Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Imbróglio – A política é como a matemática, não existe meio termo, ela é exata. A situação da política em Serra Talhada, entre a prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito, hoje deputado estadual Luciano Duque, tem mostrado total imaturidade de ambos, tanto é que ontem (08), trocaram farpas nos meios de comunicação.

Imagino que a partir de ontem (08), um ponto final será dado entre ambos, ou ficam aliados ou se apartam. Conversando com alguns políticos serratalhadenses, eles afirmam com ‘P’ maiúsculo, que desde que assumiu em janeiro de 2021, os ‘babões’ (como se chama na gíria política) da prefeita Marcia Conrado, vivem constantemente tentando fazer o rompimento dela com o deputado estadual Luciano Duque.

Ontem (08), eles mostraram que realmente o clima esquentou, a prefeita foi a uma emissora de rádio e mandou o recado: “A gente precisa saber de que lado o Deputado está. Porque nossa oposição é Waldemar Oliveira e Sebastião Oliveira. E Waldemar disse que ele tá toda semana colocando o nome dele pra vir contra a gente em 2024. Então quem deve dar essa resposta é o Deputado. Se tem uma característica de Márcia é ser leal dos pequenos aos grandes gestos. Não sou eu que estou procurando a oposição ou me colocando como candidata em outro partido”.

Após receber o recado o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, respondeu: “Quem fala por mim sou eu mesmo. Agora lamento em quem acredita em versões criadas que tentam nos dividir. Talvez esse acreditar seja mais fruto do desejo de alguns que torcem diuturnamente por uma ruptura.

Quem me lançou candidato foi quem me colocou nas pesquisas. Pesquisas essas encomendadas pelo governo de onde partiu a iniciativa de colocar meu nome em disputa com a prefeita, desencadeando toda a indústria de especulações. No primeiro momento, alertei pessoalmente à minha sucessora que esse tipo de sondagem era uma postura equivocada, como também expus na reunião com os vereadores.

Relembro ainda, o fato que pessoas ligadas a mim estão sendo há meses perseguidas e exoneradas. Compreendi que é uma prerrogativa da gestora.

Ultimamente criou-se uma campanha do antes e do depois em vídeos oficiais como forma de me atacar. Relevei. Tenho uma história a zelar e que é reconhecida amplamente pelo povo de Serra Talhada.

Por isso digo que o meu lado é o de sempre: do lado do povo e do grupo que ajudei a construir. Dito isto, a pergunta não é qual o lado que estou, mas sim em qual lado querem que eu fique”

Percebo que chegou a hora do criador e da criada, colocarem um ponto final nesta história, ou estão ou não estarão juntos em 2024. Na verdade tem muita gente ligado a prefeita que esta adorando esta situação.

Resta aguardar o desenrolar deste imbróglio.

Reunião – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado da primeira dama,Mary Delanea, estiveram ontem (08), na Secretária Estadual de Defesa Social, do Estado de Pernambuco, e foram recebidos pela Secretária, Carla Patrícia Cunha, na pauta a segurança pública do município. “Apresentamos a Secretária, o anseio dos nosso munícipes, em busca de mais segurança, principalmente em nossos distritos”, disse Zeinha.

Ingazeira selecionada – Os trabalhos selecionados para a Oficina Nacional do Projeto Imunizasus acabaram de ser divulgados e Ingazeira foi um dos municípios selecionados para apesentar sua experiência com a imunização. “São 12 experiências de Pernambuco, sendo uma por cada Região de Saúde, e nós somos delas. A Oficina Nacional será realizada no dia 18 de julho de 2023 no Estado de Goiás, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”,disse a secretária Fabiana Torres.

Tomou vacina – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, postou na sua rede social, o momento que tomou a vacina bivalente contra a Covid-19 e também a vacina contra a Influenza, que está liberada para quem tem 60 anos ou mais e grupos prioritários. “Não deixe de tomar a vacina, tanto a da Covid, quanto a da Influenza. Vamos continuar nos cuidando e cuidando de quem a gente ama. Vacine-se!”, escreveu o prefeito Adelmo.

