Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governo de Pernambuco entrega leitos pediátricos no Hospital Otávio de Freitas

Governadora Raquel Lyra inaugurou novos leitos pediátricos na unidade hospitalar, ofertando à população pernambucana um serviço de maior qualidade

O Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado no bairro de Tejipió, no Recife, uma das mais importantes unidades da rede hospitalar pública do Estado, reforçou o serviço para o atendimento pediátrico. A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta segunda-feira (08), 15 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de desafogar a rede e ofertar à população um serviço de maior qualidade. Com o novo espaço, o hospital ganha mais um reforço na sua estrutura de atendimento às crianças. A unidade já oferta 30 leitos de ortopedia, 18 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria para os pequenos.

“São 15 leitos de UCI pediátrica que vão nos ajudar a fazer o atendimento das crianças e adolescentes nesse momento da sazonalidade da gripe, onde todos os anos muitas crianças são afetadas e carecem de espaço e cuidado intensivo. Vamos atender melhor a nossa população e, garantir que depois da sazonalidade da gripe, a gente já tenha mais leitos disponíveis para atendimento intensivo à saúde do povo”, destacou Raquel Lyra.

De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, os leitos já estarão disponíveis para uso a partir desta terça-feira (09). “A inauguração da UCI pediátrica acontece em um momento oportuno. Com a aproximação do inverno, nesta época do ano é observado um aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças. Assim, o HOF vai estar preparado para dar um suporte maior à rede estadual de saúde”, frisou.

Dalvinisa Maria Esmeraldo, de 65 anos, é coordenadora de enfermagem da UTI e UCI pediátrica, e já atua na unidade há 32. Ela ressaltou a importância da abertura dos leitos. “Foi uma iniciativa extremamente importante. Agora poderemos acomodar nossas crianças e abrir leitos para os pacientes agudos, melhorando cada vez mais o atendimento”, afirmou a profissional.

O Hospital Otávio de Freitas é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. É, ainda, o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multidrogas resistentes, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum.

Também estiveram presentes os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Regina Célia (Mulher) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), além do diretor do hospital, o médico Antônio Almeida.

Fotos: Hesíodo Góes/ Secom

Fundação Ulysses lança o programa Educação do Futuro e a Cultura da Paz

Nessa terça-feira (09), às 8h30, a Fundação Ulysses Guimarães/FUG lançará, em Recife/PE, o Programa “Educação do Futuro e a Cultura da Paz. O evento acontecerá no Compaz Dom Hélder Câmara e contará com a presença do ex-prefeito de Medellín (COL), Sergio Fajardo; do presidente nacional da FUG, Alceu Moreira, do membro do Conselho Editorial e de Formação Política da FUG, o presidente do MDB-PE Raul Henry e do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; além de deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários e outras autoridades.

Para participar basta realizar a inscrição pelo link (https://tinyurl.com/yhed4hff). Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, haverá transmissão online pelo youtube da FUG (@fugnacional).

PROGRAMA – A educação é uma das prioridades da FUG e a relevância do tema está centrada no programa Educação do Futuro, que busca engajar governos estaduais e municipais, lideranças políticas, organizações e especialistas na área para a adoção de soluções efetivas para a educação. O programa contempla dois projetos: o Hub de Ações para Escolas do Futuro com ênfase na educação básica e nos municípios, e a Inclusão Produtiva/Cultura da Paz de jovens e adultos, em um contexto de articulação nacional.

Pernambuco Centro de Convenções recebe duas feiras e um congresso em maio

O Pernambuco Centro de Convenções será palco para duas feiras e um congresso neste mês de maio. A EXPOISP Brasil – Olinda 2023 acontecerá de 10 a 12 de maio com a expectativa de um público superior a dez mil pessoas. Em paralelo, o equipamento recebe nos dias 11 a 13, o I Congresso de Práticas Processuais e Novas Tecnologias. Na sequência, o Mega Fashion Outlet, de 18 a 21 de maio, reunirá mais de 300 expositores dos mais variados segmentos de moda, beleza e serviços no pavilhão do complexo.

