Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Waldemar Oliveira parabeniza Serra Talhada pelos 172 anos de emancipação

Hoje é um dia muito especial para este cidadão com origens serra-talhadenses. Vamos festejar os 172 anos de Emancipação Política de Serra Talhada, município no qual meu umbigo foi enterrado e onde até hoje vivo e revivo momentos muito marcantes desde a infância. Cidade onde fixo residência e sempre volto para carregar as baterias com meus parentes e amigos.

Serra Talhada é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É conhecido como a capital do xaxado e fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. A cidade é a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Pernambucano; polo em saúde, educação e comércio. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião). Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 87 467 habitantes.

Serra Talhada era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães e recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo. Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba, Bahia e Ceará.

Administrativamente, o município é formado pela sede e pelos distritos de Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda, Santa Rita e Varzinha.

A cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.

Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.

A história da cidade dos meus pais é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.

A cidade é rica também pelos seus artistas e intelectuais destacando-se como referência no cenário cultural do estado. Berço de figuras polêmicas, como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), a cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando aí, além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.

Tenho muito orgulho e carinho pelos meus conterrâneos, Serra Talhada tem um capítulo muito especial na minha tragetória de advogado, mas ganhou uma atenção muito maior agora como deputado federal eleito com 8112 votos dos serratalhadenses. Neste dia marcante estaremos inalgurando o nosso escritório político. O único fora da capital.

A todos desejo Paz e Bem e a proteção de Nossa Senhora da Penha sempre. Parabéns Serra Talhada, pelos 172 anos.

Prefeito Irlando Parabólicas homenageia Serra Talhada pela passagem de seus 172 anos

Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), publicou em suas redes sociais, um vídeo parabenizando o município de Serra Talhada que neste sábado (6), completa 172 anos de Emancipação Política.

“Nossa querida cidade de Serra Talhada, completa neste sábado (6), 112 anos de Emancipação Política. Por isso, estou aqui para desejar muitas felicidades e muito desenvolvimento, para essa terra querida, que me acolhe até hoje.
Também quero parabenizar a prefeita Márcia Conrado, pela data festiva, ela que vem conduzindo com maestria os caminhos desta terra querida. Parabéns a Capital do Xaxado”, disse.

Recife atrai terceira maior aceleradora de startups do mundo 

Terceira maior aceleradora de startups do mundo, a Startupbootcamp vai montar a sede de sua operação no Brasil no Recife. Criada em 2010 e com 1.500 startups e scale-ups em seu portfólio, sendo 10 unicórnios – empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão -, a aceleradora chega ao País com o intuito de investir no desenvolvimento de negócios comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Startupbootcamp, que desenvolve programas nos principais centros tecnológicos do mundo, como Londres, Nova Iorque, Singapura, Berlim e Amsterdã, aporta na capital pernambucana pelo fato da cidade abrigar um dos maiores ecossistemas de tecnologia e inovação da América Latina, com o Porto Digital.

O anúncio da instalação da aceleradora aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (5), no Senac Porto Digital, localizado na rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito João Campos, o gestor Global da Startupbootcamp, Kauan Von Novack, e Edgar Andrade, Head da Startupbootcamp no Brasil.

“É muito bom a gente poder celebrar mais uma conquista para o Recife, que é trazer um grupo que tem tanta expertise e que é tão grande no mundo. Aqui, na nossa cidade, temos uma trajetória de resistência e coragem. Assim, escolher o Nordeste e, especificamente, o Recife foi uma decisão acertada do grupo, já que a proposta é ter um impacto social, além de econômico. Contem com o apoio da Prefeitura e da nossa equipe”, afirmou João Campos na ocasião.

“Investir em negócios comprometidos com os ODS é o foco da Startupbootcamp. No Brasil, a nossa meta é investir em 20 mil startups nos próximos 10 anos. Entendemos que é um enorme desafio, portanto pretendemos juntar esforços e articular junto a Governos, universidades, investidores, organizações da sociedade civil e iniciativa privada com o objetivo de criar realmente um pacto para o desenvolvimento de novos empreendedores”, revelou Kauan Von Novack.