Disse – “Com esse dinheiro vamos conseguir chegar na ponta, garantindo mais estradas, segurança, água, saneamento para quem vive na cidade e na zona rural, e com isso começar a mudar Pernambuco de verdade. Nós estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais qualidade de vida para a nossa gente”.(Governadora Raquel Lyra, após sancionar lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões para realizar investimentos em Pernambuco)

Intensificando – A Prefeitura de Santa Terezinha-PE, tem intensificado a construção da Academia da Saúde no Sítio Baixa de Fava. “Essa é uma grande conquista para os moradores dessa região, que em breve terá um espaço para cuidar da saúde e do bem-estar. Continuaremos acompanhando de perto o andamento da construção, que em breve estaremos entregando a população”, disse o prefeito Delson.

Homenageado hoje – O auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, será tomado pelo forró nesta terça-feira (9), às 18h. O mestre forrozeiro Assisão será homenageado pelos seus 60 anos de carreira e de divulgação desse ritmo originalmente nordestino. A celebração é proposição do deputado estadual serra-talhadense Luciano Duque (SD), conterrâneo do artista. Confiraram presenças os colegas artistas: Santana, Petrúcio Amorim; Josildo Sá; Irah Caldeira; Nádia Maia; Terezinha do Arcodeon; Geraldinho Lins, Damião Mota, e muitos outros.

Frase“Ninguém recebe R$ 3 bi com contas desorganizadas. Com certeza”. (Ex-governador e atual Presidente do Banco do Nordeste PauloCâmara, em entrevista à Rádio Folha nesta segunda-feira)

Perguntar não ofende – Quando haverá uma conversa do prefeito Sandrinho Palmeira com os vereadores Rubinho do São João, Sargento Argemiro e Douglas Eletricista, após eles anunciarem a saída do PSD e a entrada no PSDB?

Afogados da Ingazeira registra 13 novos casos de Covid nos últimos 06 dias

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que entre os dias 03 e 08 de Maio foram notificados 13 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

São 08 pacientes do sexo feminino, com idades entre 08 e 50 anos. Dessas, 04 com esquema vacinal incompleto e 04 com esquema completo. Já entre os homens, 05 pacientes, com idades entre 15 e 53 anos. Desses, 02 com esquema incompleto.

o índice de positividade entre os dias citados foi de 22,03%.Registramos uma aumento de 16% comparando-se com a semana anterior

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 59 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 01 paciente apresentou alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 9.974 (99,08%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 12 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 45.000 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 120,77% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.874 casos), 98,09%;
Graves: (192 casos), 1,91%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 18 com 13 casos positivos e MV de 1,85 casos /dia.

Dados atualizados em 08/05/2023.

Governadora Raquel Lyra recebe lideranças de povos indígenas pernambucanos e acolhe suas demandas voltadas à educação

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, representantes de diversos povos indígenas para dialogar sobre as necessidades das comunidades nas quais esses grupos vivem. Na ocasião, a gestora ouviu os pedidos das lideranças, focados na pauta da educação, e conversou sobre possíveis caminhos para solucionar os problemas apresentados. O deputado federal Túlio Gadêlha também esteve presente na reunião.
 
“Das demandas apresentadas hoje, algumas são simples de se resolver e outras nem tanto, mas uma coisa eu garanto, aqui os povos indígenas de Pernambuco vão ter voz. A gente vai andar pelas escolas indígenas e não vai deixar nenhuma para trás. Vamos buscar cada estudante com dificuldade de chegar à sala de aula. Vamos construir as soluções de cada área, planejando a educação como um todo e especialmente a educação indígena”, afirmou a governadora.
 
Entre as reivindicações feitas pelo grupo estão a criação de uma política específica para transporte escolar indígena, a formação da categoria de professor escolar indígena, melhorias na estrutura da rede escolar e recuperação das estradas para deslocamento das populações.
 