O CEO do Pernambuco Centro de Convenções, Cláudio Vasconcelos, celebra a volta das feiras de negócios ao pavilhão. “Temos orgulho de dizer que nosso equipamento é para múltiplos usos e cada vez mais queremos investir para receber com conforto e infraestrutura adequada os mais diversos tipos de público, tanto o de eventos científicos e de feiras de negócios quanto para o de shows. Aliás, além das duas feiras e do congresso, teremos 11 eventos artísticos neste mês no Teatro Guararapes e na área externa”, comenta

A primeira feira do mês será a EXPOISP Brasil – Olinda 2023, voltada ao setor de Internet e Telecom, que chega a sua sétima edição e tem expectativa de movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios. Realizada pela Start Produções e Eventos e com montagem assinada pela Evolution Promoções e Eventos, ela contará com a presença de mais de cem expositores, apresentando ao mercado produtos, tendências e soluções de marcas nacionais e internacionais.

A feira contará ainda com uma intensa grade de conteúdo e espaços tecnológicos interativos, além de workshops e rodadas de mercado sobre diversos temas, desde gestão à inovação. As inscrições são gratuitas por meio do site www.olinda.expoispbrasil.com.br.

Nos quatro dias do Mega Fashion Outlet, o público poderá conseguir até 70% de descontos. O evento é gratuito e uma oportunidade para os expositores aumentarem as vendas, apresentarem novas coleções e zerarem o estoque. Acontecerá em horário ampliado, das 10h às 22h, com entrada gratuita. Terá lazer e entretenimento para toda a família, área kids, apresentações de teatro e música para crianças, shows e desfiles de moda. O projeto Mega Solidário ficará responsável pela arrecadação de alimentos não perecíveis durante todo o evento.

CONGRESSO – A UNINASSAU realiza o I Congresso de Práticas Processuais e Novas Tecnologias no Teatro Guararapes e nas salas multiúso do Pernambuco Centro de Convenções de 11 a 13 de maio. O renomado jurista brasileiro Lenio Streck é um dos conferencistas já confirmados.

Afogadense Rafael Pires conquista seu primeiro título com sua equipe Itajaí/SC

Blog do Luciano Pires — O Handebol Itajaí conquistou neste final de semana o título da Taça Sul da categoria juvenil masculino. Jogando em casa, no ginásio da Univali, Itajaí venceu as três partidas que disputou. Com o título, o Handebol Itajaí vai ser o representante da região sul no Campeonato Brasileiro da categoria. Este será o 16º ano seguido que o time juvenil da cidade vai participar do torneio nacional.

As quatro equipes participantes da Taça Sul se enfrentaram entre sexta e domingo, e o Handebol Itajaí não deu chance aos adversários. Na sexta, bateu o HandAction (RS) por 47 a 13. Contra .

Crônica de Ademar Rafael

CARIDADE

Anualmente, por ocasião da Campanha de Fraternidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB nos convoca para praticarmos ações relacionadas com o tema escolhido, sempre em favor dos menos favorecidos.

Neste ano o tema escolhido foi “Fraternidade e Fome” e o lema, extraído de Matheus 14,16, é “Dai-lhes vós mesmos de comer.” Para cumprimos o que nos pede a CNBB precisamos sair do imobilismo e agir. Muitos pessoas em nosso entorno estão precisando de alimentação digna. Nos cabe cedermos um pouco do que temos que dividir com quem nada tem.

Assusta-nos ver que muitas só agimos ao sermos invocados, não é pra ser assim, teríamos que agir de forma permanente. A caridade não é ter pena, é muito mais que isto.

O médico e filantropo Andrei Moreira em seu livro “Cura e auto cura” nos ensina: “A caridade transcende as questões materiais e configura-se como um exercício de amor ao próximo, na medida das possibilidades de cada um. Doações materiais são a parte mais fácil da caridade, o grande desafio está em ser tolerante, benévolo, compreensivo, misericordioso, enfim em praticar a caridade moral, que eleva o próximo e o faz sentir-se digno perante a si mesmo a vida.”

Na transcrição acima encontramos algumas sugestões para sermos caridosos na essência da palavra. Na rede mundial de computadores encontramos a seguinte ponderação: “Qual a diferença entre amor e caridade? O amor é o sentimento; brota em nós espontaneamente. A caridade é a mobilização de nossa vontade por esse sentimento, para que algo façamos em benefício de alguém ou de alguma coisa.”

O que nos impede de nos posicionarmos em favor do amor e da caridade como prática coidiana? Responda para você mesmo, é hora de agir.