A aceleradora se diferencia pelo seu acesso a variada gama de mercados e contextos socioeconômicos, resultado de um trabalho de imersão contínua. Com a sua presença internacional e o mapeamento de mais de 1 milhão de startups, a Startupbootcamp identifica constantemente as tendências de inovação globais e as tecnologias que se tornarão relevantes no futuro.

A organização oferece às suas empresas parceiras uma ‘Jornada da Inovação’, que busca desenvolver ou ampliar seus projetos de inovação, assim, identificar, investir e apoiar startups com a missão de resolver problemas do mundo, os específicos de cada negócio, ou da área de sua atuação. Entre seus serviços, a Statupbootcamp atua com pesquisa na área de inovação em nível Global e implementação de projetos de inovação aberta, que buscam resolver problemas específicos de cada negócio.

EDUCAÇÃO – Entre os objetivos da Startupbootcamp no Brasil,  está o de fechar parcerias para um ‘Pacto pela Educação Empreendedora’. Para isso, pretende buscar marcas comprometidas com a agenda ESG e com o Pacto Global da ONU, como meio para conseguir alcançar a ousada meta de 20 mil startups investidas. A organização aposta numa articulação através de vínculos com iniciativas existentes e que possam se conectar com a Plataforma Digital de Aceleração, que será disponibilizada através de parcerias estratégicas.

“Trata-se de um curso disponibilizado através da plataforma digital, onde é possível rodar todos os passos do nosso processo de aceleração. Com a chegada ao Brasil, estamos adaptando toda a sua linguagem, desde legendas a produção de novos conteúdos, para conseguirmos contemplar 100% dos nossos parceiros”, comentou Edgar Andrade, que ainda reforça: “É preciso um esforço de comunicação e engajamento para que o máximo de pessoas se sintam capazes de apresentar seus negócios, mas com essa plataforma, estudantes e empreendedores poderão experimentar todo o processo de aceleração da Startupbootcamp de forma independente”, explicou.

EMBARQUE DIGITAL – Em 2021, em parceria com o Porto Digital, a Prefeitura do Recife lançou o Programa Embarque Digital, que tem como objetivo a formação de 2 mil jovens egressos da rede municipal de ensino na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade deles e impactando a economia do polo tecnológico do Recife. O programa já disponibilizou 1.150 bolsas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, custeadas integralmente pelo governo municipal. Foram 200 em 2021, 600 em 2022 e 350 vagas neste primeiro semestre de 2023.

“A gente lançou o Embarque Digital, que é construído junto com o Porto Digital, e que é bancado 100% pela Prefeitura do Recife, voltado para os jovens da rede pública, inclusive com cota racial, porque as salas de tecnologia precisam representar o que é a nossa cidade. A gente espera que o programa possa crescer ainda mais”, comentou João Campos

No último mês de abril, a gestão municipal ainda assinou um convênio com o Banco do Nordeste, que vai oferecer bolsa permanência no valor mensal de R$ 248,39 a 250 estudantes do Embarque Digital em situação de vulnerabilidade social para pagamento de despesas para evitar a evasão, além de uma formação com foco em empreendedorismo.

STARTUPBOOTCAMP – Fundada em 2010, na Europa, a Startupbootcamp é a terceira maior aceleradora de startups do mundo e a maior fora dos Estados Unidos, configurando uma rede global de aceleradoras com foco em Inovação e Sustentabilidade, com o objetivo de acelerar 100 mil startups a nível global nos próximos 10 anos. Pioneira entre as aceleradoras a entrar na Bolsa de Valores, fez seu primeiro IPO em 2019 para investir em 30 startups especializadas em FinTech e Cibersecurity. Em 2021, lançou o segundo IPO para 30 startups em Sustentabilidade. Em 2022, lançou o terceiro IPO para 90 startups em negócios com impacto social e sustentável.