“Fico muito satisfeito em estar aqui no Palácio com os povos indígenas, pois eu nunca vi uma governadora receber esse grupo tão importante para o nosso País e para Pernambuco no começo de uma gestão”, ressaltou Túlio Gadêlha, que entregou um documento elencando outros temas relevantes para a população originária.
 
Neguinho Truká, que esteve na reunião, comentou a importância dos pedidos feitos à Raquel, que podem vir a beneficiar todos os povos indígenas de Pernambuco. “A gente defende a criação de uma política de educação indígena no Estado que atenda ao nosso desenvolvimento. Esperamos a compreensão da sociedade pernambucana em relação aos nossos povos”, ressaltou. O secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, também acompanhou o evento. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Duque sobre fala de Márcia: “lamento que acredite em versão criada pra nos dividir”

O Deputado Estadual Luciano Duque se pronunciou em nota sobre a declaração da prefeita Márcia Conrado.

Perguntada pela jornalista Juliana Lima se não era hora dela e Luciano Duque acalmarem os ânimos dos aliados e entorno, Márcia disse que ele tinha que decidir do qual lado está.

Leia posicionamento de Luciano Duque:

Minha posição sobre as Eleições 2024 já disse repetidas vezes na imprensa e, recentemente, externei de viva voz para um grupo de Vereadores que pretendo continuar com o meu mandato de deputado. 

Quem fala por mim sou eu mesmo. Agora lamento em quem acredita em versões criadas que tentam nos dividir. Talvez esse acreditar seja mais fruto do desejo de alguns que torcem diuturnamente por uma ruptura.

Quem me lançou candidato foi quem me colocou nas pesquisas. Pesquisas essas encomendadas pelo governo de onde partiu a iniciativa de colocar meu nome em disputa com a prefeita, desencadeando toda a indústria de especulações. No primeiro momento, alertei pessoalmente à minha sucessora que esse tipo de sondagem era uma postura equivocada, como também expus na reunião com os vereadores. 

Relembro ainda, o fato que pessoas ligadas a mim estão sendo há meses perseguidas e exoneradas. Compreendi que é uma prerrogativa da gestora.

Ultimamente criou-se uma campanha do antes e do depois em vídeos oficiais como forma de me atacar. Relevei. Tenho uma história a zelar e que é reconhecida amplamente pelo povo de Serra Talhada.

Por isso digo que o meu lado é o de sempre: do lado do povo e do grupo que ajudei a construir. Dito isto, a pergunta não é qual o lado que estou, mas sim em qual lado querem que eu fique.

Luciano Duque – Deputado Estadual

“Se o Estado estivesse quebrado, nunca teria acesso a R$ 3 bilhões de crédito”, diz Paulo Câmara

Blog da Folha

O presidente do Banco do Nordeste (BNB) e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta segunda-feira (8), que o fato de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ter conseguido acesso a um empréstimo de R$ 3,4 bilhões de instituições financeiras, é mais uma prova de que ele não deixou o estado numa situação difícil, como alega a gestora.

“Se o Estado estivesse quebrado, nunca teria acesso a R$ 3 bilhões de crédito. Ninguém empresta a um estado quebrado. Pernambuco está recebendo R$ 3 bilhões de investimentos porque está organizado, porque deixou as contas em dia, porque tem capacidade de investimentos e tem projetos”, lembrou o ex-governador.

Para Câmara, não é preciso muito para se comprovar a situação em que ele deixou o Estado, no final do ano passado. “É só olhar os números, é só ver como foi deixado Pernambuco 31 de dezembro de 2022, comparar com outros governos para ver o quanto nós avançamos e ao mesmo tempo saber que não existe benesses nessa área de finanças”, disse.

Ainda de acordo com ele, Pernambuco vai receber o investimento se tiver competência, porque não precisa passar por outros trâmites efetivamente, pois está com as contas organizadas. “Ninguém recebe R$ 3 bi com contas desorganizadas. Com certeza”, assegurou.