Afogados da Ingazeira: saiba como receber lâmpada LED de graça nesta semana

Os clientes da Neoenergia Pernambuco que moram no município de Afogados da Ingazeira poderão se beneficiar do projeto Energia com Cidadania, que promove a substituição de lâmpadas usadas por novas, de LED, a partir desta terça-feira (9) até sexta-feira (12), das 8h30 às 16h30. A substituição será realizada pelas equipes da distribuidora, que vão visitar os clientes casa a casa oferecendo a troca. Para ter acesso ao benefício, os moradores devem entregar uma lâmpada fluorescente compacta, incandescente ou halógena, com potência a partir de 14W para receber lâmpadas da tecnologia LED.

Além de fornecer uma melhor iluminação, a lâmpada LED traz vários benefícios para famílias que podem ser contempladas, como, por exemplo, uma redução significativa no valor da fatura de energia. Estima-se que uma lâmpada LED pode ser até 40% mais econômica do que as demais.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

COMO FUNCIONA?

O cliente entrega uma lâmpada fluorescente compacta, incandescente ou halógena, e recebe da concessionária um equipamento com a tecnologia LED, que consome até 40% menos do que as demais. É importante lembrar que cada cliente titular da fatura de energia poderá trocar até cinco unidades. Para ser contemplado, é necessário que o cliente seja morador de comunidade popular ou esteja cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica. Também, é obrigatório apresentar, no momento da troca, a conta de energia do mês anterior e não ter trocado mais de oito lâmpadas em projetos da Neoenergia Pernambuco nos últimos 6 anos e, por último, entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas.

SUSTENTABILIDADE

Neoenergia transformou seu modelo de negócio para torná-lo mais sustentável, buscando um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer as das futuras gerações. A empresa oferece produtos energéticos cada vez mais competitivos, com o menor impacto ambiental possível e que garantam aos seus clientes um fornecimento confiável e de qualidade. A contribuição da companhia para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e para a proteção ambiental se alinham ao compromisso assumido com a agenda 2030 da ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Coluna do Finfa

Fato do momento e recado mandado – A política de Afogados da Ingazeira, ganhou um fato novo, neste final de semana, quando o blogueiro Itamar frança, postou que três vereadores do PSD, Rubinho do São JOão, Presidente da Câmara, Sargento Argemiro e Douglas Eletricista, estariam migrando para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido da Governadora Raquel Lyra.

No sábado (06), quando da inauguração da pavimentação de uma rua entre Sobreira e Residencial Dom Francisco, o deputado estadual José Patriota fez uma fala que gerou muita repercussão,disse que a Frente Popular é vencedora, que briga, mas não arenga. Ainda que Sandrinho será candidato a reeleição do grupo, que o povo é fiel à Frente Popular e que quem se desviou do caminho se deu mal. Dentre as frases mais duras, chamou atenção quando fez referência a oportunismo político. “A Frente Popular não é lugar para oportunistas”, sem dúvida e para um bom entendor da política, o recado foi direto para os vereadores que ali estavam.

Apurei que os três vereadores comunicaram ao Presidente Estadual do PSD, o Ministro André de Paula, a saída do seu partido, a maior liderança da Frente Popular o deputado estadual José Patriota, só soube quando viu a postagem nos blogs, e no momento uma aliado perguntou ao deputado se ele teria se informado por alguém, o mesmo afirmou que não sabia de nada e nem o prefeito Sandrinho teria lhe informado nada. Resta saber se o prefeito Sandrinho Palmeira, teria sido comunicado, por que não consegui falar com o mesmo.

Imagina que, a maior liderança da Frente Popular e um dos fundadores, não foi informado e que os três vereadores irão se filiar ao partido totalmente contrário ao PSB. Como vai ficar a situação dos mesmos junto ao Governo Municipal,deverão migrar mesmo para a oposição?

Com a palavra o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira!

Inaugurou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca) inaugurou na última sexta-feira (05), a Academia da Saúde, localizada no bairro Mutirão. “Mais um momento histórico em Custódia, que a gente tem que se orgulhar em poder entregar mais uma Academia da Saúde. Uma importante ação de valorização de saúde e bem estar social e de forma gratuita a comunidade. Em Custódia, é daqui pra melhor.”, disse o prefeito.