Atualmente, são mais de 1.500 startups investidas. A chegada ao Recife tem o objetivo de ajudar a transformar o Brasil por meio da Educação Empreendedora, levando os negócios que desenvolverem soluções de impacto daqui para o mundo. Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Prefeitura reformula e lança “Programa Bolsa Atleta Garanhuns”, que irá beneficiar atletas e paratletas do município

Com o intuito de incentivar a prática esportiva no município, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), lançou nesta quarta-feira (03), o “Programa Bolsa Atleta Garanhuns”. De acordo com o edital publicado no site oficial do Governo Municipal, serão 35 alunos/atletas beneficiados nesta primeira etapa do projeto, com valores entre R$ 300,00 e R$ 1.320,00, em três categorias. São elas: Estudantil Estadual, Atleta Nacional e Atleta Garanhuns.

Para participar, é necessário possuir idade mínima de 13 anos, na época da competição, onde o atleta conquistou o (os) título (s). Outras obrigatoriedades devem ser atendidas de acordo com o chamamento, que está disponível no portal da prefeitura, na aba “Editais”. As inscrições serão realizadas até o dia 26 de maio de 2023, exclusivamente na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), localizada no Parque Euclides Dourado, sempre das 08h às 14h.

De acordo com o titular da pasta, Carlos Tevano, o programa é um avanço no quesito incentivo ao esporte. “Estamos dando um grande passo. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, tem se empenhado para que possamos dar o devido apoio aos nossos atletas, que em muito dos casos, não tinham o incentivo necessário para desbravarem no mundo esportivo. Com o irrestrito apoio do prefeito Sivaldo Albino, Garanhuns tem se destacado nos últimos anos, com as inúmeras ações voltadas para à inclusão social”, destaca.

Para o chefe do Poder Executivo, o lançamento do programa é uma forma de garantir condições ideais para prática esportiva. “Não temos dúvidas que estaremos apoiando de forma efetiva, quem leva o nome da nossa amada e querida Garanhuns para os quatro cantos do país, e por que não dizer, do mundo. É mais que justo incentivarmos o esporte em suas diversas modalidades. Desde que assumimos a missão de garantir uma melhor qualidade de vida a todos os garanhuenses, buscamos incansavelmente, ofertar aos desportistas do nosso município, condições necessárias para suas práticas”, pontua Albino.

O edital do “Programa Bolsa Atleta Garanhuns”, pode ser lido na íntegra, através do link: https://garanhuns.pe.gov.br/editais/visualizar/index/publicacoesarquivos/d57c0337-e52c-4073-80a8-231acfae3c1a/b.atleta.pdf

Ipem-PE integra força-tarefa nacional em Postos de Combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, de 2 a 4 de maio, uma fiscalização em Postos de Combustíveis na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e Sertão do Estado.

A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado Pelo Inmetro e que vem sendo realizada desde o último dia 11 de abril, em parceria com os 24 órgãos delegados do Instituto no Brasil, com foco em 13 produtos. Nesta semana o alvo foram as bombas de combustíveis.

Durante a blitz 23 postos foram verificados e as equipes vistoriaram 363 bicos injetores de combustível, sendo encontradas 62 irregularidades. Entre as irregularidades detectadas estavam: mau estado de conservação da bomba, erro de medição acima do máximo admissível e vazamento de combustível.

A operação tem caráter orientativo e os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades são instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a contribuir na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

De acordo com o Presidente do Ipem-PE, Ary Morais, o objetivo é orientar comerciantes sobre as normas exigidas pelo Inmetro. “Nosso trabalho é garantir que as normas técnicas e regulamentares sejam cumpridas, para que os consumidores possam abastecer seus veículos com segurança e confiança”.

“É importante que os consumidores fiquem atentos também na hora do abastecimento se a bomba está zerada, se os dígitos estão legíveis e se existe o selo de verificação do Inmetro nas bombas e denunciem qualquer irregularidade”, complementa Morais.

