essa transferência tenha impacto junto à população.”

Grupo Mateus chega ao Recife e prevê a criação de 2,5 mil empregos diretos

O Grupo Mateus, maior rede varejista do Norte/Nordeste, vai iniciar o plano de investimentos e abertura de lojas no Recife. Serão sete unidades na capital pernambucana, com expectativa de gerar 2,5 mil empregos diretos, sendo mais de 350 vagas por loja. A primeira inauguração está prevista para julho deste ano, na Avenida José Rufino, no Bairro de Areias. As demais estão previstas para os bairros do Bongi, Santo Amaro e Guabiraba, além dos pontos adquiridos das lojas Big Bompreço nos bairros da Caxangá, de Boa Viagem e Casa Forte. As três últimas serão lojas do tipo conceito, com perfil mais arrojado. O anúncio foi realizado em visita do prefeito João Campos à sede da empresa no Maranhão, onde foi recebido pelo presidente do grupo, Ilson Mateus.

“Um prazer conhecer pessoalmente o tamanho da operação do Grupo Mateus, que vai gerar 2,5 mil empregos na nossa cidade, com a expansão da sua rede. Muito feliz de ver um grupo de origem nordestina, os nossos vizinhos amigos do Maranhão, investindo no Nordeste inteiro e garantindo uma grande expansão na nossa cidade, trazendo renda e oportunidades para os recifenses”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

O fundador e presidente do Conselho Administrativo da empresa, Ilson Mateus, destacou a relevância do Recife para o plano de expansão. “A entrada no Recife é estratégica para a gente avançar em Pernambuco e no Nordeste e, ao implementar sete lojas ao mesmo tempo, vamos gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos na cidade, sem falar dos indiretos. Então, tudo isso gera uma satisfação muito grande para a nossa empresa”, ressaltou.

Para atuar de perto nessa chegada ao Recife, o Grupo inaugurou uma sede administrativa na cidade. O mesmo processo foi feito para sustentar a chegada em mais estados do Nordeste, instalando pontos em Salvador, Ceará e Teresina. Em paralelo, implantou uma estrutura logística para acelerar o processo de crescimento do negócio, com mais dois novos Centros de Distribuição que já estão em funcionamento nos municípios de Cabo de Santo Agostinho-PE e em Feira de Santana-BA. No total, são 15 CDs.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Portela Florêncio, também chamou atenção para o ganho para a cidade com a chegada desse volume de empregos diretos. “A cidade ganha, a economia se fortalece com uma rede crescendo na cidade e fazendo o consumo gerar riquezas no Recife. A secretaria acompanhou e atendeu às necessidades da empresa e a Prefeitura segue à disposição para que o negócio encontre um ambiente tranquilo e que possa prosperar ainda mais”, afirmou.

Investe Recife
O plano de ação da chegada do Grupo Mateus no Recife tem acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, a partir do Investe Recife, unidade que atua com foco na captação de novos negócios e na melhoria do trabalho de quem empreende no Recife. Todo o planejamento, o acompanhamento de obras, processos de liberação de licenças, entre outras medidas, são trabalhados em diálogo permanente com o Investe Recife.

O Grupo Mateus
O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.

Uma história de sucesso que teve início com o trabalho incansável de um engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. O ano era 1986, quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão. Seria o começo de uma história de 35 anos marcada pela sua visão empreendedora e trabalho incansável de uma equipe que hoje já ultrapassa os 47 mil colaboradores.

Presente em 98 cidades, atualmente, o Grupo Mateus possui 238 lojas em operação, sendo 70 de varejo, 62 de atacarejo e 106 de eletro. Por estado, são 130 lojas no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, 6 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 4 na Paraíba, 1 em Sergipe e 1 em Pernambuco. Fotos: Dondinho/Prefeitura do Recife

Prefeitura de Afogados abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para novos cursos de qualificação profissional em Afogados da Ingazeira. A iniciativa é uma parceria firmada pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico com o Senac, dentro do programa Capacita + Afogados.

Os novos cursos ofertados são todos na área de beleza e estética:
Corte e escova (básico)
Barbeiro
Design de sobrancelhas
Design de mechas
Alongamento de cílios
Unhas em gel

As vagas são limitadas. Documentação exigida: CPF, RG, comprovantes de residência e de escolaridade. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, na Secretaria de Administração, na Rua Roberto Nogueira Lima, 165. O expediente é de segunda à sexta, de 8 às 14hs. Mais Informações pelo telefone/zap: 87-9.9978 1331.

Governo de Pernambuco contrata BNDES para viabilizar avanços no Marco Legal do Saneamento no Estado

Com o objetivo de alcançar os critérios estabelecidos pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/20), o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3), a contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realização de uma análise de modelos de participação de investimentos privados em prol de serviços de água e saneamento no Estado. O produto final, que apontará a modelagem ideal, é um importante instrumento para acelerar o investimento necessário para garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário a todos os pernambucanos.

Na tarde de hoje, a governadora Raquel Lyra assinará o contrato na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. O secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra, participa do ato. O contrato terá ainda a assinatura do secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento, José Almir Cirilo.

A partir da formalização do contrato, o BNDES ficará responsável por contratar uma empresa ou um consórcio especializado para formatar o modelo de negócio a ser aplicado. O valor do contrato do estudo será de R$ 8.351.175,77. A previsão é de que até o fim do próximo ano sejam desenvolvidos os estudos que apresentem as propostas do modelo de negócio.

“O nosso governo está focado e trabalhando para permitir mais acesso à água e ao saneamento para todos os pernambucanos. Nosso estado ainda tem um dos piores racionamentos do Brasil e o acesso à água é uma das principais prioridades do nosso governo, gerando qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, registrou a governadora Raquel Lyra.

A contratação foi autorizada pelo Conselho do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco em sua 15ª Reunião Ordinária, ocorrida em 4 de abril de 2023. O documento prevê a prestação de serviços técnicos especializados de estruturação de projetos de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todos os municípios do estado de Pernambuco e de Fernando de Noronha.

“O objetivo principal é um estudo de análise de viabilidade da concessão dos serviços de água e saneamento do Estado que englobe todos os municípios. O BNDES vai contratar um consórcio ou empresa que realizará esse levantamento, dando credibilidade e confiança às análises para que Pernambuco possa apresentar o que de fato é necessário para cumprir o Marco de Saneamento e a população possa ter acesso à água e ao saneamento básico”, comentou o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra.

A proposta de atualização e estruturação de parceria para os serviços de água e esgoto no estado de Pernambuco atende ao arcabouço legal vigente e leva em consideração a notória especialização da instituição, atestada pelos recentes processos realizados nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo. Recentemente, foram celebrados os contratos de estruturação de projetos em Pernambuco com o mesmo objetivo de desenvolvimento de estudos para concessão, a exemplo de rodovias parques estaduais.

A lei que estabelece o Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovada em 2020 para estabelecer a universalização do saneamento no País. A norma determina que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% seja atendida com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033.

Foto: Janaína Pepeu/ Secom