Curtir o centro – Para celebrar uma das datas mais comemoradas do ano, o tema do Viva a Guararapes deste mês não poderia ter sido outro: Dia das Mães. Na ocasião, famílias movimentaram a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, na manhã e tarde deste domingo (7). Gratuito, o evento contou com 13 polos temáticos, com atrações culturais, esportivas, gastronomia e economia criativa. O Viva é uma ativação cultural-esportiva realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história. “Sempre vale a pena vir aqui na Guararapes e ver a nossa cidade sendo usada, povoada, curtida pelos recifenses e pelas crianças. Muita oficina para as mães, para as crianças. Sempre que venho aqui. Tenho a certeza de que o caminho é valorizar o espaço público, valorizar as atividades que incluam todos e todas. Tudo isso faz com que o recifense viva cada vez mais o Recife”, destacou o prefeito João Campos, que visitou o evento.

Você sabia – Que a 3ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco em São José do Egito, completou essa semana, meia década de funcionamento, com quase 3 mil ocorrências atendidas. Ao longo dos últimos 5 anos, os militares que destacam na terceira maior cidade do Pajeú atenderam desde incêndios e salvamentos em geral, até situação que envolviam gazes perigosos, sendo as chamadas ocorrências de APH, emergências clinicas ou traumas as mais comuns, representando a grande maioria dos atendimentos. A instalação do Corpo de Bombeiros Militar em São José do Egito se deu através de uma parceria com a Prefeitura local que permanece até os dias atuais.

Procurando o prefeito – Professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Betânia, realizaram manifestação na última sexta-feira (05), em frente a Prefeitura Municipal, para reivindicar reajuste salarial. O encontro reuniu dezenas de profissionais da educação, os quais reivindicam o piso salarial nacional para a categoria. A insatisfação dos manifestantes da manifestação foi demonstrada com o uso de faixas e cartazes descrevendo que o piso nacional é um direito que deve ser cumprido pelo Poder Executivo. Nas redes sociais, as informações que circulam dão conta de que o professor contratado recebe R$ 1.380,00.Com a palavra o gestor Mário Flor!

Disse – “Estar aqui não é propaganda, estar aqui é ação. Passava na BR-232, vindo pra cá, e via alguns outdoors parabenizando Serra Talhada. Então, quando cheguei no hotel, perguntaram porque não tinha colocado um outdoor. Eu respondi que o meu outdoor são minhas obras. As obras que faço por Serra Talhada. “São as obras, que junto com Márcia, e este grupo, nós fazemos. Foi na Avenida Afonso Magalhães, aqui nesta escola, e tantas outras. Esta é minha propaganda. Colocar em outdoor que ama a cidade é lindo, mas bonito mesmo é trabalhar para melhorar a vida da sua gente”.(Deputado Federal, Fernando Monteiro, durante a inauguração da reforma de uma escola, no distrito de Água Branca em Serra Talhada, segundo o Farol de Notícias)

Cancelou – Em visturde da morte do secretário de Turismo de Garanhuns, Givaldo Calado, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) cancelou o anúncio da programação da Festa de Santo Antônio. Uma nova data para a coletiva com a imprensa será confirmada. O gestor ainda decretou luto oficial de sete dias no município.

Paralisação – O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) convocou a categoria para mais dois dias de paralisação em toda a rede estadual de ensino, nestas segunda e terça-feira, 8 e 9 de maio. O movimento faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023 e exige do Governo do Estado o reajuste do Piso Salarial do Magistério – que em 2023 é de 14,95% – em toda a carreira da educação pública estadual.

Perguntar não ofende – Quanto a Câmara de Vereadores de Tabira, vai repassar aporte financeiro para o Governo Municipal?

Sandrinho comemorou aniversário inaugurando rua no Residencial Dom Francisco

O Prefeito Alessandro Palmeira comemorou aniversário no último sábado (06), entregando um grande presente à população do conjunto residencial Dom Francisco: os mais de dois quilômetros quadrados de pavimentação em paralelo do trecho final da Rua Berta Celli, no bairro Sobreira, e que corta todo o conjunto Residencial.

Além do pavimento, a Prefeitura também construiu um pontilhão sobre um curso de água. Sob o pontilhão foram instalados com 24 tubos de mil milímetros, o que vai facilitar o escoamento da água das chuvas. A rua também ganhou 36 novas luminárias em LeD e saneamento, com a colocação de cem tubos de 150 milímetros. A pavimentação foi requerida pela população através do projeto “câmara nos bairros”. O nome da rua foi dado em projeto do então vereador Assis de Belo.