 José Patriota se reúne com Paulo Câmara, em busca de investimentos para Pernambuco

Com o pensamento em buscar investimentos para Pernambuco, o deputado estadual José Patriota (PSB) esteve em reunião, nesta segunda-feira (8), com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. O encontro aconteceu na sede regional do Banco em Recife e tratou de ações para o desenvolvimento de Pernambuco.

Durante o diálogo, Patriota ouviu do ex-governador a vontade de realizar atividades do BNB por Pernambuco, iniciando pela região do Sertão do Pajeú. “É importante o Banco do Nordeste realizar atividades por Pernambuco e é simbólico iniciar pelo Pajeú, local com tanto potencial de investimento que desenvolva a região”, disse Patriota.

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira reforçou sua alegria com a nomeação de Câmara como presidente do BNB. “Paulo é um quadro técnico competentíssimo, com experiência comprovada. Ganha Pernambuco, o Nordeste e o país”, concluiu.

Detran-PE reforça ações do Maio Amarelo no fim de semana em todo o Estado

Com medidas instrutivas e lúdicas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reforçou, neste fim de semana, as atividades do Maio Amarelo no Recife. A programação envolveu blitz educativa com foco em alcoolemia, ação voltada para motociclistas e ciclistas, orientações sobre vagas prioritárias de estacionamentos, além de abordagem a pedestres. O movimento Maio Amarelo é voltado para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito e prossegue até o dia 31, em todas as regiões de Pernambuco, com programação variada.

Toda a programação teve início na noite da sexta (5). Para reforçar a importância de evitar ingerir bebida alcoólica e dirigir, o órgão realizou blitz educativa em bares da Zona Norte do Recife, que possuem grande concentração de estabelecimentos e ocasionam elevado fluxo de pessoas e veículos no entorno deles.

Durante o trajeto pelos bares, equipes da Educação de Trânsito do Detran-PE abordaram os frequentadores dos locais com orientações e dicas para uma condução segura, destacando os perigos da mistura álcool e direção. Houve uso de material informativo e equipamentos que contribuem para a reforçar a conscientização, como os óculos que simulam embriaguez. A peça causa sensações como vista embaçada, distorcida e modifica a percepção de lateralidade e profundidade, usuais em alguém sob efeito do álcool. Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, “fazer o motorista experimentar tais situações, estimula e reforça a consciência para nunca beber e dirigir”.

Já os frequentadores, que não estavam fazendo uso de álcool, foram premiados com a medalha “Amigo da Vez”. Com isso, ficavam responsáveis por conduzir o veículo e os amigos de volta para casa. Aliado ao uso dos óculos, a abordagem tratou sobre respeito ao pedestre e ao ciclista, além de questões de proteção para uma direção segura. O avanço de semáforos, primeiro lugar em registro de multas em Pernambuco, também foi tratado. Além do material educativo, teve distribuição de lacinhos amarelos, símbolo do movimento Maio Amarelo.

No sábado (6), as ações ocuparam as ruas do bairro de Apipucos, pela manhã, voltadas para os motociclistas. Foram distribuídos panfletos educativos, adesivos reflexivos com alertas de segurança para colocação nos capacetes e os lacinhos amarelos, símbolo da campanha Maio Amarelo. No mesmo dia, à tarde, as atividades foram concentradas no Shopping Plaza, direcionadas para o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos ou pessoas com necessidades especiais. Cada condutor que ocupou a vaga correta ganhou um sinal de positivo no para-brisa, já aquele que não respeitou recebeu uma multa simbólica. Em Caruaru, o DETRAN-PE fez parceria com a Secretaria de Saúde/Operação Lei Seca e o Comitê de Prevenção de Acidentes de Motos, quando foi realizada mega blitz com objetivo de conscientizar a população para os cuidados que devem ter no trânsito.

O domingo (7) foi dedicado ao pedestre, mas também reservou espaço para os ciclistas e para a criançada, com ações no Marco Zero, Recife Antigo. Além da distribuição de material informativo/educativo, atividades de recreação com os pequenos, destacaram as regras e segurança no trânsito. Os óculos que simulam embriaguez também foram utilizados com os transeuntes. “Dessa forma fica mais claro o risco de usar álcool e conduzir veículos”, esclarece o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano. Os lacinhos e balões amarelos foram disputados por quem passava pelo local.

Governo de Pernambuco entrega leitos pediátricos no Hospital Otávio de Freitas

Governadora Raquel Lyra inaugurou novos leitos pediátricos na unidade hospitalar, ofertando à população pernambucana um serviço de maior qualidade

O Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado no bairro de Tejipió, no Recife, uma das mais importantes unidades da rede hospitalar pública do Estado, reforçou o serviço para o atendimento pediátrico. A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta segunda-feira (08), 15 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de desafogar a rede e ofertar à população um serviço de maior qualidade. Com o novo espaço, o hospital ganha mais um reforço na sua estrutura de atendimento às crianças. A unidade já oferta 30 leitos de ortopedia, 18 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria para os pequenos.

“São 15 leitos de UCI pediátrica que vão nos ajudar a fazer o atendimento das crianças e adolescentes nesse momento da sazonalidade da gripe, onde todos os anos muitas crianças são afetadas e carecem de espaço e cuidado intensivo. Vamos atender melhor a nossa população e, garantir que depois da sazonalidade da gripe, a gente já tenha mais leitos disponíveis para atendimento intensivo à saúde do povo”, destacou Raquel Lyra.

De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, os leitos já estarão disponíveis para uso a partir desta terça-feira (09). “A inauguração da UCI pediátrica acontece em um momento oportuno. Com a aproximação do inverno, nesta época do ano é observado um aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças. Assim, o HOF vai estar preparado para dar um suporte maior à rede estadual de saúde”, frisou.

Dalvinisa Maria Esmeraldo, de 65 anos, é coordenadora de enfermagem da UTI e UCI pediátrica, e já atua na unidade há 32. Ela ressaltou a importância da abertura dos leitos. “Foi uma iniciativa extremamente importante. Agora poderemos acomodar nossas crianças e abrir leitos para os pacientes agudos, melhorando cada vez mais o atendimento”, afirmou a profissional.

O Hospital Otávio de Freitas é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. É, ainda, o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multidrogas resistentes, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum.

Também estiveram presentes os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Regina Célia (Mulher) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), além do diretor do hospital, o médico Antônio Almeida.

Fotos: Hesíodo Góes/ Secom

Fundação Ulysses lança o programa Educação do Futuro e a Cultura da Paz

Nessa terça-feira (09), às 8h30, a Fundação Ulysses Guimarães/FUG lançará, em Recife/PE, o Programa “Educação do Futuro e a Cultura da Paz. O evento acontecerá no Compaz Dom Hélder Câmara e contará com a presença do ex-prefeito de Medellín (COL), Sergio Fajardo; do presidente nacional da FUG, Alceu Moreira, do membro do Conselho Editorial e de Formação Política da FUG, o presidente do MDB-PE Raul Henry e do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; além de deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários e outras autoridades.

Para participar basta realizar a inscrição pelo link (https://tinyurl.com/yhed4hff). Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, haverá transmissão online pelo youtube da FUG (@fugnacional).

PROGRAMA – A educação é uma das prioridades da FUG e a relevância do tema está centrada no programa Educação do Futuro, que busca engajar governos estaduais e municipais, lideranças políticas, organizações e especialistas na área para a adoção de soluções efetivas para a educação. O programa contempla dois projetos: o Hub de Ações para Escolas do Futuro com ênfase na educação básica e nos municípios, e a Inclusão Produtiva/Cultura da Paz de jovens e adultos, em um contexto de articulação nacional.