O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br e realizar sua denúncia.

Pesquisa Opinião bota mais lenha na fogueira da sucessão em Serra Talhada

A gestão da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), é aprovada por 55,7% da população e reprovada por 35,8%, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB) para o Blog do Magno.

Entre os entrevistados, 8,5% disseram não saber responder. Em relação ao primeiro levantamento de avaliação, em julho de 2021, com seis meses no poder, a petista despencou 15 pontos, caindo de 70% para 55%.

Na soma dos entrevistados que disseram que Márcia faz um governo bom ou ótimo, a avaliação positiva cai mais ainda em comparação ao aprova e desaprova. Ela aparece com 27% de bom e 13,8% de ótimo, enquanto 26% a consideram ruim ou péssima, sendo 16% péssima e 10,3% ruim, enquanto 31,1% consideram regular. A pesquisa foi a campo entre os dias 28, 29 e 30 de abril, sendo aplicados 400 questionários.

O levantamento do Opinião também traz um quadro da sucessão municipal em Serra Talhada no ano que vem. Se vier a ser candidato, o ex-prefeito e atual deputado Luciano Duque (SD) ganharia a eleição, hoje, para a prefeita. No confronto direto com Márcia, Duque venceria com 42,7% dos votos contra 31% da petista. Neste cenário, 20% anulariam o voto e 6,3% não souberam ou se recusaram a responder.

Na espontânea, quando o entrevistado é obrigado a escolher o candidato sem a cartela com os nomes de todos eles, a prefeita lidera com 20,3%, seguida de Luciano Duque, com 7,5% e Sebastião Oliveira, com 1,5%. São lembrados ainda Carlos Evandro, com 0,8%, e Ronaldo de Déjà, com 0,5%. Neste cenário, os indecisos sobem para 63,6% e brancos e nulos somam 5,8%.

No cenário global, quando são incluídos os nomes mais especulados no momento como pré-candidatos, Márcia aparece empatada com Duque. Se as eleições fossem hoje, Duque teria 28% dos votos e a petista 27,2%. Em seguida aparecem, também empatados numericamente, Ronaldo de Deja e Sebastião Oliveira, com 13%. Na lanterna, Charles de Tiringa pontua apenas 1%. Dos entrevistados, 13,8% disseram que votariam em branco ou nulo e 4% se apresentaram como indecisos.

Quanto à rejeição, o campeão é Charles de Tiringa. Entre os entrevistados, 33,6% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Márcia Conrado, com 16%, Sebastião Oliveira, com 8,8%, Duquinho, com 5,8%, Marcus Godoy, com 4%, Luciano Duque, com 3,5%, e Ronaldo de Deja, com apenas 2,3%. Ainda entre os entrevistados, 10,5% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes e 15,5% afirmaram que rejeitam todos.

O Instituto testou ainda outros cenários de confrontos diretos. Se a eleição viesse a ser disputada apenas pela prefeita tendo como adversário Marcus Godoy, ela venceria fácil. Teria 51% dos votos contra 10,5%. Já se o adversário fosse o ex-deputado Sebastião Oliveira, a prefeita também venceria, mas o resultado seria mais apertado. Ela teria 40.2% dos votos contra 32,8%.

No embate com Charles de Tiringa, a prefeita teria 55,4% dos votos contra 8,5%. Já se o adversário viesse a ser Ronaldo de Deja, Márcia venceria com 44,7% dos votos contra 25,5%. Por fim, no confronto da prefeita com Duquinho, ela venceria com 51,6% dos votos contra 16,3%.

Luciano Duque tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos (46,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (44,7%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (43,8%). Por sexo, a maioria do seu eleitorado está entre as mulheres – 47,9%, enquanto os homens representam 36,6%.

Já Márcia Conrado aparece com maiores potenciais de indicação de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (39,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (31,8%) e entre os eleitores com renda familiar acima entre dois e cinco salários (31,8%). Por sexo, 37,1% dos seus eleitores são homens e 25,8% são mulheres.

Avaliação de gestão: estratificando os números da avaliação do Governo Márcia Conrado, seus maiores percentuais de aprovação aparecem entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (60,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (57,1%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (56,9%). Por sexo, 60,1% dos eleitores satisfeitos com sua gestão são homens e 52% são mulheres.

Por bairros, os percentuais de aprovação são os seguintes: AABB (58,3%), Bom Jesus (58,3%), Cachoeira (52,6%), Centro (66,7%), Ipsep (60,9%), José Rufino Alves (60%), José Tomé de Souza Ramos (50%), Malhadinha (41,7%), Mutirão (58,3%), Nossa Senhora da Conceição (58,3%), Nossa Senhora de Fátima (44,4%), São Cristóvão (44,4%), São Sebastião (64,3%), Tancredo Neves (58,3%), Várzea (54,2%) e Vila Bela (63,6%).

Já na zona rural, os números são os seguintes: Caiçarinha da Penha (43,7%), Distrito de Bernardo Vieira (80%), Distrito de Santa Rita (75%), Distrito de Taupiranga (26,6%), Logradouro (25%), Luanda (62,5%) e Varzinha (61,5%).

O intervalo de confiança da pesquisa, realizada entre os dias 28, 29 e 30 de abril, com 400 entrevistados, é estimado em 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.

Consórcio Nordeste: governadora Raquel Lyra debate investimentos no setor de energias renováveis

Durante o encontro, foi anunciado o investimento de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão para escoamento de renováveis na região Nordeste

Presente no terceiro encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, debateu sobre o desenvolvimento das energias renováveis junto aos outros oito gestores estaduais da Região. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (5), em Fortaleza, no Ceará. O ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, esteve presente e recebeu as pautas prioritárias apresentadas pelo Consórcio.

Durante o encontro, foi anunciada a criação do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), com objetivo de tornar o Nordeste uma potência na geração e distribuição de energia limpa. No primeiro semestre de 2023 ocorrerão três leilões com 24 lotes para ingresso de renováveis no Sistema Elétrico Brasileiro. Isso irá resultar no investimento de R$ 56 bilhões em linhas de transmissão para escoamento de renováveis na região Nordeste. De acordo com o Ministério de Minas e Energias, o plano de investimento irá viabilizar a instalação de 30 gigawatts de potencial de geração renovável, destravando mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados na área de geração de energia renovável.

A governadora Raquel Lyra destacou a importância do setor de energias renováveis na geração de empregos para toda a Região. “O Nordeste precisa se reposicionar e se tornar parte da solução para o país. Temos muita capacidade logística, energia renovável, cultura, turismo e economia criativa. Nós temos os cinco maiores investimentos do Brasil na energia solar e eólica. E com potencial para crescer mais. Como exemplo, na energia eólica, o estado já produz insumos que alimentam a cadeia produtiva. Estamos trabalhando de maneira uníssona junto ao Governo Federal, apresentando as pautas prioritárias da Região e temos tido acolhimento das nossas demandas”, afirmou.

Durante seu discurso, o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, afirmou que a diretriz do Governo Federal é tornar o Nordeste uma referência mundial de energia limpa e renovável. “Somente no primeiro semestre deste ano, serão R$ 16 bilhões a serem leiloados, depois mais R$ 20 bilhões até o fim do ano, e outros R$ 20 bilhões em 2024. Um investimento que vai permitir o ingresso de energia renovável no sistema nacional, viabilizando novas usinas renováveis, com tarifa justa, segurança energética e responsabilidade ambiental. Mais um passo que demos, cumprindo a diretriz clara que recebemos do presidente Lula: transformar o Nordeste no maior celeiro de energia limpa e renovável do mundo”, explicou o ministro.

Também participaram do anúncio do Plano, o secretário nacional de Transição Energética e

Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) acompanharam a agenda.

Fotos: Divulgação.

Agentes do Detran-PE orientam sobre segurança no trânsito

Segurança Viária e Prevenção de Sinistros foi o tema da palestra realizada na manhã de hoje (5), dentro da programação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) na campanha Maio Amarelo. O assunto foi apresentado para os funcionários da Ferreira Costa, unidade de Caruaru, pelos agentes de trânsito, Ivanildo Pereira e José Alves. O Maio Amarelo é um movimento voltado para conscientizar a sociedade sobre práticas seguras no tráfego de veículos, que, este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e tem o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”.

Na explanação, os agentes trataram sobre a legislação de trânsito, dicas de proteção, condutas corretas nas vias públicas, respeito à sinalização, além de destacar a importância de nunca ingerir álcool antes de dirigir. Também deram orientações sobre a revisão de veículos antes de viajar e as recomendações para o transporte de crianças, que sempre devem ir no banco traseiro.

Em Pernambuco, a abertura do Maio Amarelo aconteceu na terça (dia 2), no segundo Jardim de Boa Viagem, com distribuição de material educativo e informações sobre cidadania e educação no trânsito. As atividades prosseguem até o final do mês em todas as regiões do estado.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.

Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Para toda a campanha, o Detran-PE conta ainda com a parceria de diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

No Recife, prefeito Irlando Parabólicas busca resolver pendências junto ao governo do estado

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), está no Recife deste a última quarta-feira (3), na sua passagem pela capital pernambucana, o gestor tem buscado resolver algumas pendências, junto aos órgãos do Governo do Estado, como na secretaria de Planejamento e Casa Cívil. Além disso, Irlando visitou a Amupe, a Casa de Apoio do município e finalizou a compra de um automóvel, para Guarda Municipal, dentre outras ações importantes, para a população santacruzense.
Ainda relacionado ao governo estadual, o prefeito conversou com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, sobre o FEM 2015, com o secretário executivo da Casa Cívil, Rubens Júnior, sobre algumas ações do governo e com Gerente de Relacionamento, Fulvio Wagner, sobre o São João.

“Não tenho medido esforços, para realizar as ações necessárias, para o nosso município. As parcerias com o Governo do Estado, são fundamentais, por isso, sempre que venho a capital, busco ir ao Palácio do Governo, para tratar de assuntos pertinentes à Capital da Rapadura.
Estamos retornando com a certeza do dever cumprido e acreditando que, em breve, Santa Cruz da Baixa Verde, será beneficiada com as ações, solicitadas à Governadora Raquel Lyra, pontuou o prefeito Irlando.

Blitz educativa em bares aborda perigos da mistura álcool e direção

Álcool e direção é uma mistura irresponsável e pode ser trágica. Para conscientizar os condutores de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza ação educativa, nesta sexta-feira (5), das 19h às 22h, nos bares da Zona Norte do Recife, com início no Recanto Paraibano. A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo, movimento voltado para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Até o dia 31, várias ações serão desenvolvidas em todas as regiões de Pernambuco.

Para a ação, equipes da Educação de Trânsito do órgão vão abordar os frequentadores dos bares, destacando os perigos de misturar álcool e direção e levando material informativo e dicas de proteção para conduzir com mais segurança. Durante a atividade, aqueles que não estiverem fazendo uso de álcool ganham a medalha “Amigo da Vez”, e ficará responsável por conduzir os demais, após a saída do bar. A iniciativa conta com a parceria da Operação Lei Seca (OLS).

Entre os pontos que deverão ser destacados em cada abordagem, fora a alcoolemia, estão o respeito ao pedestre e ciclista, os cuidados no transporte de crianças, o uso correto do capacete, a necessidade de fazer revisões periódicas nos veículos, o avanço de sinal, além do excesso de velocidade, primeiro lugar em multas em Pernambuco. A abordagem será aleatória e as pessoas escolhidas ficam livres para aceitarem a explanação. Além do material educativo, haverá distribuição de lacinhos amarelo, símbolo do movimento Maio Amarelo.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.

Este ano, conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda, Yamaha, diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.