Presenças do Deputado Estadual José Patriota; vice-prefeito Daniel Valadares; presidente da câmara, Rubinho do São João; vereadores sargento Argemiro, Raimundo Lima, Gal Mariano, César Tenório, Douglas Eletricista e Cícero Miguel.

O Deputado Estadual José Patriota destacou o crescimento e avanço de Afogados nos últimos anos. “Afogados cresce com o sucesso e o bom trabalho dos seus gestores. A conclusão dessa rua, de sua pavimentação, traz mais dignidade e respeito para com os seus moradores, uma conquista da cidadania,” avaliou José Patriota.

“Para vocês poderem pisar nesse calçamento, instalamos toda a rede de esgoto. Foram 36 lâmpadas em LED instaladas ao longo de toda a via. E temos mais cinco ruas só aqui no Residencial Dom Francisco, para inaugurarmos em breve. Até dezembro a pisada será essa, uma inauguração ou entrega por semana,” informou o Prefeito Alessandro Palmeira.

No meio da cerimônia, o Prefeito foi surpreendido pela população e moradores que subiram ao palco com um bolo em celebração aos seus 45 anos de idade.

A animação cultural ficou por conta das apresentações do poeta Diomedes Mariano e do cantor Leandro do Acordeon.

Prefeitura do Recife inicia mais uma obra de pavimentação e drenagem no Ibura

A Prefeitura do Recife inicia mais uma obra de pavimentação e drenagem realizada pelo programa Rua Tinindo, na Zona Sul da cidade. Os moradores da Rua Rio Una, no bairro do Ibura, terão agora mais conforto e dignidade onde residem. As intervenções vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas. Além disso, ganham um sistema de escoamento das águas das chuvas. O investimento é de R$ 2,4 milhões.

“Aqui a gente vem já assinando o contrato e a ordem de serviço. É uma obra de R$ 2,4 milhões, não é pouca coisa. Não é fácil tirar algo assim do papel”, pontuou o prefeito João Campos. “E melhor ainda: igual a essa aqui, estamos fazendo mais 150 ruas pela cidade, em todos os bairros, de todas as regiões. Aqui não tem aquela conversa de dizer que vai fazer e nunca chega. A gente só pode prometer quando tem as coisas certas”, completou.

Morando há 40 anos na rua, Ceci da Silva, 77 anos, relembrou momentos difíceis, e ficou grata pela obra que chegou. “Aqui era um melaço, né. Eu chegava do trabalho e muitas vezes escorregava na lama. Era um melaço, mesmo. Graças a Deus, agora as coisas estão mudando. Eu ia para a igreja e algumas vezes tropeçava nos buracos, já levei queda. Agora vou andar despreocupada”, comemorou.

As obras do Programa Rua Tinindo beneficiarão cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento na faixa dos R$ 120 milhões. Já foram iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 29 vias, distribuídas pelas seis regiões político-administrativas (RPAs) da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Além disso, as intervenções também melhoram o escoamento e a captação das águas das chuvas, eliminando pontos de alagamento.

“Com essa obra, muda tudo para a gente. Assim, quando chove, alaga tudo. Tudo entupido, aí não acontece outra coisa, só alagamento. Sem contar que sem chuva tem buraco, tem topada”, destacou Amanda Pereira, 27 anos. “Então vai melhorar tudo, com toda certeza. Agora a gente fica mais feliz”, destacou a moradora.

A Rua Rio Una receberá pavimentação em asfalto e intertravado em toda a extensão, compreendida entre as ruas Teotônio de Melo Filho e da Carrapateira, totalizando 470,39 metros (correspondendo a uma área de 3.460,78 m²). Serão implantados 523,39 metros de tubulação; 448,43 metros de canaletas; 45 caixas coletoras com gavetas; 2.644,97 m² de passeios públicos; e 1.141,08 metros de meio fio. O valor investido será de R$2.377.134,73. As intervenções terão início no dia 09 deste mês e duração prevista de 90 dias. Outra via do Ibura que está sendo pavimentada no âmbito do Programa Rua Tinindo é a rua Rio Pardo, onde a Prefeitura está investindo cerca de R$ 1,6 milhão. Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife